WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque2’

DEFINIDA A DATA DA INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL MATERNO-INFANTIL DE ILHÉUS

O hospital contará com 105 leitos e UTI’s neonatal e pediátrica.

Com as obras concluídas e os equipamentos em fase final de instalação, o Governo da Bahia entregará o novo hospital materno-infantil de Ilhéus no próximo dia 28 de junho, data que marca o aniversário da cidade.

Com a cessão da unidade formalizada para o município, sendo aguardada apenas a assinatura do prefeito Mário Alexandre, a gestão e operação ficarão sob a responsabilidade da prefeitura de Ilhéus, contando com a coparticipação do Governo do Estado.

A expectativa é que a prefeitura de Ilhéus faça a contratação de uma organização social para assumir a gestão da unidade nos próximos 15 dias, ainda a tempo da inauguração.

PREFEITURA DE ILHÉUS PRORROGA TOQUE DE RECOLHER ATÉ 8 DE JUNHO

As normas têm o objetivo de conter o avanço da doença no município

A Prefeitura de Ilhéus decidiu prorrogar até o dia 8 de junho o toque de recolher, das 23h às 5h, e as medidas de combate à Covid-19. As normas têm o objetivo de conter o avanço da doença no município.

Dessa forma, continua suspensa a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas e amadoras, que promovam contato físico, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Seguem vedados eventos recreativos em logradouros públicos ou privados; cerimônias de casamento; circos; parques; solenidades de formatura; passeatas e afins no período compreendido entre 2 de junho de 2021 e 8 de junho de 2021.

O último boletim epidemiológico, divulgado na terça-feira (1º), contabiliza 17.492 pessoas curadas e 132 pacientes infectados pela Covid-19. Dos 81 leitos de UTI habilitados, 23 abrigam pacientes de Ilhéus e 43 estão ocupados com pacientes oriundos de outras cidades baianas. Os dados são informados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

PRF INICIA OPERAÇÃO CORPUS CHRISTI NA QUARTA-FEIRA; VEJA DETALHES

Ação segue até domingo (6), para prevenir e reduzir gravidade de acidentes nas vias federais. Não haverá restrições de tráfego no período da operação.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciará Operação Corpus Christi nas rodovias baianas na madrugada de quarta-feira (2), a partir das 0h. A ação segue até domingo (6), para prevenir e reduzir a gravidade de acidentes nas vias federais.

Segundo a PRF, o período de Corpus Christi é marcado pelo aumento do fluxo de veículos nas rodovias, com pessoas viajando para vários destinos. Mesmo com a pandemia da Covid-19, a polícia está preparada para esse crescimento do fluxo e haverá reforço em trechos estratégicos.

Não haverá restrições de tráfego no período da operação. Ações de controle de velocidade, fiscalização de ultrapassagens em trechos de pista simples e o teste do bafômentro, para combater a embriaguez no volante, terão atenção especial.

:: LEIA MAIS »

5ºGBM ENTREGA CESTAS BÁSICAS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DE ILHÉUS

Pelo menos 50 cestas básicas contendo alimentos e materiais de higiene pessoal foram entregues para famílias em vulnerabilidade social na região do Rio do Engenho, Teotônio Vilela e Nelson Costa, em Ilhéus. A ação aconteceu em parceria com a Marinha do Brasil – Delegacia da Capitania dos Portos e faz parte da Campanha quarentena Solidária, idealizada e realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).

“Nossa missão é salvar vidas e essa campanha tem como meta principal salvar vidas e minimizar o sofrimento dessas pessoas que estão em vulnerabilidade social por casa da pandemia da Covid-19. Essa não é uma ação apenas da nossa instituição, mas o maior protagonistas é a população que doou e contribuiu com nossa ação”, explicou tenente-coronel BM Ednei Factum, comandante do 5ºGBM.

Dois botes, sendo um do 5ºGBM e outro da Marinha do Brasil foram utilizados para que os militares pudessem chegar até a população ribeirinha. Durante a ação todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação do novo Coronavírus foram seguidos.

ILHÉUS: SOCIEDADE CIVIL É CONVIDADA PARA AUDIÊNCIA DE AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS AMANHÃ (29)

Os segmentos da sociedade civil organizada, são convidados a participar através de seus representantes legais, bem como os cidadãos em geral.

A Prefeitura Municipal de Ilhéus vai promover amanhã, 28, no plenário Gilberto Fialho da Câmara Municipal de Ilhéus, uma audiência pública para demonstração e avaliação das metas fiscais referentes ao 1º quadrimestre do exercício de 2021 do Poder Executivo, às 10h. A demonstração será apresentada para a Comissão de Finanças do legislativo municipal.

Os segmentos da sociedade civil organizada, são convidados a participar através de seus representantes legais e cidadãos em geral, em conformidade com a lei de responsabilidade fiscal a participarem da audiência.

ONG PLANETA DOS BICHOS E VILLA73 REALIZAM FEIRA DE ANIMAIS NESTE SÁBADO (29)

A ONG Planeta dos Bichos acredita que pessoas e animais fazem companhia uns aos outros e, por isso, uniu-se a Villa73 para organizar uma feira de animais na cidade de Ilhéus neste sábado (29).

O evento de adoção vai acontecer das 10:00 às 16:00 no espaço da Villa73, localizada no estacionamento do GBarbosa, respeitando todas as normas da secretaria de saúde e da prefeitura.

Além de lindos cachorrinhos para adoção, o evento contará com deliciosas tortas doces, que serão vendidas a 5 reais por fatia. O dinheiro arrecadado será destinado a manutenção da ONG Planeta dos Bichos, que cuida de cachorrinhos abandonados.

Além do mais, visitantes do evento poderão conhecer a loja pop-up da ONG, onde serão vendidas lindas caminhas para pets, canecas, camisas, rifas e panos de prato decorados. O evento ficará mais animado ainda ao som de Solange Skromov, que trará um repertório inovador de piano.

Na feira, haverá um ponto de coleta de tampinhas do Recicla Tampinha Pet, onde os visitantes poderão entregar tampinhas plásticas para encaminhamento para reciclagem.

A entrada é gratuita, no entanto a ONG Planeta dos Bichos pede para que os visitantes colaborem com 1Kg de ração para filhotes ou doando material de limpeza.

Interessados em adotar um bichinho devem ter mais de 18 anos e apresentar a carteira de identidade e comprovante de residência. Adotar é um ato de amor!

Sobre a ONG Planeta dos Bichos:

Atuando há 12 anos no município de Ilhéus, em 2017 o Instituto Planeta dos Bichos se oficializou como ONG. Entre outras ações, fazemos o importante trabalho de resgate de animais das ruas da cidade e de tutores que os tratam cruelmente, contribuindo, também, com a saúde pública de Ilhéus e da região. :: LEIA MAIS »

BOLSOBARO SANCIONA LEI QUE AMPLIA DOENÇAS IDENTIFICADAS PELO TESTE DO PEZINHO

Lei amplia alcance da testagem, de seis doenças atualmente para até 50 enfermidades.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou nesta quarta-feira (26) o projeto de lei 5043/2020, que amplia o número de doenças detectáveis no teste do pezinho realizado em recém-nascidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na cerimônia de assinatura, ocorrida no Palácio do Planalto, foi anunciado que o teste passará a identificar até 50 doenças, ante apenas seis que são testadas atualmente, de acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Entre as doenças que serão testadas estão a atrofia muscular espinhal (AME), doenças relacionadas a imunodeficiências, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, entre outras doenças raras.

O ministro disse que a sanção do projeto é prova do comprometimento do governo federal com a atenção primária, que assinou uma portaria que destina quase R$ 1 bilhão para essa finalidade.

Com a aprovação da lei, a nova determinação será integrada ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A autoria do projeto é do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT-MS). :: LEIA MAIS »

CERCA DE 70 MIL DOSES CONTRA A COVID-19 FORAM APLICADAS NOS GRUPOS PRIORTÁRIOS EM ILHÉUS

Desse total, 45.405 doses correspondem ao primeiro ciclo e 22.551 referem-se ao segundo ciclo do esquema vacinal.

Ilhéus aplicou 67.956 doses da vacina contra a Covid-19 até o momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Desse total, 45.405 doses correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 22.551 referem-se ao segundo ciclo (D2) do esquema vacinal dos grupos prioritários. Os dados também são divulgados diariamente no painel de acompanhamento da cobertura vacinal Covid-19 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Balanço – Conforme a Sesau, dos dias 17 a 21 de maio foram ministradas 699 unidades da vacina referentes à primeira dose e 4.139 doses de reforço. No total, foram imunizadas 4.838 pessoas, entre pacientes com hipertensão arterial sistêmica; obesidade mórbida; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; transplantados; pacientes diabéticos; renais crônicos e com cirrose hepática.

No período mencionado também foram imunizados portadores de Síndrome de Down; hemoglobinopatia; pneumopatia; trabalhadores do transporte coletivo; profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior; servidores da limpeza pública; profissionais das forças de segurança e salvamento; puérperas; idosos; pessoas com deficiência e imunossuprimidos. :: LEIA MAIS »

“O GLAUCOMA É UMA DAS MAIORES CAUSAS DE CEGUEIRA IRREVERSÍVEL NO MUNDO”, AFIRMA A OFTALMOLOGISTA FLAVIANE ESPÍRITO SANTO

Entrevista hoje (24), com o apresentador Adilson Neves, a oftalmologista Flaviane Espírito Santo, com a participação de Sônia Jordão, proprietária da BigÓtica Ilhéus.

 

Na próxima quarta-feira (26) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, e o “Programa na Boca do Povo”, da  Rádio Bahia de Ilhéus am 1310, trouxe na edição de hoje (24), a médica oftalmologista Dra. Flaviane Espírito Santo, com o intuito de conscientizar e alertar sobre a doença que pode levar à cegueira total.

“O Glaucoma é geralmente causado pela pressão ocular elevada, a pressão de dentro do olho. Essa pressão do olho alta vai danificando o nervo ótico, que  em sua grande maioria não apresenta sintomas em seu tipo mais comum. Então, quando os sintomas aparecem, a doença já está em fase avançada”, disse a médica que salientou que hoje, o glaucoma é uma das maiores causas de cegueira irreversível no mundo.

Segundo a Dra. Flaviane, as consultas frequentes com um oftalmologista são necessárias para um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, que podem resultar na melhora significativa da doença que possui três tipos.

O glaucoma primário de ângulo aberto, o mais comum nas pessoas, não apresenta sintomas geralmente. O glaucoma de ângulo fechado é um tipo diferente, que ocasiona pressão alta e outros sintomas como: olhos muito vermelhos e dores no olho e na cabeça. E o congênito, sendo hereditário, é detectado nos primeiros dias de vida dos bebês e é tratado através de uma cirurgia para evitar uma cegueira futura.

Questionada sobre os tratamentos, a oftalmologista Flaviane explicou que o tratamento para o glaucoma é individual, ou seja, varia de acordo com cada caso. “O tratamento mais utilizado é com colírios, mas nem todo colírio serve para qualquer pessoa, então em alguns casos são associados dois tipos de tratamento”, disse.

Além do uso dos colírios, existe também, em último caso, a indicação de intervenção cirúrgica para baixar a pressão ocular.

Confira aqui a entrevista completa

ILHÉUS: CARGA DE CERVEJA ROUBADA AVALIADA EM R$ 200 MIL É RECUPERADA

Uma carga de cerveja avaliada em R$200 mil foi recuperada por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga) em conjunto com a 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilheús), na manhã da última quinta-feira (20). O comerciante que estava com o material foi preso em flagrante.

O titular da Dercarga, delegado Gustavo Coutinho, explicou que as investigações começaram após o motorista do caminhão registrar o roubo, ocorrido na BR-116, nas proximidades do município de Jaguaquara. “Iniciamos as apurações e diligências, até identificar que um dos integrantes da quadrilha teria levado a carga até Ilhéus”, informou o delegado.

O proprietário do local onde estava armazenada metade da carga foi autuado em flagrante, por receptação qualificada, na sede da Coordenadoria. “Ele confessou ter comprado as bebidas sem nota fiscal, mas um comerciante tem o dever de saber a origem do produto e exigir esse documento”, acrescentou o delegado Evy Parternostro, coordenador da 7ª Coorpin/Ilhéus.

O caminhão vazio foi localizado pela Polícia Militar, na cidade de Itabuna e será submetida à perícia. “Outros receptadores já foram identificados e as diligências continuam na região de Ilhéus para a recuperação total da carga, além da prisão dos envolvidos”, completou Coutinho.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia