:: ‘Destaque2’
BAHIA CHEGA AO 5º DIA SEGUIDO COM MENOS DE 1.000 NOVOS CASOS EM 24H

A Bahia registrou, pelo quinto dia consecutivo, menos de 1.000 novas contaminações pelo novo coronavírus em um período de 24 horas. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), foram confirmados 978 novos casos da Covid-19 e 27 mortes em decorrência da doença nesta quinta-feira (19).
No total, o estado acumula 1.212.603 casos confirmados da Covid-19 e 26.226 mortes pela doença desde o início da pandemia, que chegou à Bahia no dia 6 de março de 2020, com o primeiro registro de contaminação em Feira de Santana.
O número de casos ativos registrou um leve aumento no período, chegando a 3.668 nesta quinta. Os municípios baianos com mais contaminados, no momento, são Salvador (503), Itabuna (197), Vitória da Conquista (138), Guanambi (104), Lauro de Freitas (86), Barreiras (69), Eunápolis (63), Porto Seguro (56), Teixeira de Freitas (55), Anagé (42) e Luís Eduardo Magalhães (42). :: LEIA MAIS »
OPERAÇÃO DA PF MIRA GRUPO QUE MOVIMENTOU R$ 160 MILHÕES COM CONTRABANDO DE CIGARROS NA BAHIA

Cerca de 80 policiais federais cumprem ordens nas cidades de Guanambi, Luís Eduardo Magalhães e Palmas do Monte Alto
A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram na manhã desta terça-feira (17) a Operação Tabapy, que investiga uma associação criminosa especializada na importação, transporte e distribuição de cigarros paraguaios, atuante no sudoeste baiano. Cerca de 80 policiais federais cumprem 20 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva nas cidades de Guanambi, Luís Eduardo Magalhães e Palmas do Monte Alto.
A operação se baseia em uma investigação iniciada em agosto de 2020, identificando-se uma associação criminosa sediada em Guanambi, atuante no contrabando de cigarros importados ilicitamente do Paraguai e distribuídos em todo o sudoeste da Bahia. Durante o período investigado, o grupo movimentou mais de R$ 160 milhões em contas bancárias de pessoas vinculadas à associação.
Além das medidas de busca e apreensão e prisão, a Justiça Federal determinou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens móveis e imóveis em até R$ 42.178.114,50, tornando-os indisponíveis para alienação e transferência. :: LEIA MAIS »
DJ IVIS VIRA RÉU POR AGRESSÕES CONTRA A EX-MULHER

Dj Ivis está detido há um mês em uma área de triagem no presídio Irmã Imelda Lima Pontes, na Região Metropolitana de Fortaleza
Detido há um mês em uma área de triagem no presídio Irmã Imelda Lima Pontes, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o DJ Ivis tornou-se réu pelas agressões contra a ex-mulher Pamella Holanda, informou o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta segunda-feira, 16.
O processo tramita em segredo de Justiça na Vara Única Criminal de Eusébio e, conforme o tribunal, “mais informações não podem ser repassadas por conta do sigilo do processo”.
Iverson de Souza Araújo foi indiciado pela Polícia Civil do Ceará no final de julho e a denúncia do Ministério Público do Ceará foi aceita pela Justiça. As agressões foram registradas em vídeo e denunciadas por Pamella no início de julho.
De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), o DJ Ivis está em uma situação especial de segurança para garantia de sua integridade física, já que o caso teve grande repercussão.
PM APREENDE DRONE QUE LANÇARIA CELULARES PARA PRESÍDIO EM ITABUNA

O equipamento seria utilizado para arremessar celulares
Um drone foi apreendido por equipes da Companhia Independente de Polícia de Guarda (CIPGd/Itabuna) nesta quinta-feira, 12, no município de Valença, a 272 km de Salvador. O equipamento seria utilizado para arremessar celulares para o complexo penitenciário da cidade.
De acordo com o comandante da unidade, major Washington Luís Fonseca, a ação criminosa foi evitada por militares que estavam no local: “Quando as guarnições perceberam o drone próximo ao presídio, deram um tiro no equipamento, que logo caiu no chão”. :: LEIA MAIS »
BAHIA RECEBE NESTA SEXTA-FEIRA MAIS 314 MIL DOSES DE VACINA CONTRA A COVID-19

As vacinas que chegam nesta sexta-feira devem começar a ser enviados aos municípios neste sábado (14)
A Bahia recebe, nesta sexta-feira (13), mais 314.678 doses de vacinas. O primeiro carregamento, com 192.998 doses de Coronavac, chega no aeroporto de Salvador, em um avião com pouso previsto para as 9h40min. A segunda remessa, com 121.680 doses da Pfizer/BioNTech, chegará em um voo marcado para as 16h40.
Com estas duas novas cargas, a Bahia chegará ao total de 12.893.518 doses de vacinas recebidas, sendo 4.416.298 da Coronavac, 6.151.580 da AstraZeneca/Oxford, 2.064.540 da Pfizer/BioNTech e 261.100 da Janssen.
Com 7.097.133 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.997.127 receberam também a segunda aplicação, e mais 252.287 foram imunizados com dose única, até as 17h desta quinta-feira, a Bahia já vacinou 66,3% da população com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única.
As vacinas que chegam nesta sexta-feira devem começar a ser enviados aos municípios neste sábado (14), em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador.
PELA PRIMEIRA VEZ, BAHIA ZERA FILA DE REGULAÇÃO PARA UTI COVID ADULTO

Isso acontece pela primeira vez desde o início da pandemia
A Bahia não tem pessoas na fila da regulação para leitos de UTI adulto exclusivos para a Covid nesta quarta (11). A informação foi confirmada com a Secretaria de Saúde do Estado. Isso acontece pela primeira vez desde o início da pandemia.
O fim da fila de espera é reflexo da queda de taxas relacionadas a doença. Nos últimos dias, a capital baiana, por exemplo, registrou baixo número de mortes por Covid. A infectologista e pesquisadora da Fiocruz, Fernanda Grassi acredita que o índice é resultado do avanço da vacinação. O mesmo pode ser aplicado ao estado.
Segundo o último boletim divulgado pela Sesab, atualmente a Bahia possui 3.395 casos ativos da doença. Há 1.280 leitos de UTI Covid adulto disponíveis, destes, 546 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 43%.
DOM GIOVANNI CRIPPA É NOMEADO COMO O NOVO BISPO DA DIOCESE DE ILHÉUS

Na manhã desta quarta-feira (11), a Santa Fé, por meio da sala de imprensa comunicou que o Papa Francisco aceitou o pedido de renuncia do então Bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli, que está a frente da Diocese de Ilhéus há 26 anos.
O novo Bispo, Dom Giovanni Crippa, está vindo da diocese de Estância, em Aracaju, e já atuou como sacerdote em Feira de Santana e foi bispo auxiliar na Arquidiocese de São Salvador. Ainda não está definida a data e a programação da sua posse.
Dom Giovanni Crippa enviou uma Mensagem à Diocese de Ilhéus, confira.
EM BAIXA, TAXA DE OCUPAÇÃO DAS UTI’S PARA ADULTOS COM COVID-19 É DE 46% NA BAHIA

A taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) reservadas para adultos com Covid-19 na Bahia anda em baixa nas últimas semanas. O percentual, que chegou a superar 80% entre março e abril, agora é de 46%, mesmo com o fechamento de alguns leitos entre junho e agosto. As informações são da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).
As UTIs pediátricas, reservadas para crianças contaminadas pelo novo coronavírus, também estão com taxa de ocupação em ritmo de queda e chegaram à marca de 49% dos leitos ocupados.
No total, entre adultos e crianças, a Bahia tem 636 pessoas internadas com casos graves da Covid-19 neste momento. :: LEIA MAIS »
TEXTO-BASE DE PROJETO QUE PERMITE PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS É APROVADA PELA CÂMARA

Após possíveis ajustes, proposta será encaminhada para análise no Senado
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (5), o texto-base do projeto de lei que permite a privatização dos Correios. Na votação, 286 parlamentares se posicionaram a favor, 173 contra e dois se abstiveram.
Após a aprovação, ainda há a análise dos destaques e possíveis pedidos de alterações no texto. Assim que finalizada essa etapa, o projeto passará para o Senado.
O texto, apresentado pelo relator do projeto, o deputado Gil Cutrim (Republicanos-Ma), garante exclusividade dos serviços postais durante, ao menos, cinco anos para a empresa que tiver a posse da empresa, atualmente estatal. O contrato de concessão poderá estipular prazos maiores.
Além disso, o projeto prevê a estabilidade de 18 meses para funcionários da estatal, caso ela seja privatizada, que poderão ser demitidos unicamente por justa causa.
ILHÉUS DIVULGA BALANÇO MENSAL DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Cerca de 40% da população elegível já recebeu as duas doses do imunizante
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou o balanço mensal da vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus. De acordo com a pasta, no período compreendido entre 28 de junho e 26 de julho foram ministradas 25.665 unidades da vacina, das quais 18.905 correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 6.760 referem-se ao segundo ciclo (D2) do esquema vacinal das pessoas pertencentes às faixas etárias preconizadas. A estratégia mais recente de imunização contempla o público com idade igual ou superior a 28 anos.
Cerca de 40% da população elegível já recebeu as duas doses da vacina, o que significa 39.637 pessoas imunizadas desde o início da campanha. A Sesau reitera que mesmo com o avanço da vacinação e, consequentemente, redução dos casos ativos da doença, é necessário manter as medidas de prevenção, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico (social).
Os dados também são divulgados no painel de acompanhamento da cobertura vacinal Covid-19 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). :: LEIA MAIS »









