WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Brasil’

PM ACUSADO DE MATAR PEDREIRO APÓS DISCUSSÃO NO TRÂNSITO É PRESO EM ITABUNA

A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (20), o policial militar apontado como autor do disparo que matou o pedreiro José da Paixão dos Santos Nascimento, de 40 anos, no último dia 5, em Itabuna. O PM foi detido em casa, no Jaçanã, na mesma cidade. Com o suspeito, os policiais apreenderam uma pistola, celular e um capacete. A motocicleta dele foi apreendida em outro endereço.

Câmera de videomonitoramento filmou o exato momento em que, após discussão de trânsito, o condutor de uma motocicleta sacou uma pistola e atirou no carro de transporte por aplicativo onde José da Paixão estava com a família, no bairro Jardim Primavera. O pedreiro, que não tinha nada a ver com o bate-boca, foi atingido na cabeça e morreu instantes depois. O policial preso hoje (20) seria a mesma pessoa que aparece cometendo o crime na gravação.

Lotado no 15º Batalhão de Polícia Militar, em Itabuna, o policial já havia sido afastado das atividades pela corporação. Ele chegou a se apresentar à Polícia Civil, na sexta-feira (10), mas foi liberado após depoimento.

Morador da Vila Juerana, na zona norte de Ilhéus, José da Paixão era muito querido pela comunidade. Ele deixou dois filhos e a esposa, Milena Santos Ferreira. As crianças e a companheira da vítima presenciaram o homicídio e entraram em choque.

Até o momento, apenas as iniciais do nome do PM foram divulgadas (A.R.D.S.F). A expectativa é de que ele seja levado para a sede do Batalhão de Choque da PM-BA, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

Do Blog Pimenta

Coelba vai apresentar na Câmara plano para melhorar o atendimento em Ilhéus

Por solicitação do vereador Augustão, a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) estará apresentando nesta quarta-feira(22), às 16 horas, na Câmara Municipal de Ilhéus, o plano de investimentos a curto, médio e longo prazo visando a melhoria na qualidade dos serviços no município. A iniciativa faz parte do compromisso assumido pela empresa durante a audiência pública proposta pelo vereador Augustão, realizada no mês de abril, onde foi cobrada a melhoria não somente no atendimento, mas também nos serviços prestados pela Coelba.

A sessão será aberta a toda a comunidade, que terá a oportunidade de conhecer esses investimentos e cobrar um serviço mais eficiente. Durante o encontro, a Coelba vai falar das ações que estará adotando, os investimentos, bem como a necessidade das parcerias e responsabilidades dos demais poderes públicos. A sessão contará ainda com a participação da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Infraestrutura e Meio Ambiente, que deverão assumir, junto com a Coelba, o compromisso de garantir um serviço de eletrificação e segurança melhor para a comunidade.

O vereador Augustão ressalta a importância da prestação de contas por parte da Coelba e da necessidade da população acompanhar esses investimentos. Ele também falou que a participação da Prefeitura será fundamental nesta sessão, pois existem serviços que precisam contar com o apoio do poder público municipal, a exemplo de podas de árvores e fiscalização.

“Foram muitas as denúncias feitas pela comunidade sobre os serviços prestados pela Coelba. O primeiro passo foi realizar a audiência pública para cobrar esses investimentos e agora estaremos acompanhando esse plano da empresa para que a população de Ilhéus possa ter um serviço cada vez melhor”, pontuou Augustão.

Colo-Colo estreia com vitória em jogo-treino em Itacaré e realiza campanha de solidariedade

O Colo-Colo teve um início emocionante em sua jornada de preparação com um jogo-treino histórico na cidade de Itacaré. A partida contra a Seleção de Itacaré foi marcada por momentos de intensidade e brilhantismo, resultando em uma vitória do Tigrão por 6×3.

No primeiro tempo, o Colo-Colo dominou, abrindo uma vantagem de 4 gols com dois gols de Dedeco, além de Miller e Léo. A equipe demonstrou coesão tática e habilidade técnica, refletindo a preparação dedicada.

No segundo tempo, a Seleção de Itacaré tentou reagir, marcando um gol, mas o Colo-Colo respondeu com mais dois gols, anotados por Neto e Wesley, consolidando sua vitória com uma pontuação final de 6×3.

Além do excelente desempenho em campo, o Colo-Colo e a Seleção de Itacaré realizaram uma significativa campanha de solidariedade durante o evento. Em apoio às vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, foram arrecadados 500 quilos de alimentos, complementados pela contribuição de 700 pagantes do jogo. Destaca-se também a doação de mil quilos de alimentos pela mãe de David Luiz, jogador do Flamengo, através da ação social David Luiz, em nome da Liga de Itacaré, conforme informado pelos dirigentes do clube.

O treinador expressou sua satisfação com o resultado e o desempenho da equipe, enfatizando o compromisso contínuo com a preparação para a temporada e os valores de solidariedade e comunidade que o clube promove.

As atividades do Tigrão continuam com treinos durante toda a semana no Estádio Mário Pessoa, onde a equipe está se preparando intensamente para os desafios futuros da temporada do Campeonato Baiano da Série B de 2024.

Ilhéus recebe vans escolares que vão atender estudantes da zona rural

 

Os estudantes da zona rural de 54 municípios baianos serão beneficiados com vans escolares entregues, nesta segunda-feira (20), pelo Governo do Estado. O ato ocorreu no Parque de Exposições, em Salvador, e contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues.

O chefe do executivo baiano destacou o comprometimento com a mobilidade e segurança dos estudantes por meio da entrega dos veículos. “Aqui é transporte. Primeira segurança dos estudantes e é um carro confortável, com agilidade no tempo, que facilita a mobilidade”, pontuou. Jerônimo ainda acrescentou que “essas vans não estão soltas no contexto da educação, nós estamos tratando de escolas novas, de contratação de pessoal, de programas sociais que garantem a permanência dos estudantes na escola”, reforçou.

Foram destinados quase R$ 15 milhões na aquisição e preparação das 54 vans. O valor foi oriundo de emendas parlamentares. Esses veículos vão impactar positivamente na rotina diária dos estudantes que moram distante das sedes, ao proporcionar conforto, pontualidade e menor tempo nas viagens, contribuindo com a formação educacional e social deles.

De acordo com a secretária da Educação em exercício, Rowenna Brito, além das escolas de tempo integral, os investimentos em educação passam por ações como essa. “Isso garante que o estudante consiga chegar na hora certa na escola. Isso garante segurança nesse transporte escolar e, sobretudo, a permanência do estudante”, comentou.

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS

Além dos municípios citados, foram beneficiados Banzaê, Barra, Boninal, Cachoeira, Caem, Camaçari, Canudos, Casa Nova, Catu, Central, Cipó, Correntina, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Guanambi, Ibititá, ibotirama, Ipirá, Itabela, Itacaré, Itaetê, Itaquara, Ituberá, Jaguarari, Jequié, Juazeiro/Uneb, Lajedinho, Lençóis, Licínio de Almeida e Madre de Deus.

A, ainda, Mansidão, Maracás, Matina, Monte Santo, Olindina, Paulo Afonso/Uneb, Poções, Presidente Tancredo Neves, Rio Real, Santa Bárbara, Santo Estevão, Sátiro Dias, Seabra, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tanque Novo, Ubaíra, Ubaitaba, Vitória da Conquista e Wanderley.

Com o PT, Bahia tem o maior números de analfabetos do país

 

Em 12 anos, a Bahia pouco evoluiu na universalização da educação. Ainda existem 1,4 milhão de pessoas que não sabem ler e nem escrever no estado – o que representa o maior contingente do Brasil. O número de analfabetos corresponde a 12,6% da população baiana, colocando o estado como detentor da 9º maior taxa de analfabetismo do país.

Apesar de ter visto sua população não alfabetizada diminuir 17,8% entre 2010 e 2022 (-308.350 pessoas) e a taxa de analfabetismo recuar de 16,6% para 12,6%, a Bahia não teve nenhum avanço no ranking nacional para esses indicadores, mantendo-se nas mesmas posições de 12 anos atrás. Isso revela que, em comparação com outros estados, a Bahia teve pouca evolução na última década.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e fazem parte do módulo Alfabetização do Censo 2022. Segundo a pesquisa, a taxa de analfabetismo no Brasil é de 7%. São 11.403.801 pessoas com idade de 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever no país.

Nove em cada 10 municípios baianos têm taxa de analfabetismo maior do que a do estado (12,6%), liderados por Pedro Alexandre, onde 31,9% da população é analfabeta. Na contramão, Salvador lidera como a cidade com a maior taxa de pessoas alfabetizadas. A capital tem apenas 3,5% da população analfabeta.

Tony Ramos tem sangramento intracraniano e passa por cirurgia

 

O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi internado na quinta-feira (16) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, onde passou por uma cirurgia para drenar um hematoma subdural – um sangramento intracraniano.

Segundo a família, a cirurgia – comandada pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho – terminou por volta das 19h30 e foi considerada bem-sucedida. O estado de saúde dele é estável, de acordo com o boletim médico.

“O Hospital Samaritano Botafogo informa que o ator Tony Ramos foi submetido a uma cirurgia de drenagem de hematoma subdural na data de hoje. O estado do paciente é estável”, informa a nota enviada pela assessoria de imprensa do Samaritano.

O artista foi internado após se sentir mal, pela manhã, e cancelar as gravações.

O ator completou este ano 60 anos de carreira, sendo 46 anos na Globo. Seu último trabalho no ar foi a novela “Terra e paixão”.

 

“Estaremos juntos no mesmo palanque”, afirma Jabes Ribeiro sobre Valderico Júnior e Augustão

Pré-candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, em entrevista na Rádio Bahiana Am 1310

Pré-candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, em entrevista na Rádio Bahiana Am 1310

 

Em entrevista à Rádio Bahiana Am 1310, nesta quinta-feira (16), o pré-candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, discutiu detalhes da formação da frente ampla na cidade. Segundo Jabes, independente de quem encabeçar a chapa, a união entre os membros do Progressistas, União Brasil e  PDT em Ilhéus é uma certeza. “Não tenham dúvidas que estaremos todos no mesmo palanque”, destacou.

O pré-candidato a prefeito explicou que essa união é fruto de um compromisso já estabelecido anteriormente entre eles. Em relação à composição da chapa, quem estiver à frente nas pesquisas será o candidato a prefeito. “Estou totalmente aberto a essa união. Minha relação com Valderico Junior, do partido União Brasil, é tranquila, assim como com Augustão, do PDT, e não tenho problemas nenhum com essa parceria em prol de Ilhéus”, afirmou Ribeiro.

“Neste momento inicial estão todos trabalhando para ser o candidato, é normal, mas teremos o nome final em junho, quando sentarmos novamente”, afirmou. Ribeiro enfatizou a importância da união entre os partidos da oposição, destacando que a formação dessa chapa representa uma força significativa para disputar as eleições municipais.

Ilhéus: Adélia Pinheiro vice de Bento Lima ?

Recentemente foi publicado no Blog Boca News, um artigo na Coluna – Marcos Wense – analisando a política ilheense:

O PT que se dane

Politicamente falando, o senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD, está ficando muito “guloso”. Quer tudo para o PSD e que se dane as outras legendas da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues, mais especificamente o PT.

Ao ser questionado sobre o processo sucessório de Ilhéus e Itabuna, disse na coluna *Radar do Poder*, do site Política Livre, do sempre bem informado jornalista Raul Monteiro, que acredita numa possibilidade de composição entre o PSD e PT.

Em relação a Itabuna, Otto parece não ter nenhuma dúvida que o PT vai apoiar o segundo mandato do prefeito Augusto Castro (PSD), que só espera a “oficialização” do apoio da sigla à reeleição do chefe do Executivo municipal, consequentemente da federação PT/PCdoB/PV.

Além de Itabuna, Otto quer também o PT no palanque de Bento Lima, pré-candidato do prefeito Mário Alexandre (PSD) ao comando do Palácio Paranaguá. O senador deixa nas entrelinhas que o melhor caminho para Adélia Pinheiro, prefeiturável do PT, é compor a majoritária como vice, desistindo da sua postulação.

A acirrada disputa entre o PSD de Otto Alencar e o Avante de Ronaldo Carletto, para ver quem faz mais prefeitos no pleito de 2024, vai terminar deixando o PT cada vez mais fraco e refém dessas duas legendas.

O governador Jerônimo Rodrigues, pensando na sua reeleição em 2026, faz de conta que não sabe de nada. Não quer nenhum atrito com Otto e, muito menos, com o ex-deputado federal Carletto, que tem pela frente a missão de levar o ministro Rui Costa para ser candidato a senador pela sigla.

O tal do “conselho político” é inócuo. É como não existisse. Um enfeite que tem como objetivo passar a impressão que o governo é democrático, que escuta todos os grupos políticos que dão sustentação política ao jeronismo.

Vale lembrar que Gilberto Kassab, comandante nacional do PSD, vai levar o partido em direção à pré-candidatura presidencial de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Com a irreversível inelegibilidade de Bolsonaro, descartando o nome da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro como opção do bolsonarismo em 2026, Tarcísio, hoje no Republicanos, pode retornar ao PL.

Gilberto Kassab, o dono do PSD, é secretário de Relações Institucionais do governador Tarcísio de Freitas, político de inteira confiança do chefe do Palácio dos Bandeirantes. Ouso a dizer que o apoio do PSD a Tarcísio já está sendo articulado nos bastidores.

Ao senador Otto Alencar fica o conselho para carregar o “andor” da política com mais calma, sob pena do tiro sair pela culatra.

 

Ilhéus: Comissão da Câmara de Direitos Humanos divulga agenda do Maio Laranja

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Ilhéus, liderada pelo vereador Gurita, juntamente com toda a rede de proteção de combate ao abuso de crianças e adolescentes lançam a programação do Maio Laranja.

O evento terá início nesta quarta -feira,14 de maio, e se estenderá até 17 de maio, promete trazer discussões importantes e ações diretas, visando mobilizar a sociedade ilheense para combater a violação dos direitos infantojuvenis.

Programação Maio Laranja

14/05 – Adesivaço Cras Olivença (manhã) / Cras Sul (tarde)

15/05 – Adesivaço Cras Salobrinho (manhã) / Cras Oeste (tarde)

16/05 – Fórum: Organização da Rede de Proteção e seu funcionamento

17/05 – Caminhada contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (concentração na Praça do Estádio Mário Pessoa)

O que é o Maio Laranja?

É importante destacar o mês de maio, que é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, período de enfrentamento e prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Especificamente, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data tem por objetivo mobilizar a sociedade brasileira para combater a violação dos direitos infantojuvenis.

A criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituída pela Lei nº 9.970 em 17 de maio de 2000. A data é dedicada à memória de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de 8 anos que, em 18 de maio de 1973, no estado do Espírito Santo, foi sequestrada, vítima de diversas formas de violência e, posteriormente, morta por seus sequestradores. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, e os responsáveis pelo crime não foram punidos até os dias atuais.

Semana de Inovação 2024: o futuro chegou em Ilhéus!

Uma onda de inovação está para chegar a Ilhéus com a edição de 2024 da Semana de Inovação! Com início marcado para o dia 20 de maio, o evento promove uma experiência imersiva em tecnologia e criatividade, com uma agenda inovadora que atrairá líderes e especialistas da área.

O Centro de Convenções de Ilhéus é o local escolhido para ser a casa da inovação, oferecendo programação vasta, que abrange desde laboratórios de inteligência artificial até mesas redondas sobre inovação e negócios. Isso sem falar nas palestras de abertura, ainda uma surpresa para o público – acompanhe nossas redes para não perder as novidades e anúncios –, mas que prometem não apenas impressionar, mas também transformam a vida dos participantes.

Além das palestras, os participantes poderão se envolver em workshops, explorar áreas temáticas e mergulhar em discussões sobre os mais recentes avanços do mercado. A Arena Gamer, por exemplo, será um ponto de encontro para os aficionados por tecnologia, enquanto a Arena Agro traz insights sobre o futuro da cacauicultura e do manejo sustentável.

Destaque também para o Cacau Valley IFestival, cuja abertura está marcada para o dia 21 de maio, com a história de inspiração da Borracharia do Leandro, que tornou-se conhecida em todo país após chamar a atenção dos investidores no Shark Tank Brasil. O Cacau Valley é uma atração que evidencia a criatividade e a determinação de transformar ideias em empreendimentos de sucesso.

A Semana de Inovação 2024 é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Ilhéus, Sebrae, Sinec, PCTSul, Cepedi e UESC, com apoio da  FIEB, Positivo, Rota, Daten, Softex, TV Santa Cruz, Bahia FM Sul, Silvicultura de Nativas, Bezos Earth Fund, Coalizão Brasil, GDE, Ilhéus Eventos, EAR Marketing e Avatim.

Não perca esta oportunidade única de se envolver com a inovação e fazer parte dessa revolução. Garanta sua vaga inscrevendo-se agora em www.semanadeinovacaoilheus.com.br.

Serviço:
Semana de Inovação 2024
Data:
 de 20 a 24 de maio
Local: Centro de Convenções de Ilhéus
Para mais informações, programação e inscrições: www.semanadeinovacaoilheus.com.br



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia