:: ‘Bahia’
ADULTERAÇÃO DO CARTÃO DE VACINAÇÃO CONFIGURA PRÁTICA CRIMINOSA

A Prefeitura de Ilhéus faz alerta para falsificação do cartão de vacinação contra a Covid-19. Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), com as exigências em relação à imunização, houve aumento do número de relatos de fraude do documento, que contém informações sobre data da aplicação e imunizante utilizado, dados cruciais para controle dos munícipes vacinados.
Além de dificultar o lançamento das informações no sistema, a adulteração do cartão configura prática criminosa, que pode causar danos à saúde pública, uma vez que a vacinação é a forma mais segura de proteger a população contra a doença.
A Sesau repudia veementemente o ato e informa que os profissionais estão atentos no sentido de impedir a ocorrência de qualquer tentativa de fraude do comprovante. Todos os casos serão apurados pelos órgãos competentes.
“Pedimos a conscientização de todos, porque trabalhamos de forma incessante para garantir a proteção da população contra o vírus. Não deixe de se vacinar. A pandemia não acabou. Todos nós somos responsáveis por essa luta”, destacou o prefeito Mário Alexandre.
Importância da guarda do cartão de vacinação
O público que tomou a primeira dose deve comparecer aos postos previamente informados na data marcada para retorno ou conforme orientações do setor responsável.
A perda do cartão dificulta o acesso à segunda dose e à dose de reforço, comprometendo a eficácia da vacina aplicada e dificultando o serviço prestado pelo Município.
PREFEITURA DE ILHÉUS ENCERRA NOVEMBRO AZUL COM AÇÕES VOLTADAS À SAÚDE DO HOMEM

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), ofertou diversos serviços voltados à Campanha Novembro Azul, com foco na prevenção ao câncer de próstata. A ação aconteceu na sexta-feira (26), no Centro de Convenções, e atendeu 350 homens. O mutirão contou com o apoio das Drogarias Velanes, Faculdade Madre Thaís e Lions Clube Ilhéus Centro.
O público masculino teve acesso a palestras; consultas com urologista; cardiologista; clínico geral; nutricionista; além da realização de Eletrocardiograma e exames de laboratório: PSA, sorologias para Hepatites, HIV e Sífilis. Também foi ofertada vacinação contra a Influenza (gripe) e contra a Covid-19, com aplicação da 1ª, 2ª e 3ª dose do imunizante.
“Evento dez. Prevenção dez. Fiquei feliz em ver o tratamento recebido”, avaliou o aposentado Valdir Bahia, de 72 anos. Para Augusto Fidelis, de 63 anos, “O mutirão foi bem organizado. Assistência certa. Agradeço ao prefeito Marão pela iniciativa”, disse.
O prefeito Mário Alexandre compareceu à ação e destacou a importância do cuidado com a saúde preventiva. “Vamos driblar o preconceito. Aproveitando o Novembro Azul, nós realizamos esse mutirão para prevenir doenças, que podem levar à morte. Eu fiquei muito feliz em ver que os homens estão entendendo a necessidade de realizar exames de forma regular. Agradeço a todos os profissionais envolvidos nesta ação. É isso que a gente quer. Continuar trabalhando para o nosso povo”.
A campanha Novembro Azul reforça a conscientização masculina sobre o câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, contudo, com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%.
A Sesau informa que os pacientes que não conseguiram ser atendidos pelo urologista durante o mutirão serão reagendados pela Central de Regulação. O dia e horário da consulta serão comunicados previamente, conforme orientação do setor responsável.
FALTA DE ENERGIA INTERROMPE ABASTECIMENTO EM ILHÉUS E OUTRAS LOCALIDADES DO SUL DO ESTADO

Devido à interrupção no fornecimento de energia para os equipamentos da estação de tratamento de Pontal e Distrito, desde a madrugada do domingo (28), o abastecimento de água está temporariamente interrompido nas zonas sul e norte de Ilhéus. A falta de energia também atinge outras localidades da região sul do estado, onde ocorreram fortes chuvas nos últimos dois dias.
Além de Ilhéus, o abastecimento está prejudicado em Itapitanga, Coaraci, Núcleo Colonial de Una, Itaju do Colônia, Mascote, São João do Paraíso e Itacaré. A Coelba já foi acionada e, após o reparo na rede elétrica, será iniciada a retomada gradativa do abastecimento, com expectativa de plena regularização nas 48 horas seguintes.
Até a normalização completa, a empresa orienta os moradores a fazerem o uso econômico da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados.
Da ASCOM
BAHIA REGISTRA 414 NOVOS CASOS DE COVID-19 E MAIS 2 ÓBITOS PELA DOENÇA

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 414 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 357 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico deste domingo (28) também registra 2 óbitos. Dos 1.259.286 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.228.878 já são considerados recuperados,3.124 encontram-se ativos e 27.284 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.627.949 casos descartados e 253.536 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 52.532 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
Vacinação
Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, apenas 214 municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por estes municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.
INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL É ADIADA

A Prefeitura de Ilhéus informa que o ato de inauguração do Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio foi adiado devido ao mau tempo. Por conta das condições metereológicas adversas, o governador Rui Costa suspendeu a agenda que realizaria na cidade nesta segunda-feira (29), onde entregaria a unidade de alta complexidade e assinaria ordem de serviço para construção de 18 quilômetros da nova via de acesso entre Ilhéus e Itabuna.
A previsão é de chuva forte durante toda a semana. Conforme a assessoria do governador, a nova data será divulgada em breve.
DEPIN: POLICÍA CIVIL DA BAHIA. COORDENADORIAS REGIONAIS DE ITABUNA E ILHÉUS APREENDEM FUZIL DE FACÇÃO CRIMINOSA

Na manhã de 25/11/2021, policiais civis do Serviço de Investigação da 6ª e 7ª COORPINS (Itabuna e Ilhéus) mediante compartilhamento de informações localizaram e apreenderam um fuzil calibre 7,62 da marca IMBEL. O artefato bélico foi localizado enterrado e acondicionado com lençóis e sacos plásticos, num terreno com vegetação no fim da Rua Senhor dos Passos, Bairro Nova Ferradas, Itabuna.
Uma pessoa foi conduzida por estar próximo do local onde foi encontrado o armamento. Segundo apurado pelo trabalho conjunto das COORPINS o fuzil pertence a uma facção criminosa com atuação na localidade, e estaria escondido para uso em futuras ações do grupo criminoso investigado pelas Coordenadorias.
EM ENTREVISTA À RADIO BAHIANA, RUBENILTON ANUNCIA QUE EM 2022 A PREFEITURA OFERECERÁ NOVOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Em entrevista ao Programa Na Boca do Povo, na manhã da quinta-feira 25/11, o secretário Rubenilton Santos, responsável pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza falou de assuntos pertinentes à pasta e dos projetos relacionados à assistência social da população ilheense. :: LEIA MAIS »
VEREADORES DISCUTEM DADOS DO IBGE QUE APONTAM DECRÉSCIMO POPULACIONAL EM ILHÉUS

Considerando as últimas atualizações do contingente populacional e destacando o surgimento de dúvidas acerca do decréscimo populacional, a explanação dos elementos estatísticos e dados da geografia populacional, os vereadores receberam na última quarta-feira (24) representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para explicar tecnicamente como é realizado o censo populacional da cidade de Ilhéus. :: LEIA MAIS »
COMPROVANTE DE VACINAÇÃO SERÁ EXIGIDO NO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL A PARTIR DO DIA 10 DE DEZEMBRO

Está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (25) decreto que exige a comprovação de vacinação contra a Covid-19 para uso do transporte público intermunicipal na Bahia. A medida, que passará a valer a partir do dia 10 de dezembro de 2021, foi anunciada pelo governador Rui Costa. Ele explicou que também será exigida comprovação para as pessoas que já estão na condição da dose de reforço. O governador ainda chamou atenção para o alto número de pessoas que, mesmo já tendo chegado à data, ainda não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. São quase 3 milhões de baianos com a segunda dose ou dose de reforço em atraso. Para aumentar o número de baianos completamente imunizados contra a doença, Rui voltou a pedir o esforço de todos os municípios do estado.
COVID-19: PREFEITURA DE ILHÉUS REALIZA TESTAGEM EM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Testagem para Covid 19 nas escolas de Ilhéus.
Em parceria com o Governo do Estado, a Vigilância Epidemiológica de Ilhéus deu início ao projeto “Partiu! #Testagem nas Escolas”. A ação tem como objetivo identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a testagem será realizada quinzenalmente, por meio de amostragem. :: LEIA MAIS »









