:: ‘Bahia’
Moradora do Banco da Vitória precisa de ajuda após cirurgia no cérebro

Eduarda, conhecida como Duda, é moradora do Banco da Vitória, em Ilhéus. Ela vive um momento delicado de sua vida e precisa da solidariedade de todos.
Em 2024, Duda começou a sentir fortes dores de cabeça e perdeu parte da visão. Após exames com um oftalmologista, foi descoberto um tumor no cérebro. Ela foi internada no Hospital Costa do Cacau, passou por uma cirurgia delicada e, felizmente, sobreviveu.
Apesar do sucesso da operação, Duda ficou com sequelas: perdeu parte da visão e teve o lado esquerdo do corpo paralisado. Atualmente, faz fisioterapia pelo SUS, mas apenas uma vez por semana, o que é insuficiente para sua recuperação. Por isso, a família contratou sessões particulares diárias, e o tratamento tem um custo alto. Sua mãe, Ana Célia, teve que deixar o trabalho para cuidar dela em tempo integral. A família está sem renda e sem o apoio do INSS, enfrentando muitas dificuldades.
Chave PIX: 082.697.217-94
Nome: Ana Célia Maria Santos
ATENÇÃO! Trecho da Ilhéus-Itabuna será fechado por uma hora nesta quarta-feira (21)

A Prefeitura de Itabuna anunciou que um trecho da BR-415 será temporariamente interditado nesta quarta-feira (21), das 20h às 21h, para a realização de serviços de substituição de luminárias e melhoria da iluminação pública.
O trecho afetado compreende o espaço entre o condomínio Jardim das Acácias e o Posto Cachoeira, uma das áreas de maior fluxo de veículos da cidade. A ação contará com o apoio da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) de Itabuna, que irá coordenar o tráfego e garantir a segurança no local durante o período de interdição.
Para minimizar transtornos aos motoristas, a Prefeitura sugere a utilização de rotas alternativas, especialmente o semianel rodoviário, que pode ser acessado por diferentes pontos da cidade:
-
Avenida Ilhéus
-
Rua José Alves Franco
-
Avenida de Mutuns, no bairro Santa Inês
-
Ruas Saturnino José Soares e Santa Rita, no bairro Fátima
-
Rua Nova, no bairro Califórnia, para acesso ao semianel após o Santa Inês
A administração municipal pede a compreensão da população e reforça que a intervenção tem como objetivo melhorar a segurança viária e garantir uma iluminação mais eficiente, beneficiando motoristas e pedestres que transitam diariamente pelo trecho.
Câmara de Ilhéus aprova lei que legaliza subsídio de R$ 26,4 milhões ao transporte público

A Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou, nesta terça-feira (20), durante sessão remota, o Projeto de Lei nº 034/2025, de autoria do Executivo Municipal, que regulamenta a concessão de subsídio ao sistema de transporte público da cidade. A proposta foi aprovada por 15 votos favoráveis e 3 contrários.
Com a nova legislação, o subsídio anual de R$ 26,4 milhões passa a ter respaldo legal, sendo dividido em 12 parcelas mensais para as concessionárias responsáveis pelo serviço.
Atualmente, apenas a empresa Viametro opera o transporte coletivo em Ilhéus, após o encerramento do contrato com a Viação São Miguel.
Votos e rejeição de emendas
Votaram a favor do projeto os vereadores Aldemir Almeida (PSD), Adilson José (PT), Ederjunior (Republicanos), Horácio do Pão (PP), Nerival Reis (PSD), Tandick Resende (UB), Rúbia Carvalho (Agir), Paulo Carqueija (PSD), Márcio Bodão (Avante), Nal do Detran (UB), Kêko Pizza (DC), Odailson Aranha (Podemos), Nascimento Junior (Agir), Neto da Saúde (PMB) e Professor Gurita (PSD).
Foram contrários à proposta os vereadores Enilda Mendonça (PT), Maurício Galvão (PSB) e Vinícius Alcântara (UB). Josemar Cardoso (Republicanos) e Mesaque Soares (PSDB) não participaram da sessão. O presidente da Casa, César Porto (PP), não precisou votar.
Durante a votação, foram rejeitadas quatro emendas apresentadas pelo vereador Maurício Galvão, que condicionavam o subsídio à gratuidade do transporte para estudantes da rede municipal e propunham a preservação de verbas destinadas a obras de infraestrutura e drenagem urbana. Com isso, os recursos originalmente planejados para esses setores serão redirecionados para o custeio do subsídio às empresas de ônibus.
Diretoria da OAB Subseção Ilhéus discute demandas com Corregedor do TJBA

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Ilhéus, participou de uma reunião com o Desembargador Corregedor do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Dr. Roberto Maynard Frank, e a juíza Dra. Junia Dias. O encontro ocorreu em um ambiente de diálogo e cooperação, com o objetivo de apresentar demandas e propostas para aprimorar os serviços do Poder Judiciário na região.
Durante a reunião, o presidente da OAB Subseção Ilhéus entregou um ofício detalhando os principais problemas enfrentados pela advocacia local e pela sociedade, além de apresentar sugestões para melhorias. Entre os pontos destacados no documento, o pleito mais relevante foi a solicitação da instalação de uma nova Vara da Fazenda Pública na comarca de Ilhéus. Essa medida é considerada essencial para atender à crescente demanda processual e garantir maior celeridade nos julgamentos.
“A instalação de uma nova Vara da Fazenda Pública é imprescindível para assegurar uma prestação jurisdicional mais eficiente. Essa é uma reivindicação de grande impacto para a advocacia e para os cidadãos que dependem dos serviços do Judiciário”, destacou o presidente da Subseção.
O Desembargador Corregedor, Dr. Roberto Maynard Frank, demonstrou atenção às demandas apresentadas e reforçou o compromisso do TJBA em buscar soluções que atendam às necessidades do sistema judiciário local. A juíza Dra. Junia Dias também participou ativamente das discussões, contribuindo com sua visão sobre os desafios e possibilidades de melhorias.
A reunião reforça o papel da OAB como interlocutora da advocacia e mediadora de soluções que promovam a eficiência e o acesso à Justiça.
“Subsídio de R$ 26 milhões precisa ter retorno à população“, defende vereador Maurício Galvão em entrevista

Durante entrevista concedida à Rádio Bahiana AM 1310, no programa Falando Direito com o radialista Adilson Neves, o vereador Maurício Galvão (PSB) explicou os motivos que o levaram a pedir vista ao Projeto de Lei 034/2025, de autoria do Poder Executivo, que trata do subsídio de 26 milhões de reais às empresas de transporte público em Ilhéus.
Galvão foi direto: “Não somos contra o subsídio. Mas do jeito que está sendo colocado, sem transparência, sem debate público e sem contrapartidas claras, não há como votar a favor”, afirmou.
Segundo o vereador, o pedido de vista foi necessário primeiramente pela falta de tempo hábil para analisar os projetos com a devida responsabilidade. “O parecer só foi incluído no sistema no próprio dia da votação, sem dar aos vereadores tempo suficiente para ler e estudar o conteúdo”, afirmou Galvão.
O vereador ressaltou ainda que o projeto carece de informações essenciais. “A proposta aponta um desequilíbrio econômico das empresas de ônibus, mas não apresenta números, planilhas ou qualquer dado que comprove esse prejuízo. Como podemos votar algo dessa magnitude sem dados concretos?”, questionou.
Maurício Galvão também criticou a ausência de contrapartidas no projeto, uma vez que o município estará doando às empresas 26 milhões de reais e a população precisar ser beneficiada com isso. “Apesar de mencionar a possibilidade de redução da tarifa, o prefeito já afirmou na imprensa que não haverá queda no valor. Há uma contradição entre o que está escrito no projeto e o que está sendo dito à população.”
Outro ponto levantado e preocupante foi a previsão de renovação automática do subsídio, sem nova votação na Câmara. “O projeto permite que o Executivo renove esse subsídio em até 100% sem precisar do aval dos vereadores, podendo chegar a R$ 52 milhões por decisão exclusiva do prefeito.”
Por fim, Galvão questionou a origem dos recursos. Segundo ele, o Executivo pretende retirar cerca de R$ 13 milhões de áreas sensíveis como obras em morros, drenagem e pavimentação asfáltica. Somente das obras em morros, o corte seria de R$ 3 milhões, o que representa a maior parte do orçamento previsto na LDO para esse setor, que gira entre R$ 4 a 5 milhões. “É inaceitável tirar de áreas que atendem diretamente as comunidades mais vulneráveis para beneficiar empresas privadas”, concluiu o vereador.
Barcelona de Ilhéus empata com Jequié no retorno ao Estádio Mário Pessoa

No reencontro com sua torcida no Estádio Mário Pessoa, o Barcelona de Ilhéus empatou em 0 a 0 com o Jequié, neste domingo (19), em partida válida pela Série D do Campeonato Brasileiro. Foi o quarto empate consecutivo da equipe na competição, que segue em busca de sua primeira vitória na fase de grupos.
A partida teve poucas oportunidades claras de gol, com leve superioridade do time visitante nas finalizações. O Barcelona tentou propor o jogo, mas esbarrou nas dificuldades de criação no meio-campo e nas limitações do setor ofensivo. Ainda assim, a equipe conseguiu segurar o resultado e somar mais um ponto.
O jogo marcou o retorno da equipe ao Mário Pessoa, que recebeu um bom público e contou com uma novidade durante o intervalo: som ao vivo em um mini trio elétrico, buscando tornar a experiência mais atrativa para os torcedores.
Com o empate, o Barcelona permanece na penúltima colocação do Grupo D, mas ainda com chances de recuperação. O próximo compromisso será no sábado (24), fora de casa, contra o ASA de Arapiraca (AL). A equipe agora foca em ajustar detalhes táticos e buscar um resultado positivo longe de seus domínios para seguir na briga por uma vaga na próxima fase da competição.
Hoje (19) é o último dia para evitar o cancelamento do título de eleitor

Hoje (19) é o último dia para que mais de 5 milhões de eleitoras e eleitores faltosos regularizem a situação com a Justiça Eleitoral (JE). A medida vale para quem não votou, não justificou e não pagou a multa referente à ausência nas últimas três eleições consecutivas, incluindo turnos e pleitos suplementares. Até o momento, apenas 168.875 eleitores procuraram a Justiça Eleitoral para resolverem sua situação. Quem não regularizar terá o título eleitoral cancelado.
Não perca tempo: acesse agora o serviço de Autoatendimento Eleitoral – Título Eleitoral – opção “Consultar situação eleitoral” e consulte sua situação. Vale lembrar que esse cancelamento não se aplica às pessoas para as quais o voto é facultativo:
- menores de 18 anos;
- maiores de 70 anos;
- pessoas não alfabetizadas; e
- pessoas com deficiência que comprovem dificuldade extrema para votar.
Mas, se para você o voto for obrigatório, confira exemplos de situações que podem gerar o cancelamento.
Desde 7 de março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem alertando sobre a importância de regularizar a situação eleitoral e ressaltando o prazo para que eleitoras e eleitores em débito fiquem em dia com a JE.
Em anos sem eleições, a Justiça Eleitoral realiza a depuração de cadastro, um processo de verificação que mantém atualizado o cadastro nacional do eleitorado. A medida identifica eleitoras e eleitores faltosos que podem ter o título cancelado.
Onde checar
Atenção: a situação deve ser consultada somente nos canais oficiais da Justiça Eleitoral, e o serviço de regularização é gratuito, não havendo nenhuma cobrança de taxa. O eleitor paga apenas a multa sobre um ou mais turnos em que deixou de votar.
Para checar sua situação:
- acesse o Autoatendimento Eleitoral, disponível nos portais do TSE ou dos TREs;
- acesse o aplicativo e-Título; ou
- dirija-se ao cartório eleitoral da sua cidade ou zona.
Saiba mais: Cuidado com golpes: a regularização deve ser feita somente em canais oficiais da JE
Título regular é cidadania plena
A regularização do título eleitoral é fundamental para o pleno exercício da cidadania. Com a situação irregular, além de não poder votar nem se candidatar a uma eleição, as eleitoras e os eleitores ficam impedidos de:
- inscrever-se em concurso ou tomar posse em cargo público;
- obter carteira de identidade ou passaporte;
- renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais ou fiscalizados pelo governo;
- receber salário ou proventos de cargo público ou em entidades ligadas ao governo;
- participar de concorrência pública ou administrativa da União em todos os entes federados; e
- realizar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou do imposto de renda.
Quitação de multa
Quando a eleitora ou o eleitor não vota nem justifica a ausência, é aplicada multa por turno ausente, definida pelo juiz eleitoral. Mas a situação é simples de resolver, pois o valor pode ser quitado no Autoatendimento Eleitoral, pelo e-Título ou diretamente no cartório, mediante pagamento via boleto, Pix ou cartão.
A quitação do débito é registrada automaticamente após a confirmação do pagamento. Se a pessoa se declarar impossibilitada de pagar o débito, o juiz pode dispensar a multa.
Falecidos
O cancelamento da inscrição eleitoral de pessoas falecidas pode ser solicitado por familiares ou representantes de partidos políticos, mediante apresentação da certidão de óbito. Normalmente, esse documento é enviado diretamente pelo cartório de registro civil à Justiça Eleitoral.
Portanto, se você é eleitora ou eleitor e deixou de votar em três turnos consecutivos, regularize seu título. Sua participação faz a diferença para o Brasil!
RL/LC/FS
Ilhéus: Sessões da Câmara de Vereadores desta semana serão realizadas online

A Câmara Municipal de Ilhéus realizará nos dias 20 e 21 de maio, sessões na modalidade remota, tendo em vista que muitos vereadores estarão em Brasília-DF na XXVI Marcha em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), um dos maiores eventos municipalistas da América Latina que reúne prefeitos, vereadores, secretários municipais, parlamentares e outras autoridades para discutir pautas de interesse dos municípios.
A medida visa a necessidade de deliberação de matérias legislativas de relevante interesse público para a cidade.
Presidente da Câmara de Vereadores, César Porto, promulga 07 leis municipais que beneficiam Ilhéus

Nesta sexta-feira, 16, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, César Porto (PP), promulgou sete leis municipais de autoria do Legislativo e aprovadas pelos vereadores. As Leis dispõem sobre diversos assuntos de interesse do município e foram publicadas no Diário Oficial do Legislativo, uma vez que a antiga gestão não havia sancionado.
A sanção das leis municipais é de responsabilidade exclusiva do prefeito. Porém, de acordo com o disposto nos parágrafos 2° e 7° do artigo 57 da Lei Orgânica do Município de Ilhéus, o presidente da Câmara pode assumir a responsabilidade e promulgar as Leis após um prazo determinado.
Segundo explicou César, todos os projetos são de interesse da comunidade. “Este é um ato que contribui para a cidade de Ilhéus, são 07 leis municipais que passam a valer a partir de agora e que beneficiam a população ilheense. Foram projetos elaborados construindo conjuntamente com a população”, disse o presidente.
Entre as leis promulgadas pela Casa Legislativa e que já estão em vigor, estão a criação da central de intérprete de libras, proibição do consumo de drogas em ambientes públicos e privados, instituição do programa de atendimento multidisciplinar para fibromialgia, a instituição de normas de acessibilidade para pessoas portadoras de de deficiência ou mobilidade reduzida em repartições públicas ou privadas, instituição de obrigatoriedade de psicólogos e assistentes sociais nas escolas da rede municipal, instituição do projeto cidade inteligente e digital e Programa Municipal de Assistência, Proteção e Inclusas social para pessoas em situação de rua.
Confira a lista completa das novas Leis
Municipais:
https://diario.camarailheus.ba.gov.br/.
Secretaria de Promoção Social e a Defesa Civil de Itabuna debatem Plano Municipal de Contingência

A elaboração do Plano Municipal de Contingência (PLANCON) motivou um encontro entre os gestores da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) e da Coordenadoria da Defesa Civil Municipal, na manhã desta sexta-feira, dia 16, quando foi apresentado um questionário com as contribuições que a SEMPS dará à construção do documento.
Segundo explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, Mallory Carvalho Senna, o Plano de Contingência é uma exigência federal, previsto na Lei nº 12.608, de 2012, no qual estará definido o planejamento operacional de responsabilidade do município voltado para a preparação de desastres mediante a definição de um cenário de risco local.
Mallory disse ainda que a elaboração do PLANCON envolve a participação de diversas secretarias municipais, além de órgãos das forças de segurança e entidades e organizações não governamentais da sociedade civil. “Trata-se de um documento estratégico que define os procedimentos e ações a serem tomadas em situações de emergência e desastres”, argumentou.
Para o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, José Carlos Trindade, na elaboração do Plano de Contingência é imprescindível a atuação da SEMPS em casos de desastres naturais, a exemplo de enchentes, porque visa proteger vidas, minimizar danos e garantir uma resposta eficaz a eventos críticos.
“Além de detalhar toda a logística que permita uma resposta mais rápida e eficaz a tais imprevistos, o PLANCON habilita o município a captar junto ao Governo Federal os recursos necessários para a execução das ações previstas”, pontuou Trindade.
A reunião com a diretoria municipal da Defesa Civil contou ainda com a participação da coordenadora de Gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), Suse Mayre Martins, e demais técnicos das duas instituições.









