WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

ITABUNA: 20 POLICIAIS CIVIS TESTARAM POSITIVO PARA O COVID-19 NO COMPLEXO POLICIAL

O Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC), Eustácio Lopes, denuncia surto de infecção pelo novo Coronavírus no Complexo Policial de Itabuna.

Segundo Eustácio, a Secretária de Saúde do Município de Itabuna, região sul do Estado, realizou testagem PCR em todos os servidores do Complexo Policial, no qual 20 servidores testaram positivo.

“Precisamos chamar atenção dos órgãos sanitários e do Delegado Geral da Polícia Civil, Bernadino Brito, para que as medidas sanitárias sejam implantadas. Pedimos aos moradores e familiares que evitem frequentar o Complexo policial. Infelizmente, além dos policiais civis, os presos custodiados, a sociedade, advogados e familiares vivem expostos a infecção nas unidades policiais do Estado”, pontua Eustácio. :: LEIA MAIS »

MINISTÉRIO PÚBLICO DE ILHÉUS RECOMENDA QUE ANIMAIS QUE ERAM MANTIDOS PRESOS SEJAM DEVOLVIDOS À DONA

Os cães e gatos estavam sendo mantidos acorrentado e quase sem alimentação.

O Ministério Público recomendou que os 30 animais que estavam sendo vítimas de maus-tratos e foram resgatados, em Ilhéus na última quinta-feira (10),sejam devolvidos à dona. A justificativa do órgão é a falta de um abrigo adequado no município.

“A lei estabelece que somente animais portadores ou com suspeitas de zoonose, ou encontrados em via pública, devem ser encaminhados àquele centro. Logo, o encaminhamento do animal, cujo a residência é certa e o criador é certo, não se enquadra na hipótese legal. Como o município não dispõe de abrigamento, o que há de se fazer no futuro, é uma parceria entre o município e as instituições já existentes, para que eles sejam encaminhados para a adoção”, explicou o promotor Paulo.

A dona dos animais apresenta sinais de transtorno de acumulação compulsiva e sofre de depressão. Ela está detida na custódia da Delegacia de Ilhéus. Esse tipo crime, desde setembro, é inafiançável, com pena de até 4 anos de prisão. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS RECEBERÁ MAIS VOOS DA AZUL DURANTE O VERÃO; CONFIRA OS VOOS EXTRAS

Ilhéus ganhará ligações diretas para Salvador, Vitória, Congonhas (SP) e Rio de Janeiro a partir deste mês.

Azul, atenta à demanda de lazer do verão, colocará em operação mais voos em Ilhéus. A cidade no litoral no litoral baiano ganhará ligações diretas para Salvador, Vitória, Congonhas (SP) e Rio de Janeiro a partir deste mês.

Os voos ligando a cidade baiana à capital, Salvador, terão frequência diária, exceto aos domingos, pela manhã. Aos sábados, a rota ganha reforço com voos extras à tarde. Para esse mercado, a Azul escalou os jatos Embraer E1 com capacidade para até 118 Clientes. Além dessa rota, Ilhéus também passa a ter voos diários para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo e também para o Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Os voos serão operados com aeronaves A320neo, com capacidade para até 174 Clientes.

A adição de novos voos em Ilhéus segue a estratégia da companhia para atender à demanda de lazer do verão. Durante esse período, a companhia colocará em operação voos para 113 destinos ao longo da estação. A malha planejada para o verão reduz parte da oferta de assentos por viagens a negócios, que tradicionalmente diminuem neste período do ano, e amplia a capacidade de assentos destinados a voos em rotas de lazer.

Frequências

Veja as frequências dos voos extras abaixo: :: LEIA MAIS »

PROTOCOLO PADRONIZA INVESTIGAÇÕES DE FEMINICÍDIO NA BAHIA

O protocolo foi elaborado ao longo de um ano por um grupo de trabalho interinstitucional (GTI), coordenado pela SPM-BA.

O governo da Bahia lançou nesta quinta-feira (10) o Protocolo do Feminicídio, documento com quase 200 páginas que traz orientações, diretrizes e linhas de atuação para melhorar todo o processo judicial e de investigação desse tipo de crime. O ato de assinatura do documento, realizado no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no CAB, nesta quinta-feira (10), teve a participação do vice-governador João Leão, e de dois secretários diretamente envolvidos com a elaboração do documento: Julieta Palmeira, secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, e Maurício Barbosa, secretário de Segurança Pública.

O Protocolo do Feminicídio padroniza os diversos procedimentos entre os vários órgãos responsáveis pela investigação e aplicação da justiça nos casos de mortes violentas de mulheres motivadas por razões de gênero. O documento tem como base o modelo latino-americano para investigação do feminicídio elaborado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUHDH) em colaboração com a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres).

O vice-governador da Bahia, João Leão, ressaltou que documento deverá contribuir não só para a punição efetiva dos casos de feminicídio, como também para a prevenção. “Que no futuro as mulheres da Bahia e do Brasil não precisem passar pelos problemas que tantas já passaram e passam”, pontuou. :: LEIA MAIS »

AULAS PRESENCIAS NA BAHIA DEVEM VOLTAR EM DIAS ALTERNADOS, DIZ GOVERNADOR RUI COSTA

De acordo com o gestor, quando as aulas forem liberadas, escolas vão funcionar com turmas pela metade e em dias alternados.

O governador Rui Costa afirmou hoje (10) que deseja autorizar a retomada das aulas presenciais em breve, assim que a taxa de contaminação diminuir. De acordo com o gestor, quando as aulas forem liberadas, escolas vão funcionar com turmas pela metade e em dias alternados.

“Nós vamos voltar com metade da turma. Então a ideia é ter aula segunda, quarta e sexta com metade da turma, para só ter 20 alunos na sala”, disse. “E terça, quinta e sábado seria a outra metade da turma, justamente para ter menos gente e menos aglomeração”, afirmou durante a inauguração de uma escola no município de Novo Triunfo, no nordeste da Bahia. :: LEIA MAIS »

MARÃO SE REÚNE COM DESENBAHIA PARA VIABILIZAR RECURSOS DE INFRAESTRUTURA PARA ILHÉUS

O prefeito Mário Alexandre, em busca de recursos para a continuidade do desenvolvimento da infraestrutura urbana da cidade de Ilhéus, esteve reunido no início da tarde desta quinta-feira (10), na sede do Desenbahia, em Salvador, com o presidente da instituição, Francisco Miranda.

A reunião segue a agenda institucional do gestor ilheense na capital baiana na busca de melhorias para a cidade. “Nosso papel é o de buscar investimentos para que possamos continuar alavancando Ilhéus e melhorando a autoestima do nosso povo. Aqui em Salvador, tenho participado de reuniões importantes para buscar a viabilidade de recursos e projetos que chegarão para nossa cidade”, declarou Mário Alexandre.

JERBSON MORAES RECEBE HOMENAGENS PELO TRABALHO DE COMBATE AO ÓLEO

 

Aconteceu nesta quinta-feira (10), na Capitania dos Portos de Ilhéus, a cerimônia de imposição da Medalha “Amigo da Marinha”. Dentre os homenageados estava o advogado e vereador Jerbson Moraes, que foi homenageado pelo trabalho de combate ao óleo, junto à Instituição, quando foi Secretário de Meio Ambiente há um ano.

O trabalho realizado há um ano, junto à diversas instituições, ganhou destaque nacional, pela maestria e agilidade na limpeza das praias e medidas tomadas. “Hoje é um dia importante, me sinto muito grato pela homenagem. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho árduo e bem feito, com reconhecimento nacional, com nossas praias limpas. Ilhéus foi exemplo”, declarou o vereador em entrevista concedida à Rádio Bahiana, que fez a cobertura ao vivo da cerimonia, com o radialista Fábio Roberto.

Vale lembrar que ontem (09), o Corpo de Bombeiros de Ilhéus também promoveu uma homenagem a Jerbson e outras personalidades.

ANSIEDADE FOI TEMA DA ENTREVISTA COM A PSICOLOGA MIRELLA CARQUEIJA NESTA QUINTA-FEIRA (10) NA RÁDIO BAHIANA

Nesta quinta-feira (10), o Programa na Boca Do Povo, liderado pelo comunicador Adilson Neves recebeu a psicologa Mirella Carqueija, mais uma vez, confirmando assim o propósito da emissora em levar aos seus ouvintes informações de qualidade e bem-estar. Desta vez o tema da entrevista foi ansiedade.

Segundo a psicologa, ansiedade é um estado de alerta e emoção natural de qualquer ser humano, geralmente surge quando o ser é exposto a situações estressantes, fora da sua zona de conforto, ou em situações que fogem do seu controle. Ao ser questionada pelo radialista o quão importante é abordar o tema, Mirella destacou que todos aqueles que possuem um canal direto de interação, comunicação com as pessoas, deveriam falar sobre, pois ainda existe um grande tabu quando se refere a doenças e transtornos psicológicos, Mirella concluiu a fala agradecendo a emissora Am1310 pela oportunidade concedida.

Cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrem de ansiedade no mundo e grande parte dessas pessoas não conseguem identificar que possuí o transtorno e nem o que a causa. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: MARIO ALEXANDRE CONFIRMA A SEGUNDA ETAPA DA DUPLICAÇÃO DA BA-001 NA ZONA SUL ATÉ O CURURUPE

Mario Alexandre e o secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcos Cavalcante.

O prefeito Mário Alexandre, se reuniu nesta quarta-feira (9) na capital baiana com o secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcos Cavalcante, e conquistou avanços importantes para Ilhéus continuar a crescer nos trilhos do desenvolvimento. A boa parceria com o governo do Estado e o planejamento de ações estratégicas do município para alavancar a estrutura urbana, possibilitaram ao prefeito anunciar as melhorias solicitadas, que chegam para população ilheense.

A primeira boa notícia é que está confirmada a segunda etapa da duplicação da BA-001 da zona Sul, que se estenderá até o Cururupe, garantindo mais fluidez, mobilidade e estrutura urbana para a região. “O governador Rui Costa e o secretário Marcos Cavalcante acolheram as nossas solicitações e garantiram que ainda neste mês de dezembro a primeira etapa da duplicação da BA-001 será concluída”, comemorou o prefeito Mário Alexandre.

Outra novidade positiva é a implantação da nova iluminação pública em dois pontos importantes da cidade, nas zonas Oeste e Sul, a contemplar as comunidades dos bairros do Teotônio Vilela, Banco da Vitória e Nossa Senhora da Vitória. A nova iluminação será realizada tanto na BR-415, da rodovia Jorge Amado, entre o Teotônio Vilela e o Banco da Vitória; e na BR-245, no trecho entre o bairro Nossa Senhora da Vitória e o Condomínio Sol e Mar. :: LEIA MAIS »

PLANTÃO DE RECESSO DA DEFENSORIA PÚBLICA SERÁ NÃO PRESENCIAL DEVIDO AO AUMENTO DE CASOS DA COVID-19

De 20 de dezembro a 06 de janeiro, durante o recesso forense, a Instituição retorna ao atendimento remoto.

Após avaliar que as taxas de ocupação de leitos nas UTI’s por causa da Covid-19 continuaram a subir nas últimas semanas, atingindo mais de 70% – segundo dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde do Estado -, a Defensoria Pública do Estado da Bahia decidiu que o atendimento durante o recesso forense será realizado integralmente de maneira não-presencial. O recesso  forense é de 20 de dezembro a 06 de janeiro.

Embora haja anúncio de abertura de novos leitos pelo Governo do Estado e algumas prefeituras – o que indica que a taxa pode voltar a cair futuramente -, a Instituição toma a medida por cautela, preocupada com a saúde do corpo funcional da Instituição e com as pessoas a quem ela assiste, até que os novos leitos sejam inaugurados e as taxas normalizem.

De acordo com o defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, a Defensoria Pública da Bahia continuará observando a dinâmica das taxas para definir as medidas que serão tomadas posteriormente. “Nós vamos continuar avaliando a situação para definir se em janeiro retornaremos ao atendimento presencial ou se precisaremos ingressar na fase vermelha de atendimento”, destacou o gestor.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia