:: ‘Geral’
ROTARY CLUB COMPLETA 80 ANOS E RECEBE HOMENAGEM DA CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS

“Tenho orgulho deste clube que fiz parte. O Rotary tem excelência em promover o bem, espalhar a honestidade e compreensão mundial para o bem-estar social”, estas foram as palavras do Presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), durante a Sessão Especial que aconteceu na quarta-feira (04), no plenário da Casa Legislativa, em homenagem aos 80 anos do Rotary Club. Na oportunidade, o Presidente entregou uma placa comemorativa alusiva à data ao presidente da Instituição, o professor Josevandro Nascimento.
A homenagem foi fruto de um requerimento do vereador e atual secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Kaíque Souza (PODEMOS). Em justificativa, ele lembra importantes personalidades que passaram pelo Rotary Club. “Durante toda sua existência, o Rotary atuou prestando serviços relevantes no campo social. Por lá, passaram homens de bem como Sá Barreto, José Alves dos Santos, Dr. Moura Costa, Edmon Darwich, Laércio Damásio, entre outros”, explicou Kaíque.

Representando os rotarianos presentes na Sessão, Marcos Flávio usou a tribuna para lembrar um dos temas do Rotary, que é “dar de si, antes de pensar em si”, destacou. Ele falou ainda que a Instituição é uma rede global de líderes comunitários onde “amigos e vizinhos se unem e entram em ação para causar mudanças em si mesmo e no outro”.
Além do Presidente do Rotary Club de Ilhéus, Josevandro Nascimento, também se fizeram presentes o Governador do Distrito 4391, Jotta Alves; o Secretário do Distrito 4391, Jorge Carvalho; a Primeira Dama do Distrito 4391, Leda Alves; a Secretária do Rotary Club, Catiana Brito.
VEREADOR CLÁUDIO MAGALHÃES REFORÇA PEDIDO DE REIVINDICAÇÕES DOS SALVA-VIDAS DE ILHÉUS

Na última quarta-feira (03), o vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) aproveitou o tempo da sua fala, durante o pequeno expediente, para reforçar o pedido de reivindicações dos salva-vidas da prefeitura de Ilhéus. O edil lembrou que o trabalho desses profissionais é de fundamental importância para dar segurança aos banhistas que frequentam as praias do município.
De acordo com Cláudio Magalhães, há uma necessidade urgente para atendimento aos pedidos da categoria, por diversos motivos, inclusive com a proximidade do verão. “Vamos receber um número substancial de turistas, que buscam lazer aqui. Neste momento, precisamos ter uma atenção especial para as pessoas que vão às nossas praias, moradores e visitantes”, disse.
O vereador relatou que existem muitas dificuldades no suporte ao trabalho de segurança para os banhistas e os salva-vidas trabalham de forma heroica para desempenhar suas funções. “Sinalização insuficiente com os alertas de perigos, entre outros problemas. Esses profissionais adentram o mar, com bravura, para que as pessoas não tenham as suas vidas ceifadas num momento de lazer”, relatou o parlamentar.
Cláudio Magalhães destacou que esses profissionais precisam que suas demandas sejam atendidas. “Maior atenção do poder público no que diz respeito ao cumprimento do salário do edital do concurso público realizado em 2016, da aplicação do adicional de risco de vida, da renovação de seus equipamentos que deem segurança para que eles possam exercer a sua profissão com dignidade sem pôr suas vidas em risco”, cobrou.
“Os salva-vidas precisam de boias, nadadeiras, óculos de proteção, materiais de primeiros socorros, realização de condicionamento físico, com exames clínicos periódicos. Reforço a necessidade de um hospital do servidor para acompanhamento da saúde dos trabalhadores da gestão municipal. Postos de saúde devem abrir nos finais de semana para atendimentos de emergência. Essas demandas dos salva-vidas precisam ser atendidas aqui em Ilhéus” concluiu.
PRESIDENTE DA CÂMARA DE ILHÉUS ENTREGA CARTEIRA NACIONAL DE IDENTIFICAÇÃO AOS VEREADORES

