:: ‘Bahia’
VEREADOR JERBSON MORAES PARABENIZA COMANDANTE GIOVANNI E PROMETE CONCEDÊ-LO TÍTULO DO CIDADÃO ILHEENSE

O vereador e advogado Jerbson Moraes parabenizou o capitão Giovani Andrade, comandante da Capitania dos Portos de Ilhéus, por mais um ano de vida. A homenagem foi nesta sexta-feira (26) na bancada do programa Falando Direito da Rádio Bahiana de Ilhéus (Am1310).
Na oportunidade, o parlamentar ilheense se diz honrado por consolidar uma amizade com o comandante, e juntos obtiveram exito na luta contra as manchas de óleo. “Estivemos juntos [Jerbson e Comandante Giovanni] em um dos piores momentos que Ilhéus já passou, quando as manchas de óleo chegaram em nossas praias. Agradeço por termos tido uma pessoa com tanta excelência para efetivar o trabalho”, disse JM.
De acordo com Jerbson, o comandante Giovanni possui um carinho enorme por Ilhéus e em nome desse carinho, o parlamentar prometeu concedê-lo o Título de Cidadão Ilheense, honraria anual que os vereadores entregam como forma de reconhecimento às pessoas que possuem serviços prestados à cidade de Ilhéus.
O comandante da Capitania dos Portos de Ilhéus, fez parte do grupo de ação que esteve a frente das ações de combate as manchas de óleo que assolaram o litoral ilheense em 2019. Além da Marinha, o Corpo de Bombeiros Militar, A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo, pelo então secretario Jerbson Moraes, instituições e órgãos ambientais também fizeram parte da força-tarefa. :: LEIA MAIS »
“ SE RECUPERANDO E INFLAMAÇÃO NOS PULMÕES ESTÁ CONTROLADA” DIZ BOLETIM MÉDICO DO SECRETÁRIO FÁBIO VILAS-BOAS

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, se recupera bem e está com a inflamação dos pulmões por Covid-19 controlada, segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira (26) pelo médico pneumologista Sérgio Jezler, que tem acompanhado o quadro de Vilas-Boas.
Em vídeo publicado na página do titular da Sesab, Jezler afirma que o secretário está “bem, sem febre, sem falta de ar, consciente, ativo, usando oxigênio em baixo fluxo e com todos os sinais de inflamação controlados.” Vilas-Boas continua internado em uma UTI do Hospital Aliança, em Salvador, para intensificar a fisioterapia respiratória.
Apesar de a doença estar controlada, ainda não há previsão de alta para o secretário. “Ele está no final da segunda fase da doença, que é aquela base mais inflamada, e tudo leva a crer que, em breve, teremos essa previsão”, explicou Jezler.
O secetário testou positivo para o coronavírus no dia 16 e foi internado no dia 19. No dia 18, ele publicou nas redes sociais que o resultado de uma tomografia de tórax apontou que 25% dos pulmões tinham sido atingidos por múltiplas áreas de pneumonia.
BAHIA: GOVERNO AVALIA CONTRATAR MÉDICOS DE OUTROS PAÍSES PARA CONTER PANDEMIA

O governador Rui Costa afirmou que o estado tem até hoje (26) para viabilizar médicos e outros profissionais de saúde para garantir o atendimento à pandemia de Covid-19 na Bahia. A falta de contingente dessa categoria é um dos problemas enfrentados pelo governo para possibilitar a reabertura de leitos no território baiano, como a Arena Fonte Nova, que já está mobilizada, mas não possui médicos para atendimento no espaço.
“Nós vamos, se necessário for. Ontem conversando com a secretária em exercício e disse que o prazo era amanhã. Se não conseguimos mobilizar uma equipe para abrir a Fonte Nova, vou chamar a procuradoria do Estado e vamos buscar viabilizar, buscar médicos em outros estados ou em outros países”, disse Rui, durante entrevista à TV Bahia.
“Sem médico é que nós não podemos ficar, sem profissional de saúde é que não podemos ficar. A vida humana em primeiro lugar. Hoje é o dia máximo para saber se a gente pode saber se vai contratar médicos aqui na Bahia. Se não for, vamos no final do dia buscar alternativas no Brasil ou no exterior para trazer médicos, enfermeiros ou fisioterapeutas”, acrescentou.
TRANSFERÊNCIA DE IRMÃO LÁZARO PARA HOSPITAL EM SALVADOR É SUSPENSA APÓS PIORA DO CANTOR

Família do vereador conseguiu uma vaga para ele em um hospital na capital baiana, no entanto, médicos de Feira de Santana disseram que transferência poderia ser perigosa.
O vereador de Salvador, Irmão Lázaro (PL), que está internado com Covid-19 em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, teve agravamento na situação e teve a transferência para a capital baiana suspensa nesta quinta-feira (25).
Segundo a assessoria do vereador, a família dele chegou a conseguir uma vaga em um hospital da capital, no entanto, os médicos do hospital em que ele está internado disseram que a transferência poderia ser perigosa.
Ainda segundo a assessoria, uma UTI móvel teria sido encaminhada para o hospital em que o vereador está internado.
OPERAÇÃO FORTUNA CUMPRE OITO MANDADOS DE PRISÃO PARA COMBATER MILÍCIA EM ITABUNA

O Ministério Público estadual, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na manhã dessa sexta-feira (26) em conjunto com a força-tarefa da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) de Combate a Grupos de Extermínio e Extorsões e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a ‘Operação Fortuna’.
O objetivo é o cumprimento de oito mandados de prisão temporária contra policiais militares, além de 18 mandados de busca e apreensão nos Municípios de Itabuna, Ilhéus, Ubatã, Uruçuca, Ipiaú e Vitória da Conquista.
O trabalho conjunto visa desarticular uma organização criminosa acusada de praticar diversos crimes de homicídio, com intimidação coletiva e possíveis recebimento de valores, em ações que caracterizam atividade de milícia. Também atuaram na operação promotores de Justiça que atuam na área criminal no Município de Itabuna.
CANTOR NETO LX É DETIDO EM ILHÉUS

O cantor baiano Neto LX, foi detido pela polícia para prestar depoimento nesta quinta-feira(25), em Ilhéus . Conhecido pelo hit ‘Gordinho Gostoso’, o artista acabou conduzido à uma delegacia do município.
Neto LX foi abordado após ser flagrado sob posse de um veículo com restrição de roubo. Durante sua fala às autoridades, o músico e empresário declarou que havia alugado o carro, que possui placa de Minas Gerais, e não sabia sobre o problema informado.
Após pagar fiança, o cantor foi liberado pela polícia. Está foi a segunda passagem do cantor do gênero ostentação por uma delegacia. Em 2018, ele foi detido com drogas dentro de um carro, em Itabuna, também no Sul da Bahia. Através de nota, a assessoria do cantor afirmou que o material encontrado era de um primo, com quem havia pego um carona.
VEREADORA IVETE TESTA POSITIVO PARA COVID-19

Foi confirmada na manhã dessa sexta-feira (26), que a vereadora Ivete (DEM) testou positivo para o novo coronavírus.
Ivete Maria, de 64 anos, encontra-se afastada de suas atividades parlamentares, está assintomática e em isolamento domiciliar.
Vale ressaltar que a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ilhéus, por meio do seu presidente Jerbson Moraes, suspendeu todas as atividades presenciais do legislativo, para evitar a proliferação do novo corona vírus. A partir da próxima semana, as sessões parlamentares serão realizadas remotamente.
AUXÍLIO EMERGENCIAL DEVE VOLTAR EM MARÇO, COM PARCELAS DE R$ 250 REAIS

A expectativa, segundo o presidente, é que os quatros meses complementares de auxílio possam fazer a “economia pegar de vez”.
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira, 25, durante sua live semanal nas redes sociais, que o valor do novo auxílio emergencial a ser proposto pelo governo será de R$ 250. O benefício, segundo ele, deve começar a ser pago ainda em março, por um período total de quatro meses. 

“A princípio, o que deve ser feito? A partir de março, por quatro meses, R$ 250 de auxílio emergencial. Então é isso que está sendo disponibilizado, está sendo conversado ainda, em especial, com os presidentes da Câmara [Arthur Lira (PP-AL)] e do Senado [Rodrigo Pacheco (DEM-MG)]. Porque a gente tem que ter certeza de que o que nós acertarmos, vai ser em conjunto”.
A expectativa, segundo o presidente, é que os quatros meses complementares de auxílio emergencial possam fazer a “economia pegar de vez”. “Nossa capacidade de endividamento está, acredito, no limite. Mais quatro meses pra ver se a economia pega de vez, pega pra valer”, afirmou.
AUXÍLIO EMERGENCIAL :: LEIA MAIS »
PLANO PEDAGÓGICO DE ILHÉUS É REFERÊNCIA PARA OUTROS MUNICÍPIOS

A secretaria de educação da Prefeitura de Ilhéus apresentou o plano pedagógico de retorno às aulas para a secretaria de educação do município de Camamu. Titular da Seduc Ilhéus, Eliane Oliveira, juntamente com a equipe técnica, apresentou todo o planejamento adaptado para estes tempos de pandemia, para o secretário da Educação de Camamu, Quievilin dos Santos, que veio acompanhado diretora do departamento pedagógico, Joice Aderne. Segundo informações da Seduc, após aprovação em assembleia no Conselho de Educação, se aprovada a indicação do executivo municipal, o retorno às aulas está programado para o dia 15 de março de forma não presencial, conforme o plano.
“Um trabalho de excelência, principalmente diante de todo o cenário que temos enquanto educação. A equipe expressou de forma muito sistêmica cada etapa, o que mostra o alinhamento da Seduc onde se fala a mesma linguagem. Isso é de extrema importância para que a proposta dê certo”, opinou o secretário Quievilin dos Santos.
De acordo com Eliane Oliveira, “percebemos a necessidade de um novo olhar, com um diagnóstico diferenciado porque temos uma pluralidade de alunos, com a educação infantil, anos iniciais e finais. Esperamos ter sucesso com a execução desse planejamento. Precisamos pensar que a pandemia não vai acabar amanhã. E, por isso, elaboramos uma via de acesso com esse plano de ação com a nossa proposta pedagógica e currículo aprovados pelo conselho, para que o aprendizado chegue aos nossos alunos, e eu tenho certeza que chegará. Um novo momento de aprender a cada dia, é o que a gente está fazendo”. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE APRESENTA PROJETOS À SECRETARIA DA PRESIDÊNCIA PARA REALIZAR OBRAS

No segundo dia da agenda propositiva para o desenvolvimento de Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre, juntamente com o vice-prefeito Bebeto Galvão, apresentaram nesta quinta-feira (25), no Palácio da Alvorada, em Brasília, projetos à Secretaria Especial de Relações Institucionais do Governo Federal, assim como em Ministérios, com o objetivo de captar e executar investimentos públicos em Ilhéus. Dentre as pautas solicitadas, estão as obras de encostas para os altos da cidade, a resolução para o avanço da maré nos bairros São Miguel e São Domingos e o fechamento da primeira etapa do canal do Hernani Sá.
“Junto com Bebeto e os secretários, buscamos alternativas para vários problemas da cidade que nos aflige há muitos anos, como o canal do Hernani Sá e o avanço da maré na zona Norte, que está levando à calamidade. Queremos viabilizar recursos para sanar completamente esses problemas, resolvendo também a situação dos altos, em que os moradores sofrem muito nos períodos de chuva”, declarou Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »









