WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque2’

APÓS DOIS ANO SEM FESTAS, GOVERNADOR DA BAHIA ANUNCIA RETORNO DO SÃO JOÃO EM 2022

Foto: Marcello Dial/Fotógrafo show

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta segunda-feira (11), que o estado vai ter festas de São João em 2022. O anúncio foi feito nas redes sociais do gestor.

Ainda na publicação, Rui Costa afirmou que o governo vai ajudar as prefeituras das cidades baianas para realizar as festas. :: LEIA MAIS »

GOVERNO DA BAHIA ANUNCIA A LIBERAÇÃO DO USO DE MÁSCARAS EM LOCAIS FECHADOS

Crédito: Séfgio Lima/Poder360

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, nesta segunda-feira (11), a liberação do uso de máscaras em locais fechados, em todo o estado. Segundo o governador, o item seguirá obrigatório apenas em unidades de saúde.

A decisão foi divulgada através das redes sociais do governador. Segundo ele, o decreto estadual que desobriga o uso do item será assinado na tarde desta segunda-feira.

As máscaras já haviam sido liberadas em ambientes abertos em todo estado no dia 2 de abril.

INSS MUDA REGRAS PARA LIBERAR BENEFÍCIOS; CONFIRA ALTERAÇÕES

Com o objetivo de tentar reduzir o estoque de benefícios previdenciários à espera de uma resposta, hoje em 1,6 milhão, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) reuniu, em uma instrução normativa, regras da legislação previdenciária para nortear os trabalhos dos servidores que fazem a concessão e a revisão de aposentadorias, pensões e auxílios da Previdência.

Publicada no Diário Oficial da União em 29 de março deste ano, a IN 128 tem mais de 200 páginas com regras e esclarecimentos sobre os direitos dos segurados e os processos internos do instituto. Houve alterações em normas de concessão de benefícios, conforme novos entendimentos e mudanças que foram ocorrendo ao longo dos anos. Há, ainda, dez portarias de apoio.

Segundo o INSS, a nova documentação atualiza critérios para administrar, reconhecer, manter e revisar os direitos dos beneficiários do INSS e atua em dez temas: cadastro, benefícios, manutenção de benefícios, processo administrativo previdenciário, acumulação de benefício, acordo internacional, recurso, revisão, compensação previdenciária e reabilitação profissional. :: LEIA MAIS »

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA FIM DA TARIFA EXTRA NA CONTA DE ENERGIA

Conta de luz não terá cobrança extra a partir do dia 16 de abril

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (6) o fim da bandeira de escassez hídrica, em vigor desde setembro do ano passado, e que gerava uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Com o fim da bandeira, não haverá mais cobrança de taxa extra na conta de luz. A medida entra em vigor a partir do dia 16 de abril, informou o presidente.

“Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%”, postou Bolsonaro nas redes sociais. Em seguida, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou uma nota oficial com o mesmo teor das postagens do presidente sobre o assunto. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS APRESENTA ALTO RISCO DE INFESTAÇÃO DE DENGUE, APONTA LIRAa

O IIP está acima do aceitável pelo Ministério da Saúde, que é inferior a 1%, mantendo o sinal de alerta para a proliferação das larvas do mosquito na cidade

Ilhéus pode ter surto de dengue, Zika vírus e Chikungunya, conforme dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2021, cujo Índice de Infestação Predial (IIP) foi 8,4%, considerado alto risco. O IIP está acima do aceitável pelo Ministério da Saúde, que é inferior a 1%, mantendo o sinal de alerta para a proliferação das larvas do mosquito na cidade.

Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), a conclusão do 1º ciclo de 2022 do Levantamento de Índice (LI) totalizou 5,2%. A Sesau destaca a importância da população contribuir com o trabalho preventivo realizado pelos agentes de combate às endemias, que inclui autorização para inspeção dos imóveis. As Unidades de Pronto Atendimento da Conquista e da Zona Sul são referência para os casos no município.

As visitas domiciliares são cruciais para combater e controlar a infestação do Aedes, principalmente nos bairros com maior incidência de dengue. “Os agentes realizam visitas e orientam os moradores, mas é importante que a comunidade faça a sua parte, porque o combate depende da conscientização de todos. Se não houver comprometimento da população, os casos continuarão aumentando”, destaca André Cezário, titular da Sesau.

:: LEIA MAIS »

GOVERNADOR RUI COSTA LIVRA BAIANOS DAS MÁSCARAS EM LOCAIS ABERTOS

O Governador Rui Costa baixou decreto desobrigando o uso de máscaras em espaços externos. A medida foi anunciada neste sábado (02), durante agenda no município de Brejões. A dispensa da máscara vale apenas para áreas abertas, incluindo os estádios de futebol. Em espaços fechados, a exemplo do transporte público, a máscara segue obrigatória. De acordo com Rui, a decisão foi tomada após reunião com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ocorrida na noite de ontem.

 

Vários prefeitos no interior já vinham relaxando o uso de proteção em suas cidades mas muitos ainda esperavam a ordem por parte do governo do estado. A pressão para a adoção desta medida já era grande por por parte dos gestores municipais e alguns já haviam até mesmo pedido ajuda a deputados estaduais no sentido de convencer o governador. Mas segundo Rui, ele só decidiu após aval da SESAB.

Os detalhes sobre o assunto estarão no decreto que será publicado no Diário Oficial do Estado.

JABES RIBEIRO FAZ ANIVERSÁRIO NESTE 14 MARÇO. DESEJAMOS FELICIDADES

:: LEIA MAIS »

RUI AUTORIZA CONCURSO PÚBLICO PARA CONTRATAÇÃO DE 1.806 PROFESSORES E 307 COORDENADORES PEDAGÓGICOS

O governador Rui Costa autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Educação do Estado (SEC).  A autorização está publicada no Diário Oficial do Estado, edição de hoje (02). Serão oferecidas 1.806 vagas para professores de Ensino Médio e 307 vagas para coordenadores pedagógicos que deverão atuar em unidades escolares da Educação Básica e em Núcleos Territoriais da Educação (NTEs).

A realização do concurso visa alocar docentes de Ensino Médio em municípios com menos de 65 mil habitantes das mais diversas regiões do Estado, além de priorizar o provimento de professores para os componentes de português e matemática mesmo nos municípios de maior número populacional. Nesse sentido, a previsão é de que sejam contratados professores dos principais componentes curriculares do Ensino Médio, a exemplo de História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia, que irão atuar com uma carga horária de 40 horas semanais.

Também com carga horária de 40 horas, os coordenadores pedagógicos irão suprir a demanda de escolas com mais de 1.000 estudantes matriculados onde haja oferta de Ensino Médio e/ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e das unidades onde não haja coordenador lotado. Além disso, estão previstas 27 vagas especificamente para atuação em Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, disse que o concurso valoriza a carreira do magistério público estadual e amplia a qualidade da Educação.  “Com este novo concurso, iremos suprir a demanda por provimento de professores e ampliar o quadro de coordenadores pedagógicos. Isto também significa valorizar a carreira e qualificar ainda mais a nossa rede, porque teremos professores e coordenadores  do quadro efetivo do magistério público estadual”, afirmou.

JERBSON MORAES EXPRESSA SUA IMENSA TRISTEZA PELA MORTE DE DR.MÁRZIO

Neste momento de profunda dor e consternação, quero expressar meus pêsames e lamentar a perda que toda a família e amigos estão enfrentando. É uma grande tristeza perceber que as melhores pessoas partem quando menos esperamos.
A única coisa que me conforta nesse momento é saber que um amigo como você jamais será esquecido, porque a um elo de ligação infinito e imortal chamado amor, que vai fazer lembrar de vc para sempre!!! Conforta-me também ter dito para vc antes da sua partida o quanto te amava meu amigo!

Prefeitura de Ilhéus informa novos horários de ônibus

A Prefeitura de Ilhéus anunciou mudanças no sistema de transporte coletivo, com o objetivo de adequar o serviço à demanda existente na cidade e reduzir o tempo de espera dos usuários. A alteração de horários entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (21), de acordo com informações da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram).

O objetivo é adequar o serviço à demanda existente na cidade e reduzir o tempo de espera dos usuários.

Para ter acesso aos horário entre no link abaixo:

https://sutran.ilheus.ba.gov.br/detalhe-da-materia/info/prefeitura-de-ilheus-divulga-novo-horario-de-onibus-a-partir–21-02-2022/144093



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia