:: ‘Bahia’
ILHÉUS: HOMEM É ASSASSINADO NO BANCO DA VITÓRIA

Esse foi o primeiro assassinato registrado em Ilhéus neste ano.
Por volta das 17h30min do último sábado (02), o jovem Caio, 21 anos, foi morto a tiros no bairro Banco da Vitória, em um local conhecido como Lote.
Segundo informações, Caio que era morador do bairro, foi atingido com pelo menos três tiros, dois no peito e um no cabeça. No momento do assassinato o jovem estava armado com um revólver.
A polícia investiga se ele teria ligações com o crime organizado. Os suspeitos e o motivo real do crime estão sendo investigados.
EDITAL MARCA LEILÃO DA FIOL NA BAHIA PARA ABRIL DE 2021

A maior parte dos recursos será aplicada nos primeiros cinco anos do contrato em obras remanescentes e complementares.
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) usou sua última reunião deste ano, na última terça-feira (29), para analisar um pacote de decisões envolvendo o setor ferroviário. Entre os itens da pauta, constou a aprovação do edital de concessão para exploração e desenvolvimento da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Ilhéus e Caetité, na Bahia.
Esse trecho desperta interesse em função da reserva de ferro em Caetité, de onde o minério será transportado até o Porto de Ilhéus. O segundo trecho da ferrovia, cujas obras vêm sendo executadas por um batalhão de engenharia e construção do Exército, se estenderá até Barreiras, no oeste baiano, com 485 quilômetros. A ferrovia possibilitará o escoamento da produção agrícola da região até o Porto Sul, na Bahia. Hoje essa carga é transportada por caminhões pela BR-242 até o Porto de Aratu. :: LEIA MAIS »
OPERAÇÃO FAROESTE: MPF DENUNCIA MAIS UMA DESEMBARGADORA DO TJ-BA , SEUS FILHOS E ADVOGADOS POR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

Segundo o MPF, grupo foi denunciado em esquema envolvendo pagamentos de R$ 950 mil de propina. Operação Faroeste apura venda decisões judiciais no TJ-BA.
A desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lígia Maria Ramos Cunha, seus filhos Arthur e Rui Barata, e mais três advogados foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF), na noite desse sábado (2), por organização criminosa. A denúncia ocorreu no âmbito da Operação Faroeste, que apura venda de decisões judiciais no TJ-BA.
Segundo o MPF, a denúncia é a sexta apresentada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde a deflagração da operação, em 2019, e ocorre quatro dias após outra desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Ilona Reis, também ser denunciada.
Na denúncia, o MPF requer que os seis denunciados sejam condenados por organização criminosa e que, em caso de condenação, seja decretada a perda da função pública, no caso dos que têm essa condição. Também foi pedido que os envolvidos paguem, de forma solidária, indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 950 mil.
COVID-19: BAHIA REGISTRA 722 CASOS NAS ÚLTIMAS 24H

Números foram publicados pela Secretaria da Saúde do estado neste domingo (3). Taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado segue estável com 74%.
A Bahia registrou 722 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com as informações divulgadas neste domingo (3), pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
O boletim ainda registra 31 novos óbitos, ocorridos em diversas datas. Desde o íncio da pandemia, 9.218 pessoas morreram na Bahia por complicações da Covid-19. Apesar do registro de mortes, a taxa de letalidade segue estável, em de 1,86%.
Ainda segundo o boletim, dos 496.008 casos confirmados desde o início da pandemia, 482.039 já são considerados recuperados, enquanto 4.751 encontram-se ativos.
Salvador é a cidade com maior número de casos positivos, contabilizando 22,48% de todo o estado. Dentre as cidades com os maiores coeficientes de incidência (calculando a incidência por 100 mil habitantes), estão Ibirataia (10.344,83), Muniz Ferreira (8.447,86), Conceição do Coité (8.444,42), Jucuruçu (8.152,53), Pintadas (8.019,55).
BAHIA: MORADORES RELATAM BARULHO NO CÉU E PESQUISADORES DIZEM QUE FOI PASSAGEM DE METEORO

Bramon conseguiu detectar imagem da passagem do meteoro, na região de Nova Redenção — Foto: Reprodução/Site Bramon.
Moradores da Bahia relataram ter escutado um barulho no céu, no sábado (2), e pesquisadores dizem que a causa foi a passagem de um meteoro.
Segundo a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), que opera uma rede para monitoramento de meteoros, produzindo e fornecendo dados científico, após moradores de Brumado, Dom Basílio, Carinhanha e Livramento de Nossa Senhora relatarem nas redes sociais que escutaram um forte estrondo, por volta das 16h, eles foram buscar imagens que pudessem comprovar que o estrondo estivesse associado a um meteoro.
JANEIRO TERÁ REDUÇÃO NA CONTA DE LUZ COM A VOLTA DA BANDEIRA AMARELA

Preço da energia será de R$ 1,34 para cada 100 quilowatts consumidos por hora. Em dezembro, com bandeira vermelha patamar 2, brasileiros pagaram R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh).
As contas de luz voltam à bandeira amarela neste mês de janeiro de 2021, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A justificativa é de que a agência identificou melhoria no cenário de produção hidrelétrica, com elevação das vazões dos afluentes dos principais reservatórios.
A mudança deve provocar uma redução significativa no valor das contas em relação a dezembro, quando estava em vigor a bandeira vermelha patamar 2, o maior do sistema de bandeiras (veja na imagem abaixo).
Agora em janeiro, o preço da energia será de R$ 1,34 para cada 100 quilowatts consumidos por hora. Em comparação, em dezembro os brasileiros pagaram R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Entenda as bandeiras tarifárias
2021 TEM NOVE FERIADOS NACIONAIS, TRÊS PROLONGADOS E DOIS NO SÁBADO; VEJA A LISTA

Ainda existe os feriados municipais.
O ano de 2021 terá nove feriados nacionais oficiais e outras seis datas de ponto facultativo, de acordo com lista divulgada no Diário Oficial da União.
Entre os feriados, três deles serão prolongados, ou seja, caem em uma segunda ou sexta-feira e, por isso, são emendados com o fim de semana. A conta já incluiu o 1º de janeiro, nesta última sexta-feira, dia da Confraternização Universal.
Além dele, a Paixão de Cristo (2 de abril), que antecede a Páscoa, e a Proclamação da República (15 de novembro) serão, respectivamente, em uma sexta e uma segunda-feira.
O Dia do Trabalho, em 1º de maio, e o Natal, no 25 de dezembro, cairão em um sábado.
Tiradentes (21 de abril), será em um quarta-feira, enquanto a Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro) cairão todos em uma terça-feira.
A segunda, terça e quarta-feira de Carnaval (respectivamente 15, 16 e 17 de fevereiro) são consideradas pontos facultativos, bem como a quinta-feira de Corpus Christi, que será em 3 de junho.
Veja a seguir a lista completa dos feriados e pontos facultativos nacionais em 2021: :: LEIA MAIS »
CAFÉ DA MANHÃ CONSOLIDA VITÓRIA DE JERBSON MORAES

Jerbson Moraes reunido nessa manhã com apoiadores.
Na manhã dessa quinta-feira (31), vereadores e representantes da política ilheense se reunirão em café da manhã, junto ao candidato a Presidência da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes, consolidando assim a vitória de JM amanhã no legislativo.
Na oportunidade, Jerbinho, como é calorosamente chamado, expressou sua vontade de fazer um biênio atuante, independente, limpo e inovador, fazendo jus ao caminho que Ilhéus vem trilhando. Jerbson Moraes que é advogado de formação, está em seu segundo mandato como vereador, sendo o mais votado nas últimas eleições com 1512 votos. Com vasta experiência, foi também secretário de desenvolvimento econômico e meio ambiente, firmando assim sua qualificação para exercer o cargo.
Na véspera da eleição da presidência, Moraes se reuniu com vereadores aliados e também aqueles que não compõe a base do governo. Esteve presente, vereadores e representantes dos partidos do PSD, PSB, PSL, PSDB,PT, PCdoB, PODEMOS, PV, PDT. Além da presença do vice-prefeito Bebeto Galvão.
Jerbson e todos os 20 vereadores eleitos, tomaram posse na manhã dessa sexta-feira (1º), junto ao prefeito e vice-prefeito. Logo após, a votação para o futuro presidente da câmara ilheense será colocado em pauta.
MANOELITO PUENTES É TRANSFERIDO PARA UTI DO HOSPITAL DE ILHÉUS APÓS SER DIAGNOSTICADO COM COVID-19

Puentes tem 70 anos.
O representante comercial e Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Manoelito Puentes de Jesus, foi transferido para UTI (Unidade de Terapia Intensiva), do Hospital de Ilhéus, após ser diagnosticado com a covid-19.
Manoelito está respirando através de oxigenação mecânica, contudo seu estado de saúde é estável e está consciente.
RUI COSTA ANUNCIA PROJETO PARA CRIAÇÃO DE 26 MIL VAGAS PARA MONITORES ESCOLARES NA REDE ESTADUAL

O Governador Rui Costa anunciou, nesta terça-feira (29), que enviará à Assembleia Legislativa um projeto de lei criando 26 mil vagas de monitores escolares remunerados, que serão escolhidos entre os próprios alunos, um para cada uma das 26 mil salas de aula do Estado. O projeto ainda está em elaboração. O anúncio foi feito durante visita ao município de Conceição de Coité para entrega de obras.
Segundo o governador, ao visitar as escolas do Estado, ele percebeu que alguns alunos ensinavam os colegas voluntariamente. “Então, há cerca de um ano, nós criamos o programa Mais Estudo, estimulando que alguns estudantes sejam monitores escolares, recebendo uma bolsa de até R$ 600 por mês. Com isso os alunos não precisam trabalhar e podem se dedicar ao estudo e ensinar os colegas”. Rui destacou que, mesmo com a pandemia e com as escolas fechadas, o benefício foi pago.
O governador afirmou que, com o projeto de lei, o programa torna-se uma ação de Estado e não de governo, permanecendo para as futuras gestões. “Eu quero com isso acelerar a retomada de indicadores educacionais da Bahia, para que a gente coloque a Bahia no lugar que o povo baiano merece, um lugar de destaque tanto para a profissionalização quanto para o resultado de uma melhoria dos indicadores educacionais”.
Rui explicou ainda que o programa experimental, com 10 mil alunos, foi um sucesso. “As notas melhoraram, a aprendizagem melhorou, houve uma redução do número de desistência de alunos nas escolas. Quando o aluno não entende o assunto, tira nota baixa, ele fica com vontade de largar aquilo. Quando ele começa a entender, a aprender, ele tem vontade de ficar na escola”.









