A Bahia gerou 15.416 postos com carteira assinada durante o mês de abril, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número é decorrente da diferença entre 73.891 admissões e 58.475 desligamentos em todo o estado.

Com este número, o estado liderou a geração de postos entre os estados nordestinos e ficou na quarta colocação nacional durante o mês. A capital, Salvador, registrou saldo de 3.410 novos postos de trabalho celetista.

No estado, todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo de postos de trabalho em abril. O segmento de Serviços foi o que mais gerou postos, com saldo positivo de 8.973 vagas.

Já a indústria gerou 3.068 vagas; seguida da construção, com 2.644; da reparação de veículos automotores e motocicletas, com 612 vagas; e da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura com 119 postos.

Comparação com outros estados

Em abril, a Bahia foi destaque na geração de emprego na região Nordeste. O estado foi seguidos pelo Ceará, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte e Piauí.

Em contrapartida, dois estados nordestinos perderam vagas em abril: Pernambuco, que registrou menos 807 postos, e Alagoas, com menos 181 postos. Os dois estados foram as únicos do Brasil com eliminação de postos no mês.