GOVERNO DA BAHIA VAI CONVOCAR ESTAGIÁRIOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA APROVADOS EM SELEÇÃO REDA

Anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta quarta-feira (11), durante o Papo Correria, programa em que o gestor responde perguntas nas redes sociais.
O Governo da Bahia vai convocar, pelo programa Partiu Estágio, 3.614 estudantes de nível superior para atuar na Secretaria da Educação. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta quarta-feira (11), durante o Papo Correria, programa em que o gestor responde perguntas nas redes sociais.
Segundo informações do governo, uma parte dos convocados pertence ao banco atual do programa, e será alocado nas vagas de licenciatura e bacharelado, a outra parte será convocada pelo novo edital, que será publicado no dia 17 de agosto, no Diário Oficial do Estado (DOE), totalizando 3.614 estagiários.
Além disso, de acordo com o governo, será publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (13), a convocação de mil professores da Educação básica, aprovados na seleção Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
PARTICIPAÇÃO POPULAR NA CÂMARA É MARCA DA ATUAL GESTÃO

Irailson Gazo, sindicalista. Alzira Barbosa, moradora da Ponta da Tulha. Everaldo Anunciação, dirigente nacional do Partido dos Trabalhadores. A tribuna da Câmara Municipal de Ilhéus esteve movimentada durante a sessão desta terça-feira (10). A participação efetiva da população e de suas representações no debate sobre os anseios e reivindicações da cidade é vista pelo presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), como um importante avanço da atual mesa diretora: dar vez e voz ao cidadão, ouvir seus anseios. Hoje (11) será a vez da presidente do Sindicato dos Comerciários, Crismélia Moreira, a ocupar a tribuna.
Nas últimas semanas, a Câmara tem intensificado a participação popular em suas sessões. De autoridades como o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes, que veio apresentar os avanços e o trabalho da instituição, à representação popular da moradora do distrito de Castelo Novo, Flávia Santos Diogo, que buscava ajuda para o retorno dos ônibus e melhoria na infraestrutura da localidade.
“Isso é uma demonstração de evolução”, reconhece Everaldo Anunciação, outro convidado. “Não tem política sem democracia, e democracia não está relacionada apenas ao direito de ir. Mas de vir e falar, também. Dar o direito aos menos favorecidos de se expressar”, elogiou. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-Bahia), Irailson Gazo, a Câmara tem se destacado pelo espaço igualitário que tem dado a todos os vereadores, sem levar em consideração em que lado estão. “Isso faz prevalecer o que temos de mais importante: a democracia”, afirmou. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: NOMEAÇÃO DO EIXO DE GESTÃO DA REFORMA ADMINISTRATIVA FOI PUBLICADA NESTA QUARTA

As demais nomeações serão publicadas conforme cada eixo da Reforma Administrativa
A edição do Diário Oficial desta quarta-feira (11) traz a nomeação de cinco secretários que irão compor o Executivo Municipal no eixo de gestão. A relação divulgada apresenta os seguintes nomes: o advogado Bento Lima (Casa Civil); o gestor Roberval Alves Santos (Controladoria Geral) e os advogados Gabriel Bittencourt (Gestão); Mozart Aragão (Fazenda e Orçamento) e Jefferson Domingues (Procuradoria-Geral do Município).
Confira o perfil de cada secretário.
Bento José Lima Neto assume a chefia da Casa Civil. O secretário é Graduado em Direito (FTC-BA); Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (UESC/PROFNIT); Especialista em Direito Público e Privado (FTC-BA); especialista em Direito Material e Processual do Trabalho (FTC-BA) e doutorando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.
O advogado já exerceu os cargos de secretário de Gestão e Tecnologia e de Administração de Ilhéus (2017-2018). Também foi Procurador-Geral do Município de Uruçuca (2013-2016). Bento Lima é sócio fundador do Lima & Araújo Advogados, credenciado pelo Centro de Apoio Jurídico aos Policiais Militares Associados LTDA (AJUPM). :: LEIA MAIS »
PELA PRIMEIRA VEZ, BAHIA ZERA FILA DE REGULAÇÃO PARA UTI COVID ADULTO

Isso acontece pela primeira vez desde o início da pandemia
A Bahia não tem pessoas na fila da regulação para leitos de UTI adulto exclusivos para a Covid nesta quarta (11). A informação foi confirmada com a Secretaria de Saúde do Estado. Isso acontece pela primeira vez desde o início da pandemia.
O fim da fila de espera é reflexo da queda de taxas relacionadas a doença. Nos últimos dias, a capital baiana, por exemplo, registrou baixo número de mortes por Covid. A infectologista e pesquisadora da Fiocruz, Fernanda Grassi acredita que o índice é resultado do avanço da vacinação. O mesmo pode ser aplicado ao estado.
Segundo o último boletim divulgado pela Sesab, atualmente a Bahia possui 3.395 casos ativos da doença. Há 1.280 leitos de UTI Covid adulto disponíveis, destes, 546 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 43%.
HOMEM É PRESO LOGO APÓS FURTAR EMPRESA NA CIDADE NOVA

Por volta das 00h, dessa quarta-feira (11) policiais da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar receberam pelo Disque Denúncia a informação de que um estabelecimento comercial havia sido furtado na Avenida Cidade Nova, em Ilhéus.
De acordo com a polícia, um homem arrombou a porta de vidro de uma empresa de nome não revelado, e levou uma impressora da marca Samsung. Os policiais então, iniciaram a busca e localizaram o suspeito na Avenida Litorânea Norte, no malhado, ainda em posse do aparelho roubado.
O homem foi levado para a Delegacia de Ilhéus/BA-7.ª. COORPIN, para adoção das medidas cabíveis.
É muito importante a participação popular, para contribuir com o bom trabalho da polícia e melhorar a segurança da localidade.
Por isso, denuncie, o WhatsApp Denúncia da 68ª CIPM é é (73) 99106-8845 e o número e a proteção da identidade do denunciante são garantidos
Com informações do Ilhéus 24H
COM SALÁRIOS ATRASADOS, FUNCIONÁRIOS DA SANTA CASA DE ITABUNA MARCAM PROTESTO

Ato será realizado hoje (12), em frente ao Hospital Calixto Midlej Filho.
Com salários atrasados, funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna marcaram um protesto para esta quinta-feira, 12, em frente ao Hospital Calixto Midlej Filho.
Ao reconhecer o atraso no repasse à instituição, a Secretaria de Saúde de Itabuna informou que o contrato de prestação de serviços da Santa Casa está sendo negociado desde o começo da nova gestão municipal, “inclusive com a inclusão de novos serviços”
Ainda de acordo com a pasta, os pagamentos têm sido realizados tendo como base o contrato da administração passada. Com os aditivos ao contrato em negociação, “tende a demorar mais um pouco o trâmite burocrático”. A secretaria ressaltou que a provedoria da Santa Casa “tem sido cooperativa quanto ao eventuais atrasos dos repasses”.
ELEIÇÕES 2022: COM APOIO DE LULA, JAQUES WAGNER SE APROXIMA DE ACM NETO EM DISPUTA NA BAHIA

Embora mantenha a dianteira nas intenções de voto para a eleição para o governo da Bahia em 2022, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) pode encontrar um cenário mais apertado com uma variável na disputa: a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha de seu adversário, Jaques Wagner (PT), no ano que vem. É o que mostra levantamento do instituo Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira (11).
Em dois cenários apresentados aos entrevistados, ACM Neto lidera com folga, com mais que o dobro das intenções de voto de seu principal concorrente, o ex-governador Jaques Wagner. Embora tenha sido reeleito e feito seu sucessor, Rui Costa, o petista amplia suas chances e encosta no candidato do DEM quando seu nome é associado ao de Lula.
No primeiro cenário, ACM Neto tem 50% das intenções de voto contra 24,1% de Wagner. Bem atrás deles estão a médica Raíssa Soares (3,7%), o ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, João Roma (3%), Marcos Mednes (1,3%) e Alexandre Aleluia (1%) – nenhum/branco/nulo somam 11,7% e não sabe/não respondeu, 5,2%. :: LEIA MAIS »
DE BRASÍLIA, EM VÍDEO, PREFEITO MARÃO ACATA PEDIDO DA BASE ALIADA NA CÂMARA E PRORROGA REFIS

A sessão ordinária desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Ilhéus, contou com a presença e a participação do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, direto de Brasília, onde busca novos recursos para a gestão. Logo na abertura dos trabalhos, o vereador Ivo Evangelista (Republicanos) lembrou que o Refis – Programa de Refinanciamento Fiscal, colocado em prática pela Prefeitura com autorização do Poder Legislativo, venceria na próxima sexta-feira (13). Diante desse fato ele apresentou um requerimento, pedido para que o programa fosse prorrogado.
A partir deste pedido, o presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), entrou em contato com o prefeito e ele aceitou fazer uma transmissão, ao vivo, na sessão ordinária, informando que atendendo à solicitação das entidades representativas e da Câmara, vai autorizar a prorrogação da medida até 31 de dezembro.
“É mais um estímulo que fazemos à economia e ações como estas ajudam Ilhéus a ter um resultado positivo na geração de renda. É por este motivo, por exemplo, que Ilhéus apresenta saldo positivo de empregos, enquanto que os índices nacionais de desemprego crescem”, afirmou, atribuindo a sua decisão, “à um pedido da base do governo na Câmara”.
O Refis é o mecanismo que se destina a regularizar créditos relativos a tributos e contribuições administradas pela Prefeitura. A medida aprovada pela Câmara vem beneficiando centenas de pequenos empresários do município. Com a prorrogação, é dada uma nova chance para o pagamento dos tributos atrasados, no momento em que a cidade convive com os efeitos sociais e econômicos da pandemia da Covid-19.
GASOLINA MAIS CARA A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA (12)

Litro da gasolina sobe R$0,09 nas refinarias da Petrobras
O litro de gasolina vendido pela Petrobras nas refinarias às distribuidoras terá aumento médio de R$ 0,09 a partir de quinta-feira, 12. A informação foi divulgada pela estatal nesta quarta-feira, 11.
“A partir de amanhã, acompanhando a elevação nos patamares internacionais de preços, e de forma a garantir que o mercado siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento, o preço médio de venda de gasolina da Petrobras para as distribuidoras passará a ser de R$ 2,78 por litro, refletindo reajuste médio de R$ 0,09 por litro”, destacou a estatal, em nota.
O valor final para os motoristas dependerá de cada posto de combustíveis e também dos impostos e custos operacionais nos diferentes estados.
“A contribuição do preço da Petrobras para o preço na bomba passará a ser de R$ 2,03 por litro em média, referente à mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro. Até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de etanol anidro, além dos custos e margens das companhias distribuidoras e dos revendedores”, explicou a companhia.
Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na semana de 1º a 7 de agosto, o preço médio da gasolina comum no país, ao consumidor final, estava em R$ 5,853.
ILHÉUS: 109 ANOS DE JORGE AMADO FOI MARCADO POR APRESENTAÇÕES AO AR LIVRE

Um clima lúdico tomou conta do Quarteirão Jorge Amado, como um movimento singular que demonstrou a riqueza cultural de artistas ilheenses.
Pluralidade de manifestações culturais. Assim aconteceu a homenagem realizada pela Prefeitura de Ilhéus pelos 109 anos do escritor que exportou Ilhéus para o mundo. Jorge Amado foi lembrado com apresentações de dança, poesia, teatro, música ao vivo, rodas de capoeira, exposição de livros e de obras de arte, no centro histórico da cidade. As pessoas que passaram pelas ruas, pararam para poder apreciar as expressões ao ar livre, após um ano e meio de pandemia.
Um clima lúdico tomou conta do Quarteirão Jorge Amado, como um movimento singular que demonstrou a riqueza cultural de artistas ilheenses, no circuito entre a Casa de Cultura e a Praça Pedro Matos, em frente ao Teatro Municipal.
A secretaria especial de Cultura por meio do Chefe de Eventos e Serviços, Alex Lima, agradece a todos que colocaram seus dons a serviço da comunidade, como a grupo Batuka Gêge; aos músicos Herval Lemos, Itassucy, Edith, João Helias, Délio Santiago, Edu Neto, Laís Marques e ao DJ Bruno Vita, do Coletivo Afropanguas; à artista Jane Hilda Badaró pela reedição da exposição “Bahia de Jorge e outros amados mundos”, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus; aos alunos dos grupos de capoeira e mestres como o mestre Lázaro do grupo União Berimbau da Bahia, mestre Dunga do Grupo Raízes do Quilombo, mestre Ramiro do grupo Camarada Camaradinha, mestre Luiz do grupo Ilhéus Show, mestre Coruja e professor Erlon Chocolate do grupo Nação Zumbi, professor Wellington do grupo Raízes Afro de Bimba, contramestre Rafael do grupo Negra Raiz Capoeira e o contramestre Carlinhos do grupo Nascente; e aos poetas Louise Faislon, Marcolino Vieira e Anna Karenina.