O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), entregou na última quarta-feira (03) a Carteira Nacional de Identificação aos vereadores de Ilhéus. A carteira oficial, expedida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), é uma forma de identificar os parlamentares em todo território nacional e colaborar com diversas ações dos edis, como facilitar o acesso em alguns órgãos, quando estiverem em exercício de suas atividades.
O vereador Luciano Luna (PV) elogiou a ação da presidência, que atendeu ao requerimento onde os colegas haviam solicitando esta identificação. “Quero aqui agradecer profundamente ao ato de respeito e reconhecimento pelo Presidente conosco, pois esta Casa tem trabalhado incansavelmente para atender à população”, destacou o vereador.
Para o Presidente da Casa Legislativa, Jerbson Moraes, o ato é de grande importância, pois “vai facilitar os vereadores a realizarem o trabalho em prol do município, além de valorizar o serviço dos parlamentares”, destacou Jerbson. O documento tem validade em todo o país durante o mandato dos gestores e foi entregue acompanhada de outros implementos, como broche de identificação, adesivo e chaveiro.
CEI DO TRANSPORTE: VEREADOR GURITA FALTA REUNIÃO PELA 2ª VEZ E NÃO É MAIS RELATOR DA COMISSÃO

Na manhã desta sexta-feira (05), na Câmara de Vereadores de Ilhéus, foi realizada a primeira audiência para instalação dos trabalhos Comissão Especial de Inquérito (C.E.I), que tem o objetivo de investigar irregularidades na prestação do serviço de transporte coletivo público urbano e rural, pelas empresas concessionárias Viametro e São Miguel, bem como na relação entre estas empresas e o Município.
Compareceram à audiência os vereadores Fabrício Nascimento (PSB) e Cláudio Magalhães (PCdoB). O vereador Gurita (PSD) esteve ausente pela segunda vez, apesar de devidamente comunicado via ofício encaminhado pelos demais membros da Comissão Especial de Inquérito e recebido em seu gabinete parlamentar na última quarta-feira (03). Na primeira ausência, o parlamentar comunicou ao vereador Fabricio Nascimento que não poderia comparecer por motivos pessoais, tendo a reunião sido remarcada para hoje.
Por entenderem que não há possibilidade para a redesignação desta sessão de instalação para outra data, devido aos prazos regimentais, os membros da C.E.I que se fizeram presentes designaram como presidente da Comissão o vereador Fabrício Nascimento e como relator o vereador Cláudio Magalhães, restando ao vereador Gurita a condição de membro.
PRIMEIRAS AÇÕES DA CEI
Instalada a Comissão Especial, os membros presentes definiram as primeiras providências a serem adotadas e um cronograma de atuação. Primeiramente, foi determinado que se dê ciência ao Poder Executivo Municipal, Empresas do Serviço de Transporte Público Coletivo Municipal e ao Ministério Público Estadual da instalação da C.E.I., além de requisitar ao Poder Executivo Municipal a cópia integral do processo administrativo que suscitou a decisão publicada no Diário Oficial Eletrônico do Poder Executivo em 29 de maio de 2020, proferida pelo então Secretário de Gestão e Tecnologia, Bento Neto, bem como cópia integral da Sindicância instaurada pela Portaria n. 362, de 29 de outubro de 2020, publicada no Diário Oficial do Poder Executivo em 04 de novembro de 2020.
Também foram definidas as requisições de informações à Autarquia de Transporte e Trânsito (SUTRAN) para que apresente à Câmara todos os processos de fiscalização e eventuais procedimentos de sanções que o órgão tenha realizado em relação às empresas transporte público nos últimos 05 anos; A solicitação à Ouvidoria do Município da apresentação de todas as reclamações de cidadãos sobre o transporte público, se foi aberto processo administrativo ou outras providências adotadas; Às empresas concessionárias do serviço público de transporte coletivo municipal, para que apresentem todas as reclamações dos cidadãos sobre os seus serviços e quais providências foram adotadas, que apresentem planilhas financeiras com estimativa dos prejuízos tomados durante a Pandemia que justifiquem o acordo de R$ 15 milhões e que apresentem as ações de melhoria da frota nos últimos 5 anos.
Todos os órgãos que receberem as requisições terão o prazo de 10 dias para a apresentação das informações e documentos requeridos, contados a partir da data de recebimento. Após o prazo para a apresentação das respostas, os membros da Comissão voltarão a se reunir para análise dos documentos e deliberação dos próximos procedimentos a serem adotados.
APÓS ATAQUE DE ABELHAS, CEMITÉRIO DO BASÍLIO ESTÁ FECHADO TEMPORARIAMENTE

Após um ataque de abelha ocorrido no final da manhã desta terça-feira (02), no cemitério do Basílio, a Prefeitura de Ilhéus emitiu um comunicado informando que o cemitério está fechado temporariamente.
Comunicado
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Distritais (Secsurb) informa que o cemitério São Jorge, localizado no Basílio, está temporariamente fechado para visitas e sepultamentos por conta do enxame de abelhas que invadiu o local.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado, mas não conseguiu localizar com exatidão a colmeia, recomendando assim que o cemitério fosse fechado nesta terça e quarta-feira, 2 e 3 de novembro, respectivamente. Dessa forma, até a completa remoção das abelhas, o Município seguirá as orientações, visando evitar transtornos e garantir a segurança de todos.
ILHÉUS REGISTRA ALTA OCUPAÇÃO HOTELEIRA NO FERIADO DE FINADOS

foto: José Nazal
Com cerca de 95% de ocupação hoteleira, a cidade de Ilhéus iniciou a retomada do turismo com o aumento do movimento no primeiro feriado da alta estação, dia santo de finados, com a casa cheia.
De acordo com o prefeito Mário Alexandre, o momento é propício para o turismo local e a recepção de visitantes que vêem de outras cidades e estados. “Vemos que com o aumento da segurança sanitária, as pessoas têm sentido mais proteção para saírem de suas casas para desfrutar das coisas boas de nossa terra, as praias do Sul, do Centro e do Norte, os passeios para lugares como fazendas, o Rio do Engenho, de barco para a Lagoa Encantada por Sambaituba, ou de carro, via BA-001, após o Porto Sul. Graças a Deus, e ao trabalho da nossa gestão que trabalha pelo bem desta cidade e do povo, temos mais a agradecer, por vencermos firmes o desafio da pandemia e ainda com saldo positivo pela geração de mais emprego e renda, fruto de muito trabalho e planejamento”, declarou o prefeito Mário Alexandre.
De acordo com a Atil, a perspectiva para o verão, tem animado o trade turístico. Gv reservas feitas com antecedência garantem a vaga na cidade que é berço mãe do Brasil rumo aos 500 anos, terra da literatura amadiana, do cacau, do chocolate, das praias de areias finas e águas mornas, em cerca de 80 km de litoral.
ILHÉUS APLICA APENAS 2ª E 3ª DOSE NESTA QUARTA (3); ESTRATÉGIA SEGUE COM ANTECIPAÇÃO DA PFIZER

Os pontos de imunização funcionarão somente para aplicação da segunda dose e dose de reforço (3ª dose) contra a Covid-19 nesta quarta-feira (3), em Ilhéus. A estratégia contempla a segunda dose dos imunizantes Oxford e CoronaVac para o público com data marcada igual ou anterior a 3 de novembro, além da antecipação da segunda dose da vacina da Pfizer para as pessoas com retorno marcado até 1º de dezembro. O serviço também disponibiliza a dose de reforço para idosos e profissionais de saúde que receberam a segunda aplicação há pelo menos seis meses e imunossuprimidos que já completaram 28 dias da segunda dose.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) destaca a antecipação da Pfizer, importante para completar o esquema vacinal no intervalo recomendado e reduzir o risco de contaminação. De acordo com a Sesau, a estratégia atenderá exclusivamente o público de segunda dose devido ao número de pessoas com retorno marcado para 3 de novembro ou data anterior.
A dose de reforço será ministrada nas unidades de saúde; já a 2ª dose de todos os imunizantes estará disponível tantos nos postos quanto no CMAE, conforme horários específicos.
Documentação – Para receber a 2ª dose é imprescindível a apresentação do CPF, cartão SUS e cartão de vacinação constando a primeira aplicação. A dose de reforço será aplicada mediante apresentação do CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação constando as duas aplicações. Os imunossuprimidos também devem apresentar o laudo ou relatório médico que comprove a comorbidade.
Vacine-se! Vacina salva vidas!
Locais:
– CMAE (antigo Colégio Fênix)
Endereço: Avenida Canavieiras, 275 – Cidade Nova
Horário: Das 8h às 13h
– Unidades de Saúde
Módulo Sul:
– ESF Nossa Senhora da Vitória, das 13h às 15h30;
– ESF do Ilhéus II, UBS do Hernani Sá e UBS de Olivença, das 8h às 11h30;
– UBS do Nelson Costa, das 13h às 16h
Módulo Norte:
– UBS Sarah Kubitscheck, das 13h às 16h30
– UBS Avenida Esperança, das 8h às 11h30
Módulo Centro:
– UBS Conquista, UBS Santa Dulce dos Pobres (Avenida Princesa Isabel) e ESF do Basílio, das 8h às 11h30;
– CAE III (antigo Sesp), das 13h às 16h
Módulo Oeste:
– UBS Euler Ázaro e ESF do Salobrinho, das 8h às 11h30
ILHÉUS EM FLOR:FEIRA DE FLORES DE HOLAMBRA JÁ COMEÇOU

Com o retorno de eventos e a chegada da primavera, a Ilhéus em Flor volta a acontecer em Ilhéus em sua 9ª edição com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus e da Maramata, na Avenida Soares Lopes, na rotatória em frente a Catedral, movimentando e colorindo o centro da cidade com a exposição e comercialização das Flores de Holambra. De 28 de outubro a 7 de novembro, a feira vai trazer mais de cem espécies de plantas e flores exóticas, aberta ao público e com acesso gratuito.
“Apoiamos essa iniciativa que é um ótimo atrativo para o nosso turismo regional e opção de lazer, atraindo pessoas da cidade, visitantes e turistas, principalmente porque acontece na alta estação”, destacou o prefeito Mário Alexandre.
De acordo com o organizador Michel Mendonça, esse é um evento que já virou tradição na agenda do município de Ilhéus. “Crianças de 4 a 7 anos, serão também nossos visitantes, por meio do contato com as escolas para que o público infantil tenha contato com a beleza das plantas e flores”, disse.
INICIATIVA INÉDITA NO BRASIL DEFINE PARTICIPAÇÃO DE MINIPÚBLICO NO DEBATE DA CÂMARA SOBRE A AVENIDA SOARES LOPES

Uma iniciativa inédita no Brasil abriu hoje a nona audiência pública que debate o futuro da avenida Soares Lopes, um dos principais cartões postais de Ilhéus. O Coletivo Delibera Brasil, uma organização que trabalha com uma forma democrática de atuação nas decisões de pautas políticas do país, de comunidades, cidades e bairros, fez, ao vivo, o sorteio de 36 nomes de cidadãos e cidadãs de Ilhéus, que passarão a formar o minipúblico que opinará com propostas o olhar de toda a cidade sobre a orla central de Ilhéus.
“O momento é histórico por que é primeira experiência do minipúblico com o poder público no Brasil”, destaca a representante do Delibera Brasil, Carolina Nascimento. Mil cartas, cerca de 43 em cada bairro, foram enviadas pelos Correios e 129 pessoas que demonstraram interesse, responderam à iniciativa. O sorteio online de hoje selecionou 36 destas pessoas, garantindo critérios de diversidade do bairro, idade, gênero e escolaridade, que farão parte do minipúblico. As primeiras escutas ocorrerão nos dias 20, 27 e 28 de novembro, no auditório da APPI/APLB, no Malhado.
Educação
A temática de audiência de hoje – a nona realizada pela Comissão da Avenida na Câmara – foi Educação. Presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Osman Nogueira lembra que debater a Soares Lopes deva ser um compromisso de toda a sociedade. “A área sofreu grandes transformações. Hoje é espaço feio, pra o tempo que vivi e olho hoje, um espaço de mato, pouco aproveitado”, lamentou. Para o líder sindical, é preciso oferecer espaço de lazer e cultura, “porque quando se fala nestes temas a gente chega à educação”, justifica. Osman destaca que é preciso dar um direcionamento, pois a avenida Soares Lopes não pode ser um local sem lei.
Presidente da Comissão da Avenida, o vereador Vinícius Alcântara (PV) explica que a ideia destas audiências é construir uma ampla escuta com sociedade civil, instituições, iniciativa privada, poder público, para gerar um relatório final contendo as contribuições que inspirem o poder executivo a executar um projeto na praia da avenida.
Transitável e limpa
Professor de uma escola particular instalada na artéria, Sebastião Maciel diz que a culpa da situação da avenida “é de todo mundo”. Para ela, a avenida precisa voltar a ser transitável, limpa e fiscalizada, especialmente pela sociedade, que cuide dela como um cartão-postal. “Uma turista me perguntou por onde vai à praia da avenida? Respondi: não aconselho a senhora ir. A avenida se tornou espaço comercial mas em determinados momentos há espaços que não devem ser transitados”, lamentou.}
Dono de uma escola de inglês, José Moraes, defende categoricamente que a avenida tenha que ser um local público. E não privado como se desenha hoje. “O que é preciso é começar a fazer primeiro, coisas simples. Ideias mirabolantes não funcionam”, opina. Dirigente da APPI, a professora Maria das Graças lembra que há uma quantidade significativa de escolas públicas e privadas no entorno e há de ser pensados para a avenida, espaços que possam ser ocupados pelos estudantes, tanto como opção de lazer, quanto de apoio às práticas educacionais.
“No processo de urbanização é preciso oferecer áreas de lazer, expandir uma experiência que tá dando certo que acontece em frente à praça da Irene. Temos alí um movimento alimentício e de lazer durante os finais de semana e isso precisa ser levado para toda a extensão da Avenida Soares Lopes”, destaca Iltana de Oliveira, professora da área de Gestão Ambiental de uma universidade particular. “É importante construir uma coisa que quando a gente passe se sinta pertencente àquele lugar”, reforça o professor Leandro de Assis, docente da disciplina de Planejamento Urbano do IFBa.
Para a vereadora Enilda Mendonça (PT), membro da comissão, em todas as audiências sempre há uma unanimidade: o sentido da convergência. “A avenida é um espaço onde a população se encontra, seja para trabalhar, se alimentar ou se divertir. O que nós queremos é discutir, por que não somos executores. Nosso movimento é de escutar a sociedade, democratizar o debate e sair desta missão com um relatório que represente o posicionamento da população sobre o que deve ser feito com este espaço”, finalizou.
CLÁUDIO MAGALHÃES DEFENDE QUE ACORDO ENTRE PREFEITURA DE ILHÉUS E EMPRESAS DE ÔNIBUS SEJA DESFEITO

Na tarde desta terça-feira (26), o plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou, por unanimidade, a abertura da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o acordo entre a prefeitura municipal e concessionárias de ônibus, no qual definiu um repasse de R$ 15 milhões para a Viametro e São Miguel. Essas empresas alegaram judicialmente perdas financeiras na pandemia e requereram subsídios, segundo suas argumentações, resguardadas em contrato de concessão pública.
Durante sessão, o vereador Cláudio Magalhães (PCdoB), que se tornou membro da CEI, disse durante o pequeno expediente que não é possível um contrato de concessão do município, denunciado na casa legislativa, lese os ilheenses e fique sem uma resposta. “Creio que essa comissão tem toda a condição, primeiro da gente revogar esse acordo vergonhoso, segundo afastar o procurador do município que não cumpriu seu papel de defender o município. Também precisamos, de imediato, buscar uma lei para regulamentar o serviço do transporte público da cidade”, disparou.
“Há muito tempo eu venho dizendo que nós precisamos dar posse ao conselho de transporte do município de Ilhéus, chega agora na nossa casa para responsabilidade de discutir isso. Estou certo, como integrante dessa comissão investigativa, que esse acordo feito só prevalece o interesse da empresa. Estarei aqui para contribuir com todos aqueles que querem ver esse acordo desmiuçado para preservar o direito da população de Ilhéus”, complementou Cláudio Magalhães.









