WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DA BAHIA SOLICITA AO MEC ADIAMENTO DO ENEM

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) encaminhou ofício ao Ministério da Educação (MEC) solicitando o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o mês de maio de 2021. As provas, na versão impressa, estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Esta é a segunda vez que a SEC envia ofício ao MEC e também ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela execução do ENEM, requerendo a prorrogação da aplicação do exame.

No ofício atual, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, aponta o aumento expressivo das taxas de contaminação pelo novo Coronavírus, que teve crescimento recente acentuado em todo território brasileiro. “Entendemos que não é razoável expor milhões de estudantes ao risco de aglomeração e contaminação quando o adiamento das provas – não falamos em cancelamento – terá impactos financeiros e logísticos administráveis e plenamente justificáveis face ao valor incalculável de tantas vidas”, afirmou o secretário. :: LEIA MAIS »

MARÃO FALA SOBRE BALANÇO DA GESTÃO E PRIORIDADES PARA O FUTURO DE ILHÉUS

Na tarde desta quarta-feira (23), o prefeito Mário Alexandre cedeu uma entrevista especial para a TVi Band, na Vila 73, onde realizou um balanço geral sobre as principais realizações em sua primeira gestão e falou sobre obras e ações para Ilhéus no próximo mandato de 2021. O tema Covid-19 não ficou de fora da pauta. O prefeito reforçou que Ilhéus é uma referência de atendimento para toda a região Sul da Bahia, com o Centro Covid-19 e as unidades hospitalares.

Além das obras de requalificação asfáltica, pavimentação e drenagem em diversos logradouros da cidade realizadas entre os anos de 2017 e 2020, o prefeito Mário Alexandre relembrou sobre as obras de infraestruturas sociais para a saúde e educação, com a construção e reforma de postos de saúde, e melhorias em prédios escolares, a exemplo, o Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME). O asfalto vai continuar avançando para localidades que ainda não foram contempladas na cidade, garantiu o gestor. :: LEIA MAIS »

MESMO COM PANDEMIA, RETOMADA ECONÔMICA IMPULSIONA MERCADO IMOBILIÁRIO DE ILHÉUS

Na região sul de Ilhéus a construção civil está em alta, mesmo durante a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). Fomentado principalmente por novos empreendimentos imobiliários, o setor traz oportunidades e abre novos postos de trabalho no município.

Para o prefeito Mário Alexandre, a taxa de crescimento habitacional apresentada nos últimos anos é resultado da confiança do empresariado, que vê nas melhorias executadas condições favoráveis para investir no segmento.

“O trabalho que a gente realiza é fundamental para tornar Ilhéus um ambiente atrativo, que abre portas para a instalação de grandes empresas, gerando emprego e renda para as famílias e fortalecendo a economia. Vamos lutar para trazer investimentos e continuar diversificando a receita tributária do nosso município”, frisou o gestor. :: LEIA MAIS »

PREFEITURA DE ILHÉUS DECRETA PONTO FACULTATIVO NOS DIAS 24 E 31 DE DEZEMBRO

A Prefeitura de Ilhéus estabeleceu ponto facultativo nas repartições públicas municipais, nos dias 24 e 31 de dezembro de 2020, vésperas de Natal e Ano Novo, respectivamente.

Conforme o decreto, os serviços considerados de natureza essencial não serão suspensos, bem como as atividades nas áreas da saúde, educação, limpeza urbana, iluminação e da Segurança Pública.

RICARDO MANDARINO É CONFIRMADO NA SECRETÁRIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DA BAHIA

o governador Rui Costa confirmou o juiz federal aposentado Ricardo César Mandarino como o novo secretário de Segurança Pública da Bahia. Ainda durante a live, o governador anunciou o delegado de Polícia Civil Hélio Jorge como subsecretário da SSP-BA. Já Heloísa Brito será a primeira mulher a ocupar o cargo de delegada-geral da Polícia Civil baiana.

O novo titular da SSP-BA foi apresentado pelo gestor baiano e lembrou que retorna ao estado em que atuou como delegado da Polícia Civil na década de 1970. “Tenho grande admiração pelo senhor [governador]. Não o conhecia pessoalmente”, disse o novo secretário, reforçando que trará sua experiência na área da Segurança Pública para o estado.

Hoje delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge está na Polícia Civil há 25 anos e já exerceu diversas funções na corporação, a exemplo da nova delegada-geral, Heloísa Campos Brito. A solenidade de posse do novo secretário, do subsecretário e da nova delegada-geral está prevista para a próxima segunda-feira (28).

UESC INICIARÁ 2021 COM AULAS NÃO PRESENCIAIS

A Uesc não chegou a iniciar o ano letivo de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) não terá aulas presenciais no início de 2021. Nesse sentido o Conselho Universitário (Consu/Uesc) aprovou, na 67ª reunião ordinária, realizada na tarde de quinta-feira (03), a retirada de pauta da minuta de resolução autorizando aulas presenciais ou híbridas.

Os conselheiros recomendaram cautela e a análise mais aprofundada de indicadores epidemiológicos antes de alguma definição, diante do recrudescimento dos casos confirmados de pessoas infectadas com a Sars-CoV-2 (Covid-19), especificamente nas cidades do Sul da Bahia.

O reitor Alessandro Fernandes de Santana, presidente do Consu, destacou “a independência do Conselho da Uesc, cujas deliberações sempre estiveram livres de interferências externas. Os conselheiros decidem com maturidade e à luz do conhecimento científico”. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: MENINA DE 10 ANOS É INTERNADA EM UTI APÓS SER ATINGIDA POR BALA PERDIDA

Caso aconteceu nesta quarta-feira (23), na localidade conhecida como Alto Formoso, em Ilhéus.

Uma criança de 10 anos foi baleada durante tiroteio ocorrido na tarde desta quarta-feira (23), na cidade de Ilhéus.

De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu em uma localidade conhecida como Alto Formoso, no bairro Conquista. A menina, que não teve a identidade revelada, foi atingida por um dos tiros quando passava pela rua e um grupo de criminosos trocou tiros.

A menina, que foi baleada no tórax, foi socorrida por familiares e levada para o Hospital Costa do Cacau, onde foi realizado um procedimento de drenagem. Depois, ela foi transferida para o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna.

Segundo informações da família da vítima, a menina está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O estado de saúde dela é estável.

A Polícia Militar fez buscas no Alto Formoso para tentar localizar quem atirou na menina, mas não encontrou suspeitos.

VEREADOR JERBSON MORAES DESEJA FELIZ NATAL A TODOS

VEREADOR ELEITO GURITA AFIRMA APOIO A JERBSON MORAES PARA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Na manhã dessa quarta-feira (23), Adilson Neves recebeu o vereador eleito Gurita no Programa na Boca do Povo. O vereador falou sobre os projetos que pretende colocar em pauta a partir de 1º de janeiro e sua percepção sobre a eleição da Presidência da Câmara.

Professor Gurita, como também é conhecido, já esteve no legislativo ilheense por duas vezes. Agora, em seu terceiro mandado pelo PSD, acredita que a nova composição da Câmara tem o compromisso de resgatar a imagem do poder.

O vereador que foi diplomado no último dia 17, teve 1159 votos, e declarou que seu mandato será pautado no esporte, combate ao abuso sexual infantil, políticas públicas a favor dos animais e a garantia da valorização da mulher.

Ao ser questionado sobre sua pretensão de voto na eleição de Presidência da Câmara, o vereador eleito afirmou seu compromisso com seu partido, o PSD. Segundo o parlamentar, após alinhar as perspectivas do partido e do prefeito Mario Alexandre, foi escolhido dentre os vereadores eleitos o mais adequado, que é Jerbson Moraes.

De acordo com Gurita, Jerbson foi o escolhido e ele está em paz com a escolha. “Estou muito satisfeito com a escolha do partido, Jerbson é um menino capaz, competente, já foi meu aluno, nós estaremos bem representados”, afirmou Gurita.

Jerbson, que estava ouvindo a Am1310, agradeceu de imediato as palavras de carinho e o voto de seu colega partidário.

MARÃO ANUNCIA ZONA AZUL NO CENTRO DE ILHÉUS

O prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre anunciou na manhã dessa quarta-feira (23), que a região central de Ilhéus, vai ganhar uma zona azul. O prefeito não definiu a data de quando o projeto deve entrar em funcionamento.

Além da Zona Azul, o prefeito anunciou que vai realizar obras de urbanização nos bolsões de estacionamento no entorno da pista que leva à nova ponte para criar novas vagas, hoje existentes, mas sem estrutura e organizada pelos flanelinhas que tomaram conta do local.

O anuncio foi feito durante entrevista no Programa O Tabuleiro, da Ilhéus Fm.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia