:: ‘Destaque2’
BAHIA REGISTRA 327 NOVOS CASOS DE COVID-19 E MAIS TRÊS ÓBITOS PELA DOENÇA

A taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 28%
A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 327 novos casos de Covid-19, de acordo com informações divulgadas no boletim deste domingo (3), pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).
Ainda seguindo a Sesab, três mortes foram registradas. A pasta detalha que desde o início da pandemia, dos 1.235.139 casos confirmados, 1.205.599 são considerados recuperados, 2.667 têm casos ativos e 26.873 tiveram óbito confirmado. A Sesab informa que os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.
Na Bahia, 52.073 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. O boletim epidemiológico também contabiliza 1.546.676 casos descartados e 239.045 em investigação.
Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h deste domingo.
O boletim completo, está disponível no site da Sesab e ou em uma plataforma online.
ACIDENTE ENTRE CAMINHÃO, ÔNIBUS E VAN DEIXA AO MENOS 12 MORTOS NA BR-101

Acidente aconteceu na noite de quarta-feira (29), no trecho da cidade de Mundo Novo, no sul da Bahia. Outras 22 pessoas ficaram feridas e seis delas têm estados de saúde mais grave.
Um acidente envolvendo um caminhão bitrem que carregava eucalipto, um ônibus e uma van deixou ao menos doze mortos e outras vinte e duas pessoas feridas, na noite desta quarta-feira (29), na BR-101, em trecho do distrito de Mundo Novo, em Eunápolis.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 20h30, no KM 703. Equipes do órgão, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros estão no local.
A pista só foi liberada na manhã desta quinta-feira (30). Segundo a polícia, entre as vítimas estão os motoristas do ônibus e da van, e uma criança, que não teve idade divulgada. A única vítima identificada até esta manhã foi o condutor do ônibus, Leandro Assunção.
Outras 22 pessoas ficaram feridas, sendo que seis delas estão em estado grave. Três foram levadas para o Hospital Regional de Eunápolis e as outras três foram encaminhadas ao Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Uma delas tem estado mais delicado, e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). :: LEIA MAIS »
SECADOR VERTICAL SOLAR PARA GRÃOS CRIADO NA UESC RECEBE PATENTE PELO INPI

O secador alternativo contribui para o aumento da rentabilidade da atividade e qualidade do produto
No quesito inovação tecnológica, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) continua dando passos largos para consolidação da sua excelência. O Sistema Vertical de Secagem Solar, do professor Jorge Henrique de Oliveira Sales do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET/Uesc), obteve a patente concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Trata-se de um secador vertical solar que propõe um sistema para a secagem de grãos. Uma estufa especial, cuja altura é aproveitada para o processo de secagem, devido ao empilhamento de bandejas no interior da mesma trazendo algumas vantagens como redução drástica da área de secagem, redução do esforço manual devido a um mecanismo específico de fluxo de bandejas e utilização somente a energia solar.
Segundo o professor Jorge Sales, “tradicionalmente, as etapas do processo de pós-colheita possuem baixo rendimento e alto custo devido às operações serem realizadas manualmente. Além dos constantes perigos de acidentes com os trabalhadores que fazem a quebra manual do cacau, as formas rudimentares de trabalho e o baixo nível de higiene na manipulação das operações de quebra do cacau despolpa, extração do mel, fermentação e secagem, tem afetado a qualidade do cacau como a possibilidade de obtenção de subprodutos. Fato esse que tem elevado o custo do produto final. As etapas de pós-colheita do cacau são comparativamente mais difíceis de ser executada do que a de outros produtos, em razão do formato e composição do fruto, da baixa uniformidade de maturação, das várias etapas requeridas e da necessidade de operações que requerem muita mão de obra”. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA DE ILHÉUS PRORROGA REFIS POR MAIS 30 DIAS

A prorrogação chega em um momento importante para quem quer chegar ao final do ano com as contas em dia.
Com a prorrogação do Refis (Programa Especial de Recuperação de Crédito Judicial) por mais 30 dias, em Ilhéus, os contribuintes que ainda não regularizaram seus débitos tributários junto ao Município, terão uma nova chance para aproveitar as vantagens da redução de juros e multas. O prefeito Mário Alexandre baixou o decreto no dia 22 de setembro, e o acesso ao programa com a negociação dos débitos já pode ser feito no setor de Tributos situado no Palácio Paranaguá, Centro da cidade.
A medida foi tomada em razão do estado de calamidade pública gerado pela pandemia do coronavírus (Covid-19) e a consequente crise financeira ocasionada pelos efeitos econômicos daí provenientes. Com fundamento no art. 11 da Lei municipal nº 4.022, de 2019, a prorrogação chega em um momento importante para quem quer chegar ao final do ano com as contas em dia.
SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO: AÇÕES EDUCATIVAS SÃO REALIZADAS PELA PRF EM TODA BAHIA

No último sábado (18), A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou em todo país as ações da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente de 18 a 25 de setembro. Com o tema “Compartilhe o Trânsito!”, os policiais estão engajados em conscientizar a sociedade sobre os perigos no trânsito, além de ressaltar o protagonismo de cada individuo na construção de um trânsito mais seguro.
Durante toda a semana, serão desenvolvidos, em trecho de maior acidentalidade, os comandos de fiscalização educativa de motocicletas, velocidade, carga, alcoolemia, dentre outros, visando prevenir e reduzir a quantidade de acidentes graves e de mortos e feridos. Além disso, os PRFs promoverão uma reflexão a respeito da prevenção de acidentes de trânsito. Nesse contexto, serão disponibilizados cards para publicações em redes sociais ou envio de mensagens a amigos e parentes, compartilhando as orientações e formando uma grande rede de educação de trânsito, por todo o Brasil.
As ações ocorrerão em rodovias federais, aeroportos, terminais rodoviários e outros locais, de forma integrada e coordenada com demais órgãos de trânsito. Dentre os eventos desenvolvidos durante o período, destaca-se a ação pedal legal, a ser realizada no encerramento das atividades, no dia 25, na BR 324. Essa iniciativa consiste em sensibilizar ciclistas e promover orientações para o trânsito seguro de bicicletas em vias federais.
Na tarde de ontem (20), ocorreu na Superintendência, um evento com demais órgãos participantes, para apresentação da programação das ações da polícia rodoviária federal na Bahia durante a Semana Nacional de Trânsito, com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o Cel Adalberto Oliveira Piton, representando o Comandante Geral da Polícia Militar na Bahia (PM); o Inspetor Marcelo Silva, Superintendente da Guarda Civil Municipal (GCM); Marcus Passos, Superintendente da Transalvador; Cláudio Rissardi, Superintendente Adjunto de Operações na Via Bahia, e demais participantes. :: LEIA MAIS »
LACEN DETECTA MAIS 10 CASOS DA VARIANTE DELTA NA BAHIA

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou, por meio de sequenciamento genético, mais dez amostras da variante Delta da Covid-19, no estado. Estes novos casos foram identificados em pacientes diagnosticados com Covid-19 residentes nos municípios de Senhor do Bonfim (2), Sapeaçu, Conceição do Almeida, Salvador (2), Vereda, Medeiros Neto (2) e Vitória da Conquista. Um dos casos evoluiu para óbito. A idade dos pacientes varia de 1 a 45 anos. São três homens e sete mulheres.
Com estes novos registros, a Bahia tem ao todo 14 casos da variante, com dois óbitos. Os quatro primeiros foram identificados em residentes dos municípios de Feira de Santana, Vereda e Prado, além de um tripulante de um navio ancorado em Salvador. Apesar da detecção desses novos casos da Delta, a variante Gamma (antiga P.1, originária em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado.
A escolha das amostras para o sequenciamento foi baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS E ITABUNA EMITEM COMUNICADO SUSPENDENDO VACINAÇÃO EM ADOLESCENTES; SAIBA MAIS

Decisão dos municípios foi após recomendação dos órgãos de saúde.
Em nota, a prefeitura de Ilhéus, por meio da secretaria de saúde, em cumprimento às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, através de nota técnica emitida na noite desta quarta-feira (16), nº 40/2021- SECOVID/GAB/SECOVID/MS, comunica que está SUSPENSA a vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.
Itabuna também publicou a suspensão da vacinação para a faixa etária.
A decisão foi tomada após o Ministério da Saúde divulgar uma nota técnica (confira na íntegra aqui) nesta quarta-feira (15), o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
A pasta citou, entre outros argumentos para revisar a recomendação, o fato de que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos e que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades.
Atualmente, apenas a vacina da Pfizer/Biontech tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em adolescentes a partir de 12 anos.
OPERAÇÃO FRATERNOS: MPF ABRE INQUÉRITOS CONTRA EX-PREFEITA DE PORTO SEGURO

Cláudia Oliveira e o marido Robério Oliveira, ex-prefeito de Eunápolis, são apontados como líderes de organização que pode ter desviado mais de R$200 milhões dos cofres públicos
O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia abriu três inquéritos contra Cláudia Oliveira (PSD), ex-prefeita de Porto Seguro, no sul do estado, no âmbito da Operação Fraternos, que investiga fraudes milionárias em contratos públicos de prefeituras no sul da Bahia.
Cláudia chegou a ser presa junto ao marido, o ex-prefeito de Eunápolis Robério Oliveira (PSD), no mês de junho, mas foram libertados após liminar em Habeas Corpus concedido pelo desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal, da 1a. Região.
De acordo com apuração do Ministério Público Federal, Robério e Cláudia seriam os líderes da organização criminosa que pode ter desviado mais de 200 milhões entre 2009 e 2017 através de fraude em 33 licitações. :: LEIA MAIS »
POLICLÍNICA REGIONAL DE ILHÉUS SERÁ CONSTRUÍDA NO TERRENO DA ANTIGA PETROBRAS

O Governo do Estado decretou de Utilidade Pública para fins de desapropriação, a área de 14 mil metros quadrados da antiga Petrobrás, na avenida Milton Santos, Tapera, zona norte de Ilhéus, para a implantação de uma Policlínica Regional de Saúde. A unidade que atenderá a média e alta complexidade visa descentralizar a assistência, regionalizando o atendimento ao cidadão.
A notícia é boa, já que contempla, com novos serviços, a saúde pública do município. No entanto, um detalhe chama a atenção no decreto recentemente publicado: o espaço onde funciona o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi), que está inserido na área desapropriada, não tem a registrada a garantia de sua continuidade.
Na sessão de hoje (14), o diretor executivo do Cepedi, José Alfredo, foi o convidado da vereadora Enilda Mendonça (PT) para falar sobre o momento e a importância da entidade para o desenvolvimento do município. Fundado em 2002, o Cepedi surgiu com o objetivo de fornecer e capacitar mão de obra para atender o Pólo de Informática de Ilhéus. Organização de base tecnológica, nestes 19 anos atendeu mais de 50 empresas, com soluções que rodam em outros países, como México, Vietnã e Estados Unidos. O Cepedi continua tendo sua importância no polo, com soluções de grandes impactos. E atende, também, cursos tecnológicos da Universidade Estadual de Santa Cruz e de faculdades privadas da região. “Antes os egressos terminavam a graduação e iam trabalhar em outros centros, justamente por não existir um polo que pudesse contribuir com seu o talento. Agora já não é mais assim”, assegura o diretor executivo do Cepedi. Hoje a entidade conta com mais de 60 colaboradores entre contratados e bolsistas. :: LEIA MAIS »
FLEXIBILIZAÇÃO DAS RESTRIÇÕES FAVORECE AQUECIMENTO DO TURISMO

Praia do Forte é aquecida pelo turismo interno
O setor de turismo baiano passa pelo momento de gradual reação econômica, diante do avanço da vacinação e o momento de maior flexibilização de medidas restritivas contra a Covid-19.
Na Bahia, 30% dos empresários do segmento acreditam que as atividades retornarão à situação de regularidade nos próximos seis meses, já 31% afirmam que o cenário será possível a partir do primeiro trimestre de 2022. Dados são de pesquisa do observatório da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), do último mês.
O empresário Ivan Moraes é um dos otimistas com o momento de retomada do setor. Sócio da pousada Bichelenga, em Imbassaí, na cidade de Mata de São João (Grande Salvador), ele conta que está com ocupação próxima dos 100%, após meses de enfrentamento dos impactos causados pela pandemia de Covid-19. :: LEIA MAIS »









