WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

DEFESA CIVIL EMITE ALERTA DE FFORTES CHUVAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM ILHÉUS

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) emitiu nesta quarta-feira (16) um alerta de chuvas fortes para os próximos dias em Ilhéus. Conforme o órgão, as chuvas podem atingir até 196 mm, volume previsto para até segunda (21), fato semelhante ao registrado no município em 2021. A preocupação consiste nos problemas e danos gerados nas áreas de risco da cidade.

A chuva será causada pela formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se trata de um corredor de umidade vindo da Amazônia, que traz muita chuva para a região.

Na ocorrência de possíveis eventualidades, a população pode entrar em contato através do número (73) 98178-2255 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas para situação de emergência e em horário comercial para realização de visita técnica, vistorias e elaboração de laudos.

O técnico da Defesa Civil de Ilhéus, Joandre Neres em entrevista ao comunicador Thiago Raposo no Programa Bahiana Show, afirmou que já houve ocorrências em decorrência das chuvas de ontem, que foram prontamente atendidas pela Prefeitura, todas de pequena monta. Neres alertou a população que se mantenha atenta pois a expectativa é de uma quantidade de chuva muito grande que se confirmada poderá trazer grandes transtornos à cidade.

Os dados podem ser visualizados no site do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), responsável por emitir as informações. Para acessar, basta ir à aba “monitoramento”, opção “municípios monitorados”. Na barra do lado direito clique na opção pluviômetro (mapa interativo) e pesquise a cidade que deseja informações.

MINHA CANDIDATURA SERÁ EM ALINHAMENTO COM MÁRIO, NÃO SEREI CANDIDATO DE MIM MESMO

O Presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes, esteve hoje no programa Política de Fato da nossa Rádio Bahiana que é apresentado por Adilson Neves e Rildo Mota. No formato de mesa redonda de resenha política, os convidados são entrevistados fazem análises políticas, analisam cenários e conjunturas.
Jerbson fez uma avaliação no cenário nacional pós eleição de Lula, no estadual com a eleição de Jerônimo e falou do futuro da política municipal. Para ele, as manifestações anti democráticas que tem acontecido no país são uma afronta ao estado democrático e demonstra uma falta de respeito a democracia apesar de respeitar o direito da sociedade em se manifestar livremente, mas sem afetar o direito de ir e vir de ninguém. No âmbito estadual ele afirma que a vitória de Jeronimo é a consolidação de um projeto de um grupo político consolidado, respeitado no pais inteiro e acha que ele vai dar continuidade com maestria ao governo de Rui, pois Jeronimo tem a sagacidade politica de Wagner somada a capacidade administrativa do atual Governador.
Indagado sobre o futuro em Ilhéus e a sucessão municipal, ele confirmou que é candidato a prefeito, mas também foi enfático quando disse que qualquer decisão será tomada em acordo com o Prefeito Mário Alexandre que o líder do PSD na cidade e agora um líder regional. “Quero ser o candidato do grupo, de Mário, de Otto, do Deputado Paulo Magalhães, não serei candidato de mim mesmo”.
No final, Jerbson Moraes falou que ainda há muito o que fazer na câmara nos próximos dois anos e que Marão também ainda tem muito o que fazer no município para realizar todos os seus projetos e planos para Ilhéus. “Seguirei junto com Mário que um amigo irmão, na busca do melhor pra nossa cidade”, finalizou.

PREÇO DA GASOLINA VOLTA A SUBIR

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O preço da gasolina nos postos de combustível do país teve alta de 1,47% segundo a pesquisa semanal realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A última edição do levantamento, divulgada nesta segunda-feira (17), indicou que o consumidor brasileiro pagou em média R$ 4,86 por litro na semana de 9 a 15 de outubro.

O aumento foi registrado após 15 semanas de quedas sucessivas, e ocorre após nova alta da gasolina na Refinaria de Maritape, a maior do país sob controle do setor privado. A Acelen, empresa responsável pela sua operação, anunciou no sábado (15) um reajuste de 2%. Ela já havia corrigido os valores 7 dias antes em 9,7%.

Os anúncios da Acelen seguem a tendência das variações no mercado internacional. A cotação do barril de petróleo tipo brent, que registrou uma forte queda em setembro, chegando a custar US$ 82, voltou a subir acima dos US$ 90 neste mês. A alta foi influenciada pela decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de efetuar um profundo corte na produção.

A Petrobras, no entanto, não anuncia mudanças nos preços praticados em suas refinarias há mais de 1 mês. A última alteração foi uma redução de 7% anunciada no início de setembro.

Segundo cálculo da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), o valor médio da gasolina nas refinarias do país está defasado em R$ 0,30 por litro, ou 8%. A entidade monitora quase diariamente as variações levando em conta o PPI.

MP-BA OFERECE 200 VAGAS DE ESTÁGIO PARA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) irá oferecer 200 vagas de estágio para alunos de pós-graduação em Direito no estado. As inscrições serão abertas na quinta-feira (13) através do site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O prazo para as inscrições termina às 12h do dia 28 de outubro.

O candidato deve selecionar na lista de “Processos Seletivos” o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).

As 200 vagas ofertadas serão imediatas e para cadastro reserva em Salvador e nas Promotorias de Justiça Regionais do interior da Bahia, como Alagoinhas, Irecê, Porto Seguro, Valença, entre outras.

Para concorrer a vaga os estudantes precisam estar regularmente matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas, presencial ou a distância (EaD), reconhecidas pelo Ministério da Educação. Além disso, é preciso ter carga horária mínima de 360 horas de aulas e frequência efetiva nos cursos de Ensino Superior de Pós-Graduação das Instituições de Ensino conveniadas descritas no edital.

Das vagas disponíveis, 10% serão reservadas às pessoas com deficiência e 30% aos candidatos negros. O edital e mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do CIEE.

MICO LEÃO DO SUL: ILHÉUS RECEBE EDIÇÃO “BOI NA BRASA” E REÚNE CHEFS RENOMADOS; CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Dos dias 14 a 16 de outubro, Ilhéus vai sediar a 3ª edição do Festival Gastronômico Mico Leão do Sul. Com apoio da Prefeitura, o evento acontece no Centro de Convenções, a partir das 17h, e reúne expositores, marcas e chefs renomados de todo o Brasil. Nesta edição, intitulada “Boi na Brasa”, o público terá à disposição shows de rock e sertanejo; churrasco fogo de chão; cerveja artesanal; área empresarial; cursos gratuitos e espaço infantil.

Conforme Priscila Pinho, organizadora do evento, o ambiente é propício para fomentar o trabalho desenvolvido pelo setor não apenas em Ilhéus, mas também no Sul da Bahia. “A ideia é envolver toda a região. Agradeço à Prefeitura pela parceria e por todo apoio prestado ao nosso projeto. Vamos promover o maior festival de carnes que a cidade já viu, além de oferecer palestras e entretenimento para todos os visitantes”, garantiu.

O Boi na Brasa conta com a participação de grandes especialistas gastronômicos do país, que ministrarão palestras durante os três dias. Entre os convidados estão os chefs Anderson Luiz; André Cabral; Thiago Ramos e Júnior França. Os shows ficarão sob o comando do cantor Amparo Jr, que se apresentará na sexta-feira (14), da Banda Heliporto e uma atração sertaneja.

O Festival Gastronômico Mico Leão do Sul é uma realização da P2 Eventos. A Faculdade de Ilhéus, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL) também apoiam a iniciativa. A entrada é gratuita.

Para mais informações, visite a página oficial do evento: @festivalmicoleao (Instagram).

Cronograma de cursos

Sexta-feira (14/10)

17h – Palestra com o Chef Anderson Bitencourt – Divino Fogão (São Paulo)

Tema: Estratégia do Delivery: sucesso do Divino Fogão

18h – Palestra com o Chef Thiago Ramos – Foodservice (São Paulo)

Tema: A estratégia e as vantagens comerciais

19h – Palestra com o Chef Júnior França (Ilhéus)

Tema: Empreendendo na cozinha

Sábado (15/10)

17h – Palestra com o Chef Rossano – The Bife

Tema: Churrasco como negócio

18h – Palestra com o Chef Adalberto Santos – Guersola Consultoria (São Paulo)

Tema: Business plan: planejar e crescer

Domingo (16/10)

17h – Palestra com o Chef André (Ilhéus)

Tema: Ficha técnica: o segredo do sucesso :: LEIA MAIS »

TIME “JEROLULA” VEM A ILHÉUS NESTE SÁBADO (08)

Será realizado neste sábado (08) em Ilhéus uma grande caminhada de agradecimento do time correria, Rui Costa, e o candidato a governador do estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues,  vão percorrer as principais ruas da cidade.

Dentre os nomes já confirmados para se juntar ao time JeroLula nesta ação, está a Deputa Estadual eleita, Soane Galvão (PSB) e o  Senador Otto Alencar (PSD), além de personalidades políticas regionais.

BOLSONARO AUTORIZA NOMEAÇÃO DE 625 SERVIDORES PARA PRF

O presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou o Ministério da Justiça e Segurança Pública a nomear até 625 novos policiais rodoviários federais.

O Executivo alega que as contratações se encaixam na exceção da lei eleitoral que permite contratações no período de campanha em situações necessárias ao “funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais”.

O governo anunciou que o decreto para liberar a pasta a fazer as nomeações será publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira (6).

Os nomeados irão concluir o curso de formação nesta quinta. O governo informa que o número exato de nomeados depende de outros fatores, como possíveis desistências e reprovações no curso, mas que estão autorizadas até 625 novas contratações.

PESQUISA IPEC: LULA TEM 51% DAS INTENÇÕES DE VOTO; BOLSONARO, 43%

Fotos: Ricardo Stuckert/Alan Santos/Flickr

Nova pesquisa Ipec divulgada nesta quarta-feira mostra o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) em situação de empate técnico nas intenções de voto na região Sudeste neste início de segundo turno da eleição presidencial. Lula aparece com 47% das intenções de voto entre eleitores sudestinos, contra 45% para Bolsonaro.

De acordo com o levantamento feito pelo Ipec, Lula tem 51% das intenções de voto contra 43% de Bolsonaro. Já os votos em branco e nulos somam 4%. Não sabem ou não responderam, 2%.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo os brancos e nulos, Lula aparece com 55%, ante 45% de Bolsonaro.

Na última simulação de segundo turno feita pelo Ipec, divulgada em 1 de outubro, o petista tinha 52% contra 37% do candidato à reeleição. Em relação ao índice de rejeição, Bolsonaro aparece na frente de Lula com 50%, enquanto o petista tem 40%, ainda segundo o Ipec.

De acordo com o levantamento, 92% estão convictos do voto que darão em 30 de outubro, dia do segundo turno da disputa eleitoral. Outros 8% afirmam que ainda podem mudar de opção.

A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas entre os dias 3 e 5 de outubro em 129 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

ELEIÇÕES 2022: PROMESSAS DE LULA E BOLSONARO PARA A ECONOMIA; CONFIRA

Fotos: Ricardo Stuckert/Alan Santos/Flickr

Jair Bolsonaro e Lula disputarão o segundo turno das eleições, em 30 de outubro, ambos têm propostas diferentes para solucionar os problemas econômicos do país.

Veja as principais promessas de Lula e Bolsonaro para a economia, de acordo com os planos de governo registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) :

BOLSONARO:

  • Prosseguir com desestatizações e concessões de empresas públicas, “para focalizar a participação do Estado em atividades essenciais e na promoção do desenvolvimento econômico”;
  • Avançar em uma reforma tributária com simplificação da cobrança de impostos, redução da carga tributária e a progressividade;
  • Manter as iniciativas de redução de impostos de importação, sobre produtos industrializados e sobre a circulação de mercadorias e serviços (ICMS);
  • Reduzir a tributação de empresas nacionais;
  • Isentar os trabalhadores que recebam até cinco salários mínimos do pagamento do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF);
  • Garantir a “estabilidade econômica e a sustentabilidade da trajetória da dívida pública através da consolidação do ajuste fiscal no médio e longo prazo que reduza a relação entre a dívida pública e o PIB”;
  • Desindexar, desvincular e desobrigar despesas orçamentárias;
  • Substituir ao máximo recursos fósseis e não-renováveis;
  • Incorporar “novas tecnologias biológicas, digitais e portadoras de inovação, permitindo o crescimento vertical do setor em consonância com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”;
  • Intensificar ações de promoção da competitividade e transformação do agronegócio, por meio do
    desenvolvimento e da incorporação de novas tecnologias biológicas, digitais e portadoras de inovação;
  • Manter a reforma trabalhista de 2017 e aprofundá-la;
  • Combater “abusos empresariais e de sindicatos” que, segundo o plano de governo, “não podem ter a capacidade de agir como monopólios”;
  • Criar novo Sistema Nacional de Emprego, que permitirá ao trabalhador receber ofertas de trabalho de maneira digital;
  • Avançar em políticas para reduzir a informalidade no mercado de trabalho;
  • Promover a “igualdade de salários entre homens e mulheres que desempenham a mesma ocupação laboral”.

Clique aqui para ler o plano de governo completo de Jair Bolsonaro. :: LEIA MAIS »

CHAPA SOANE, OTTO E PAULO MAGALHÃES LEVAM A MELHOR NAS ELEIÇÕES 2022

Os candidatos a deputados federal e estadual, Paulo Magalhães (PSD) e Soane Galvão (PSB), respectivamente, foram eleitos neste domingo (02), junto a Otto Alencar (PSD), que também garantiu a continuidade de seu mandato como senador da Bahia. Ambos faziam parte da chapa que o vereador e Presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes e o prefeito Mário Alexandre apoiaram.

Paulo Magalhães (PSD) recebeu 107.093 votos, cerca de 3,82% dos votos válidos. Em Ilhéus, o reeleito deputado federal contou com o voto de 3.608 cidadãos.

A então primeira-dama e agora deputada estadual Soane Galvão, garantiu sua vaga na Assembleia Legislativa da Bahia com uma votação expressiva de 61.039, cerca de 0,77% dos válidos, em toda Bahia. Em Ilhéus, a também ex-secretária de desenvolvimento econômico conquistou 23.254 votos.

Eleito com 58,31 % de votos válidos, cerca de 4.218.333 votos, Otto Alencar foi mais uma vez eleito senador pela Bahia, ele ficará no cargo pelos próximos oito anos.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia