CÂMARA REJEITA E ARQUIVA PEC DO VOTO IMPRESSO

Texto precisava de 308 votos no plenário, mas só alcançou 229
O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira, 10, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 135/2019), que retrocedia ao sistema de voto impresso. Os parlamentares bolsonaristas tentaram novamente o adiamento do voto por cinco sessões, mas foram derrotados. O debate girou em torno do reconhecimento da necessidade de auditoria e da melhoria do sistema eleitoral, mas também da inviabilidade da contagem manual, prevista no substitutivo da deputada Bia Kicis (PSL-SP).
No total, foram 229 votos favoráveis e 218 contrários, com uma abstenção, e a matéria foi arquivada. Ao final da sessão, Arthur Lira reiterou que agora foi dada uma resposta ao questionamento, que se tornou uma pauta constante do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o pepista, o líder do Executivo prometeu aceitar qualquer que fosse o resultado. Assim como o substitutivo, o texto do relator Filipe Barros (PSL-PR) já foi rejeitado em comissão especial por 22 votos a 11, mas o presidente Arthur Lira (PP-AL) decidiu levar ao Plenário.
“A democracia do plenário desta casa deu uma resposta a este assunto e, na Câmara, espero que este assunto esteja devidamente enterrado”, sintetizou. Nos bastidores, houve um acordo para que Lira só pautasse o projeto com a garantia de que a matéria não seria aprovada.
Líder do PSOL na Câmara, Talita Petrone, disse em seu discurso da orientação do voto contra a proposta, que a proposição do voto impresso tenta omitir uma “ânsia golpista” do presidente Jair Bolsonaro, que convive com uma rejeição recorde do seu governo nos últimos meses.
“Bolsonaro e a sua base tem feito campanha mentirosa sobre o voto impresso, pois esconde que a urna eletrônica já é auditável, que há 25 anos não tem comprovação de fraude. Foi a urna eletrônica que, infelizmente, elegeu presidente Jair Bolsonaro e todos que estão aqui defendendo voto impresso. Isso quer esconder por trás do debate do mérito, a ânsia golpista, na tentativa de tumultuar o que será 2022. O governo Bolsonaro está derretendo”, declarou.
Eduardo Gomes (MDB), líder da Maioria na Casa, liberou os membros da bancada para votarem, mas fez questão de registrar o seu voto favorável, que na sua visão é um pedido do “povo brasileiro”.
“Registro o meu voto sim, não é o voto em cédula. A proposta da deputada BIa Kicis prevê voto eletrônico com impressão, caso haja auditagem, que se faça, por isso defendo o voto sim, na PEC, o povo brasileiro quer um parlamento independente e sem pressão do STF sobre nós […] votamos sim pelo povo brasileiro e pelo presidente Bolsonaro que encorajou milhares de brasileiros a somar-se na luta por um tema tão importante para a nação”, afirmou. O substitutivo de Bia Kicis (PSL-DF) determinava a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor”.
Do outro lado, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), que lidera a Minoria, chamou a PEC de “cortina de fumaça” utilizada pelo governo para tentar esconder os temas sensíveis ao Planalto, como a demora na vacinação, a crise econômica e as suspeitas de corrupção. :: LEIA MAIS »
BOMBEIROS DO 5º GBM LOCALIZAM CORPOS EM REGIÃO DE MATA EM ILHÉUS

No último sábado (7) bombeiros do 5°Grupamento de Bombeiros Militar (5°GBM/Ilhéus) em parceria com agentes da Polícia Civil (PC), Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da 69a Companhia Independente da Polícia Militar (69a CIPM) resgataram dois corpos no bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus.
Os corpos foram encontrados numa região de mata fechada. Aparentemente vítimas de disparos de armas de fogo, os corpos foram levados pelo DPT para identificação e demais procedimentos legais.
Localizados numa área de difícil acesso, foi necessário muita técnica para a recuperação dos corpos. A ação aconteceu em apoio a PC e DPT. :: LEIA MAIS »
BAHIA TEM DÉFICIT DE PELO MENOS 861 MIL DOSES DE VACINA CONTRA A COVID-19

De acordo com a Sesab. o estado é o segundo do país com a maior defasagem de doses, atrás apenas do Pará, que deixou de receber 1,2 milhão de imunizantes
Um levantamento da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) aponta uma defasagem de pelo menos 860 mil doses de vacina contra a Covid-19 que deixaram de ser recebidas pelo estado por conta do modelo adotado pelo Ministério da Saúde para a distribuição de doses.
De acordo com a Sesab, o estado é o segundo do país com a maior defasagem de doses, atrás apenas do Pará, que deixou de receber 1,2 milhão de imunizantes.
Em julho, quando o déficit era de 750 mil doses no estado e de 200 mil em Salvador, o então titular da Sesab, Fábio Villas-Boas, cobrou a mudança no critério, que leva em conta a distribuição por grupos prioritários ao invés da população dos estados.
“Precisamos que o critério de distribuição das vacinas seja revisto pelo Ministério da Saúde. A Bahia representa cerca de 7% da população brasileira. Neste cenário, deixamos de receber pelo menos 750 mil doses da vacina contra a Covid-19”, afirmou. :: LEIA MAIS »
CÂMARA DE ILHÉUS APROVA PL QUE OBRIGA QUE A CADA 100 EMPREGOS GERADOS NA CONSTRUÇÃO PESADA, 70 SEJAM DESTINADOS A TRABALHADORES LOCAIS

Convidado pelo vereador e sindicalista Luciano Luna (PV), participou hoje (10) da sessão ordinária na Câmara Municipal de Ilhéus, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-Bahia), Irailson Gazo. Ele veio a Ilhéus pedir apoio do parlamento local para a aprovação de um Projeto de Lei, de autoria de Luna, que prevê a contratação de 70% da mão de obra local pelas empresas que atuam no ramo de construção civil em grandes empreendimentos sediados em Ilhéus. Deste índice, conforme o PL, 20 por cento devem ser destinados às mulheres locais. O PL foi aprovado pela Câmara.
“É inadmissível que um investimento de 2,5 bi de reais seja destinado a um só projeto da cidade sem a participação expressiva dos trabalhadores locais”, afirmou, numa referência direta à construção do Porto Sul. De acordo com Gazo, quando a lei estiver em vigor, o município “ao invés de pedir passará a exigir” espaços para os trabalhadores locais. Gazo destacou que o Brasil tem 14 milhões de pessoas desempregadas e, a Bahia, um milhão de trabalhadores sem espaço no mercado de trabalho. “Por isso é importante que Ilhéus diga: farinha pouca, meu pirão primeiro”, oportunizando aos trabalhadores locais a perspectiva de novos ambientes de trabalho.
Sem favores :: LEIA MAIS »
DOM GIOVANNI CRIPPA É NOMEADO COMO O NOVO BISPO DA DIOCESE DE ILHÉUS

Na manhã desta quarta-feira (11), a Santa Fé, por meio da sala de imprensa comunicou que o Papa Francisco aceitou o pedido de renuncia do então Bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli, que está a frente da Diocese de Ilhéus há 26 anos.
O novo Bispo, Dom Giovanni Crippa, está vindo da diocese de Estância, em Aracaju, e já atuou como sacerdote em Feira de Santana e foi bispo auxiliar na Arquidiocese de São Salvador. Ainda não está definida a data e a programação da sua posse.
Dom Giovanni Crippa enviou uma Mensagem à Diocese de Ilhéus, confira.
RUI COSTA ANUNCIA NOVOS VOOS DA LATAM NA BAHIA

A malha de voos na Bahia ganha novos voos. A LATAM anunciou uma nova rota entre Vitória da Conquista e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Será inaugurada no próximo dia 6 de dezembro com cinco voos por semana, operando com aeronave Airbus 320, com capacidade para 170 passageiros. A companhia já começou a vender as passagens aéreas.
A informação foi dada pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (10).
“Recebi esta boa notícia em ofício enviado hoje pelo CEO da LATAM, Jerome Cardier. Ele também informou que o novo voo regular entre Comandatuba e o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, será inaugurado já no próximo mês, em Setembro”, comemorou Rui Costa, destacando os investimentos que o Governo do Estado tem feito em aeroportos e pistas de pouso visando incrementar a aviação regional. Para os novos voos na Bahia, Ceará e Pernambuco, a LATAM vai contratar 1 mil funcionários de aeroporto em todo o território nacional.
OPERAÇÃO TREMPS: POLÍCIA CIVIL DA BAHIA CUMPRE MANDADO DE BUSCA, PRENDE INVESTIGADO POR HOMICÍDIO

Na alvorada de 11 de agosto de 2021, Policiais Civis efetuaram o cumprimento do Mandado de Busca Domiciliar na Fazenda Gavião, área da Retomada Indígena, Serra das Tremps II. – Município de Una-Ba, e deram cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva do investigado P.P.S – conhecido como cacique PASCOAL, 56 anos, natural de Una-Ba.
A busca domiciliar resultou na apreensão de: 03 armas de fogo tipo espingardas e munições; 03 celulares apreendidos. O investigado também será autuado em flagrante delito pelo crime de posse irregular de arma de fogo.
As ordens judiciais decretadas pela Justiça da Comarca de Una, decorrem da investigação do homicídio ocorrido em 17/04/2021, por volta das 19h15min, no Distrito de Vila Brasil, zona rural de Una, quando o investigado ceifou a vida de ALCIONE XAVIER DE OLIVEIRA v. GAJÃO. :: LEIA MAIS »
IDOSO É AGREDIDO POR ATENDENTE DE FARMÁCIA EM IBICARAÍ

Idoso de 65 anos é agredido com tapas e socos por atendente de farmácia no sul da Bahia — Foto: Reprodução / TV Santa Cruz
Um idoso de 65 anos foi agredido com tapas e socos por um atendente de farmácia após entrar no estabelecimento para comprar um remédio. O caso ocorreu na cidade de Ibicaraí, no sul da Bahia. A ação foi flagrada por câmeras de segurança da farmácia.
A agressão aconteceu na noite de sexta-feira (8). As imagens mostram que o idoso cai após ser agredido e é arrastado para fora da farmácia.
As câmeras ainda mostram que o idoso voltou para a parte interna do estabelecimento e recebeu murros na cabeça. A família dele registrou boletim de ocorrência na delegacia e a polícia vai apurar o caso. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: APRESENTAÇÕES CULTURAIS MARCAM ANIVERSÁRIO DE JORGE AMADO NESTA TERÇA-FEIRA
Nesta terça-feira, 10 de agosto, a secretaria especial de Cultura traz exposições de arte e livros, apresentações culturais com música, teatro, capoeira, contação de histórias e live
A Prefeitura de Ilhéus preparou uma programação especial de comemoração pelo aniversário dos 109 anos de Jorge Amado, com um circuito de manifestações culturais. Nesta terça-feira, 10 de agosto, a secretaria especial de Cultura traz exposições de arte e livros, apresentações culturais com música, teatro, capoeira, contação de histórias e ainda uma live promovida pela Academia de Letras de Ilhéus. Confira.
As programação começa logo pela manhã, às 9h, com a reedição da exposição “Bahia de Jorge e outros amados mundos”, da artista ilheense Jane Hilda Badaró, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus. A entrada é gratuita, assim como para a Casa de Cultura de Jorge Amado, que também estará aberta a partir das 9 horas com exposição de um acervo de livros do autor e demais escritores ilheenses.
Às 9h30, começará a apresentação do Dj Bruno Vita, do Coletivo Afropanguas, no circuito do quarteirão histórico, com duração até 12h.
As rodas de capoeira também estarão acontecendo a partir das 9h, na praça do Teatro Municipal de Ilhéus Pedro Matos. Seis grupos vão se apresentar durante toda a manhã e a tarde, com as presenças dos mestres Lázaro, Luiz Capeta, Ramiro, contramestres Carlinhos Coruja e Erlon, e os grupos Negra Raiz e Camarada Camaradinha. :: LEIA MAIS »
PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE VISTORIA OBRAS E ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA REFORMA DO ABRIGO RENASCER

No último sábado (7), o prefeito Mário Alexandre conferiu o andamento dos serviços executados na Rua das Oliveiras, no bairro São Francisco, com pavimentação em paralelo e no Alto Teresópolis, no Centro, com serviços de limpeza, iluminação e pintura. O trabalho realizado nas localidades é parte do pacote de intervenções na infraestrutura viária de Ilhéus.
“Melhorando as condições de trafegabilidade também melhoramos a qualidade de vida e elevamos a autoestima da nossa população. Dentro dessa articulação ainda temos muito progresso pela frente”, ressaltou o gestor que lembrou a importância da duplicação da BA-001, realizada por meio da parceria com o Governo da Bahia, somada à recuperação tocada pela Prefeitura nos logradouros que dão acesso à rodovia. :: LEIA MAIS »









