WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


Governo da Bahia realiza pagamento de nova parcela do precatório e do abono extraordinário, nesta terça-feira (9)

Foto: Douglas Amaral/Ascom SEC

Foto: Douglas Amaral/Ascom SEC

Os pagamentos da nova parcela do precatório principal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) e do abono extraordinário destinado aos profissionais da Educação da rede estadual foram realizados nesta terça-feira (9), pelo Governo do Estado. A medida reforça a política de valorização dos educadores e reconhece a contribuição de milhares de servidores para o fortalecimento da escola pública baiana.

Nesta etapa, o abono extraordinário soma mais de R$ 103,3 milhões. Os profissionais com carga horária de 20 horas recebem R$ 719,73, enquanto aqueles com jornada de 40 horas recebem R$ 1.439,47. O benefício contempla mais de 85 mil servidores ativos e aposentados vinculados ao quadro do magistério estadual.

Já o precatório do FUNDEF é destinado aos profissionais da Educação Básica que atuaram na rede estadual entre 1998 e 2006, totalizando 87 mil servidores. Os valores são calculados de forma proporcional ao período de exercício e à carga horária de cada beneficiário, seguindo os critérios definidos na legislação específica.

O pagamento faz parte do processo de complementação dos recursos do FUNDEF, que antecedeu o atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). A iniciativa resulta de acordos e decisões judiciais que garantiram o repasse dos valores atrasados ao Estado da Bahia.

“Os pagamentos reafirmam o compromisso com os educadores e o reconhecimento à dedicação de quem contribui para a aprendizagem em todo o território baiano”, destacou a secretária da Educação em exercício, Luciana Menezes.

Bebeto Galvão completa 64 anos mantendo o legado em defesa dos trabalhadores baianos

Sua trajetória é marcada pela origem simples e pelo vínculo com Ilhéus, onde construiu sua vida pessoal e carreira política_

Nascido no distrito de Rancho Cacau, no dia 9 de junho de 1962, Adalberto Souza Galvão, o querido Bebeto Galvão, completa 64 anos nesta terça-feira com um sorriso que ainda carrega o sabor da infância simples e a marca de quem aprendeu cedo o valor do trabalho. Pré-candidato a deputado federal pelo PSD, Bebeto é hoje uma das vozes mais respeitadas da política e do movimento sindical no Brasil.

Cresceu em Ilhéus, onde começou a trabalhar ainda jovem nas indústrias de beneficiamento de cacau. Conciliando as atividades laborais com os estudos, ingressou no curso de História da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Sua vida pública teve início na década de 1980, como líder estudantil e organizador do movimento sindical na cidade.

Em 1992, foi eleito o vereador mais jovem de Ilhéus. Mais tarde, atuou como assessor de Relações Institucionais do governo municipal. Assumiu como suplente o mandato de deputado federal pela Bahia na legislatura 2011-2015 e foi reeleito em 2014. Na Câmara dos Deputados, em 2017, votou contra a Reforma Trabalhista.

Em 2018, tornou-se primeiro suplente do senador Jaques Wagner e, dois anos depois, foi eleito para o cargo de vice-prefeito de Ilhéus. Bebeto também é diretor da Força Sindical Nacional, diretor do Sintepav Bahia, vice-presidente regional da ICM para América Latina e Caribe, além de ter sido membro do Conselhão do presidente Lula.

O nosso aniversariante do dia carrega o afeto de quem sempre ouviu o trabalhador, o morador do interior, a mulher que chefia o lar, o jovem que vê na sua trajetória um exemplo a ser seguido. Bebeto aprendeu com os pais o valor do trabalho e ensina aos filhos e aos netos, com o mesmo gesto firme e afetuoso, que respeito se conquista com presença e diálogo. Em sua casa, a política nunca tirou o lugar do abraço. A família é o alicerce por trás de cada luta.

“A minha mente pensa onde os meus pés pisam”, costuma declarar para deixar em evidência que nunca se esqueceu de onde veio. Aos 64 anos, seu nome segue à disposição do eleitorado baiano para as eleições deste ano, com base na experiência sindical e legislativa acumulada ao longo de mais de três décadas.

Parabéns, Bebeto. A Bahia te abraça!

Santa Casa de Ilhéus desliga oito membros por violação estatutária e risco à governança

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, mantenedora do Hospital São José, anunciou o desligamento de 8 (oito) membros de seu quadro de irmãos. A decisão foi tomada durante Assembleia Ordinária realizada no último dia 28 de maio de 2026, após a constatação de práticas que violam o Estatuto da entidade e colocam em risco a transparência, a governança e a sustentabilidade financeira da instituição.

A medida ocorreu em meio à reunião de prestação de contas e avaliação dos nove meses da atual gestão. Segundo a Mesa Diretora, ficou comprovado que os integrantes desligados descumpriram frontalmente o Capítulo III, Artigo 8º do Estatuto da Irmandade.

Entre as principais irregularidades identificadas estão a existência de processos judiciais movidos pelos próprios membros contra a entidade e o descumprimento da cláusula que proíbe expressamente qualquer tipo de remuneração a integrantes da Diretoria e dos Conselhos Fiscal, Deliberativo ou Consultivo.

De acordo com a direção, tais condutas geraram conflitos de interesse, judicialização indevida e insegurança administrativa, ameaçando o patrimônio e o funcionamento do Hospital São José. A intervenção imediata foi considerada necessária para preservar a missão filantrópica da Santa Casa.

A Irmandade reafirma seu compromisso com a legalidade, a ética e a transparência, assegurando à população de Ilhéus que o atendimento e os serviços prestados pelo hospital seguem operando com total normalidade e segurança.

Diretor da 13ª Ciretran, Alisson Mendonça destaca na Rádio Bahiana avanços no acesso à CNH

O diretor-geral da 13ª Ciretran, Alisson Mendonça, participou na última sexta-feira (5) do programa Falando Direito, da Rádio Bahiana de Ilhéus AM 1310, onde falou sobre os impactos das mudanças nas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com Alisson, o Governo Federal havia identificado um contingente de cerca de 20 milhões de pessoas que dirigiam sem habilitação, e a nova legislação tem ajudado a regularizar esses condutores, que já possuem conhecimento prático para dirigir, mas não tinham condições financeiras de arcar com todos os custos do processo tradicional.

“O alto custo da CNH era um dos principais obstáculos para milhares de brasileiros. Dependendo do estado, o processo podia chegar a custar entre R$ 4 mil e R$ 5 mil. Com a possibilidade de realizar a preparação por meio de instrutores credenciados, sem a obrigatoriedade das 20 horas de aulas em autoescola, o acesso ficou mais fácil e mais barato”, explicou.

Alisson destacou ainda que, com as mudanças, o custo total para obtenção da habilitação pode cair para valores entre R$ 800 e R$ 1 mil, dependendo da realidade de cada candidato. Ele também rebateu críticas sobre uma possível queda na qualidade da formação dos novos condutores. Segundo o diretor, as provas teórica e prática continuam sendo aplicadas com o mesmo rigor de antes. A mudança não facilita a aprovação.

Ita Pedro 2026 consagra o forró como o coração da festa, com 55% da grade de artistas destinada ao ritmo

O balanço oficial detalha a distribuição dos gêneros musicais que integram a maior e mais diversificada programação da história do Ita Pedro 2026, na Arena Zé Cachoeira. A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), apresenta a radiografia da programação do Maior São Pedro do Brasil. O evento contará com quase 40 atrações de peso nacional, regional e local, distribuídas em uma grade estratégica.

Assim como eu outras edições, uma das grandes marcas da festa é a valorização da identidade junina, trazendo a tradição do forró como o centro absoluto dos gêneros musicais. Nas quatro noites de festa, que vão de 25 a 28 de junho, o piseiro e o forró tradicional ditam o ritmo e a energia do público, ocupando a fatia majoritária de 55% de toda a programação. Esses números fazem jus à magnitude do Ita Pedro e provam que, embora o evento abrace a diversidade, a tradição é a base que sustenta a estrutura da festa.

Para além do protagonismo do forró, a grade foi desenhada para dialogar diretamente com as preferências do público sul-baiano. O arrocha, um dos gêneros mais queridos e aclamados pela população local, representa 25% da programação, garantindo a sofrência e a forte identidade cultural da nossa região.

Em terceiro lugar no ranking, o sertanejo chega com 17%, enquanto o eletrônico, com 3%, completa o ecossistema da festa, atraindo públicos de diversos segmentos e de várias partes do país. Essa integração de ritmos populares enriquece o Maior São Pedro do Brasil sem descaracterizar suas raízes.

O Ita Pedro 2026 prova que é possível ser gigante, moderno e plural, mantendo a essência viva. De 25 a 28 de junho, todas as vozes e ritmos se encontram em Itabuna, mas é a sanfona quem dita o compasso do maior e melhor São Pedro do país.

PSB e vereador Maurício Galvão realizam encontro para ouvir moradores do Banco do Pedro

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Ilhéus realizou, no último sábado (6), a primeira edição do projeto “Ouvindo a Cidade”, no distrito de Banco do Pedro. A iniciativa foi liderada pelo vereador Maurício Galvão e reuniu moradores para discutir os principais desafios enfrentados pela comunidade.

O objetivo do projeto é criar um canal direto de diálogo com a população para identificar demandas e construir propostas a partir da realidade vivida nos bairros e distritos do município.

Durante o encontro, os moradores relataram problemas como a falta de médicos nas unidades de saúde, a precariedade das estradas, a ausência de pavimentação em diversas ruas, a falta de merenda escolar e a insuficiência de linhas de ônibus para atender à população.

Para Maurício Galvão, ouvir a população é fundamental para a construção de políticas públicas mais eficientes. “Não dá para planejar o futuro de Ilhéus de dentro de um gabinete. Precisamos estar nos bairros e nos distritos, ouvindo quem vive o dia a dia e conhece de perto os problemas da comunidade. Vamos utilizar as demandas apresentadas para cobrar providências e propor soluções ao Executivo Municipal”, afirmou o vereador.

O projeto “Ouvindo a Cidade” integra uma série de encontros que o PSB de Ilhéus pretende realizar em diferentes bairros e distritos, com o objetivo de aproximar as decisões políticas das necessidades reais da população.

Dois acidentes em menos de 24 horas reacendem debate sobre trânsito na Ponte Jorge Amado

Em menos de 24 horas, dois acidentes foram registrados na Ponte Jorge Amado, em Ilhéus. Um deles terminou com uma vítima fatal. Embora as causas das ocorrências ainda sejam desconhecidas, os casos voltaram a provocar discussões sobre segurança viária, excesso de velocidade e imprudência no trânsito em um dos principais acessos da cidade.

Na noite de sábado (6), um carro capotou na ponte. Apesar da gravidade do acidente, o motorista saiu ileso. Já nas primeiras horas da manhã de domingo (7), uma tragédia marcou o mesmo trecho da via.

O motociclista, identificado por populares como Rafael, morreu ainda no local após sofrer um grave acidente no sentido Centro da cidade. Uma mulher que estava na garupa sobreviveu e foi socorrida por uma equipe do SAMU 192, sendo encaminhada para atendimento médico.

Equipes da Polícia Rodoviária Estadual e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram na ponte para realizar a perícia e a remoção do corpo. As circunstâncias do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades.

Embora as causas do acidente fatal ainda não tenham sido oficialmente confirmadas, a sequência de ocorrências em um intervalo tão curto levantou um debate sobre o excesso de velocidade no local. Frequentemente, moradores e condutores relatam a circulação de veículos e motocicletas em velocidades incompatíveis com a segurança da via, cujo limite máximo permitido é de 60 km/h.

“Coincidência ou roteiro já conhecido? Saúde de Bolsonaro piora às vésperas de decisão sobre prisão domiciliar”

Screenshot

Um novo boletim médico sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a agitar o cenário político nacional. Segundo o relatório divulgado nesta semana, Bolsonaro apresentou aumento das crises de soluço nos últimos dias, justamente quando se aproxima o prazo para o fim da prisão domiciliar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes.

O documento aponta agravamento dos episódios e manutenção de cuidados médicos intensivos. Até aí, uma informação de saúde como qualquer outra. O que chamou atenção foi o timing. Nas redes sociais e nos bastidores políticos, a divulgação do boletim reacendeu debates sobre a coincidência entre o agravamento do quadro e a proximidade de uma decisão que pode definir os próximos passos do ex-presidente.

Enquanto aliados afirmam que a situação exige cautela e acompanhamento constante, críticos ironizam o episódio e questionam por que os relatórios mais preocupantes costumam surgir em momentos decisivos do processo judicial. Para eles, o novo boletim acabou alimentando ainda mais as suspeitas e a desconfiança de parte da opinião pública.

O quadro cardiovascular de Bolsonaro, segundo os médicos, permanece estável, mas o ex-presidente segue sob tratamento e observação. A expectativa agora gira em torno da análise que deverá ser feita pelo Supremo Tribunal Federal ao fim do período de prisão domiciliar.

Nas redes, o assunto virou combustível para memes, críticas e teorias de todos os lados. Entre apoiadores, a narrativa é de preocupação com a saúde. Entre opositores, a pergunta que mais circula é: “o soluço vai durar até quando?”

Enquanto a decisão não sai, o debate segue acalorado. E, no Brasil, onde política e polêmica quase sempre caminham juntas, até um simples soluço acaba ganhando contornos de crise nacional.

Clima de tensão em Ilhéus diante de especulações sobre afastamento do Prefeito Valderico

Prefeito de Ilhéus Valderico Júnior

Os bastidores da política de Ilhéus vivem dias de tensão. Após a deflagração da Operação Merenda Digna, da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que investiga supostas irregularidades em um contrato de R$ 15,5 milhões para fornecimento de merenda escolar, o clima nos corredores do poder é de apreensão.

O blog Política Ao Vivo trouxe a informação na manhã deste sábado (06) de que circulam nos bastidores especulações sobre a possibilidade de medidas mais duras por parte da Justiça, incluindo um eventual afastamento do prefeito Valderico Júnior. Procurada pela nossa reportagem, fontes ligadas ao grupo político do prefeito confirmaram ao Bahiana Notícias que existe preocupação e tensão entre aliados diante dos possíveis desdobramentos do caso.

A operação cumpriu mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, residências e empresas ligadas à investigação, ampliando a pressão sobre a administração municipal. Um detalhe que chamou atenção foi o fato de o prefeito e parte do secretariado estarem em Brasília no dia da ação. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, a ausência da cúpula do governo facilitou o acesso a documentos e setores da estrutura municipal.

Além da investigação da merenda escolar, a gestão enfrenta questionamentos sobre a continuidade da operação do transporte coletivo pela empresa Atlântico Transportes após o encerramento do contrato emergencial firmado com a Prefeitura. A situação foi alvo de cobranças da vereadora Enilda Mendonça, que pede esclarecimentos sobre a base legal para a continuidade do serviço.

Lula aparece à frente em levantamento de intenção de voto com 42%

Screenshot

Um levantamento nacional de intenção de voto divulgado nesta quinta-feira aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança, com 42% das preferências do eleitorado. No cenário apresentado, o segundo colocado registra 33%, consolidando uma vantagem de nove pontos percentuais para o atual chefe do Executivo.

Os números refletem um cenário de forte polarização política no país, mas indicam que Lula mantém uma posição confortável na disputa, alcançando percentual superior ao dos demais concorrentes considerados no levantamento.

A diferença registrada supera a margem de erro informada pela pesquisa, o que reforça a vantagem do presidente no retrato eleitoral apresentado. O resultado também evidencia a permanência de sua força política em âmbito nacional, mesmo diante dos desafios enfrentados pela gestão federal.

Os índices de indecisos, votos brancos e nulos aparecem em patamares reduzidos, demonstrando que grande parte do eleitorado já possui uma definição sobre sua preferência política.

Embora pesquisas representem apenas o cenário do momento em que são realizadas, os números mostram que Lula segue como um dos principais protagonistas da política brasileira e mantém ampla competitividade em qualquer debate sobre as próximas eleições.

*Créditos a postagem de Rosemberg Pinto



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia