:: ‘Destaque2’
ILHÉUS TEM SALDO DE 409 NOVOS EMPREGOS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021

Ilhéus gerou 221 contratações em janeiro, 154 empregos formais em fevereiro e 34 postos de trabalho em março de 2021.
Apesar do cenário de crise ocasionado pelos efeitos econômicos da pandemia da Covid-19, o município de Ilhéus vai na contramão do desemprego, que atinge a maioria das cidades e estados do país. Com um saldo de 409 novos postos de trabalho com carteira assinada no primeiro trimestre de 2021, considerados os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) fornecidos na análise econômica pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Ilhéus (SDE), a cidade gerou 221 contratações em janeiro, 154 empregos formais em fevereiro e 34 postos de trabalho em março.
“Ilhéus mantém o saldo positivo que vem apresentando nos últimos 8 meses, desde agosto de 2020. Isso reflete um cenário de crescimento econômico no último ano. Uma tendência iniciada em maio de 2020 que de acordo com os dados levantados, permanece até março de 2021. Motivo de alegria e orgulho para todos nós, ilheenses”, comemorou o prefeito Mário Alexandre.
A redução de contratações no mês de março de 2021, é momentânea, e a perspectiva é que volte a subir, é o que explica o titular da SDE, Vinicius Briglia. “A queda apresentada entre os meses de fevereiro e março se deve exclusivamente às medidas restritivas de isolamento que foram decretadas pelo estado, que alterou o funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais, afetando principalmente os setores de bares e restaurantes. Contudo, entendemos que não afeta o ciclo de crescimento que Ilhéus tem apresentado, haja vista que, com a retomada e regularização das atividades, os postos perdidos devem ser retomados normalmente”, completou Briglia.
O saldo de empregos é extraído da dedução entre as admissões e demissões em cada mês. Assim, em janeiro foram 765 admissões, 637 em fevereiro e 593 em março, contra 544 desligamentos em janeiro, 483 em fevereiro e 559 em março. :: LEIA MAIS »
CÂMARA DE ILHÉUS FIRMA CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM O SENADO FEDERAL PARA MODERNIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO LEGISLATIVA

ILHÉUS: SAÚDE APLICA 2ª DOSE DA CORONAVAC PARA PÚBLICO AGENDADO ATÉ 18 DE MAIO

É indispensável a apresentação do CPF e do cartão de vacinação constando a primeira dose.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que o público com 2ª dose da CoronaVac agendada para data igual ou anterior a 18 de maio de 2021 será vacinado na Cruzada do Bem pelo Bem nesta terça-feira (18), das 8h às 13h. É indispensável a apresentação do CPF e do cartão de vacinação constando a primeira aplicação. De acordo com a secretaria, as doses também são destinadas para atender a população residente na zona rural e a população indígena.
A Sesau esclarece que o quantitativo recebido ainda é insuficiente para imunizar todo o público. Por esse motivo, foi adotada a estratégia de forma escalonada.
Serviço
Vacinação da 2ª dose CoronaVac
Data: 18.05.2021 (terça-feira)
Horário: Das 8h às 13h
Local: Cruzada do Bem pelo Bem
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, Boa Vista – próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade
BAHIA: GOVERNO PRORROGA ATÉ DE 25 DE MAIO TOQUE DE RECOLHER

O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia e em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos decretos municipais, até o dia 25 de maio. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, foi publicada em decreto neste domingo (16), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE).
Em 227 municípios (ver lista abaixo), o toque de recolher vale das 20h às 5h. Já nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. Por ter alcançado esta meta, o toque de recolher em Salvador continua em vigor das 22h às 5h. :: LEIA MAIS »
PREFEITO VISITA MINISTÉRIO DO TURISMO E APRESENTA PROJETO “ILHÉUS RUMO AOS 500 ANOS”

As potencialidades turísticas do município foram dialogadas com o ministro Gilson Machado Neto
Em Brasília, o prefeito Mário Alexandre cumpre agenda de trabalho para apresentar propostas e captar recursos voltados ao desenvolvimento econômico de Ilhéus. Acompanhado do vice-prefeito Bebeto Galvão e de secretários, o gestor visitou na quarta-feira (12) o gabinete do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Na ocasião, a comitiva dialogou sobre investimentos para o setor, impulsionados pelo projeto “Ilhéus Rumo aos 500 Anos”. Também esteve presente no encontro o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Carlos Brito.
“Eu quero agradecer em nome do povo de Ilhéus, a gentileza e preocupação do ministro com a Bahia. A aprovação desse projeto mostra a importância do trabalho que o Município vem desenvolvendo, com a parceria do governador Rui Costa e agora com o apoio do Ministério do Turismo para fortalecer o setor turístico da nossa cidade e de toda a região”, frisou o prefeito.
A melhoria estrutural do aeroporto Jorge Amado e ampliação da oferta de voos também foram assuntos pautados no encontro. Nas próximas visitas à capital federal, o gestor pretende marcar audiência com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para discutir a expansão das operações e da malha aérea de Ilhéus. Mário Alexandre destacou que embora o turismo seja um vetor econômico, o município ainda carece de infraestrutura compatível com o potencial apresentado. :: LEIA MAIS »
DELEGACIA DE PROTEÇÃO À PESSOA DISPONIBILIZA PÁGINA NO INSTAGRAM PARA AUXILIAR BUSCA PRO DESAPERECIDOS

delegada Jussara Andrade Gomes – Foto: Camila Souza/GOVBA
Mais uma ferramenta para auxiliar na busca de pessoas desaparecidas está em funcionamento. A Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) criou o perfil @desaparecidospcba no aplicativo Instagram para que a população possa visualizar fotos e dados de desaparecidos em todo o estado da Bahia.
Desde o início do funcionamento, no último dia 3, o aplicativo já apresentou resultados. Três casos que estão sendo investigados receberam informações precisas, que fizeram as investigações avançarem. O perfil já registrou 14 mil visualizações e mais de 1,4 mil pessoas alcançadas.
“O Instagram é a rede social que oferece o maior número de pessoas acessando. [Com o perfil], temos os nossos olhos e os olhos de outras pessoas auxiliando o trabalho”, destaca a titular da DPP, delegada Jussara Maria Andrade Gomes.
Além do Instagram, a DPP disponibiliza um número de Whatsapp (71 99631-6538) e uma página no Facebook. A delegacia ainda recebe informações pelo Disque Denúncia, por meio dos números 3235-0000, na capital, e 181, no interior do estado. As fotos e os dados de todos os desaparecidos registrados na delegacia também estão disponíveis na página do Disque Denúncia.
Registro
GOVERNO DA BAHIA PRORROGA TOQUE DE RECOLHER ATÉ 17 DE MAIO; VEJAS OUTRAS MEDIDAS RESTRITIVAS

Prorrogação das medidas, que têm o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) on-line deste domingo (09).
O governo da Bahia decidiu prorrogar o toque de recolher das 21h às 5h, em toda a Bahia, até o dia 17 de maio. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, foi publicada neste domingo (9) na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com o governo, em 227 municípios, o toque de recolher vale das 20h às 5h. (veja lista completa abaixo)
Já nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. 18h de 14 maio até as 5h de 17 de maio.
SESAB RECOMENDA SUSPENSÃO DE VIAGENS NÃO ESSENCIAIS EM 31 CIDADES BAIANAS, ONDE FORAM IDENTIFICADAS AS VARIANTES DA COVID-19; CONFIRA A LISTA

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) recomendou a suspensão de viagens não essenciais para as regiões onde foram identificadas as “variantes de atenção” da Covid-19, como a P.1, de Manaus, e a B.1.1.7, do Reino Unido.
Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), o estado registrou 93 casos confirmados da variante de Manaus, dos quais 40 precisaram de hospitalização e 29 evoluíram para óbito.
Em relação à variante do Reino Unido, foram 13 casos confirmados na Bahia, sendo que em dois houve necessidade de hospitalização e dois evoluíram para óbito. A cepa foi identificada em pacientes de Ilhéus, Itapetinga, Lauro de Freitas, Prado e Salvador.
Confira a lista dos municípios que tiveram casos confirmados:
- Amargosa
- Anguera
- Brumado
- Camaçari
- Cipó
- Conceição do Jacuípe
- Cruz das Almas
- Dias D’Ávila
- Feira de Santana
- Guanambi
- Ilhéus
SAÚDE CONVOCA PACIENTES DIABÉTICOS DE H A N PARA RECEBER HOJE (06), A VACINA CONTRA A COVID-19

É preciso apresentar xerox da receita ou do relatório médico, que comprove a condição de portador (a) de diabetes.
A secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Ilhéus (Sesau) convoca os pacientes diabéticos cadastrados na Atenção Básica do município para receber nesta quinta-feira, 6, a vacina contra a Covid-19, com iniciais dos nomes de H a N. A imunização desse público com a vacina da fabricante Astrazeneca (Oxford), acontece nas salas de vacinação das unidades de saúde.
De acordo com a Sesau, a vacina contra a Covid-19 para os diabéticos de H a N serão ofertadas nas seguintes unidades: PSF Conquista, UBS Joaquim Sampaio, UBS Euller, UBS Banco da Vitória, UBS Sarah Kubitscheck, UBS Olivença, UBS Urbis, PSF N.S. Vitória, PSF Ilhéus II e PSF Nelson Costa.
Para o recebimento da vacina, o paciente cadastrado deve apresentar documentos como CPF, cartão de vacinação, cartão do SUS, comprovante de residência e xerox da receita ou do relatório médico, que comprove a condição de portar a diabetes.
BAHIA: GOVERNADOR ANUNCIA NOMES DE NOVOS SECRETÁRIOS DA GESTÃO ESTADUAL

O governador Rui Costa anunciou mudanças no secretariado da gestão estadual, na noite desta terça-feira (4), durante transmissão do Papo Correria por meio das redes sociais. A Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan) será comandada pelo vice-governador João Leão. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) passa a ser chefiada pelo deputado estadual Nelson Leal.
As nomeações serão publicadas na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (5). Outras mudanças serão publicadas no Diário Oficial ainda esta semana.









