WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

BAHIA: POLÍCIA MILITAR ANUNCIA PROCESSO SELETIVO COM VAGAS PARA PSICÓLOGO

A Polícia Militar do Estado da Bahia (PM-BA) abrirá em janeiro de 2021 processo seletivo com 20 vagas para o cargo de psicólogo. Os salários chegam a R$ 3.500. Para concorrer, o candidato precisa ser bacharel em psicologia, com registro do diploma no MEC (Ministério da Educação), além de registro ativo e regular no Conselho de Classe (CRP/BA – Regional 03).

As inscrições ocorrem no período das 8h do dia 4 de janeiro de 2021 até as 18h do dia 8 do mesmo mês, por meio do site do Reda do Governo Estadual. As 20 vagas estão distribuídos entre as cidades de Salvador/RMS (8); CPR/Leste – Feira de Santana (2); CPR/Norte – Juazeiro (2); CPR/Oeste – Barreiras (2); CPR/Sul – Itabuna (2); CPR/Sudoeste – Vitória da Conquista (2) e CPR/Chapada – Itaberaba (2). :: LEIA MAIS »

OPERAÇÃO FAROESTE: DESEMBARGADORA DO TJ É PRESA PREVENTIVAMENTE APÓS PEDIDO DO MPF

Lígia Cunha é investigada em inquérito que apura venda de sentenças para legalização de terras no oeste da Bahia.

A desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lígia Ramos Cunha, teve a prisão temporária (prazo de cinco dias) convertida para preventiva (máximo de 180 dias) na manhã deste domingo (20) e terá que voltar para a cadeia. Lígia Cunha é investigada na Operação Faroeste – que apura a venda de sentenças para legalização de terras no oeste da Bahia.

A magistrada havia sido presa temporariamente na segunda-feira (14). No dia seguinte, na terça (15), Lígia Cunha teve a prisão domiciliar concedida porque tinha passado por uma cirurgia e estava em fase de recuperação. Neste domingo, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) e a desembargadora deve ser levada para o presídio. Não foi informado qual será a unidade prisional. :: LEIA MAIS »

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UESC ESTÁ ENTRE OS 20 MELHORES DO BRASIL

 Na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) o curso conseguiu o segundo conceito 5 consecutivo (em uma escala de 1 a 5).

O curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) está entre os 20 melhores do Brasil. Na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o curso conseguiu o segundo conceito 5 consecutivo (em uma escala de 1 a 5). Em 2017, logo em sua primeira avaliação, o curso obteve nota máxima.

“Temos orgulho porque, apesar do pouco tempo de existência (9 anos) e com o curso ainda em estruturação, já estamos entre os 20 melhores cursos de Engenharia Civil do Brasil. Em 2017, ficamos em segundo lugar da região Nordeste e conquistamos a primeira posição da Bahia. Em 2019, ficamos com a sexta colocação do Nordeste e em segundo lugar da Bahia.” Comemora o diretor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia (DCET/Uesc) professor Marcos Vinicius Arakawa. :: LEIA MAIS »

PREFEITO DE ILHÉUS ABRE TRABALHOS DA OPERAÇÃO VERÃO SEGURO

A estruturada com um centro de segurança no km 3 da praia dos milionários.

Lançada neste sábado (19) com a visita do prefeito Mário Alexandre, a operação Verão Seguro, estruturada com um centro de segurança no km 3 da praia dos milionários, em Ilhéus, iniciou hoje as ações por meio da iniciativa da Prefeitura em parceria com instituições como as Polícias Militar e Rodoviária, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Civil Municipal, Sutram e Corpo de Salva Vidas. Com a missão de conscientizar a população sobre o uso de máscaras, do álcool em gel 70%, distanciamento social e lavagem das mãos, a operação também inclui medidas de fiscalização nas praias e rodovias para que a estação mais quente do ano seja aproveitada de forma segura, inclusive com o alerta à população para prevenir contra o coronavírus. Medição de temperatura e testagem Covid-19 serão feitas no local com equipes de enfermagem e técnicos da secretaria de saúde do município.

“Em parceria com todos os setores, interligamos os serviços para oferecer segurança, orientação e fiscalização, para que os ilheenses e visitantes tenham um verão seguro em Ilhéus, com responsabilidade, fazendo o uso da máscara, conscientização para erradicar o trabalho infantil e evitar aglomerações contra esse terrível coronavírus”, enfatizou o prefeito de Ilhéus. :: LEIA MAIS »

SECRETÁRIA DE SAÚDE DE ILHÉUS INFORMA SOBRE ATENDIMENTOS NOS PERÍODOS FESTIVOS

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus (Sesau) informa que nos períodos festivos dos dias 21 a 24 de dezembro, e de 28 a 31 de dezembro, datas em que as demandas são menores nos postos, as unidades da Atenção Básica, vão funcionar com agendamentos, em sistema de revezamento das escalas dos profissionais.

Nos feriados dos dias 25 de dezembro e no dia 1° de janeiro de 2021, está garantido o funcionamento normal de todas as unidades da média e alta complexidade, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da Conquista, o Pronto Atendimento (PA) 24 horas da zona Sul, o Centro Covid-19 no Centro de Convenções e o hospitais, inclusive durante todo o período festivo e demais dias, pois são serviços emergenciais que não param em nenhum momento.

“Pontualmente, nos dias 25 de dezembro e 1° de janeiro, é que os servidores dos postos de saúde, estarão em recesso, voltando o funcionamento regular nos dias 26 e 27 de dezembro, e do dia 4 de janeiro em diante. No entanto, em 25 de dezembro e 1° de janeiro, a população estará devidamente amparada com o funcionamento das unidades da média e alta complexidade, estando, portanto, garantido o acesso da população aos serviços essenciais de saúde”, explicou o secretário de saúde, Geraldo Magela.

PREFEITURA DE ILHÉUS LANÇA OPERAÇÃO “VERÃO SEGURO” NESTE SÁBADO (19)

Neste próximo sábado (19), a Prefeitura de Ilhéus vai lançar a Operação Verão Seguro com a participação e parceria de instituições como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Civil Municipal, Sutram e Corpo de Salva Vidas. Uma reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira (17) para a definição dos últimos detalhes da operação, que vai acontecer no km 3 da Praia dos Milionários, durante toda a alta estação, até o dia 21 de fevereiro. Seis stands com salas climatizadas serão utilizados para as ações do Verão Seguro no local.

“Essa importante união e parceria institucional tem a missão de promover a segurança e conscientização dos cidadãos na estação mais quente do ano, onde, em conjunto, nossos propósitos comuns de bem servir as pessoas são agregados para realizar um trabalho benéfico para a sociedade, sobretudo nesse período de pandemia, em que as atenções e cuidados devem ser redobrados”, destacou o prefeito Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »

PESSOAS QUE NÃO FAZEM PARTE DO GRUPO PRIORITÁRIOS NÃO DEVEM RECEBER VACINA ANTES DO 2º SEMESTRE DE 2021

Ele ressaltou que a prioridade é imunizar os grupos prioritários, como profissionais de saúde e idosos.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas disse, afirmou em entrevista ao Jornal da manhã, da TV Bahia, desta quinta-feira (17) que as pessoas mais jovens, que não fazem parte de grupos prioritários não devem receber a vacina contra a Covid-19 antes do 2º semestre de 2021. Ele ressaltou que a prioridade é imunizar os grupos prioritários, como profissionais de saúde e idosos.

“A população geral, mais jovem, mais rígida, sem problemas, e é essa que está hoje indo para rua sem máscara, sem preocupação, essa população não vai ser vacinada antes do 2º semestre do ano que vem. Quero fazer um alerta à população, principalmente quem tem abaixo de 60 anos, não tem nenhuma doença, que não há qualquer perspectiva de receber a vacina, nem paga, antes do 2º semestre de 2021”, disse.

Fábio Vilas-Boas já tinha anunciado na quarta-feira (16) que a Bahia deve começar a vacinar contra a Covid-19 entre janeiro e fevereiro, e que o estado vai ser um Hub – um centro de distribuição de vacinas, para outros estados. Também na quarta, o Governo da Bahia anunciou que está em tratativas com a indústria que irá produzir a vacina Sputnik V no Brasil, a União Química Farmacêutica.

:: LEIA MAIS »

ACIDENTE NA ILHÉUS-ITABUNA DEIXA QUATRO FERIDOS

Acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (18), na BR-415, entre Itabuna e Ilhéus. Vítimas foram levadas ao Hospital Costa do Cacau. / FOTO: TV BAHIA

Uma batida entre dois carros deixou ao menos quatro pessoas feridas, na manhã desta sexta-feira (18), na BR-415, entre Itabuna e Ilhéus, no sul da Bahia. O acidente ocorreu por volta das 5h30 da manhã, na altura do Km-21 da rodovia.

A batida envolveu um carro vermelho e um carro preto, cujo motorista teve os ferimentos mais graves, entretanto estava consciente.

Segundo o carona do carro preto, a motorista do outro veículo, que seguia sentido Itabuna, teria perdido controle da direção e invadido a pista contrária. No carro vermelho viajavam duas mulheres e uma criança de cerca de 10 anos.

:: LEIA MAIS »

BAHIA LIDERA RANKING DE CIRURGIAS DE TRANSPLANTES DE RINS NO NORDESTE EM 2020

Ao todo, foram 224 transplantes de rim realizados entre os meses de janeiro e novembro deste ano, sendo 217 de doador cadáver e 7 de doador vivo.

A Bahia foi o estado da região Nordeste que mais realizou transplantes renais em 2020. No ranking nacional, o estado ocupa o 7º lugar. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (17), pela Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

No total, foram realizados 224 transplantes de rim entre os meses de janeiro e novembro deste ano, sendo 217 de doador cadáver e 7 de doador vivo. O saldo é positivo, sobretudo em meio a pandemia do novo coronavírus.

A enfermeira Carolina Sodré, coordenadora de Central de Órgãos do Estado, explicou que, apesar da pandemia, foi possível realizar um número expressivo de transplante de órgãos na Bahia, com a efetivação de 123 doações de múltiplos órgãos e 323 de córneas, lembrando que nos primeiros meses da pandemia o Ministério da Saúde suspendeu a realização dos transplantes de rim intervivos e de córneas.

:: LEIA MAIS »

BAHIA: NOVO DECRETO PRORROGA PROIBIÇÃO DE SHOWS E AULAS ATÉ 4 JANEIRO

Documento que venceria ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas.

O Governo da Bahia decidiu prorrogar o decreto que suspende aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e os shows em todo o estado. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje (17) e vale até o dia 4 de janeiro de 2021.

O decreto, que venceria nesta quinta, ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.

Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia