WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

ILHÉUS: VÁRIAS ATIVIDADES ESPORTIVAS ACONTECERAM NESTE FINAL DE SEMANA COM APOIO DA PREFEITURA

 

O secretário municipal de Esportes, Juventude e Lazer, Kaique Souza, acompanhou neste final de semana várias competições esportivas que aconteceram na cidade.

No final de semana aconteceu em Ilhéus, o Futvôlei no Jóia do Atlântico, Futvôlei na Zona Sul, Final do Campeonato Amador de Futebol do Iguape e o Circuito Baiano de Surf, que foi retomado em Ilhéus após anos sem ser realizado. Todos esses eventos tiveram apoio da prefeitura com estrutura e logística.

O objetivo desta visita é incentivar, apoiar, divulgar e conhecer de perto as demandas de cada modalidade, visando cada vez mais o fortalecimento e ampliação do esporte na cidade.

“É muito gratificante ver o esporte de Ilhéus voltar a ter espaço, como o campeonato baiano de Surf, depois de muitos anos voltou para Ilhéus”, destaca Kaique Souza

Além de acompanhar as competições, o secretário aproveitou a visita para prospectar e planejar  novos eventos esportivos nos próximos meses. “O que podemos adiantar é que Ilhéus  terá grandes competições “, frisou o secretário.

ILHÉUS: MAIS DE R$ 5 MILHÕES SÃO DESTINADOS PARA CONSTRUÇÃO DO CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO

Saiu a publicação da portaria 2.393, do Ministério da Saúde, na última sexta-feira, 22, habilitando o Fundo Municipal de Saúde de Ilhéus a receber recursos na ordem de R$ 5.263.000,00 do Fundo Nacional de Saúde, destinados à execução de obras de construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV). A nova unidade, atenderá Pessoas com deficiências físicas, visuais, intelectuais ou auditivas por meio do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essa importante conquista, resulta do planejamento da nossa gestão, cujo projeto apresentado ao Ministério da Saúde, ainda no ano de 2017, hoje se torna realidade para assistir pessoas com deficiências. Dignidade para a nossa população, com atendimento humanizado e melhoria da qualidade de vida é o que queremos e buscamos diuturnamente”, comemorou o prefeito Mário Alexandre.

O projeto prevê um ginásio de cinesioterapia e mecanicoterapia, oficina ortopédica com adaptação e manutenção de órteses e próteses ortopédicas. Trinta e cinco profissionais como médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e enfermeiros, atuarão na prestação do serviço, que funcionará de forma regulada, com referência de cuidado e proteção para usuários, familiares e acompanhantes nos processos de reabilitação; além de um projeto terapêutico com base em avaliações multidisciplinares das necessidades e capacidades das pessoas com deficiência.

ILHÉUS EM FLOR: FEIRA DE FLORES DE HOLAMBRA VAI COLORIR E MOVIMENTAR AV. SOARES LOPES

 

Com o retorno de eventos e a chegada da primavera, a Ilhéus em Flor volta a acontecer em Ilhéus em sua 9ª edição com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus e da Maramata, na Avenida Soares Lopes, na rotatória em frente a Catedral, movimentando e colorindo o centro da cidade com a exposição e comercialização das Flores de Holambra. De 28 de outubro a 7 de novembro, a feira vai trazer mais de cem espécies de plantas e flores exóticas, aberta ao público e com acesso gratuito.

“Apoiamos essa iniciativa que é um ótimo atrativo para o nosso turismo regional e opção de lazer, atraindo pessoas da cidade, visitantes e turistas, principalmente porque acontece na alta estação”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

De acordo com o organizador Michel Mendonça, esse é um evento que já virou tradição na agenda do município de Ilhéus. “Crianças de 4 a 7 anos, serão também nossos visitantes, por meio do contato com as escolas para que o público infantil tenha contato com a beleza das plantas e flores”, disse.

PREFEITURA DE ILHÉUS CONVOCA ASSOCIAÇÕES, ENTIDADES E ONGS PARA REALIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO

Representantes de associações de moradores, entidades e organizações não governamentais (ONGs) podem comparecer a partir desta segunda-feira (25) ao Centro Administrativo da Prefeitura de Ilhéus, no bairro Conquista, para realizar e atualizar seus respectivos cadastros. O serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Conforme a Coordenação do Gabinete, a parceria com as associações é fundamental para identificar as necessidades e prioridades de cada localidade, por meio de um projeto de envolvimento e escuta para deliberação das ações comunitárias.

O trabalho também cria mecanismos de participação da sociedade na gestão pública e no processo democrático, além de racionalizar os esforços do Município para atender às demandas apresentadas. Conforme necessário, serão provocadas reuniões com os segmentos.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através do número WhatsApp (73) 98854-2540.

PARA O PRESIDENTE DA CÂMARA, JERBSON MORAES, OS DONOS DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS DEVEM SER RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE

 

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Jerbson Moraes (PSD) disse ontem que a questão do transporte público em Ilhéus já ultrapassou a todos os limites do suportável. De acordo com Moraes, os donos dessas empresas (ao se referir à Viametro e São Miguel) devem ser responsabilizados criminalmente e o exemplo da CPI em Brasília “deve ser exemplo para gente aqui também”. O presidente assegurou que se os vereadores derem entrada bem argumentada em um pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) e tiverem o número mínimo necessário para aprova-la, ele vai constituir os seus membros e iniciar imediatamente o processo de investigação do contrato das empresas com a Prefeitura de Ilhéus.

“Não dá para ter um discurso diferente, por que estaria rasgando os votos que recebi do povo, rasgando o meu mandato. O serviço de transporte é diferente do banco, da loja da esquina. É o serviço essencialmente público. O nome é concessão, justamente por que o município concede às empresas uma autorização para desenvolver o serviço. E quando você concede é preciso fiscalizar se a concessão é feita como a lei manda. Se ela não honra a concessão ela não pode continuar. Se a gente abrir a CEI e intimar o dono da empresa e ele não vir, a polícia vai lá e busca ele”, justificou a iniciativa.

Ontem (20), ao participar da sessão ordinária, o vereador Tandick Resende (PTB) denunciou um acordo judicial das empresas Viametro e São Miguel, com a Prtefeitura de Ilhéus, para que estas fossem indenizadas em 15 milhões de reais, que serão pagos em 25 parcelas sucessivas de 600 mil reais, por conta dos prejuízos causados durante o período da pandemia, quando, em parte deste tempo, deixaram de circular.

Neste acordo, segundo o vereador, além dos 15 milhões de reais, estão previstos outros benefícios, a exemplo do aumento da tarifa, com valores diferenciados para as tarifas urbanas e rurais e redução ainda maior da frota em caso de não cumprimento da parcela acordada. A prefeitura deverá se abster de instaurar processo administrativo em desfavor das empresas visando apurar eventual descumprimento do contrato de concessão, bem como não sejam adotadas quaisquer medidas coercitivas, sanção política, direta ou indireta, visando a retaliação das empresas de ônibus. Está acordado também aprovar uma isenção de ISS que deverá ter período mínimo de vigência de mais ou menos 2 anos e 4 meses e combater o transporte alternativo.

“Isso é um absurdo”, assegura o presidente da Câmara, Jerbson Moraes, do partido do prefeito Mário Alexandre. “Quando a Prefeitura aceita um acordo desse, ela assume uma culpa. Algo que ninguém no mundo assumiu. É a Prefeitura culpada pela pandemia?”, questiona. “Acreditem se quiser, mas o Ministério Público anuiu esse acordo, o mesmo Ministério Público que tinha ingressado com o processo para cumprimento do decreto de retorno da frota em 100%, e o juiz já sentenciou a homologação do acordo, que tem força de título judicial. Detalhe, a sentença já transitou em julgado, de modo que não cabe mais recurso, até mesmo porque houve acordo”, afirmou o denunciante, durante seu discurso.

De acordo com o vereador Tandick Resende nos anexos do acordo oficializado há ainda, uma planilha de cálculos onde só constam as despesas, mas sem apresentar notas fiscais, e sem apresentar receitas provenientes do serviço de publicidade que as empresas de ônibus exploram, sem considerar as benesses oriundas do Governo Federal em relação aos custos das empresas. “A planilha do Governo ainda não encontrei no processo, se resume a uma folha de cálculo no Excel. É tudo muito nebuloso”, disse mais cedo na Câmara.

DADOS DO CAGED MOSTRAM FORTE RECUPERAÇÃO ECONÔMICA DE ILHÉUS EM 2021

A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Ilhéus divulgou o boletim com relatório atualizado dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), relativos aos postos de trabalho com carteira assinada, de janeiro a agosto de 2021. A análise econômica demonstra uma forte recuperação econômica de Ilhéus em 2021, com a criação de 958 novos postos de trabalho, que não existiam, na cidade.

“O município de Ilhéus recuperou com folga os empregos perdidos em razão da pandemia, equilibrando o saldo de contratações e demissões. Até o final desse ano, acreditamos que os números de contratações serão ainda maiores, haja vista a chegada da alta estação, a intensificação das atividades comerciais e econômicas. O prefeito Mário Alexandre, eu e todo o governo, seguimos trabalhando firmes para potencializar as capacidades da nossa amada cidade de Ilhéus, gerando emprego e renda para a nossa população”, declarou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão.

Com o registro permanente de admissões e dispensa de empregados via assinaturas de carteiras de trabalho pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o Caged funciona com uma espécie de termômetro seguro para mensurar o desenvolvimento da economia. Os dados divulgados revelam que os setores que mais se destacaram em Ilhéus, no ano de 2021, foram o de serviços, com saldo de mais 416 novos postos de trabalho; seguido do comércio, com saldo de mais 264 admissões; e a indústria com mais 150 novas contratações.

Recorde na movimentação do Porto – Dados informados pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), demonstram ainda que o Porto de Ilhéus, do Malhado, quebrou recorde de movimentação de produtos como cacau, soja, máquinas, milho, níquel, madeira, magnesita, manganês e oxido magnésio, entre 2016 e 2021, registrando um total de 341.519 toneladas de produtos movimentados este ano.

OUTUBRO ROSA: GUARDAS MUNICIPAIS DE ILHÉUS REALIZAM EXAMES DE MAMOGRAFIAS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Agentes da Guarda Municipal de Ilhéus realizaram na tarde desta segunda-feira (18) exames de mamografias na prevenção ao diagnostico do câncer de mama. A atividade alusiva ao Outubro Rosa foi realizada na Unidade Básica de Saúde, Sarah Kubitscheck, bairro do Malhado.

Núcleo Social da GCMI, em parceria com a AGMI, Secretaria de Saúde e Central de Regulação do Município organizaram o evento. “Preocupados com a saúde do trabalhador, implantamos uma politica humanizada de tratar o servidor para que no dia-a-dia ele possa prestar um serviço de qualidade a população. Essa é um orientação do Prefeito Mário Alexandre e do nosso Secretário, Marcelo Barreto” disse o Comandante da GCM, Rosivaldo Oliveira.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele.

“A campanha Outubro Rosa é realizada na conscientização, a fim de promover informações sobre o diagnostico e tratamento da doença. Queria parabenizar ao Comando da Guarda Municipal por essa iniciativa de proporcionar aos servidores cuidarem de sua saúde” salientou a Enfermeira Gerente da Unidade Básica de Saúde Sarah Kubitscheck, Elaine Caroline. Os exames foram realizados pelo Dr. Alexandre Randaw

Participaram do evento ainda, Agentes de Trânsito e Servidoras da Secretaria de Educação.

CIDADELLE DESISTIU, MAS GRUPO CHAVES MANTÉM COMPROMISSO DE CONSTRUIR SHOPPING EM ILHÉUS

Mesmo com a desistência do grupo Guimarães de investir em um shopping center em Ilhéus, o grupo Chaves continua com o grande projeto de construir o Shopping no município, afirmou o empresário Manoel Chaves Neto , responsável pelo Grupo Jequitibá.

Somente uma das partes  envolvidas, o grupo Guimarães, é que desistiu, o outro lado continua firme com o projeto. A área onde seria construída , ao lado do atacadista Assaí, não faz mais parte dos planos. A informação é de que o Grupo Chaves já está em busca de outra área.

Informações: O Tabuleiro

ADOLESCENTE DE 16 ANOS ESTÁ DESAPARECIDA HÁ UMA SEMANA NA BAHIA

Uma família de Conceição do Coité, cidade do nordeste da Bahia, procura por uma adolescente de 16 anos, que desapareceu na última segunda-feira (11). Kamille Vitória da Souza Silva foi vista pela última vez quando dormia na casa da avó.

Segundo informações da esteticista e estudante de educação física, Laís de Souza Silva, de 34 anos, a filha dela não costumava sair de casa sem avisar para os familiares.

“Minha filha é uma pessoa boa, não é envolvida com coisa ruim, com droga. Pelo semblante você percebe que ela é inteligente, era para ter concluído o ensino médio em 2019, mas com a pandemia vai terminar agora”, relatou a mãe da adolescente.

“Ela é muito amada, não brigamos com ela. Nunca aconteceu algo parecido, ela pede para sair. No sábado ela me pediu e no domingo falou com a avó”.

As duas moram no bairro de Armação, em Salvador, mas a garota estava com a avó, no interior do estado.

“Ela estava passando um tempo com minha mãe, já que por causa da pandemia, não estava tendo aulas presenciais”, disse Laís Silva.

“Pela manhã, minha mãe saiu antes das 9h, deixou ela dormindo tranquila. O avô estava em casa, ela acordou tranquila, não demonstrou que estava com pressa para sair de casa”.

De acordo com a família, o quarto da adolescente foi encontrado revirado e com as roupas em cima da cama. Kamille Vitória deixou a casa da avó apenas com uma bolsa.

“Por volta das 12h, minha mãe chegou em casa e ela não estava mais lá. Ela achou estranho, porque o quarto dela estava revirado, como se tivesse saído às pressas. As roupa jogadas no chão”, contou a mãe da adolescente.

Em nota, a Polícia Civil informou que a avó da garota registrou o desaparecimento, na manhã de quarta-feira (13), na 15ª Coorpin/Coité. A unidade apura o caso.

DO G1

 

NASCIDOS EM NOVEMBRO E DEZEMBRO JÁ PODEM SACAR AUXÍLIO EMERGENCIAL

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em novembro e dezembro podem sacar, a partir de hoje (19), a sexta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal no último dia 2, para os aniversariantes de novembro, e 3, para os nascidos em dezembro.

Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Com o saque de hoje, está concluída a fase de retirada da sexta parcela do auxílio emergencial. Amanhã (20), a Caixa começa a pagar a sétima parcela para os trabalhadores informais e inscritos no CadÚnico nascidos em janeiro. O banco também deposita nesta quarta-feira a sétima parcela para os beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) final 3.Continua depois da publicidade

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia