Apresentador Adilson Neves junto ao médico André Cezário, atual secretário de saúde de Ilhéus.

O médico cardiologista André Cezário  e atual Secretário da Saúde de Ilhéus, foi o convidado do Programa Na Boca do Povo nesta quarta-feira (22) na Rádio Bahiana de Ilhéus. Na oportunidade, o gestor da pasta trouxe atualizações da covid-19 no município, além de informar aos ouvintes os trabalhos da secretaria.

Com menos de dois meses no cargo, Cezário está colocando em prática as novas diretrizes da gestão, em que a prioridade é ouvir as demandas da população e transforma-las em ações efetivas. Conforme o gestor, a saúde dos municípios possuem duas grandes vertentes, a de alta complexidade — que engloba grandes centros de atendimentos —  e a atenção básica — que consiste nos atendimentos nos bairros —, e em Ilhéus, a atual gestão vem buscando investimentos para aprimorar os atendimentos nas unidades. “Antigamente,  e exemplificando na minha área, a cardiologia, nós pedíamos alguns exames, procedimentos pelo SUS, que os pacientes tinham que ir para Salvador, Feira de Santana, Conquista, até em Itabuna, mas nunca em Ilhéus. […] Agora, esses procedimentos podem ser feitos aqui”, exemplificou o secretário.

Ainda falando sobre a evolução do atendimento médico em Ilhéus, o gestor da pasta denomina os grandes investimentos, como o Hospital Materno Infantil, o Hospital Regional Costa do Cacau, além das Unidades de Pronto Atendimento como a consolidação de um bom direcionamento da  alta e baixa complexidade não só para o município como para a região. ” Onde antes a população saia de Ilhéus para ir fazer determinados procedimentos fora, hoje, nós observamos ao contrário. Pessoas saindo de vários municípios da Bahia para vim fazer os procedimentos aqui”, disse.

No quesito atenção básica, André Cezário classifica-a como seu  atual desafio, já que cerca de 70 a 80% dos casos podem e devem ser resolvidos nos próprios postos de saúde dos bairros. Diante disso, o objetivo da pasta é ouvir as demandas da população, para com isso, fazer uma restruturação física e de equipe nas 47 unidades.

“Reciclagem de profissionais, reforma de unidades, ofertas de exames e medicamentos, são coisas básicas e nossa prioridade”, finalizou.

Pandemia

Questionado acerca o enfrentamento da covid-19, André Cezário avalia positivamente as ações que o governo tomou e vem tomando.

Ilhéus que foi cidade referência no atendimento contra o novo coronavírus, sendo o município do interior a ter mais leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), além de  toda a estrutura do Centro de Atendimento  Covid-19, que atende qualquer pessoa com sintomas gripais.

Conforme dados da secretaria, Ilhéus chegou a ter 71 leitos de UTI, que atendeu uma gama de cidades circunvizinhas. Atualmente, com o bom fluxo da vacinação, e o baixo número de internações, o município desmobilizou 30 leitos, sendo 10 no Hospital Costa do Cacau e 20 no  Centro de Atendimento Covid-19.

Os outros 41 leitos disponíveis, o município utiliza uma média de 10 leitos, com cerca de 40 a 50% de pacientes de fora.