:: ‘Brasil’
Casarão histórico de Ilhéus é arrematado por R$ 2 milhões

O casarão localizado na Rua Conselheiro Dantas, no centro de Ilhéus, foi arrematado por R$ 2 milhões em leilão realizado em 26 de junho. O imóvel, abandonado e ameaçando desabar, tinha lance mínimo de R$ 670 mil. Datado do início do século XX e tombado como patrimônio histórico, o casarão já foi sede da Marinha Mercante e estava cedido à Prefeitura desde 2018.
O secretário municipal de cultura, Geraldo Magela, informou em entrevista ao programa “O Tabuleiro”, da rádio Ilhéus FM, que algumas empresas estão em negociação para aderirem ao projeto de Naming Rights, visando a preservação dos prédios históricos da cidade. Magela destacou a criação de um fundo específico para manutenção do patrimônio histórico e mencionou que um grupo de historiadores e arquitetos acompanhará os trabalhos de conservação.
O leilão, inicialmente previsto para 21 de maio, foi remarcado após a SPU acatar uma impugnação do Coletivo Preserva Ilhéus, que ressaltou a proteção do imóvel pela Lei Municipal n° 2.312/1989. Em 30 de maio, parte da fachada do prédio da União Protetora dos Artistas desabou, evidenciando a urgência na preservação dos patrimônios históricos de Ilhéus.
Suspeito de matar ex-companheira a golpes de faca é preso em Itabuna

Adriano foi preso pelo feminicídio de Bárbara, cometido em SP || Fotomontagem PIMENTA
Policiais da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) cumpriram mandado de prisão contra um homem acusado de feminicídio cometido em 26 de junho passado, na cidade de Itupeva, em São Paulo. De acordo com a Polícia Civil da Bahia, Adriano Santos Santana matou a ex-companheira, Bárbara Santos Tranquilli Santana, de 33 anos, a golpes de faca e fugiu para Itabuna, no sul do estado, onde foi detido nesta quarta-feira (10).
Bárbara e Adriano se separaram no começo de junho. Os investigadores tiveram acesso a imagens de câmeras de segurança da noite do crime. Elas mostram Bárbara conduzindo sua motocicleta no bairro Santa Júlia, em Itapeva, quando um carro bate na traseira do veículo dela e a derruba. Segundo as investigações, Adriano é o homem que desce do automóvel, persegue a vítima e a golpeia várias vezes com uma arma branca. A mulher morreu no local. O assassino voltou para o carro e fugiu.
Trabalhando em parceria, policiais civis paulistas e baianos descobriram que Adriano estava escondido na casa de familiares no bairro Santo Antônio, na cidade do sul da Bahia. O suspeito passou por exame de corpo de delito e foi levado para o Conjunto Penal de Itabuna.
O corpo de Bárbara Santos Tranquilli Santana foi sepultado no dia 27 de junho, no Cemitério Municipal de Itapeva. Ela deixou os dois filhos que teve com Adriano.
Do Pimenta
Jovem é assassinado no campo do Hernane Sá

Na tarde da terça-feira (09) a violência voltou à imperar com gosto de gás na zona sul de Ilhéus, desta vez no pacato bairro Hernani Sá, tendo como vitima, um homem apenas identificado como Neto Pit Bull, de idade ignorada.
Neto foi encontrado sem vida pelos policiais militares no campo de futebol coberto por um lençol à espera da equipe de perícia do departamento de polícia técnica da 7ª COORPIN.
O crime ainda é um mistério e às circunstâncias são desconhecidas. O caso está sob apuração do delegado titular do Núcleo de Homicídios de Ilhéus, Hélder Carvalhal.
Do Fábio Roberto Notícias
PSB rompe com governo de Marão

Querida população de Ilhéus,
É com sentimento de dever cumprido e responsabilidade que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Ilhéus vem a público anunciar sua saída da base do governo municipal do prefeito Mário Alexandre. Esta decisão foi tomada após um cuidadoso processo de avaliação interna e em respeito ao compromisso que temos com a nossa cidade e os nossos cidadãos.
A saída do PSB do governo se dá em virtude de traçarmos outro caminho político, a pré-candidatura à Prefeito de Ilhéus do companheiro Bebeto Galvão.
Ao longo dos últimos anos, o PSB contribuiu significativamente para o desenvolvimento de nossa cidade. À frente da Secretaria de Serviços Urbanos, implementamos diversas melhorias que resultaram, segundo pesquisas de consumo interno, na secretaria ser a mais bem avaliada pela população. Nosso trabalho incansável garantiu a limpeza, organização e manutenção dos espaços públicos, proporcionando mais qualidade de vida aos ilheenses.
Na Secretaria de Meio Ambiente deixamos um legado importante. Implementamos o projeto de arborização da cidade, realizamos o inventário das árvores ao longo da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, e promovemos a valorização dos servidores e a estruturação física da secretaria. Estas ações representam marcos históricos na gestão ambiental de Ilhéus e reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
Agradecemos a todos os cidadãos pela confiança e apoio ao longo deste período. Continuaremos a trabalhar com dedicação e afinco, agora em uma nova etapa, focados em construir uma cidade melhor para todos.
Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, o diálogo e a busca incessante por soluções que beneficiem a nossa comunidade. Juntos, vamos seguir em frente, construindo um futuro mais justo, sustentável e próspero para Ilhéus.
Atenciosamente,
Partido Socialista Brasileiro (PSB) – Ilhéus-BA
Hospital de Base passa a operar novo arco cirúrgico e cirurgias são retomadas

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), já está operando um novo e moderno arco cirúrgico, modelo ZIEHM 8000. Com a chegada do novo equipamento, as cirurgias, que ficaram temporariamente suspensas, foram retomadas na unidade hospitalar.
O equipamento, de última geração, testado e aprovado para procedimentos cirúrgicos e ortopédicos, combina tecnologia de imagem avançada, monitor de alta resolução e tela plana, o que o posiciona como a preferência entre especialistas em ortopedia, gestão da dor, traumatologia e urologia.
O diretor-presidente da FASI, Marcone Amaral, destacou que o Hospital de Base é um importante polo de saúde que beneficia pacientes de Itabuna e de mais de 120 municípios.
“Em média cerca de 300 procedimentos cirúrgicos no HBLEM são realizados por mês e a expectativa é que em breve a capacidade para atender a essa demanda aumente com a ampliação do nosso hospital”, comentou.
Além da aquisição do novo equipamento, o Hospital de Base conta ainda com outro arco cirúrgico, que está em fase final dos ajustes técnicos para voltar a funcionar. “Essa é mais uma conquista importante da atual gestão municipal para a saúde da população de Itabuna”, concluiu Marcone Amaral.
Rede Sustentabilidade oficializa apoio à pré-candidatura de Adélia Pinheiro em Ilhéus

Com a presença do coordenador nacional de Formação Política Julio Rocha e de lideranças locais, o partido Rede Sustentabilidade oficializou na manhã de hoje (8) apoio à pré-candidatura da professora e médica Adélia Pinheiro à prefeita de Ilhéus. A Rede Sustentabilidade, um dos partidos mais importantes do campo progressista do Brasil, é liderado pela ministra do Meio Ambiente Marina Silva e faz parte da Federação com o PSOL, que já caminha com Adélia.
“Fico muito feliz com a deliberação da municipal. Já comuniquei aos porta-vozes nacionais sobre essa decisão. Ia pra Salvador, tinha que estar na UFBA, mas vir participar e colaborar com essa importante decisão política aqui em Ilhéus”, celebra Julio Rocha, que também é professor e diretor da Faculdade de Direito da UFBA.
“Nacionalmente essa é uma prioridade. Nós queremos fazer de Ilhéus uma cidade sustentável. E com você, Adélia, tenho certeza de que a gente vai construir essa possibilidade”, garante o dirigente da Rede. “Nós estamos juntos, a Rede está contigo nessa caminhada”, declarou.
“A presença da rede nos fortalece e traz a riqueza da sustentabilidade para o nosso plano de governo. Essa parceria qualifica o que nós temos de acúmulo de diálogos e discussões do campo progressista e agrega, inclusive, alegria e responsabilidade à nossa caminhada”, explica Adélia Pinheiro.
A Rede Sustentabilidade se junta ao PT, ao PV, ao PcdoB, ao PSOL e ao PMN no apoio à Adélia. Também presente na reunião, o porta-voz da Rede de Ilhéus Caique Castro pontuou sobre o desafio do caminho da sustentabilidade. “A gente pega essa chave com você, Adélia, para transformar Ilhéus no melhor caminho”.
Homem suspeito de perseguir, ameaçar e expor mulheres é preso em Ilhéus

Foto ilustrativa
A Polícia Civil realizou a prisão de um homem suspeito de crimes graves envolvendo ameaça, perseguição e divulgação de imagens íntimas em Ilhéus. A captura ocorreu na segunda-feira (8), no Outeiro de São Sebastião, após uma operação coordenada pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher. O mandado de prisão foi emitido com base em uma extensa investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória da Conquista.
As investigações tiveram início em abril e revelaram que o suspeito utilizou o perfil de uma plataforma de relacionamentos online para iniciar um namoro virtual com uma das vítimas. Após estabelecer o contato, o homem persuadiu a vítima a trocar fotos íntimas através de um aplicativo de mensagens. Quando a vítima decidiu encerrar o relacionamento virtual, o suspeito reagiu de maneira agressiva e ameaçadora.
Segundo a delegada Christie Correia de Andrade, titular da Deam de Vitória da Conquista, o suspeito passou a ameaçar a vítima de morte, criou montagens com imagens de familiares da vítima, e ameaçou divulgar as fotos íntimas dela. Além disso, ele perseguiu a vítima com mensagens ofensivas e comparativas com outras mulheres, visando humilhá-la.
O trabalho de inteligência da unidade especializada resultou na identificação de outra vítima, cujos dados foram utilizados para vincular uma das linhas telefônicas ao autor dos crimes. Na residência do suspeito, foram apreendidos três celulares e um notebook, que foram encaminhados para perícia técnica.
Após a conclusão das diligências necessárias, o suspeito foi submetido a exame de corpo de delito e posteriormente encaminhado ao Conjunto Penal de Itabuna. Ele responderá judicialmente pelos crimes de ameaça, perseguição (stalking) e divulgação de imagens íntimas de pelo menos três mulheres diferentes.
Augustão defende mais melhorias e políticas públicas para comunidades indígenas de Ilhéus

O vereador e pré-candidato a prefeito de Ilhéus pelo PDT, Augustão, participou neste domingo da reunião da Associação Tupinambá do Acuípe do Meio 2, onde voltou a defender mais apoio dos governos municipal, estadual e federal para as comunidades indígenas do município e garantia de direitos fundamentais, como a melhoria das estradas, e uma educação e saúde de melhor qualidade. Ele também falou da necessidade de desenvolver mais projetos esportivos e de lazer para as crianças, jovens e adultos dessas comunidades.
Augustão explicou que muitas comunidades indígenas sofrem com a precariedade das estradas, dificultando o acesso, tirando deles o direito de ir e vir e impossibilitando o escoamento da produção agrícola. De acordo com ele, as estradas estão abandonadas, o que acaba impossibilitando as crianças e jovens de estudar e até mesmo de garantir um atendimento médico de urgência, já que quando chove as vias rurais ficam intransitáveis. “Tudo isso sem contar com os prejuízos e o perigo de acidentes para as pessoas que utilizam essas estradas”, complementou.
Ainda durante a reunião da Associação Tupinambá, Augustão falou dos projetos que apresentou na Câmara de Vereadores de Ilhéus solicitando à Prefeitura a construção de pontes e requerimentos pedindo melhorias das estradas que dão acesso a essas comunidades. “Mas todos esses requerimentos foram arquivados pelo governo municipal, que preferiu abandonar não somente a zona rural, como toda a cidade de Ilhéus. Mas nós vamos mudar essa história e construir um momento novo para a nossa cidade”, garantiu Augustão.
Jabes Ribeiro prestigia inauguração de loja do Grupo Buriti na Zona Sul de Ilhéus

Na manhã desta segunda-feira (08), Jabes Ribeiro esteve presente na inauguração de mais uma loja do grupo Buriti em Ilhéus, desta vez na zona sul. A ocasião celebra não apenas a expansão do grupo, mas também um vínculo duradouro com a cidade e sua comunidade.
A primeira loja do grupo Buriti em Ilhéus foi inaugurada no bairro Malhado há dez anos, quando Jabes Ribeiro era prefeito. Na oportunidade, Jabes esteve presente ao lado do vice-prefeito da época e secretário de Desenvolvimento Econômico, Cacá Colchões, que teve um papel crucial ao atender as reivindicações necessárias para o bom funcionamento do novo empreendimento, que gerou emprego e renda para os ilheenses.
Durante o evento de hoje, Jabes Ribeiro destacou a importância da construção da nova ponte Jorge Amado, iniciada durante seu governo, como fator decisivo para viabilizar investimentos na Zona Sul da cidade. Ele ressaltou que a ponte foi um marco fundamental para o desenvolvimento da região, facilitando o acesso e promovendo o crescimento econômico.
A nova loja na zona sul traz para a região novos empregos e mais desenvolvimento. A expansão do grupo Buriti reflete o potencial de Ilhéus como um polo de oportunidades e progresso. E a zona sul de Ilhéus se prepara para uma nova fase de crescimento, reafirmando o compromisso do grupo Buriti em investir na comunidade local e fortalecer a economia regional.
Governado Jerônimo assina mais cinco ordens de serviço em Itabuna

O Governador Jerônimo Rodrigues esteve em Itabuna na sexta feira (5), onde juntamente com a secretária de Saúde Roberta Santana e o Prefeito Augusto Castro e toda a sua comitiva, fizeram a entrega da moderna Unidade de Saúde da família ANTÔNIO MENEZES FILHO, que irá atender os moradores da comunidade do Bairro Vila Anália. A unidade de Saúde conta com consultórios médicos, salas de acolhimentos, curativos, vacinas, farmácia e consultório odontológico.
Além de entregar a Unidade de Saúde Antônio Menezes Filho, o Governador foi a Itabuna para também assinar mais cinco (5) ordens de serviços que são:
▶️Ordem de serviço para início imediato da duplicação do trecho do Posto Cachoeira até o condomínio Cidadelle;
▶️Ordem de serviços para início imediato da nova orla ligando a Camâra de Vereadores, Rua do Prado e condomínio Real Ville, até entroncamento da nova BA-649;
▶️Autorização para licitação da nova Feira da California;
▶️Autorização de licitação para obras de construção de encosta da Juracy Magalhães, no Alto Maron;
▶️Construção de uma nova Escola na área do CIOMF.
A cidade de Itabuna recebeu ainda, a entrega de 80 unidades habitacionais e vias pavimentadas.
E tem mais… A população de Itabuna receberá a Feira do Bairro São Caetano até o final do mês de agosto, disse o prefeito Augusto Castro, onde agradeceu ao Governador Jerônio Rodrigues pela parceria do Governo do Estado da Bahia.









