:: ‘Destaque2’
ILHÉUS: 33KG DE MACONHA E SUBMETRALHADORAS SÃO APREENDIDOS PELA 70 CIPM

Trinta e três tabletes de maconha e duas submetralhadoras calibres 9 mm e 22 foram apreendidos por equipes da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ilhéus), na madrugada e manhã deste sábado (11). Uma mulher foi conduzida para a delegacia e dois suspeitos conseguiu fugir.
As ações tiveram início por volta da meia noite quando equipes faziam o patrulhamento no bairro de Teotônio Vilela, em Ilhéus, e perceberam a chegada dos entorpecentes, em uma residência. Os PMs iniciaram o acompanhamento e, próximo à Avenida Jorge Amado, um suspeito percebeu a presença dos policiais e correu atirando. :: LEIA MAIS »
CBF FARÁ REUNIÃO PARA DEBATER RETORNO DO PÚBLICO AOS ESTÁDIOS

Reunião será realizada após a cidade do Rio de Janeiro permitir o retorno do público
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fará nesta quarta-feira, , uma reunião extraordinária do Conselho Técnico que debaterá, entre outros assuntos, o retorno de público nos estádios em competições nacionais. O encontro vai acontecer após a Prefeitura do Rio de Janeiro liberar, de forma gradativa, a presença da torcida a partir do dia 15 de setembro, quando o Maracanã terá Flamengo e Grêmio pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Apesar da liberação efetuada pela prefeitura, em princípio, os clubes precisam aprovar o retorno de público por meio de conselhos técnicos organizados pela entidade máxima do futebol.
Além disso, este confronto em 15 de setembro é válido pela Copa do Brasil, competição de formato mata-mata, neste caso, o protocolo da CBF não permitiria a reabertura dos portões para o público, tendo em vista que o jogo de ida, que aconteceu no mês passado em Porto Alegre, o mandante não pôde contar com torcedores. Estas questões serão debatidas no Conselho Técnico da CBF. :: LEIA MAIS »
SETEMBRO AMARELO: PREFEITURA DE ILHÉUS TEM PROGRAMA ESPECIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Visando promover ações alusivas à campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de Ilhéus preparou uma programação especial dedicada à prevenção ao suicídio. A iniciativa apresenta o tema “Celebrando a vida”, com a finalidade de mobilizar a população para a conscientização sobre o assunto
Visando promover ações alusivas à campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de Ilhéus preparou uma programação especial dedicada à prevenção ao suicídio. A iniciativa apresenta o tema “Celebrando a vida”, com a finalidade de mobilizar a população para a conscientização sobre o assunto, além de informar e orientar sobre a importância de buscar apoio psicológico.
O trabalho é realizado por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), que montou um cronograma de atividades voltado ao público assistido nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). As ações educativas são fundamentais para reduzir os índices de suicídio e desmitificar crenças que prejudicam a compreensão acerca do problema.
Quanto mais acessível for a informação, mais pessoas serão cuidadas, terão como superar os problemas e restaurar a esperança de uma nova vida.
Confira o cronograma
A programação especial será realizada durante todo o mês de setembro em todas as unidades do CAPS, das 9h às 12h, com as seguintes ações: :: LEIA MAIS »
MAIS DE 4 MILHÕES DE PESSOAS COMPLETARAM IMUNIZAÇÃO CONTRA COVID-19 NA BAHIA

Taxa corresponde a 48% dos indivíduos adultos do estado
A Bahia tem 8.772.874 de pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, dos quais 3.795.587 receberam também a segunda aplicação, e mais 261.050 vacinados com o imunizante de dose única. Ou seja, há 8.977.843 baianos que receberam, ao menos, a primeira dose de imunizantes contra o coronavírus e, entre estes, 4.255.799 completaram a imunização.
Até esta quinta-feira (2), a Bahia já vacinou 80,9% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.087.169) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única e 38,4% está totalmente imunizada.
Em Salvador, 1.899.955 receberam a primeira dose ou dose única da vacina, o que corresponde a 89,7% do público alvo (2.119.195 pessoas, sendo 1.977.574 indivíduos com 18 anos ou mais e 141.621 adolescentes cadastrados) vacinado. A parcela da população totalmente imunizada é de 909.758 pessoas, ou seja, 42,9%.
Já a terceira dose, de reforço, para os idosos com 80 anos ou mais e imunossuprimidos, foi aplicada em 4.534 indivíduos na capital baiana.
MULHER É PRESA POR NEGOCIAR ENCONTROS SEXUAIS POR MEIO DE RIFA EM SALVADOR

Casa de prostituição foi fechada no bairro do Itaigara
Uma mulher foi presa em flagrante por negociar encontros sexuais por meio de uma rifa, no bairro do Itaigara, em Salvador. A prisão aconteceu na noite da última quarta-feira, 1º, quando a polícia desarticulou uma casa de prostituição que funcionava em uma mansão no local.
De acordo com a Polícia Civil , a mulher negociava os encontros sexuais por meio de sorteios de bilhetes virtuais. As sorteadas eram obrigadas a fazer o programa. Além das mulheres, a rifa também oferecia garrafas de uísque.
A polícia também informou que o esquema era divulgado em um perfil da casa de prostituição em uma rede social, Seis garotas de programa foram encontradas no local.
“Elas eram ‘coisificadas’ ao serem tratadas como objetos, negociadas em ‘rifa’ e niveladas a bebidas alcoólicas, além da própria exploração sexual. Encontramos seis garotas de programa no imóvel, que confessaram a atividade naquele local”, explicou a titular de Dercca, delegada Simone Moutinho. :: LEIA MAIS »
‘VIÚVA NEGRA’, SUSPEITA DE MATAR NAMORADOS ENVENENADOS, É CONDENADA A 21 ANOS DE PRISÃO

Wane Brenda foi condenada pela morte de um companheiro e é suspeita de outro assassinato
Wane Brenda foi condenada à 21 anos de prisão na Bahia, suspeita de matar dois companheiros envenenados usando chumbinho. A decisão aconteceu por meio de júri popular na última terça-feira, 31, na cidade de Itabuna. A defesa da mulher, que está presa há quatro anos, recorreu da decisão.
A condenação de Wane Brenda Oliveira, de 34 anos, é por apenas um dos casos. A primeira vítima teria sido Edvaldo Araújo Alves, de 40 anos, que morreu em abril de 2017. Ele namorou a condenada pelo período do um ano e teria sido envenenado após ela descobrir que ele pretendia encerrar o relacionamento.
Na ocasião, Wane socorreu Edvaldo para uma unidade de saúde Itabuna após ele começar a passar mal, mas ele não resistiu e morreu. Inicialmente, a morte foi atribuída a um infarto fulminante, mas após a suspeita de envenenamento, o corpo foi exumado um ano depois e as suspeitas foram confirmadas após exames do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
De acordo com a polícia, meses após a morte de Edvaldo, Wane Brenda estava em um novo relacionamento com Evandro Bonfim de Souza, também de 40 anos, e que morreu em circunstâncias similares. Ainda não há audiência marcada para julgar a morte da segunda vítima. :: LEIA MAIS »
UBATÃ: GOVERNO ESTADUAL VAI PROMOVER TORNEIO DE INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CANOAGEM

O circuito será dividido em duas fases, sendo que a primeira será já no próximo domingo (5) em Itapetinga
A inauguração do Centro de Canoagem de Ubatã, prevista para o dia 24 de outubro, será marcada com a realização de uma das etapas do Circuito de Canoagem da Bahia, batizada de “Torneio de inauguração do Centro de Canoagem de Ubatã”. O equipamento foi construído pelo governo do Estado, após os sucessos dos baianos Isaquias Queiroz e Erlon de Souza, na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.
Em publicação no Diário Oficial do Estado, dessa terça-feira (31), a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (SUDESB) anunciou um “Termo de Fomento” para o Circuito de Canoagem da Bahia. Trata-se de um apoio financeiro de R $ 79.412,52 à Federação Bahiana de Canoagem (FEBAC) para “fazer frente às despesas de material promocional, material de divulgação, serviço de alimentação e serviço de infraestrutura”. :: LEIA MAIS »
CONTA DE LUZ SEGUIRÁ NA BANDEIRA VERMELHA 2 EM SETEMBRO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, nesta sexta-feira (27), manter a bandeira vermelha, patamar 2, para o mês de setembro. Com isso, o custo de cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumido continua sendo de R$9,492. Segundo a agência, o mês de agosto, que está chegando ao fim, manteve o estado crítico dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país. 

“Agosto foi mais um mês de severidade para o regime hidrológico do Sistema Interligado Nacional (SIN). O registro sobre as afluências às principais bacias hidrográficas continuou entre os mais críticos do histórico. A perspectiva para setembro não deve se alterar significativamente, com os principais reservatórios do SIN atingindo níveis consideravelmente baixos para essa época do ano”, informou a Aneel.
Em períodos de seca, e consequente baixa nos níveis dos reservatórios, é necessário captar energia de outros tipos de usina, como as termelétricas. Esse tipo de usina gera energia a partir de combustíveis fósseis, como diesel e gás. Além de ser mais poluente, é mais cara. Por isso, quando as termelétricas são acionadas, o custo da geração de energia aumenta e a bandeira tarifária muda.
Dentre as dicas trazidas pela Aneel para reduzir o valor da conta de luz, estão o uso racional do chuveiro elétrico (banhos de até 5 minutos e em temperatura morna); do ar condicionado (manter os filtros limpos e reduzir ao máximo seu tempo de utilização); da geladeira (só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário, regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções e nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira); e do ferro de passar (juntar roupas para passar de uma só vez e começar por aquelas que exigem menor temperatura).
SESAB INVESTIGA SEIS CASOS SUSPEITOS DA DOENÇA DE HAFF NA BAHIA

Autoridades recomendam evitar consumir peixes e crustáceos de origem desconhecida
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recebeu, esse ano, a notificação de oito casos da doença de Haff, nos municípios de Alagoinhas, Simões Filho, Maraú, Mata de São João e Salvador. Até o momento, dois casos foram descartados e seis permanecem em processo de investigação.
De acordo com a diretora da vigilância epidemiológica da Bahia, Márcia São Pedro, “os alimentos são encaminhados para análise laboratorial em um centro de referência e aprofunda-se a investigação, pois os pacientes podem apresentar rabdomiólise por outras causas”, explica.
A doença de Haff é uma síndrome que consiste em rabdomiólise (condição clínica definida por lesão muscular com liberação de conteúdo intracelular) sem explicação, e se caracteriza por ocorrência súbita de extrema rigidez muscular, mialgia difusa, dor torácica, dispneia, dormência, perda de força em todo o corpo e urina “cor de café”, associada à elevação sérica de creatinofosfoquinase (CPK), correlacionado a ingestão de crustáceos e principalmente de pescados. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS APLICA APENAS 2ª DOSE CONTRA A COVID-19 NESTA SEGUNDA-FEIRA (23); ENTENDA ESTRATÉGIA

A estratégia contempla o público com data marcada no cartão igual ou anterior a 23 de agosto
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) comunica que na próxima segunda-feira (23) os pontos fixos funcionarão exclusivamente para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. A estratégia contempla o público com data marcada no cartão igual ou anterior a 23 de agosto. O serviço estará disponível nas unidades de saúde previamente informadas, com inclusão da UBS Avenida Esperança, no CMAE e na Cruzada do Bem pelo Bem, conforme horários específicos.
A Sesau informa que mais de três mil pessoas estão com aprazamento para o dia 23, por esse motivo a vacinação atenderá apenas o público de segunda dose. É importante comparecer na data indicada no cartão, obedecendo ao intervalo necessário entre as duas aplicações.
Os postos de saúde e a Cruzada do Bem pelo Bem ofertarão a segunda dose da vacina de Oxford. O CMAE, por sua vez, continua aplicando a segunda dose tanto da CoronaVac quanto da vacina de Oxford. É indispensável a apresentação do CPF e do cartão de vacinação constando a primeira aplicação. :: LEIA MAIS »









