:: ‘Destaque2’
ELEIÇÕES 2022: JOÃO LEÃO É CHAMADO ÀS PRESSAS PARA REUNIÃO COM LULA, OTTO, RUI E WAGNER

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), foi chamado agora há pouco às pressas para se integrar à reunião que acontece em São Paulo entre o governador Rui Costa (PT) e os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) com o ex-presidente Lula e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, a fim de discutir uma nova formação da chapa governista na Bahia. Ele deve embarcar num jatinho.
Desde que circularam informações sobre a realização do encontro, começaram as especulações de que pode estar em curso uma negociação que levaria à retirada da candidatura de Wagner ao governo em favor de Otto, tendo Rui como candidato a senador. A convocação de Leão só reforçaria o boato, uma vez que ele pode ser contemplado com o governo do Estado com a renúncia de Rui para disputar as eleições.
De Política Livre
PRESIDENTE DA CÂMARA AFIRMA QUE BARRACAS NÃO SERÃO DERRUBADAS NA 2ª ETAPA DA DUPLICAÇÃO DA BA-001

Na última sessão ordinária realizada na tarde de ontem, quarta-feira (09), de forma remota pela Câmara de Vereadores de Ilhéus, o Presidente da Casa Legislativa, Jerbson Moraes (PSD), afirmou que com a segunda fase da duplicação da BA-001, os cabaneiros não precisam se preocupar e não correm risco de terem as suas cabanas derrubadas.
O presidente e advogado explicou durante a sua fala que existe uma liminar federal que proíbe que derrubem as barracas. “Queria também informar a vossas excelências que as barracas vão ser mantidas, até porque todos os barraqueiros daquela orla são meus clientes e existe uma liminar federal que proíbe a derrubada das barracas”, esclareceu o edil, que também lembrou que participou de reuniões onde defendeu esse posicionamento e o direito dos barraqueiros.
Jerbson ainda informou que tem participado de diversos encontros com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, e com o seu assessor técnico, Vinícius Briglia, sobre o desenvolvimento do projeto. “Pedi ao prefeito que marcássemos uma audiência com todos os vereadores na Câmara para que ele possa apresentar os projetos da zona sul e da zona norte”, explicou o Presidente.
Lembrando que em 2018, durante o primeiro mandato do vereador Jerbson Moraes, a demolição das cabanas foi evitada graças a uma liminar concedida a partir de solicitação do edil, que também é advogado. Para o parlamentar, os empregos e renda gerados a partir desses serviços são inegociáveis e insubstituíveis, e o setor deve ser aprimorado e não dizimado, como pretendia a medida do SPU.
GRIPÁRIO DE ILHÉUS COMEÇA A FUNCIONAR NESTA SEXTA-FEIRA (4); SERVIÇO SERÁ OFERTADO NA UPA

Pacientes com síndrome gripal poderão se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento da Conquista (UPA) a partir desta sexta-feira (4). Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a unidade passará a funcionar como referência para atendimento aos sintomas gripais de leve a grave complexidade. A entrega do gripário será realizada às 9h.
A estrutura prestará assistência em regime de plantão 24 horas, contando com sala para medicação, hidratação e outros cuidados, além da coleta diária de teste rápido e RT-PCR para detecção da Covid-19, no turno da manhã. O teste com antígeno e RT-PCR (Swab) é feito de acordo com a janela imunológica.
Onde devo ir?
Pessoas que apresentarem sintomas gerais, excluindo os gripais, devem procurar o PA da Zona Sul e os hospitais conveniados ao SUS Hospital São José, COCI e Hospital Regional Costa do Cacau. Já as crianças com ou sem sintomas gripais devem se dirigir ao Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Santa Dulce, antigo Hospital Vida Memorial.
Segundo a Sesau, são considerados sintomas gripais de leves a graves: dor de cabeça, dor de garganta, coriza, tosse, dificuldade para respirar, pressão ou dor no tórax, febre alta e lábios azulados. O serviço complementa a rede de urgência e emergência em Ilhéus e assegura atendimento aos pacientes com quadro clínico respiratório.
Somado à abertura do gripário e ao avanço da vacinação, é essencial que a população mantenha as medidas de prevenção contra a Covid-19, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico.
Serviço
Abertura do gripário municipal – UPA da Conquista
Data: 4 de fevereiro de 2022
Horário: Às 9h
OPERAÇÃO FORÇA TOTAL INTENSIFICA POLICIAMENTO NA BAHIA
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) intensificou o policiamento nos 417 municípios baianos com o início da primeira edição da Operação Força Total. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta quinta-feira (13), no bairro da Boca do Rio, com a presença do comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, de praças e oficiais da corporação.
A operação amplia as ações ostensivas, preventivas e repressivas de forma a potencializar o policiamento e as operações policiais já em andamento, ampliando a segurança no estado. Também está previsto policiamento em áreas específicas e o cumprimento de mandados de prisão, abordagens a pessoas, veículos e ônibus, além de paradas em pontos estratégicos nos principais corredores de tráfego e blitzes nas rodovias estaduais.
Além do efetivo que atua diariamente, cinco mil policiais militares irão reforçar as ações, inclusive das unidades administrativas e de ensino. Eles atuarão a pé, em viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e em postos de abordagem policial.
“A nossa principal missão é proteger a sociedade. No último trimestre, tivemos uma redução de 14,3% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais [CVLI] e 40% no mês de janeiro, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse resultado é fruto do trabalho de toda a tropa, grande responsável por essa redução. Esta operação é uma mensagem de força e segurança para o cidadão”, pontua o comandante-geral.
VEREADORES ORGANIZAM FORÇA-TAREFA PARA AJUDAR O RIO ALMADA
Na sexta-feira (17), o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), reuniu pela segunda vez com autoridades e vereadores para discutir sobre a situação atual do Rio Almada. De acordo com Jerbson, a intenção é montar uma força tarefa com o Legislativo, autoridades e instituições, como o Corpo de Bombeiros e Marinha, para resolver o problema que já assola há anos a região.
O Rio Almada já vem com um problema de longas datas e recentemente tem piorado. Segundo o morador de Aritaguá, conhecido como Babito, o crescimento de vegetações conhecidas como amazonas, que são diferentes de baronesas, pois não soltam sozinhas com o nível das chuvas e das cheias, tem fechado o Rio e impedido o desenvolvimento da região. “Os moradores que usam o Rio para sobreviver, para tirar o sustento, têm tido grande dificuldade no ir e vir por conta dessa vegetação”, explicou Babito.

Devido aos prejuízos que a vegetação tem causado, vê-se a necessidade de uma força manual para poder soltá-las. “Esse é o intuito da nossa união. A vegetação vem crescendo ao longo dos anos e vem impedindo o desenvolvimento econômico daquela região, que é o turismo, a pesca. Diversos vilarejos dependem do Rio Almada: Aritaguá, Sambaituba, Castelo Novo, Juerana, Lagoa Encantada, Vila Campinhos, Urucutuca, entre outros mais distantes, mas que também usam o Rio e dependem da via fluvial para manter o trabalho do dia a dia’, destacou o presidente da casa Legislativa.
Demonstrando muita preocupação, Babito explicou que costuma subir o Rio com frequência, “para manter o canal do Rio aberto e poderem ter, no mínimo, os ligamentos dos vilarejos de um ao outro abertos. Porém, acontece com muita frequência o canal do Rio fechar e os moradores em geral ficarem sem ter como navegar”.
O Major Tadeu Gomes do Corpo de Bombeiros esteve presente nas reuniões e colocou sua equipe à disposição. “Com ou sem a presença de outras autoridades, nós vamos nos unir com os vereadores para resolver esse problema. E só iremos parar quando resolver, não existe a possibilidade da não resolução do problema”, enfatizou o Major, que também destacou a importância de sempre haver a manutenção para que não ocorra novamente tal situação.
Além de Jerbson Moraes, Babito e o Major Tadeu, participaram da última reunião os vereadores Tandick (PTB), Vinícius (PV), César Porto (PSB) e Ivo Evangelista (Republicanos). Os vereadores se comprometeram em entrar em contato com a Marinha, a CIPPA e outras instituições. Além de fazer nesta segunda-feira (20), uma visita in loco na região supracitada para observar de perto a situação e ter mais propriedade das demandas.
FORRÓ É DECLARADO PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

Luiz Gonzaga o Rei do Baião
Em decisão unânime, durante reunião extraordinária realizada hoje, o Iphan (Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) declarou as matrizes tradicionais do forró como patrimônio cultural do Brasil.
O conselho, formado por representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil, também elegeu o forró como um super gênero musical, por reunir ritmos nordestinos, entre eles, o xote, xaxado, baião, chamego, a quadrilha, o arrasta-pé e o pé-de-serra.
O pedido de registro para tornar o forró patrimônio cultural foi feito em 2011 pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, do estado da Paraíba. Nos últimos dez anos, em parceria com comunidades detentoras, foi realizada a descrição detalhada das matrizes tradicionais com registro documental e audiovisual.
A relatora da proposta A conselheira Maria Cecília Londres, relatora da proposta, fez uma ampla explanação sobre as origens do ritmo musical nordestino e da palavra forró. A relatora destacou a relevância do forró por englobar atividades como artesanatos, orquestras sanfônicas, escolas de dança, preservação de instrumentos (rabeca, sanfona, triângulo, pífanos, zabumba etc).
Maria Cecília citou também a importância das organizações de forrozeiros, criadas em vários estados para manter vivo o forró. Ao concluir seu voto, a relatora disse ser plenamente a favor do registro das matrizes tradicionais do forró como patrimônio cultural do Brasil.
Com Informações da Agência Brasil
ILHÉUS: PREFEITURA ENCERRA OUTUBRO ROSA COM PALESTRAS E AÇÕES DE PREVENÇÃO À SAÚDE DA MULHER NESTE SÁBADO (30)

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza no próximo sábado (30) o encerramento da campanha Outubro Rosa, com diversas ações de prevenção à saúde da mulher. O atendimento será ofertado na Policlínica Municipal Halil Medauar, das 8h às 13h. Conforme a Sesau, o público terá acesso aos seguintes serviços: atendimento clínico; atendimento de Ginecologia; atendimento de Cardiologia; atendimento com nutricionista; realização de Eletrocardiograma com laudo; além de vacinação contra a Covid-19 (para o público preconizado) e imunização contra a Influenza.
Também serão ofertadas aferição de pressão arterial; ultrassonografia de mama e transvaginal; palestras de Educação em Saúde (prevenção ao câncer de mama) e coleta de exames de laboratório; preventivo; glicemia e sorologias para Hepatites, HIV e Sífilis. É importante a apresentação do documento de identificação com foto, cartão do SUS; cartão de vacinação e comprovante de residência.
Serviço
Encerramento da campanha Outubro Rosa
Data: 30 de outubro de 2021
Horário: Das 8h às 13h
Local: Policlínica Municipal Halil Medauar
Endereço: Avenida Vereador Marcus Paiva, 291 – Cidade Nova
ADOLESCENTE DE 16 ANOS ESTÁ DESAPARECIDA HÁ UMA SEMANA NA BAHIA


Uma família de Conceição do Coité, cidade do nordeste da Bahia, procura por uma adolescente de 16 anos, que desapareceu na última segunda-feira (11). Kamille Vitória da Souza Silva foi vista pela última vez quando dormia na casa da avó.
Segundo informações da esteticista e estudante de educação física, Laís de Souza Silva, de 34 anos, a filha dela não costumava sair de casa sem avisar para os familiares.
“Minha filha é uma pessoa boa, não é envolvida com coisa ruim, com droga. Pelo semblante você percebe que ela é inteligente, era para ter concluído o ensino médio em 2019, mas com a pandemia vai terminar agora”, relatou a mãe da adolescente.
“Ela é muito amada, não brigamos com ela. Nunca aconteceu algo parecido, ela pede para sair. No sábado ela me pediu e no domingo falou com a avó”.
As duas moram no bairro de Armação, em Salvador, mas a garota estava com a avó, no interior do estado.
“Ela estava passando um tempo com minha mãe, já que por causa da pandemia, não estava tendo aulas presenciais”, disse Laís Silva.
“Pela manhã, minha mãe saiu antes das 9h, deixou ela dormindo tranquila. O avô estava em casa, ela acordou tranquila, não demonstrou que estava com pressa para sair de casa”.
De acordo com a família, o quarto da adolescente foi encontrado revirado e com as roupas em cima da cama. Kamille Vitória deixou a casa da avó apenas com uma bolsa.
“Por volta das 12h, minha mãe chegou em casa e ela não estava mais lá. Ela achou estranho, porque o quarto dela estava revirado, como se tivesse saído às pressas. As roupa jogadas no chão”, contou a mãe da adolescente.
Em nota, a Polícia Civil informou que a avó da garota registrou o desaparecimento, na manhã de quarta-feira (13), na 15ª Coorpin/Coité. A unidade apura o caso.
DO G1
MULHER SUSPEITA DE ENVENENAR ESPOSO E FILHOS EM ILHÉUS É PRESA EM SÃO PAULO PELA POLÍCIA CIVIL

Policiais Civis lotados no Núcleo de Homicídios de Ilhéus realizaram levantamentos para localizar e prender Daniele Reis dos Santos, vulgo Dani, 37 anos, contra a qual havia pendente de cumprimento um Mandado de Prisão Preventiva expedido pela 1ª Vara do Júri da Comarca de Ilhéus.
Relembre o Caso
De acordo com as investigações e a denúncia ofertada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, durante todo o ano de 2012, Daniele Reis dos Santos, agindo com a intenção de matar, ministrou pequenas quantidades de veneno na alimentação de seu companheiro J.L.P.S. e também dos três filhos do casal.
A vítima J.L.P.S. chegou a ser internada por diversas vezes no Hospital Regional em Ilhéus, tendo sido transferida para Unidades de Saúde nas cidades de Itabuna e Salvador, passando a realizar diversos exames no intuito de se obter um diagnóstico acerca do seu estado de saúde, sem, contudo, lograr êxito na identificação da causa de seus internamentos.
Durante os internamentos, a denunciada continuava a acompanhar a vítima nos Hospitais e a ministrar pequenas doses de veneno nos alimentos que lhe oferecia, fazendo com que o estado de saúde de J.L.P.S. não tivesse melhoras.
Após ter sido novamente internada em dezembro de 2013, a vítima J.L.P.S. sofreu uma parada cardíaca, sendo alertada pelos médicos de um possível óbito nos dias seguintes.
No Hospital, onde seu companheiro estava internado, a acusada iniciou um novo relacionamento e acabou se afastando da Unidade Hospitalar e da vítima, quando, então, J.L.P.S. começou a apresentar melhorias em seu estado de saúde, o que acendeu um alerta para a possibilidade de envenenamento, o que restou configurado através da realização do exame médico legal.
Além de ministrar o veneno nos alimentos, a acusada ameaçou e obrigou um de seus filhos a fazer o mesmo com o próprio pai.
Após obter êxito no rastreamento de Daniele Reis dos Santos, localizada pela Equipe de Investigação na cidade de Sumaré/SP, a Polícia Civil da Bahia manteve contato com a Divisão de Capturas da Polícia Civil de SP., que de posse das informações, efetuou a prisão da foragida da Justiça.
A presa encontra-se custodiada no 89º Distrito Policial da Capital, no Estado de São Paulo, aguardando ser recambiada para Ilhéus, onde responderá a processo criminal e será julgado pelo Tribunal do Júri.
Fonte: Núcleo de Homicídios da 1ªDT/Ilhéus-BA – 7ªCOORPIN/Ilhéus-BA.
DIAGNÓSTICO PRECOCE DA HANSENÍASE SERÁ TEMA DE ENTREVISTA NO PROGRAMA NA BOCA DO POVO DESTA QUARTA (06)

Na edição desta quarta-feira, 6, do Programa Na Boca do Povo, na Rádio Bahiana de Ilhéus AM 1310, a partir das 7h, os apresentadores Adilson Neves e Monique Madureira receberão a Enfermeira Eliana Melo, Coordenadora do Programa Municipal de Combate à Hanseníase, para abordar sobre o Projeto “Espelho Meu”.
O projeto teve início em 27 de Setembro na comunidade do Teotônio Vilela. O nome faz alusão à importância do incentivo ao ato simples de se auto observar, como medida que contribui no diagnóstico precoce da Hanseníase, além de chamar atenção para a necessidade da vigilância constante por parte de toda a sociedade.
Idealizado pelo Programa de Tuberculose e Hanseníase do Município de Ilhéus, em parceria com a Rede Universitária de Combate a Hanseníase (Rede Hans Bahia) e o Núcleo Morhan Regional de Ilhéus (em fase de implantação), o projeto tem como objetivo dar visibilidade à problemática de uma doença que ainda se apresenta como grande problema de saúde pública no Brasil, que é o segundo no mundo em número absoluto de casos, realizando a detecção de casos nas comunidades através de uma busca ativa de pacientes junto com os Agentes Comunitários.
A entrevista será transmitida pelo aplicativo da Rádio Bahiana, pelas ondas sonoras da rádio am 1310, e em live pelo facebook e youtube da rádio bahiana. Os ouvintes podem participar através do telefone 3231 1605 e whatsapp 99969 0648.










