WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Brasil’

Homens confessam o assassinato da senhora Eurides na Zona Sul de Ilhéus

Ruan Rodolfo Miranda Pereira e Luiz Fernando Costa confessaram o assassinato da senhora Eurides Monteiro Nascimento Carmo, de 58 anos, ocorrido na manhã desta quarta-feira (15), em frente à BA-001, na zona sul de Ilhéus, como foi reportado pelo site Fábio Roberto Notícias.

Ruan Rodolfo compareceu voluntariamente à 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (7ª COORPIN), acompanhado por seu advogado. Luiz Fernando, o outro suspeito, foi preso pela polícia civil com apoio da polícia militar no Condomínio Sol e Mar, também localizado na zona sul da cidade.

A vítima foi brutalmente assassinada com golpes de arma branca na praia do Sul, nas proximidades da cabana Guarani. De acordo com relatos, Eurides estava acompanhada de um homem quando ambos foram surpreendidos por dois assaltantes. Durante o ataque, a vítima foi esfaqueada e morreu no local, enquanto o homem conseguiu se defender utilizando um guarda-chuva.

Uesc oferta 1.870 vagas na graduação e Psicologia como nova opção de curso

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) disponibiliza 1.870 vagas em 35 cursos de graduação através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ano de 2025.  Com oferta maior em relação ao ano passado, a novidade é o curso de Psicologia, que formará a sua primeira turma.

As inscrições do processo de seleção para o Sisu 2025 acontecerão de 17 a 21 de janeiro, através da plataforma https://acessounico.mec.gov.br/sisu. Podem concorrer candidatos que tenham completado o Ensino Médio, participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) e tirado nota acima de zero na redação.

De acordo com o Termo de Adesão da Uesc ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), assinado em dezembro último, do total de 1.870 vagas, 1.004 vagas serão oferecidas na categoria de ações afirmativas e 866 vagas destinadas à ampla concorrência.

O gerente de Seleção e Orientação da Uesc, Prof. Dr. Eduardo Palmeira, alerta que a Resolução Nº 56/2024 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), tornou obrigatória a validação da heteroidentificação para todos os autodeclarados pretos ou pardos e incluiu cotas exclusivas para Pessoa com Deficiência (PcD), com até duas vagas reservadas em cada curso.

As vagas reservadas para as ações afirmativas são assim distribuídas: 653 vagas para candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio e os quatro anos do Ensino Fundamental em escolas públicas; 211 vagas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 70 vagas para candidatos indígenas e quilombolas; 70 vagas para pessoas com deficiência.

Os cursos de graduação presencial ofertados pela Uesc em Bacharelado são: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Geografia, Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, Medicina, Medicina Veterinária, Matemática, Psicologia e Química.

Em nível de Licenciatura, a Uesc oferece os seguintes cursos: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (Português-Espanhol), Letras (Português – Inglês), Matemática, Pedagogia e Química.

Os estudantes e demais interessados poderão consultar as vagas ofertadas nesta edição por meio do botão “Consultar vagas” da página Acesso Único Sisu (https://acessounico.mec.gov.br/sisu). A consulta de vagas aqui informada deverá ficar disponível no link indicado a partir do dia 14 de janeiro de 2025.

A divulgação do resultado da chamada regular do Sisu está prevista para o dia 26 de janeiro, sendo que a matrícula dos candidatos selecionados na chamada regular ocorrerá de 27 a 31 de janeiro. O lançamento das vagas ocupadas na chamada regular ocorrerá no período de 27 de janeiro a 4 de fevereiro.

Sutram intensifica ações para garantir fluidez do trânsito na Avenida Milton Santos

Na manhã da última segunda-feira (13), foi realizada uma reunião na Autarquia de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Sutram) entre o corpo de engenharia do empreendimento Mix Mateus, a equipe de engenharia de trânsito e o Diretor Geral da Sutram, Cláudio Cardoso. O encontro teve como objetivo intensificar a fiscalização na área, assegurando o cumprimento das normas de tráfego.

Durante a reunião, foram debatidos aspectos como análise do impacto viário, verificação da sinalização, acessibilidade, gestão de estacionamentos e segurança viária. Essas medidas visam organizar o fluxo de veículos e pedestres na região e promover mobilidade eficiente e segura para a população.

O Diretor Geral da Sutram, Cláudio Cardoso, destacou que a preocupação da Prefeitura de Ilhéus é manter um tráfego seguro, e que conta com a colaboração entre os diferentes setores:

“As normas de trânsito e a segurança da população são sempre prioridades e precisam ser respeitadas. Com diálogo, vamos implementar soluções que atendam às demandas do empreendimento e da fluidez da via”, afirmou.

Prefeitura de Ilhéus promove ação de limpeza das praias e reforça compromisso ambiental

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, tem feito um trabalho de limpeza das Praias, desde o início da semana. A ação visa combater o acúmulo de resíduos sólidos e baronesas que chegam pelo Rio Cachoeira.

Durante a ação, a equipe recolheu uma grande quantidade de lixo, incluindo bolas furadas, garrafas pets e até móveis abandonados. Além disso, começou a remoção das baronesas, plantas aquáticas que se acumulam e avançam em direção às praias, prejudicando a paisagem e o ecossistema.

A Prefeitura destacou que o problema das baronesas não se resume a Ilhéus, já que a bacia do Rio Cachoeira engloba diversos municípios:

“Estávamos prontos para a limpeza das praias, quando nos deparamos com as baronesas. É um trabalho árduo, que durará alguns dias. Faremos a nossa parte, mas é fundamental unir esforços com outras prefeituras e órgãos competentes para encontrar soluções mais abrangentes e duradouras”, declarou o Secretário de Serviços Urbanos Cacá Colchões.

Prefeitura de Ilhéus e Sinec dialogam sobre a Semana de Inovação 2025

 

Nesta quarta-feira (15), o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, se reuniu com representantes do Sindicato das Indústrias de Eletroeletrônicos (SINEC) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI) para tratar dos preparativos da Semana de Inovação de Ilhéus 2025. O evento, considerado como o maior de tecnologia e inovação da Bahia, fomenta negócios inovadores e demonstra o potencial tecnológico da cidade e região.

Estiveram presentes no encontro, Silvio Comin, presidente do SINEC, e Tatiara Santos, assessora do sindicato, além de Paulo Ganem, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e Jurandir Hendler, superintendente da pasta.

A Semana de Inovação de Ilhéus é um espaço que conecta indústria, comércio, serviços, turismo, economia criativa e instituições de ensino e pesquisa. Sua programação inclui palestras, oficinas, workshops, laboratórios e uma feira expositiva, fortalecendo Ilhéus como um polo de tecnologia e inovação no estado.

Durante a reunião, foi apresentado ao prefeito o histórico de sucesso do evento, incluindo a conquista do Prêmio Por Ti Bahia 2024, concedido pela ASSESPRO-BA, que reconheceu a Semana como um marco no ecossistema de inovação da região.

Normalmente realizada em maio, a Semana de Inovação é organizada pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Ilhéus, SINEC, SEBRAE, PCTSul, CEPEDI e pela SDEI, contando com o apoio de empresas e instituições públicas e privadas.

O prefeito Valderico Junior enfatizou a importância do evento para a cidade e assumiu o compromisso de viabilizar sua realização em 2025. O gestor municipal solicitou que, na próxima semana, a organização apresente um projeto executivo detalhando os custos e recursos necessários.

 

 

Prefeitura de Ilhéus promove Mutirão de Saúde na área de Angiologia neste sábado (18)

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convida a população para participar do Mutirão de Saúde de Angiologia, marcado para este sábado, 18 de janeiro, das 08h às 16h, na Policlínica Municipal de Ilhéus, Avenida Vereador Marcos Paiva, bairro Cidade Nova.

O evento é uma oportunidade única para quem deseja cuidar da saúde vascular, contando com atendimento especializado e acolhedor. A ação tem como objetivo identificar, prevenir e tratar problemas relacionados à circulação sanguínea, como varizes, tromboses e outros distúrbios vasculares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população:

“Precisamos diminuir a fila imensa de pessoas que estão esperando esse serviço em Ilhéus, como pessoas com pé diabético, feridas de veias varicosas e problemas circulatórios. Serão 80 atendimentos, priorizando essas pessoas que aguardam na fila”, afirma Sonilda Mello, secretária de saúde.

O mutirão será realizado em parceria com a cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Ana Paula Simões. A médica comentou a importância de participar da iniciativa:

“Como ilheense, considero de suma importância contribuir para o crescimento da minha cidade. E este mutirão tem por objetivo cuidar dos pacientes com doenças vasculares crônicas, que podem apresentar problemas graves quando não tratadas por um profissional habilitado. Sendo assim, como cirurgiã vascular me prontifico a fazer esse atendimento em prol da melhoria da saúde da população”, disse.

O mutirão contará com consultas com médicos angiologistas, orientações sobre cuidados com a saúde vascular, e encaminhamentos para exames e tratamentos, caso necessário.

O atendimento será por ordem de chegada, e é importante que os interessados levem documentos pessoais, cartão do SUS, e se possível relatórios médicos ou exames anteriores relacionados à saúde vascular.

 

Governo recua e revoga ato da Receita Federal sobre fiscalização do Pix

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira, 15 de janeiro, a edição de uma Medida Provisória para reforçar as regras já existentes sobre as transações financeiras via Pix e torná-las mais claras para toda a população. A iniciativa ocorre após a propagação de fake news sobre o método de pagamento, que tem como característica a gratuidade. Portanto, não pode haver incidência de cobrança de valor maior para os pagamentos feitos dessa forma.

A MP blinda o Pix de toda mentira que diversos atores nas redes sociais produziram com um único objetivo: causar desassossego e desordem no ambiente digital. Isso, infelizmente, levou a diversas pessoas de boa fé a caírem em golpes”

“A MP blinda o Pix de toda mentira que diversos atores nas redes sociais produziram com um único objetivo: causar desassossego e desordem no ambiente digital. Isso, infelizmente, levou a diversas pessoas de boa fé a caírem em golpes. Golpes que foram incentivados a partir deste discurso, dessa narrativa, que, infelizmente, foi reproduzido por diversos políticos brasileiros”, ressaltou o advogado-geral da União, Jorge Messias, em entrevista à imprensa.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou que a Medida Provisória reforça a gratuidade do uso do Pix e todas as cláusulas de sigilo bancário em torno do método. “A Medida Provisória está garantindo que o consumidor tem o direito de, se o pagamento em Pix estiver disponível no estabelecimento, que ele pague exatamente o valor que pagaria em dinheiro. E configura uma prática abusiva não adotar essa regra, porque Pix é dinheiro”, disse. “Essas práticas que estão sendo utilizadas hoje, com base na fake news, de cobrar a mais por aquilo que é pago em Pix na comparação com dinheiro, estão vedadas. Ou seja, o que você cobra em dinheiro, você vai poder cobrar em Pix, você não vai poder cobrar a mais”, frisou Haddad.

“O PIX estará protegido sigilo da mesma maneira. Como sempre foi, é só a ampliação, o reforço daquilo que já está na legislação tornando mais claro que esses princípios estarão resguardados pela Medida Provisória”, afirma o Ministro Fernando Haddad.

 

INVESTIGAÇÃO — Em virtude dos crimes praticados envolvendo o Pix, Jorge Messias afirmou que “a Advocacia-Geral da União vai notificar a Polícia Federal para abertura de inquérito policial com o objetivo de identificar todos os atores nas redes sociais que geraram essa desordem informacional, que criaram essa narrativa e fizeram com que pessoas de boa fé, comerciantes, cidadãos em geral, caíssem nos golpes contra a economia popular”. Também serão investigados crimes utilizando os símbolos e a logomarca do Governo Federal, do Ministério da Fazenda e da Secretaria da Receita Federal.

“Da mesma maneira, nós identificamos práticas abusivas nas relações de consumo. Portanto, também estamos notificando a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor para que abra inquérito e investigue todos os crimes relacionados às relações de consumo e atue em articulação com os Procons dos estados em uma campanha de informação relacionada ao uso do Pix e de promoção das informações corretas para a população, para que a população fique protegida e não venha cair mais em novos golpes com o uso do Pix”, declarou Messias.

Haddad enfatizou que o objetivo do governo é “salvaguardar a economia popular e as finanças das pessoas mais pobres, do pequeno comerciante, da dona de casa que vai fazer suas compras”. Não ter a sua relação afetada por esse grupo inescrupuloso que tomou as redes”.

Rato em aparelho de ultrassom: secretária de Saúde de Ilhéus expõe estado das unidades de saúde

Em entrevista na Rádio Bahiana de Ilhéus AM 1310, no programa Falando Direito, a secretária de Saúde de Ilhéus, Sonilda Mello, chamou atenção para o estado crítico em que a gestão passada deixou as unidades de saúde do município. “Em uma delas, encontramos rato dentro de aparelho de ultrassom”, afirmou a secretária.

“Já na época de transição, identificamos, in loco, a precariedade das unidades básicas de saúde. Além de ratos, casas de cupins, tetos caindo, mofo, e equipamentos molhados. Hoje, se fosse para dar alvará de funcionamento, apenas duas unidades receberiam”, afirmou Sonilda.

A secretária destacou que a maioria das unidades está em condições insalubres, tanto aos servidores quanto aos usuários. Mesmo assim, ela elogiou o comprometimento dos profissionais que mantiveram o funcionamento dos serviços, apesar da precariedade.

“Pedimos paciência à população. Estamos há apenas 10 dias úteis na gestão e não vamos esconder os problemas. É importante que todos conheçam a realidade para entender os desafios que estamos enfrentando para melhorar a saúde em Ilhéus”, concluiu.

Secretária de Saúde de Ilhéus denuncia pagamento irregular de horas extras na gestão anterior

Nesta terça-feira (14), durante entrevista ao programa Falando Direito da Rádio Bahiana AM 1310, a secretária de Saúde de Ilhéus, Sonilda Mello, fez graves denúncias sobre irregularidades na gestão passada. Segundo a secretária, a administração anterior teria institucionalizado o pagamento de horas extras, mesmo sem que os servidores trabalhassem além da carga horária normal.

Sonilda destacou que “Funcionários recebiam por horas extras que não eram realizadas”, afirmou. Ela ressaltou que, se o servidor trabalhou além da jornada contratual, tem direito ao pagamento correspondente, mas receber sem executar o serviço é inadmissível. A secretária ainda apontou que haviam casos de servidores recebendo até 240 horas extras, além de suas escalas normais.

Ao assumir a pasta, a equipe da atual administração encontrou um saldo de aproximadamente 110 mil reais em caixa, insuficiente para cobrir as necessidades básicas. Além disso, o salário de dezembro dos servidores da saúde não havia sido pago, somente a folha de pagamento destes funcionários gira em torno de 3 milhões de reais. Apesar disso, a nova gestão conseguiu efetuar o pagamento dos salários atrasados na segunda-feira (13).

A situação crítica levou ao decreto de emergência financeira da Saúde (Decreto nº 150/2025), publicado no dia 9 de janeiro. O decreto foi necessário diante de problemas como contratos inexistentes, veículos sucateados, falta de medicamentos e interrupção de serviços essenciais.

Prefeitura de Ilhéus honra salários da Saúde atrasados pela gestão anterior

A Prefeitura de Ilhéus realizou o pagamento dos salários de dezembro dos servidores municipais da Saúde, que haviam sido deixados em atraso pela gestão anterior. A medida representa um compromisso do governo atual com os trabalhadores e com a reestruturação dos serviços públicos.

O pagamento foi efetuado nesta segunda (13) mesmo em meio às dificuldades enfrentadas pela Secretaria de Saúde, que está em situação de emergência desde o dia 9 de janeiro. O Decreto nº 150/2025 foi motivado pelo estado crítico em que a pasta foi entregue, com atrasos financeiros, ausências de contratos, veículos abandonados, falta de medicamentos e diversos serviços comprometidos.

A Secretária de Saúde, Sonilda Mello, considerou uma conquista poder honrar os salários dos servidores da saúde, diante do cenário atual:

“É um dia muito feliz! Sabemos da importância desse ato, pois são pais e mães de família que precisam dos salários para colocar suas contas em dia. Era um compromisso que não foi nosso, mas não medimos esforços para resolvê-lo”, disse.

Para o prefeito Valderico Junior, garantir o pagamento dos salários era uma prioridade absoluta do governo:

“Os servidores são a base para o atendimento às necessidades da população. Quitar esses débitos demonstra nosso respeito com cada um e também com a saúde do município”.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia