WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

JERBSON MORAES RECEBE HOMENAGENS PELO TRABALHO DE COMBATE AO ÓLEO

 

Aconteceu nesta quinta-feira (10), na Capitania dos Portos de Ilhéus, a cerimônia de imposição da Medalha “Amigo da Marinha”. Dentre os homenageados estava o advogado e vereador Jerbson Moraes, que foi homenageado pelo trabalho de combate ao óleo, junto à Instituição, quando foi Secretário de Meio Ambiente há um ano.

O trabalho realizado há um ano, junto à diversas instituições, ganhou destaque nacional, pela maestria e agilidade na limpeza das praias e medidas tomadas. “Hoje é um dia importante, me sinto muito grato pela homenagem. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho árduo e bem feito, com reconhecimento nacional, com nossas praias limpas. Ilhéus foi exemplo”, declarou o vereador em entrevista concedida à Rádio Bahiana, que fez a cobertura ao vivo da cerimonia, com o radialista Fábio Roberto.

Vale lembrar que ontem (09), o Corpo de Bombeiros de Ilhéus também promoveu uma homenagem a Jerbson e outras personalidades.

ILHÉUS: MARIO ALEXANDRE CONFIRMA A SEGUNDA ETAPA DA DUPLICAÇÃO DA BA-001 NA ZONA SUL ATÉ O CURURUPE

Mario Alexandre e o secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcos Cavalcante.

O prefeito Mário Alexandre, se reuniu nesta quarta-feira (9) na capital baiana com o secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcos Cavalcante, e conquistou avanços importantes para Ilhéus continuar a crescer nos trilhos do desenvolvimento. A boa parceria com o governo do Estado e o planejamento de ações estratégicas do município para alavancar a estrutura urbana, possibilitaram ao prefeito anunciar as melhorias solicitadas, que chegam para população ilheense.

A primeira boa notícia é que está confirmada a segunda etapa da duplicação da BA-001 da zona Sul, que se estenderá até o Cururupe, garantindo mais fluidez, mobilidade e estrutura urbana para a região. “O governador Rui Costa e o secretário Marcos Cavalcante acolheram as nossas solicitações e garantiram que ainda neste mês de dezembro a primeira etapa da duplicação da BA-001 será concluída”, comemorou o prefeito Mário Alexandre.

Outra novidade positiva é a implantação da nova iluminação pública em dois pontos importantes da cidade, nas zonas Oeste e Sul, a contemplar as comunidades dos bairros do Teotônio Vilela, Banco da Vitória e Nossa Senhora da Vitória. A nova iluminação será realizada tanto na BR-415, da rodovia Jorge Amado, entre o Teotônio Vilela e o Banco da Vitória; e na BR-245, no trecho entre o bairro Nossa Senhora da Vitória e o Condomínio Sol e Mar. :: LEIA MAIS »

VACINAÇÃO DA PFIZER PODE COMEÇAR EM DEZEMBRO OU JANEIRO, DIZ MINISTRO DA SAÚDE

Expectativa do ministério é imunizar 109,5 milhões de pessoas em um plano dividido em 4 fases. Apesar dos dados preliminares, ainda não há vacina com autorização de uso concedida pela Anvisa. (na foto o ministro da saúde Eduardo Pazuello)

“Se a Pfizer conseguir a autorização emergencial e nos adiantar alguma entrega, isso pode acontecer”, garantiu o ministro da Saúde do Brasil.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse hoje (9) que a vacinação contra Covid-19 no Brasil com o imunizante desenvolvido pela Pfizer/BioNTech pode começar entre dezembro e janeiro.

Pazuello explicou que se o governo federal fechar o contrato com a Pfizer e houver registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o calendário será antecipado. “Se fecharmos o contrato com a Pfizer e se a Pfizer conseguir a autorização emergencial e a Pfizer nos adiantar alguma entrega, isso pode acontecer no final de janeiro ou em dezembro”, afirmou.

Ainda de acordo com Eduardo Pazuello, o País só começará a vacinar em doses pequenas. “O uso emergencial pode acontecer agora, em dezembro, por exemplo? Em hipótese, se nós tivermos as doses recebidas, se nós fecharmos o contrato com a Pfizer. Isso pode acontecer no final de dezembro e começo de janeiro. Mas em doses pequenas”, disse o ministro.

O ministro disse ainda que o mesmo pode acontecer com a AstraZeneca e o Instituto Butantan.

07 DISTRITOS DE ILHÉUS NÃO POSSUEM RESIDENTES ATIVOS DA COVID-19; CONFIRA QUAIS SÃO

Levantamento da covid-19, divulgado no dia 08/12.

De acordo com o levantamento realizado pelo vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, e divulgado pela Prefeitura nesta terça-feira (08), sete distritos do município não possuem casos ativos da covid-19.

Novo Ilhéus, Couto, Japu, Castelo Novo, Banco Central, Inema e Pimenteiras, são os distritos sem nenhum caso. Contudo, localidades como Olivença está com 11 casos ativos, Aritaguá 2 casos, Sambaituba e Banco do Pedro com 1 caso cada.

De acordo com a Sesau, Ilhéus já passa dos 8.070 casos confirmados, 7.522 pessoas recuperadas e 263 óbitos desde o início da pandemia. :: LEIA MAIS »

SERASA PRORROGA ATÉ 21 DE DEZEMBRO FEIRÃO DE NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

Para participar, o consumidor pode acessar um dos canais digitais da Serasa.

Os consumidores inadimplentes podem negociar suas dívidas por meio do Feirão Serasa Limpa Nome até o próximo dia 21. A iniciativa que facilita a negociação de dívidas começou em novembro e foi prorrogada para os canais digitais.

De acordo com informações, mais de 4 milhões de dívidas já foram negociadas, com descontos de até 99%. Ainda restam mais de 60 milhões de débitos a serem quitados. Pelo menos 50 empresas participam do feirão.

As negociações podem ser feitas no site e no aplicativo da Serasa, como também pelo número de WhatsApp (11) 99575-2096 e pelo 0800-591-1222. Se optar pelo atendimento online, é preciso digitar o número de CPF e preencher um breve cadastro. A partir daí, o consumidor terá acesso às informações referentes às dívidas e, consequentemente, às condições de pagamento oferecidas.

MEC DETERMINA RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS EM UNIVERSIDADES A PARTIR DE MARÇO

Os reitores das universidades serão responsáveis pelos planos de retomada de cada instituição.

O Ministro da educação, Milton Ribeiro, informou por meio de seu Twitter pessoal o retorno das aulas presenciais em universidades públicas e privadas de todo o Brasil a partir do dia 1º de março de 2021.

Segundo a publicação, o governo se pôs favorável à retomada das atividades observando as devidas condições sanitárias e medidas de segurança. Há três dias, o ministro se reuniu com reitores de universidades federais para discutir o assunto. O Ministério da Educação tinha se tornado alvo de polêmica após determinar que as aulas presenciais voltassem no mês de janeiro mesmo sem planos de vacinação contra o novo coronavírus em vista.

Os reitores das universidades serão responsáveis pelos planos de retomada de cada instituição. A decisão será publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

GOVERNO FEDERAL ATRASA LICITAÇÃO E EXAMES PARA HIV E HEPATITE C SÃO SUSPENSOS

O Ministério da Saúde só informou a suspensão dos exames na rede pública depois que o contrato com a empresa que realizava a genotipagem acabou.

Um atraso no processo de licitação dentro do Ministério da Saúde deixou milhares de brasileiros sem um exame essencial no tratamento para o HIV e para a hepatite C. O programa brasileiro de combate à Aids tem reconhecimento mundial.

O ministério só informou a suspensão dos exames na rede pública depois que o contrato com a empresa que realizava a genotipagem acabou. Uma nota diz que os exames estavam sendo realizados na rede pública de saúde pela empresa Centro de Genomas desde 2015 e que o contrato vigente venceria em novembro de 2020.

Segundo o ministério, em 7 de outubro foi realizado pregão eletrônico para a seleção de uma nova empresa. Mas o processo de compra foi dado como fracassado, pois a empresa vencedora não anexou todos os documentos solicitados no edital. e que um novo pregão estava agendado para esta terça-feira (8). E comunica que considerando que não há cobertura contratual para manutenção das coletas e processamento das amostras, o Ministério da Saúde informa que as coletas estão temporariamente suspensas, mas com expectativa de retomada do serviço a partir de janeiro de 2021.

:: LEIA MAIS »

NOVOS CASOS DA DOENÇA DE HAFF É REGISTRADO NA BAHIA; 80% DAS INFECÇÕES TEM RELAÇÃO COM PEIXE

Segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/SESAB), o início das notificações ocorreu em agosto.

Os casos da doença de Haff na Bahia dispararam desde o mês de novembro. Ao todo, já foram registrados 36 casos em 2020, sendo 30 somente em novembro. Em boletim emitido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), as cidades com maior número de casos foram Salvador (12) e Camaçari (11). Os 30 casos informaram para a Sesab que o aparecimento dos sintomas ocorreu após a ingestão de peixe e mais 80% relataram ter consumido o peixe conhecido como “olho de boi”.

Segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/SESAB), o início das notificações ocorreu em agosto, quando o órgão recebeu 3 casos com sintomas compatíveis com a doença. Em novembro o órgão emitiu um alerta epidemiológico com recomendações de condutas e orientações para as equipes de saúde da rede pública e privada, para que os profissionais da saúde possam identificar a ocorrência de novos casos e investigar. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: ABRIGO SÃO VICENTE DE PAULO É DESINFETADO PARA PREVENIR TRANSMISSÃO DA COVID-19 ENTRE RESIDENTES

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), realizou na última quinta-feira (3) a desinfecção do Abrigo São Vicente de Paulo, localizado no bairro da Conquista, com o objetivo de evitar a transmissão e o contágio do novo coronavírus (Covid-19) entre idosos. O serviço garante o cuidado com a saúde das pessoas que compõem um dos grupos de risco durante a pandemia.

“Mais uma ação importante para dar segurança aos nossos idosos, proporcionando um ambiente higienizado e evitando que esse terrível vírus chegue até eles”, destacou o prefeito Mário Alexandre. O gestor informou ainda que a higienização do ambiente se soma às várias medidas desenvolvidas pelo Município para conter o avanço da Covid-19. Contudo, o distanciamento social e uso de máscara de proteção e álcool em gel continuam sendo obrigatórios.

A desinfecção é realizada com solução de hipoclorito de sódio, usada como bactericida e desinfetante e recomendada pelos órgãos de saúde para reduzir a proliferação da doença.

 

CRIANÇA DE DOIS ANOS MORRE APÓS TER ATENDIMENTO NEGADO EM ITABUNA

A criança foi sepultada na tarde deste domingo (6).

Uma criança de dois anos morreu após ter atendimento negado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Monte Cristo e no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna,na noite deste sábado (5). Segundo a Polícia Militar, os pais da criança relataram que foram informados que o hospital “não atende pacientes pelo SUS”.

Ainda de acordo com os responsáveis, por volta das 19h, chegaram à UPA Monte Cristo, mas foram orientados a leva-la à maternidade Ester Gomes, pois não havia pediatra na unidade. Eles se dirigiram até o Hospital Manoel Novaes, no bairro Alto Maron, onde, pela segunda vez não conseguiram atendimento. Com o estado de saúde da garota piorando, decidiram retornar à UPA Monte Cristo, onde a criança deu entrada já sem sinais vitais.

Em nota, a Prefeitura de Itabuna disse que os pais foram orientados a encaminhá-la para a maternidade, porque a UPA está atendendo somente casos de adultos com Covid-19. Ainda segundo a nota, por volta das 20h30, retornando à UPA, a menina já não tinha mais sinais vitais. O óbito foi confirmado às 20h40. Segundo a família, ela apresentava um quadro de diarreia, febre e expulsava vermes pela boca. A prefeitura também informou, através da nota, que “o hospital só atende criança pelo SUS se for regulada”. O Hospital Manoel Novaes ainda não se posicionou sobre o caso.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia