:: ‘Destaque2’
APÓS DOIS ANO SEM FESTAS, GOVERNADOR DA BAHIA ANUNCIA RETORNO DO SÃO JOÃO EM 2022

Foto: Marcello Dial/Fotógrafo show
O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta segunda-feira (11), que o estado vai ter festas de São João em 2022. O anúncio foi feito nas redes sociais do gestor.
Ainda na publicação, Rui Costa afirmou que o governo vai ajudar as prefeituras das cidades baianas para realizar as festas. :: LEIA MAIS »
GOVERNO DA BAHIA ANUNCIA A LIBERAÇÃO DO USO DE MÁSCARAS EM LOCAIS FECHADOS

Crédito: Séfgio Lima/Poder360
O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, nesta segunda-feira (11), a liberação do uso de máscaras em locais fechados, em todo o estado. Segundo o governador, o item seguirá obrigatório apenas em unidades de saúde.
A decisão foi divulgada através das redes sociais do governador. Segundo ele, o decreto estadual que desobriga o uso do item será assinado na tarde desta segunda-feira.
As máscaras já haviam sido liberadas em ambientes abertos em todo estado no dia 2 de abril.
INSS MUDA REGRAS PARA LIBERAR BENEFÍCIOS; CONFIRA ALTERAÇÕES

Com o objetivo de tentar reduzir o estoque de benefícios previdenciários à espera de uma resposta, hoje em 1,6 milhão, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) reuniu, em uma instrução normativa, regras da legislação previdenciária para nortear os trabalhos dos servidores que fazem a concessão e a revisão de aposentadorias, pensões e auxílios da Previdência.
Publicada no Diário Oficial da União em 29 de março deste ano, a IN 128 tem mais de 200 páginas com regras e esclarecimentos sobre os direitos dos segurados e os processos internos do instituto. Houve alterações em normas de concessão de benefícios, conforme novos entendimentos e mudanças que foram ocorrendo ao longo dos anos. Há, ainda, dez portarias de apoio.
Segundo o INSS, a nova documentação atualiza critérios para administrar, reconhecer, manter e revisar os direitos dos beneficiários do INSS e atua em dez temas: cadastro, benefícios, manutenção de benefícios, processo administrativo previdenciário, acumulação de benefício, acordo internacional, recurso, revisão, compensação previdenciária e reabilitação profissional. :: LEIA MAIS »
GOVERNO FEDERAL ANUNCIA FIM DA TARIFA EXTRA NA CONTA DE ENERGIA

Conta de luz não terá cobrança extra a partir do dia 16 de abril
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (6) o fim da bandeira de escassez hídrica, em vigor desde setembro do ano passado, e que gerava uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Com o fim da bandeira, não haverá mais cobrança de taxa extra na conta de luz. A medida entra em vigor a partir do dia 16 de abril, informou o presidente.

“Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%”, postou Bolsonaro nas redes sociais. Em seguida, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou uma nota oficial com o mesmo teor das postagens do presidente sobre o assunto. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS APRESENTA ALTO RISCO DE INFESTAÇÃO DE DENGUE, APONTA LIRAa

O IIP está acima do aceitável pelo Ministério da Saúde, que é inferior a 1%, mantendo o sinal de alerta para a proliferação das larvas do mosquito na cidade
Ilhéus pode ter surto de dengue, Zika vírus e Chikungunya, conforme dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2021, cujo Índice de Infestação Predial (IIP) foi 8,4%, considerado alto risco. O IIP está acima do aceitável pelo Ministério da Saúde, que é inferior a 1%, mantendo o sinal de alerta para a proliferação das larvas do mosquito na cidade.
Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), a conclusão do 1º ciclo de 2022 do Levantamento de Índice (LI) totalizou 5,2%. A Sesau destaca a importância da população contribuir com o trabalho preventivo realizado pelos agentes de combate às endemias, que inclui autorização para inspeção dos imóveis. As Unidades de Pronto Atendimento da Conquista e da Zona Sul são referência para os casos no município.
As visitas domiciliares são cruciais para combater e controlar a infestação do Aedes, principalmente nos bairros com maior incidência de dengue. “Os agentes realizam visitas e orientam os moradores, mas é importante que a comunidade faça a sua parte, porque o combate depende da conscientização de todos. Se não houver comprometimento da população, os casos continuarão aumentando”, destaca André Cezário, titular da Sesau.
GOVERNADOR RUI COSTA LIVRA BAIANOS DAS MÁSCARAS EM LOCAIS ABERTOS

O Governador Rui Costa baixou decreto desobrigando o uso de máscaras em espaços externos. A medida foi anunciada neste sábado (02), durante agenda no município de Brejões. A dispensa da máscara vale apenas para áreas abertas, incluindo os estádios de futebol. Em espaços fechados, a exemplo do transporte público, a máscara segue obrigatória. De acordo com Rui, a decisão foi tomada após reunião com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ocorrida na noite de ontem.
Vários prefeitos no interior já vinham relaxando o uso de proteção em suas cidades mas muitos ainda esperavam a ordem por parte do governo do estado. A pressão para a adoção desta medida já era grande por por parte dos gestores municipais e alguns já haviam até mesmo pedido ajuda a deputados estaduais no sentido de convencer o governador. Mas segundo Rui, ele só decidiu após aval da SESAB.
Os detalhes sobre o assunto estarão no decreto que será publicado no Diário Oficial do Estado.
RUI AUTORIZA CONCURSO PÚBLICO PARA CONTRATAÇÃO DE 1.806 PROFESSORES E 307 COORDENADORES PEDAGÓGICOS

O governador Rui Costa autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Educação do Estado (SEC). A autorização está publicada no Diário Oficial do Estado, edição de hoje (02). Serão oferecidas 1.806 vagas para professores de Ensino Médio e 307 vagas para coordenadores pedagógicos que deverão atuar em unidades escolares da Educação Básica e em Núcleos Territoriais da Educação (NTEs).
A realização do concurso visa alocar docentes de Ensino Médio em municípios com menos de 65 mil habitantes das mais diversas regiões do Estado, além de priorizar o provimento de professores para os componentes de português e matemática mesmo nos municípios de maior número populacional. Nesse sentido, a previsão é de que sejam contratados professores dos principais componentes curriculares do Ensino Médio, a exemplo de História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia, que irão atuar com uma carga horária de 40 horas semanais.
Também com carga horária de 40 horas, os coordenadores pedagógicos irão suprir a demanda de escolas com mais de 1.000 estudantes matriculados onde haja oferta de Ensino Médio e/ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e das unidades onde não haja coordenador lotado. Além disso, estão previstas 27 vagas especificamente para atuação em Núcleos Territoriais de Educação (NTE).
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, disse que o concurso valoriza a carreira do magistério público estadual e amplia a qualidade da Educação. “Com este novo concurso, iremos suprir a demanda por provimento de professores e ampliar o quadro de coordenadores pedagógicos. Isto também significa valorizar a carreira e qualificar ainda mais a nossa rede, porque teremos professores e coordenadores do quadro efetivo do magistério público estadual”, afirmou.
JERBSON MORAES EXPRESSA SUA IMENSA TRISTEZA PELA MORTE DE DR.MÁRZIO

Neste momento de profunda dor e consternação, quero expressar meus pêsames e lamentar a perda que toda a família e amigos estão enfrentando. É uma grande tristeza perceber que as melhores pessoas partem quando menos esperamos.
A única coisa que me conforta nesse momento é saber que um amigo como você jamais será esquecido, porque a um elo de ligação infinito e imortal chamado amor, que vai fazer lembrar de vc para sempre!!! Conforta-me também ter dito para vc antes da sua partida o quanto te amava meu amigo!
Prefeitura de Ilhéus informa novos horários de ônibus

A Prefeitura de Ilhéus anunciou mudanças no sistema de transporte coletivo, com o objetivo de adequar o serviço à demanda existente na cidade e reduzir o tempo de espera dos usuários. A alteração de horários entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (21), de acordo com informações da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram).
O objetivo é adequar o serviço à demanda existente na cidade e reduzir o tempo de espera dos usuários.
Para ter acesso aos horário entre no link abaixo:
https://sutran.ilheus.ba.gov.br/detalhe-da-materia/info/prefeitura-de-ilheus-divulga-novo-horario-de-onibus-a-partir–21-02-2022/144093









