:: ‘Brasil’
Em ação conjunta, FICCO/Ilhéus alcança um dos maiores assaltantes de banco do país

Em ação nesta segunda-feira (20/1), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Ilhéus – FICCO/Ilhéus, que é composta pela Polícia Federal, Polícia Militar da Bahia, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil da Bahia e Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, em parceria com outras forças de segurança como as Polícias Militares do MT, PA, TO e MG, alcançaram um dos maiores assaltantes de banco do país, em Confresa/MT, a 1.160 km de Cuiabá/MT.
O alvo é amplamente conhecido pelas forças de segurança nos estados da Bahia, Paraíba, Minas Gerais e Pará e estava envolvido em diversos crimes, como assaltos a bancos, assalto a carro forte, homicídio, tráfico de drogas e extorsão mediante sequestro.
Entenda o caso:
A Operação Kalypto teve início no ano passado (22/5/24), com uma investigação realizada inicialmente pela Polícia Civil de Minas Gerais, através da 1ª DRPC Unaí/MG. Após meses de investigação, foi deflagrada a primeira fase da operação, a qual visou cumprir 11 mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão, nos estados de MG, GO, BA, SE e ES.
Em continuidade das investigações, em parceria com a FICCO/Ilhéus, juntamente com a Delegacia da PF em Juazeiro e PMBA, foram feitos inúmeros levantamentos chegando a três propriedades rurais que estavam na região de Irecê/BA, que eram usadas para o plantio de maconha. Então, foi desencadeada a Operação Cannabis Gourmet (18/9/24), na qual foi realizada a destruição de cerca de 15 toneladas de maconha, somadas a cerca de 53 mil pés de maconha erradicados. Na ação, realizou-se a prisão em flagrante de sete alvos.
Mais adiante, o trabalho das forças de segurança não pararam, já que um dos chefes de toda a organização criminosa estava foragido. Com um trabalho investigativo, chegou-se a elementos fidedignos da real localização do alvo, que estaria em Manga/MG. Porém, após um homicídio ocorrido na região, o alvo empreendeu fuga do município, perpassando por diversos estados até se homiziar no Mato Grosso.
Com o apoio de diversas forças de segurança pública: PF, PRF, PMTO, PMBA, PMPA, PMMG, e notadamente a PMMT, o alvo foi encontrado na companhia de mais dois comparsas, na zona rural de Confresa/MT, e após tentativa de fuga, foi iniciado um intenso confronto com troca de tiros que resultou no óbito dos três alvos.
Após o ocorrido, os suspeitos foram encaminhados ao hospital do município, mas não resistiram aos ferimentos e morreram na unidade.
A equipe policial apreendeu três armas de fogo junto ao grupo, cerca de R$ 320 mil em dinheiro, escondidos na caminhonete, além de inúmeros contratos de compra e venda de propriedades rurais, notas fiscais de compra de maquinários agrícola, oito aparelhos celulares e um drone.
O principal alvo era empresário e responsável pelo financiamento do grupo criminoso, através de diversas ações ilegais como a utilização de empresas de fachada e um dos maiores produtores de maconha da Bahia, já sendo preso em 2008 na Paraíba, e em 2017 em Sergipe.
Uber ônibus começa a funcionar no Brasil

A Uber lançou no Brasil uma nova modalidade de transporte intermunicipal: o Uber Shuttle, que conecta as cidades de Guarulhos e São Paulo com viagens de ônibus. Disponível desde 8 de janeiro, o serviço oferece uma alternativa econômica e prática para quem precisa se deslocar entre as duas cidades, especialmente com rotas fixas e valores a partir de R$ 25.
O funcionamento é simples e integrado ao aplicativo da Uber. Os usuários podem adquirir pacotes mensais que garantem pelo menos duas viagens em um período de 30 dias. As reservas podem ser feitas com até sete dias de antecedência ou, no mínimo, 25 minutos antes do horário de partida. O pagamento é realizado diretamente pelo app, e os passageiros recebem um QR-code e um PIN para validação no momento do embarque.
Assim como nos demais serviços da plataforma, os passageiros podem acompanhar o trajeto em tempo real. O Uber Shuttle é fruto de uma parceria com a Viação MIMO, uma empresa com mais de 40 anos de experiência no transporte fretado. Os ônibus possuem capacidade para até 49 pessoas e contam com medidas de segurança alinhadas aos padrões da Uber, como monitoramento da viagem, botão de emergência e motoristas treinados e submetidos a verificações periódicas de antecedentes.
Atualmente, o serviço opera com cinco rotas fixas. As viagens de Guarulhos para São Paulo acontecem pela manhã, enquanto o trajeto inverso, de São Paulo para Guarulhos, é realizado no período da tarde. O serviço também atende quem precisa se deslocar até o Aeroporto de Guarulhos, com tarifas competitivas.
A Uber Shuttle foi lançada inicialmente em 2021 para empresas, mas agora está acessível ao público geral. A iniciativa visa ampliar as opções de mobilidade, oferecendo uma solução mais eficiente e econômica para passageiros que buscam alternativas ao transporte tradicional.
Empresa Vesúvio será a responsável pela reforma da Praça Cairú

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (UB), anunciou um acordo de cooperação entre a Prefeitura e a empresa Vesúvio Bar e Restaurante para a revitalização da Praça Cairu, localizada no centro da cidade. A iniciativa faz parte do Programa de Adoção de Praças Públicas, criado em 2007, e contempla melhorias estruturais e paisagísticas no espaço.
De acordo com o Termo de Cooperação, publicado no Diário Oficial da quarta-feira (22), caberá ao Vesúvio Bar e Restaurante a execução das benfeitorias, incluindo a aquisição de materiais, prestação de serviços de mão de obra e a responsabilidade por eventuais danos administrativos, ambientais ou a terceiros. A empresa também se comprometeu a garantir o livre acesso ao espaço público, preservando sua finalidade como bem de uso comum.
A Prefeitura, por sua vez, será responsável por supervisionar os serviços, notificando qualquer irregularidade durante a execução do projeto. O Termo estabelece restrições importantes, como a proibição de exploração comercial dos mobiliários urbanos ou qualquer uso incompatível com as características urbanísticas, ambientais e paisagísticas do espaço.
Outro ponto do acordo é que a empresa não poderá participar de licitações ou ser contratada pela Prefeitura por 12 meses após o término das obras. O contrato tem duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação, e prevê a conclusão das obras em até um mês.
Vereador Neto da Saúde quer Ilhéus como referência em prevenção ao câncer de colo de útero e mama

Nesta quarta-feira, 22 de janeiro, o vereador Neto da Saúde (PMB) participou do programa Falando Direito, na Rádio Bahiana AM 1310, e revelou que a saúde preventiva da mulher será uma das principais bandeiras de seu mandato. Enfermeiro e vereador pela primeira vez, Neto destacou a urgência em implementar políticas públicas voltadas para o combate ao câncer de colo de útero e mama, os que mais afetam as mulheres.
“Minha intenção é deixar um legado. Quero transformar Ilhéus em referência em prevenção ao câncer de colo de útero e mama, que são os que mais matam mulheres hoje. Precisamos pensar em políticas públicas eficazes voltadas para a saúde da mulher”, afirmou o vereador
O vereador criticou o tempo de espera para diagnósticos na rede pública de saúde e apontou a necessidade de mudanças: “Hoje, uma mulher pode levar meses para obter um diagnóstico preciso. Esse atraso pode ser fatal. Precisamos priorizar a prevenção, pois ela salva vidas, reduz custos para o município e diminui o sofrimento das famílias”, destacou.
Motorista de carreta envolvida em acidente com 39 mortes estava sob efeito de drogas, aponta laudo

O motorista da carreta responsável pelo acidente que resultou em 39 mortes na BR-116, em dezembro passado, foi identificado como Arilton Bastos Alves e estava sob efeito de cocaína, ecstasy e outras substâncias, segundo laudo toxicológico realizado dois dias após o ocorrido.
Arilton foi preso na manhã desta terça-feira (21), no Espírito Santo. De acordo com a decisão judicial que decretou a prisão preventiva, o exame toxicológico apontou ainda a presença de MDA, alprazolam e venlafaxina em seu organismo. Peritos concluíram que ele havia consumido cocaína e álcool etílico simultaneamente.
A decisão judicial destacou que há indícios de que o motorista tinha o hábito de dirigir sob influência de álcool. Em julho de 2022, ele foi flagrado por policiais apresentando sinais de embriaguez ao volante, o que resultou na suspensão de sua carteira de habilitação.
“Diante dessas informações, não se trata de simples descuido ou negligência, mas de uma deliberada assunção de risco, agravada pelo uso de múltiplas substâncias psicoativas”, afirmou o juiz Danilo de Mello Ferraz em sua decisão.
A defesa de Arilton afirmou, em nota, ter sido surpreendida com o decreto de prisão preventiva. “O caso ainda está em fase de investigação. Não fomos informados sobre os fundamentos da prisão e tomaremos todas as medidas cabíveis para garantir o devido processo legal, o direito de defesa e a liberdade do cliente”, declarou.
IPTU 2025: Contribuintes têm 15% de desconto em cota única até o dia 30 de abril

IPTU 2025: Contribuintes têm 15% de desconto em cota única até o dia 30 de abrilA Prefeitura de Ilhéus publicou o calendário de vencimentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para o exercício de 2025, com 15% de desconto para pagamento em cota única, até o dia 30 de abril. Contribuintes também podem optar pelo parcelamento em até nove vezes, neste caso, sem o desconto.
Os carnês do IPTU e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares –TRSD, conhecida como Taxa de Lixo, estão disponíveis no site da Prefeitura (clique aqui) ou no setor de Tributos, localizado no Palácio Paranaguá. Para a impressão no site, é necessário preencher apenas a inscrição imobiliária (sem colocar dígito) e clicar em imprimir.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato através dos canais de atendimento do Setor de Tributos: WhatsApp (73) 99107-0433 ou e-mail iptu@ilheus.ba.gov.br.
Vale ressaltar que ao se manter em situação tributária regular o munícipe tem participação fundamental no desenvolvimento econômico e social da cidade.
Prefeitura de Ilhéus agiliza atendimentos para benefício do Passe Livre

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), em Ilhéus, tem realizado atendimentos semanais para avaliação da gratuidade do Passe Livre. A ação ocorre toda quarta-feira, por meio de agendamento prévio, evitando a formação de grandes filas.
Para o atendimento nos dias de quarta, é necessário agendar previamente na segunda, terça, quinta ou sexta, das 07h às 13h, na sede da secretaria, Rua Almiro Vinhais, 45, bairro Boa Vista. São 25 vagas disponibilizadas, respeitando a ordem de prioridades, como cadeirantes e pessoas idosas. Os documentos exigidos são RG e CPF; cópia do laudo médico com CID da deficiência; e comprovante de residência.
O atendimento serve tanto para atualização do benefício como para usuários que queiram requisitar pela primeira vez. O serviço conta com perícia médica e avaliação da comissão da SPS.
Homem é encontrado morto dentro de apartamento recém-inaugurado no Salobrinho

De FRN
Um homem de 54 anos foi encontrado morto no apartamento recém adquirido, situado em frente à UESC, no bairro Salobrinho.
Valmir de Jesus Santos morava sozinho e, de acordo com informações obtidas pelo Fábio Roberto Notícias, os vizinhos desconfiaram do mal cheiro e, ao abrirem a porta, encontraram o homem no colchão em estado de decomposição.
O corpo será levado para o departamento de polícia técnica de Itabuna, onde será necropsiado, já que o DPT de Ilhéus não recebe corpos nesse estado.
Vereadora irá apresentar projeto que poíbe fogos de artifício com barulho em Ilhéus

Na manhã desta terça-feira, 21 de janeiro, a vereadora e vice-presidente da Câmara de Ilhéus, Rúbia Carvalho, participou do programa Falando Direito, na Rádio Bahiana AM 1310, e revelou detalhes sobre o primeiro projeto de lei que pretende apresentar em seu mandato.
“Estou trabalhando em um projeto para proibir fogos com estampido em Ilhéus. Ontem, na festa de São Sebastião, vi fogos sendo soltos e pensei na hora em conversar com o padre sobre isso. Muitos pets, idosos e pessoas autistas sofrem com o barulho. Já estou estudando municípios que têm leis similares e me debruçando sobre os detalhes do projeto com minha equipe”, afirmou Rúbia.
A vereadora revelou que o projeto já foi apresentado ao presidente da Câmara, César Porto, que demonstrou total apoio à iniciativa.
A ideia é substituir os fogos tradicionais por opções silenciosas e promover festas e celebrações mais inclusivas e respeitosas, trazendo benefícios para diversos grupos afetados pelo barulho excessivo.
Marcone assume cargo de deputado após Jerônimo nomear Jusmari na SEDUR

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, nesta terça-feira (21), a nomeação da deputada estadual Jusmari Oliveira (PSD) para reassumir o comando da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Jusmari havia deixado a Pasta para ocupar a cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), anteriormente pertencente a Eures Ribeiro (PSD), agora prefeito de Bom Jesus da Lapa.
Com a saída de Jusmari da Alba, o ex-prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), primeiro suplente do partido, assume a vaga como deputado estadual. O governador celebrou a movimentação em suas redes sociais, destacando o fortalecimento da base governista e o impacto positivo para o interior do estado.
“Hoje damos as boas-vindas ao ex-prefeito de Itajuípe Marcone Amaral (PSD), um reforço importante para o nosso time de deputados na Assembleia Legislativa e um braço forte também para o interior do estado.”, afirmou Jerônimo.
O governador também destacou a experiência de Jusmari Oliveira, que retorna à Sedur, e saudou Eures Ribeiro, agora novamente à frente da prefeitura de Bom Jesus da Lapa.









