WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque2’

DIA DO ASSISTENTE SOCIAL SERÁ TEMA DE SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA DE ILHÉUS NA SEXTA-FEIRA (27)

Nessa sexta-feira, dia 27, a partir das 15h, a Câmara de Vereadores de Ilhéus promove uma sessão especial para discutir o Dia Nacional do Assistente Social, presencialmente no plenário Gilberto Fialho e transmitido simultaneamente pelas redes sociais da casa legislativa. Cláudio Magalhães (PCdoB) é o autor do requerimento aprovado que viabilizou a realização deste debate.

O vereador lembrou que essa atividade acontece em referência ao dia do assistente social, celebrado em 15 de maio, data de publicação do decreto 994 de 1962 que regulamentou a profissão. “A batalha diária desses profissionais, em busca da justiça social em um país tão desigual, é de fundamental importância para a população. Eles atuam nas mais diversas áreas de políticas públicas, seja na assistência social, na saúde, na educação, entre outras. Merecem nosso profundo respeito e admiração, pelo papel que desempenham em nossa sociedade”, declarou.

Cláudio Magalhães ressaltou que esses trabalhadores merecem ser incluídos nos debates dos espaços representativos para dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta. “Pretendemos nesta sessão, valorizar o trabalho da categoria e dialogar com a sociedade sobre o que o Serviço Social pode oferecer como profissão em defesa da efetivação dos direitos da população”, disse.

O edil disse que, em 2022, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) traz como tema de campanha: Trabalhadoras do Brasil, somos e lutamos com elas, em defesa dos direitos e das liberdades democráticas. “Temos mais de 200 mil profissionais, com cerca de 90% de mulheres, que ajudam a construir nosso país, tendo como objetivo atender e garantir os diretos da população, principalmente daqueles que mais precisam. A atuação desses profissionais precisa de apoio e fortalecimento. Por isso, essa sessão especial é tão importante”, assegurou.

BRASIL: ANVISA SUGERE MÁSCARA E ISOLAMENTO PARA ADIAR CHEGADA DE VARÍOLA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está pedindo reforço de medidas não farmacológicas, como distanciamento, uso de máscara e higienização frequente de mãos, em aeroportos e aeronaves, para retardar a entrada do vírus da varíola dos macacos no Brasil. Desde o início do mês, ao menos 120 ocorrências da doença foram confirmadas em 15 países. O Ministério da Saúde instituiu ontem uma sala de situação para monitorar o cenário da monkeypox no Brasil.

A rara doença pode chegar nos próximos dias, segundo especialistas ouvidos pelo Estadão. No domingo foram registrados casos suspeitos na vizinha Argentina. A varíola dos macacos é, na verdade, doença original de roedores silvestres, mas isolada inicialmente em macacos. É frequente na África, mas de ocorrência muito rara em outros continentes.

Cientistas acreditam que o desequilíbrio ambiental esteja por trás do atual surto, mas não veem razão para pânico. “Acho muito difícil que (a doença) não chegue aqui”, afirmou o presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, José David Urbaez “Mas se trata de uma doença considerada benigna.” Além disso, existem tratamento e vacinas.

Mas é necessário alerta, segundo a Chefe da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da USP, Anna Sara Levin. “Essa transmissão pessoal é um pouco preocupante, temos de entender se houve uma adaptação do vírus ou contato muito intenso entre as pessoas.”

“É mais um problema que vem se somar ao nosso quadro atual”, disse Urbaez. “O ponto positivo é que a nossa vigilância está muito sensível, conseguindo detectar os problemas em tempo real “

ITABUNA: BAIXA PROCURA POR VACINA DE GRIPE E SARAMPO PREOCUPAM AUTORIDADES DE SAÚDE

As autoridades de saúde de Itabuna estão preocupadas com a baixa procura por vacinas nas Unidades Básicas e de Saúde da Família e o aparecimento de possíveis casos de sarampo no município. Segundo a coordenadora da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Britto, a cidade registrou menos de 30% de imunização em crianças, principal público alvo da campanha.

“Quanto mais pessoas deixam de se vacinar, maiores os riscos do vírus voltar à ativa”, alerta. Ela informa que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que só nos dois primeiros meses deste ano os casos da doença aumentaram em quase 80% em todo o mundo ante o mesmo período do ano passado.

“É preocupante, porque o sarampo é uma doença infectocontagiosa e que pode ser prevenida com a vacina”, reforça. A coordenada da Rede de Frio acrescenta que a doença enfraquece o sistema imunológico e deixa o paciente mais suscetível a outros tipos de doenças como pneumonia e diarreia, meses depois da infecção.

Camila Brito contou que o Ministério da Saúde já tem uma campanha para atender os trabalhadores da saúde, como um público específico e crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos para corrigir essas lacunas vacinais.

Lembra que a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família e que a dose, além de gratuita a vacina pode ser aplicada de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas. :: LEIA MAIS »

TESTAGEM NAS ESCOLAS EM 2022 TEM 99,3% DAS AMOSTRAS NEGATIVAS PARA COVID-19

O balanço parcial de 2022 do projeto ‘Partiu! #Testagem nas Escolas’ reúne dados animadores para a saúde do estado. O levantamento, que traz informações atualizadas referentes ao período de março até o dia 17 de maio, mostra que 99,3% das amostras analisadas foram não detectáveis para Covid-19.

Dos 30.561 exames realizados nesse período, apenas 228, ou 0,7 % do total, foram positivos para a doença, sendo que 29.747 foram descartados através de teste rápido e 586 por meio da análise feita pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/BA). Ao todo, 522 escolas de 362 municípios participam do projeto que tem como objetivo identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar.

O Partiu! #Testagem foi instituído com o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar. A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com os municípios. A testagem está sendo realizada em funcionários e estudantes da rede pública municipal e estadual, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais. :: LEIA MAIS »

COMEÇA NESTA SEGUNDA (23) A SEMANA DE INOVAÇÃO COM FOCO NO EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM ILHÉUS; CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dos dias 23 a 28 de maio, a Prefeitura de Ilhéus promove a 1ª Semana de Inovação, dedicada à abordagem de temas relevantes para alavancar o processo de transformação digital e disseminar a cultura da inovação em diversas esferas da sociedade. Nesta edição, os debates serão focados no afroempreendedorismo, nas diversas atividades ligadas ao empreendedorismo social e novas tecnologias.

A participação é gratuita. Confira a programação completa. Clique aqui

O evento conta com a participação de especialistas de renome no cenário nacional e internacional. A abertura oficial acontece na próxima terça-feira (24), a partir das 19h, com a palestra “Empreendedorismo Social e Inovação”, ministrada pela fundadora e CEO do Movimento Black Money, Nina Silva.

Durante os seis dias de evento, o público poderá ter acesso às estruturas montadas em diversos espaços espalhados pela cidade, entre eles a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI) e o Hotel Praia do Sol.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), responsável pela organização do evento, a programação especial será marcada por palestras, minicursos, workshops, seminários, oficinas sobre empreendedorismo, inovação, metaverso, oportunidades de investimentos, entre outros. A iniciativa conta com apoio da EcoInova Sul e do Sebrae, que apresenta o Cacau Valley iFestival, dos dias 25 a 27 de maio. :: LEIA MAIS »

PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE VISITA OBRAS DE IMPLANTAÇÃO DA BA-649

O investimento é feito pelo Governo da Bahia com recursos na ordem de aproximadamente R$ 150 milhões

Com oito quilômetros executados, a implantação da BA-649 segue a todo vapor. Na manhã desta terça-feira (17), o prefeito Mário Alexandre vistoriou a obra, acompanhado da primeira-dama Soane Galvão, secretários e vereadores. O investimento é feito pelo Governo da Bahia com recursos na ordem de aproximadamente R$ 150 milhões.

Conforme o gestor, o serviço atende uma demanda histórica do sul do estado, ligando Ilhéus e Itabuna, as duas maiores cidades da região.

“A gente só tem a agradecer ao nosso governador Rui Costa, porque essa obra é uma das maiores em andamento no Brasil. É uma obra feita com carinho, com amor e, acima de tudo, com planejamento. Isso é o que faz a diferença. Então, eu fico muito feliz em fazer parte dessa equipe. Mais um sonho realizado para o povo de Ilhéus, Itabuna e de toda a região. Gratidão a Deus e ao Governo da Bahia, que executa obras nos quatro cantos do estado para dar dignidade e promover qualidade de vida ao nosso povo”, ressaltou. :: LEIA MAIS »

MUNICÍPIO REALIZA VISITA TÉCNICA E GARANTE REQUALIFICAÇÃO DE MAIS TRÊS UNIDADES DE SAÚDE EM ILHÉUS

A visita foi realizada com a presença dos vereadores Kaique Souza, Éder Júnior, Paulo Carqueija e Ivo Evangelista.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou nesta segunda-feira (16) visita técnica às unidades de saúde localizadas na Barra e no Iguape. Conforme a Sesau, a vistoria teve como finalidade avaliar as principais demandas das equipes e anunciar melhoria na estrutura física da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Barra e na Unidade Básica de Saúde (UBS) e ESF do Iguape.

A visita atende a determinação do prefeito Mário Alexandre, que promove uma série de requalificações para prestar atendimento de qualidade ao cidadão ilheense.

“Aproveitamos para traçar novas estratégias, com vistas à prestação de um serviço cada vez eficiente para a nossa população. Ouvir, entender e atender as demandas das comunidades é o principal objetivo do prefeito Mário Alexandre. A Saúde avança de uma forma jamais vista”, frisou André Cezário, titular da Sesau.

A visita foi realizada com a presença dos vereadores Kaique Souza, Éder Júnior, Paulo Carqueija e Ivo Evangelista. De acordo com a secretaria, as unidades possuem atendimento médico regular, o que amplia o acesso dos usuários aos serviços de saúde nesses locais.

O QUE SE ESPERAR DA ONDA DE FRIO NA BAHIA

A massa polar chegará ao Brasil por volta do dia 16 e, então, ficará “estacionada” por quatro dias nas regiões Sul e Sudeste. 

O Brasil será atingido por uma forte massa polar na próxima semana, levando a frio intenso, geada e até neve nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A Bahia também será atingido pela frente fria, mas com um impacto muito menor do que nos outros estados.

Foi o que explicou a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria. Segundo a especialista, as temperaturas na capital e no interior do estado sofrerão uma “ligeira redução”, mas nada muito diferente do que o estado costuma ter nesta época do ano.

Por exemplo: em maio deste ano Salvador já registrou temperaturas na casa dos 22 °C, enquanto no Oeste e região de Conquista os termômetros se aproximaram dos 10ºC.

“Não devemos ter nada que cause grande impacto, não é o caso. Até o momento, não sabemos o tamanho da redução nas temperaturas, mas estamos acompanhando para saber se haverá alguma influência na Bahia”, disse Cláudia Valéria.

Ainda conforme a meteorologista, a massa polar chegará ao Brasil por volta do dia 16 e, então, ficará “estacionada” por quatro dias nas regiões Sul e Sudeste

Ou seja: qualquer impacto que ela tenha em Salvador só deve ser sentido lá para o dia 20 de maio. “Até lá já teremos uma maior noção do quanto as temperaturas vão baixar — e se vão baixar”, explicou a especialista

SEMANA MUNICIPAL VAI DISCUTIR MEDIDAS NO ENFRENTAMENTO AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Câmara Municipal de Ilhéus realizará na próxima segunda-feira, 16, a Semana Municipal com o objetivo de discutir medidas de enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual a crianças e adolescentes, inclusive a reivindicação ao Governo do Estado para implantação de uma delegacia especializada de Crimes Contra Criança e Adolescentes. A ação foi proposta através de requerimento do vereador Gurita.

A programação inclui Seminário, Sessão Especial, palestras nas escolas, caminhadas, blitzs educativas – apresentando aos motoristas a importância da prevenção à violência sexual, panfletagem, entre outras ações que fazem parte da Semana instituída no município de Ilhéus através da lei nº 3.683/2013. de autoria do vereador Gurita. A proposta da Semana, celebrada anualmente de 11 a 18 de maio, é chamar a atenção da sociedade para o tema e buscar alternativas de prevenção à violência infantojuvenil, principalmente no ambiente familiar e escolar.

O movimento visa unificar ações de todos os órgãos que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente, a fim de conscientizar a sociedade para a gravidade do problema da violência sexual infantojuvenil. Gurita, menbro da Comissão de Direitos Humanos, salientou a necessidade de mobilizar todos os seguimentos da sociedade – autoridades, técnicos e lideranças sociais – para discutir estratégias e promover ações concretas voltadas ao combate dessa grave prática criminosa. :: LEIA MAIS »

GOVERNO DA BAHIA E SEBRAE OFERECEM CAPACITAÇÃO GRATUITA A MICROEMPREENDEDORES DE ILHÉUS E ITABUNA

Foto: Divulgação

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realiza, de 16 a 20 de maio, a Semana do Microempreendedor Individual, no sul da Bahia. As inscrições podem ser feitas gratuitamente através do link.

O objetivo é capacitar microempreendedores da região através de oficinas que contribuam para a melhoria dos negócios. As atividades acontecem de forma presencial no auditório da Secretária de Saúde de Ilhéus e na unidade do Sebrae em Itabuna.

Serão abordados os temas “Como planejar o meu negócio”, “Como encontrar bons fornecedores”, “Como definir o preço de vendas”, “Como aumentar suas vendas” e “Como controlar o fluxo de caixa”.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia