WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

Força-tarefa busca acesso a imóveis fechados no combate à dengue em Ilhéus

Neste sábado, dia 26, a Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza uma força-tarefa com os agentes de combate às endemias para intensificar as ações de controle e prevenção ao mosquito Aedes aegypti. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de permitir o acesso dos agentes aos imóveis, especialmente aqueles que permanecem fechados durante as visitas de rotina.

Segundo o coordenador de campo de combate às endemias, Roberto Almeida, atualmente Ilhéus possui cerca de 26 mil imóveis pendentes, ou seja, fechados ou com acesso negado aos agentes. “Pedimos à população que colabore com o nosso trabalho. Todos os agentes estarão devidamente uniformizados, com crachá de identificação e a bolsa da dengue. É fundamental que a comunidade compreenda que nossa atuação não se resume a um dia específico, como o sábado. Precisamos de acesso durante todo o ano para garantir um trabalho eficaz e proteger a saúde pública”, destacou.

A força-tarefa acontecerá em todos os bairros do município, com foco especial nas localidades com maior índice de infestação predial, como Morada do Porto e Sol e Mar. “Vamos intensificar as visitas nos imóveis fechados e conscientizar porteiros e síndicos que ainda resistem em liberar a entrada dos nossos agentes”, explicou Roberto.

Atualmente, o município de Ilhéus apresenta um índice de infestação de 2,8%, número muito acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que considera aceitável um índice inferior a 1%. De 1% a 3,9% já é considerado estado de alerta, e acima de 4%, estado de risco — situação na qual o município já se encontra.

A secretária de Saúde, Sonilda Mello, reforçou o apoio da gestão municipal à iniciativa. “A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está tomando todas as medidas preventivas para evitar que Ilhéus enfrente uma epidemia como já ocorre em outros municípios. Precisamos da colaboração de todos os moradores. O mosquito da dengue é sociável e circula entre as casas, então, o combate precisa ser coletivo”, alertou.

A Secretaria de Saúde reforça que o trabalho dos agentes é seguro, preventivo e essencial. Basta reservar alguns minutos para permitir a inspeção e contribuir com o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Em caso de dúvidas ou denúncias, a população pode acionar o Disk Dengue: (73) 3234-2040.

Polícia Civil apreende adolescente suspeita de envolvimento na morte da mãe em Porto Seguro

A Polícia Civil da Bahia, por meio da 1ª Delegacia Territorial de Santa Cruz Cabrália, apreendeu em flagrante na terça-feira (22), uma adolescente de 16 anos apontada como coautora do ato infracional análogo ao crime de homicídio, que vitimou sua própria mãe,  Yane Soares Matos, de 44 anos, morta com um disparo de arma de fogo no dia 21 de abril, em sua residência no distrito de Pindorama, localizado em Porto Seguro.

Durante diligências ininterruptas conduzidas pelas equipes policiais, a adolescente foi localizada e, em depoimento confessou sua participação no crime, informando ainda que integra um grupo criminoso com atuação nas regiões de Porto Seguro, Caraíva e Pindorama.

Segundo o relato da suspeita, a motivação do homicídio decorreu de dívidas oriundas do tráfico e da resistência da vítima em aceitar a participação da filha no esquema criminoso, tendo, inclusive, ameaçado denunciar os integrantes da quadrilha.

Com base nos elementos apurados, a Polícia Civil representou pela internação provisória da adolescente, que está à disposição da Vara da Infância e da Juventude, e também pela prisão temporária de outros envolvidos no crime, os quais estão sendo procurados.

Prefeitura de Ilhéus convoca servidores para recadastramento do vale-transporte

A Prefeitura de Ilhéus convoca todos os servidores públicos municipais a realizarem o recadastramento do vale-transporte. O procedimento é obrigatório e deve ser feito até o dia 30 de abril, na sede do Sistema Inteligente de Transporte (SIT), localizada no Terminal Urbano.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 17h. Para efetuar o recadastramento, é necessário apresentar um documento oficial com foto. A atualização cadastral é fundamental para garantir a continuidade do benefício.

Uesb abre inscrições para cursos de Especialização em Educação na modalidade EaD

A Uesb abre seleção de alunos para os cursos de Especialização em “Ciência é 10!” e em “Educação do Campo”, na modalidade de Educação a Distância (EaD). As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril, pelo formulário eletrônico, com vagas para os polos de Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Itapetinga, Jacaraci e Poções.

Serão disponibilizadas 135 vagas, sendo 50 para o curso de “Educação do Campo” e 75 para o curso de “Ciência é 10!”. A documentação necessária para participar da seleção está disponível no Edital 113/2025, documento que regulamenta a seleção.

A seleção é destinada a professores da Educação Básica, e as vagas remanescentes poderão ser preenchidas por gestores e demais profissionais da educação. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail uesbvirtual@uesb.edu.br ou, ainda, pelo telefone (77) 3425-9308.

Governo do Estado propõe reajuste de 13,63% até 2026 para profissionais da saúde

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quarta-feira (23), um projeto de lei que prevê reajuste salarial acumulado de 13,63% até 2026 para todos os servidores estaduais ocupantes das carreiras da área de saúde. Se aprovada, a proposta deverá beneficiar mais de 13 mil funcionários públicos ativos, além de aposentados e pensionistas.

“Ao longo desses dois anos, um conjunto de direitos foram reconhecidos, mas o reajuste salarial dos profissionais é um reconhecimento do serviço prestado pelos trabalhadores da saúde e uma melhoria concreta no SUS. É o SUS, recebendo na veia, melhorias nas condições de trabalho, empoderando os profissionais, dando maior engajamento. Agora é aguardar a Assembleia e, assim que chegar a minhas mãos, sancionamos a lei, conforme votação”, frisou o governador.

Antes, o documento passará por apreciação da Alba. “Esse projeto será publicado e nós vamos debater, dialogar com a Comissão de Saúde, avaliar se precisa de algum ajuste e dar a maior celeridade possível para colocar em pauta no plenário. Tenho certeza que todos darão a necessária atenção a esse pedido”, comentou a presidente da Alba, Ivana Bastos.

A proposta é de que o incremento salarial seja pago em quatro parcelas, com dois reajustes em 2025 (4% retroativo a março e 2,5% em junho) e outros dois em 2026, também com índices de 4% em março e 2,5% em junho. No caso dos servidores inativos, os índices serão aplicados considerando as regras adotadas no momento de transição para a aposentadoria.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde), Ivanilda de Brito explicou que o reajuste é resultado das negociações entre o Estado e os sindicatos das categorias. “Nós avançamos e podemos avançar mais. Isso significa muito para o trabalhador que passou um período sem reajuste nenhum. Nossa luta será para que esse grupo de trabalhadores, que dá a vida, a saúde, seja reconhecido e valorizado. A gente merece e a gente precisa”, celebrou.

Ao longo deste ano, a estimativa é de que a medida resulte em um impacto financeiro de mais de R$101,7 milhões para a folha de pagamento do Estado. Já para 2026, o valor calculado é de cerca de R$246,8 milhões.

Beneficiados

A iniciativa visa beneficiar as 31 categorias que integram o grupo ocupacional Serviços Públicos de Saúde, incluindo auxiliares e técnicos de áreas como Enfermagem, Nutrição e Dietética, Higiene Dental e Patologia Clínica, além de profissionais de graduação superior, como assistentes sociais, biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

A medida ainda contempla servidores efetivos, como os profissionais contratados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A secretária da saúde, Roberta Santana, destacou que, como política de valorização, o trabalho não se encerra nesse pleito, e que o diálogo permanecerá aberto com os sindicatos. “Foi um diálogo estabelecido com o sindicato, conduzido também pela Secretaria de Administração, pela Secretaria de Relações Institucionais, mas a mesa de diálogo permanece aberta e essa é uma marca importante, que deve ser colocada e não deve ser esquecida pelos trabalhadores. Teremos muitos avanços para os trabalhadores da saúde do nosso estado”.

Prefeitura de Itabuna se une à Justiça Federal e MPF para a realização do “Mutirão COP Jud 2025” destinado a moradores de rua

A Prefeitura de Itabuna se junta ao projeto da Subseção Judiciária Federal para a realização do “Mutirão COP Jud 2025”, um esforço coordenado do Poder Judiciário para aumentar a eficiência e a rapidez no tratamento de processos judiciais, especialmente aqueles envolvendo pessoas em situação de rua. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 23, no Fórum da Justiça Federal no centro da cidade.

Por intermédio do procurador-geral do Município, Álvaro Ferreira, e dos secretários de Promoção Social e Combate à Pobreza, José Carlos Trindade, e de Planejamento, vice-prefeito Josué Brandão Júnior, além de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura alinhou procedimentos para atender às necessidades dos moradores de rua.

“Estamos nos juntando a esse esforço juntamente com o Ministério Público Federal e demais instituições da Justiça Federal”, comentou o procurador Álvaro Ferreira. “Será uma ação importante e valorosa para o município, inclusive por atender àqueles que mais precisam” disse o vice-prefeito Josué Brandão Junior.

Pelo projeto do “Mutirão COP Jud 2025”, com previsão inicial para o mês de agosto, serão oferecidos ao morador de rua alguns serviços cidadãos como: emissão de documentos, orientação jurídica, atendimentos relacionados a benefícios sociais e FGTS, além de consultas médicas e odontológicas de acordo com a juíza federal Karine Costa Carlos Rhem da Silva.

“Esse foi um encontro prévio do qual participamos por determinação do prefeito Augusto Castro. Desejo parabenizar a Justiça Federal que se une aos esforços dos órgãos públicos para atender ao morador de rua. Certamente, o próximo passo será a definição de medidas para regularização das pessoas nessa condição de vulnerabilidade”, comentou o secretário José Carlos Trindade.

A magistrada federal classificou o encontro como os primeiros passos para o primeiro mutirão “Mutirão COP Jud 2025”, que também vai contar com o engajamento do INSS, SAC e Casa do Bolsa Família. Além dos representantes da Prefeitura, também participaram a juíza-coordenadora do Juizados da Subseção Judiciária Federal Daniele Abreu Danczuk e a procuradora da República Marcela Fonseca.

“Foi importante por também se poder sentir o que vem sendo feito pelas secretarias municipais em favor da população em situação de rua. Tenho certeza de que o evento será um sucesso e, mais adiante, vamos passar a agenda” disse a juíza federal Karine Costa Carlos Rhem da Silva.

Uesc conquista financiamento do Programa Erasmus+ e impulsiona mobilidade acadêmica internacional

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) alcança um marco significativo para a internacionalização do ensino superior. A instituição obteve a aprovação do financiamento do Programa Erasmus+ Ação-chave KA171, uma iniciativa da União Europeia que visa promover a mobilidade acadêmica de estudantes e professores em nível global.

O projeto vitorioso foi submetido, através da profa. Ticiana Grecco Zanon, por um consórcio estratégico liderado pela Uesc em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg). A rede de colaboração se estende a diversas instituições de ensino superior de países lusófonos, incluindo a Universidade Katyavala Bwila e a Universidade Mandume Ya Ndemufayo (Angola), a Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde), a Universidade Lusófona da Guiné-Bissau (Guiné-Bissau), a Universidade Lúrio, a Universidade Politécnica de Moçambique e a Universidade Save de Moçambique (Moçambique), e a Universidade Nacional Timor Lorosa’e (Timor-Leste).

Um robusto grupo de universidades portuguesas também integra o consórcio, são elas: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Lusófona, Universidade de Évora, Universidade do Algarve e Universidade do Porto.

A ambiciosa iniciativa tem como objetivo principal fortalecer a formação acadêmica e profissional dos estudantes da Uesc. Através da experiência internacional, busca-se desenvolver suas capacidades científicas, tecnológicas, críticas e lógicas, preparando-os para os desafios de um mercado de trabalho globalizado. Adicionalmente, o projeto visa fomentar a cooperação interinstitucional, estabelecendo pontes para um ensino superior mais qualificado, equitativo e com forte viés internacional.

Os estudantes da Uesc selecionados para participar da mobilidade em instituições de Portugal receberão um apoio financeiro considerável. Cada aluno contemplado receberá uma bolsa no valor de 1.735 euros para cobrir os custos com passagens aéreas e seguro de viagem. Além disso, serão pagas quatro parcelas de 850 euros para auxiliar nas despesas de manutenção durante o período de intercâmbio.

O financiamento do Erasmus+ não se limita à mobilidade estudantil. O programa também prevê recursos para a mobilidade docente. Isso permitirá que um professor da Uesc realize uma semana de atividades presenciais em uma universidade parceira em Portugal, enquanto um professor português terá a oportunidade de participar de atividades acadêmicas enriquecedoras na Uesc.

Esta conquista representa um avanço significativo para a Uesc, abrindo novas oportunidades para sua comunidade acadêmica e consolidando seu compromisso com a excelência e a internacionalização.

Para mais informações sobre o programa e futuras seleções, os interessados podem acessar o link: https://prosaudemais.aulp.org/

Morre Maria Rocha Bonfim, mãe da vice-prefeita de Ilhéus

Faleceu nesta segunda-feira (21), aos 70 anos, no Rio de Janeiro, Maria Rocha Bonfim, mãe da vice-prefeita de Ilhéus, Wanessa Gedeon, e esposa do médico Dr. Olivaldo Santos Bonfim. A causa da morte não foi divulgada.

O velório será realizado no Rio, onde ela residia. A notícia gerou grande comoção em Ilhéus. O prefeito Valderico Júnior lamentou a perda em suas redes sociais, destacando o legado de amor e dedicação deixado por Dona Maria.

Morre aos 88 anos o papa Francisco

Morreu na manhã desta segunda-feria (21/4) o papa Francisco. Aos 88 anos, o argentino Jorge Jorge Mario Bergoglio, primeiro pontífice do continente americano e do Hemisfério Sul, teve a morte anunciada pelo Vaticano.

“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, informou em nota o cardeal Farrell da Casa Santa Marta.

“Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”

Francisco assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de março de 2013 e dedicou seu pontificado à luta pela paz, pela redução das desigualdades e pelo respito às religiões.

Sua partida ocorre um dia depois de se pronunciar na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo, no encerramento  da missa de Páscoa celebrada por um assitente.

O papa pediu a libertação de prisioneiros de guerra e presos políticos. E reforçou apelos para que prossigam esforços pela paz na Ucrânia e o cessar-fogo em Gaza. Antes, pela manhã, recebeu o vice-presidente dos Estado Unidos, JD Vance. O encontro foi breve, “alguns minutos”, como informou o Vaticano. Francisco é crítico da política do atual governo estadunidense, sobretudo o corte de ajuda humanitária a programas sociais e as ações de deportação indiscriminada de imigrantes.

Ainda no sábado (19), Francisco também foi à Basílica de São Pedro para rezar antes da Vigília Pascal e cumprimentou alguns fiéis.

Contrato da BA-001 é rescindido e nova empresa aguarda ordem de serviço para retorno das obras

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) oficializou a rescisão unilateral do contrato com a Ideal Infraestrutura e Montagem Ltda., empresa responsável pela segunda etapa da duplicação da BA-001, no trecho que liga a Cabana Guarany ao Condomínio Brisa do Mar, na zona sul de Ilhéus. O rompimento foi publicado nesta terça-feira (16) no Diário Oficial do Estado.

Com 3,5 quilômetros de extensão, a obra estava paralisada desde julho de 2024, após a empresa abandonar o serviço alegando divergências contratuais com a Seinfra.

Ainda no ano passado, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) emitiu parecer favorável à realização de uma nova licitação para dar continuidade ao projeto. A concorrência foi encerrada em novembro, tendo como vencedora a DX Construtora Ltda., com proposta de R$ 24.461.591,11.

Com o contrato anterior oficialmente encerrado, a expectativa agora é pela emissão da nova ordem de serviço para que as obras possam ser retomadas o quanto antes, destravando um projeto estratégico para a mobilidade na região sul de Ilhéus.

Informações: Pimenta Blog



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia