Nesta terça-feira, 7, a Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou o projeto de Lei que inclui no Calendário Oficial de Eventos e Festas Tradicionais do Município, o Carnaval da Zona Sul de Ilhéus, que contempla a princípio: Bairro do Pontal, Nelson Costa, Hernani-Sá, Nossa Senhora das Vitórias e Olivença, a ser comemorado, no mês de fevereiro na data oficial de Carnaval de cada ano. O projeto é de autoria do vereador Alzimário Belmonte – Gurita (PSD).

De acordo com o projeto, o objetivo é resgatar, apoiar, incentivar, preservar a história cultural dos bairros da zona sul, suas manifestações folclóricas e carnavalescas de raiz , de forma sustentável; promover a economia criativa e a coleta de lixo decorrente das festividades, destinando-a a reciclagem para favorecimento da sustentabilidade; Empreender esforços para que se garantam as condições plena da
mobilidade e acessibilidade urbana da população aos festejos; Garantir condições dignas de trabalho principalmente aos ambulantes; Além de promover o turismo, a recreação popular e o desenvolvimento das tradições folclóricas brasileiras.

Segundo justificou o vereador Gurita, a institucionalização do Carnaval da Zona Sul de Ilhéus é essencialmente importante para o fortalecimento do desenvolvimento das manifestações folclóricas e carnavalescas de raiz, que acontecem há décadas, tanto no Bairro do Pontal, quanto no Bairro Hernani-Sá, estendendo-se a Olivença. “Todos os anos, essas manifestações acontecem de forma tradicional, independentemente de cor da pele, faixa etária, classe social, opinião politica, religião, nível de instrução e julgamento moral, através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da tolerância, da igualdade, da cooperação e da solidariedade”, destacou.

O carnaval realizado na Zona Sul de Ilhéus já é tradição na cidade. Nesse período, todos já estão acostumados com o barulho dos tambores dos blocos de arrastos pelo Pontal, dos bailes da Saudade promovidos pelos Carnavalescos Jorginho, das manifestações na Praça S. João Batista, do Bloco as Muringuetes, Vacas da Divina Tretas, do Seca Copo, do Famoso Zé Pereira e assim segue para o Bairro Hernani-Sá, com sua marca registrada pelos Trios Elétricos que contemplam 12 Blocos do Bairro, arrastando multidões pela avenida Silvo Silva (Eixo Coletor Principal), bem como, da movimentação na Praça principal, na Praça do caminho 42, na Associação de moradores, da Abertura Oficial com o Precursor do Carnaval de Mini Trio no Bairro o “Bloco da Família”.