:: ‘Bahia’
JERBSON MORAES ANUNCIA CONCURSO PÚBLICO PARA CARGOS ADMINISTRATIVOS DA CÂMARA DE ILHÉUS EM 2022

A decisão do concurso cabe ao presidente da Câmara e não necessita de votação do plenário. “A decisão está tomada”, assegurou.
O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador Jerbson Moraes (PSD), anunciou há pouco a realização de concurso público para preenchimento de vagas em cargos administrativos e efetivos da instituição. Será a primeira vez na história que a Câmara de Ilhéus – uma das mais antigas do Brasil – realizará esse processo, marcado para acontecer no início do ano que vem.
A decisão do concurso cabe ao presidente da Câmara e não necessita de votação do plenário. “A decisão está tomada”, assegurou. As primeiras informações dão conta de que a prova terá caráter de seleção impessoal, baseado exclusivamente no resultado obtido nas provas e em outras avaliações que possam ser previstas no edital.
Um dos fatos que levaram Moraes a anunciar o concurso é o modelo de profissionalização que está sendo implantado por sua gestão, especialmente nos setores administrativos e técnicos da Casa. “Até aqui percebemos que falta continuidade aos encaminhamentos naturais da Casa, especialmente por que ocorre a mudança de presidente e, naturalmente, da equipe composta por ele”, exemplificou.
Com o curso público, os efetivos poderão dar a segurança necessária de que a Câmara seguirá seu caminho administrativo, independentemente de quem esteja à frente do comando da Casa. “Vamos extinguir a expressão quem indica e valorizar aqueles que estarão aqui por meritocracia”, defendeu.
APÓS AUMENTO DO DIESEL, CAMINHONEIROS DA BAHIA AMEAÇAM GREVE

No início de setembro, caminhoneiros chegaram a bloquear rodovias em manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro
A Bahia pode contar com uma greve de caminhoneiros, isso porque na próxima sexta-feira, 1º, os profissionais da categoria de todo o estado irão realizar uma assembleia para decidir se fazem ou não a paralisação como forma de protesto ao aumento do diesel pela Petrobras.
O Presidente do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), Plinio Dias disse ao colunista Chico Alves, do UOL, que o assunto vai ser tratado a nível nacional na próxima reunião das lideranças da categoria, que será realizada no dia 16 de outubro, no Rio de Janeiro.
“Tem vários motoristas querendo parar, mas tudo vai depender desse encontro no Rio”, afirmou Dias à coluna. “Nossa intenção não é essa e sim sentar e dialogar pra todos saírem com ótimas condições de trabalho, sem ter que paralisar nosso país”, acrescentou.
Na última terça-feira, 28, a Petrobras anunciou um reajuste no preço do diesel. Com isso, o valor médio de venda venda nas refinarias passou de R$ 2,81 para R$ 3,06 por litro, o que deve ocasionar em um acréscimo de R$ 0,22 para o consumidor final. :: LEIA MAIS »
GOVERNO DA BAHIA PRETENDE LANÇAR CARTEIRA ESTADUAL DE VACINAÇÃO

Anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (28), durante o Papo Correria, programa em que o gestor responde perguntas nas redes sociais.
O governador Rui Costa (PT) voltou a comentar, durante edição do programa Papo Correria na noite desta terça-feira (28), que pretende criar, à medida que a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 for avançando, uma espécie de carteira estadual de vacinação.
A proposta, que deve contar com um aplicativo para ser baixado nos celulares, deverá ser lançado em conformidade com os municípios. O gestor não apontou prazos para a efetivação da proposta.
No Brasil, quem tomou a vacina a partir de janeiro, durante a campanha do Programa Nacional de Imunizações (PNI), pode consultar o status da imunização por meio do Conecte SUS, aplicativo oficial do Ministério da Saúde.
ANVISA DETERMINA RECOLHIMENTO DE LOTES DA CORONAVAC

Doses foram fabricadas em local não inspecionado pela Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de alguns lotes da vacina CoronaVac, contra a covid-19, que foram interditados após constatação de que “dados apresentados pelo laboratório não comprovam a realização do envase da vacina em condições satisfatórias de boas práticas de fabricação”.
A determinação foi anunciada nesta quarta, 22, por meio da Resolução (RE) 3.609, que determinou o recolhimento dos lotes da CoronaVac que já haviam sido interditados de forma cautelar pela Resolução (RE) 3.425, de 4 de setembro de 2021.
No dia 3 de setembro, a agência foi comunicada pelo Instituto Butantan que o parceiro na fabricação vacina CoronaVac, o laboratório Sinovac, havia enviado para o Brasil 25 lotes na apresentação frasco-ampola (monodose e duas doses), totalizando 12.113.934 doses, que foram envasados em instalações não inspecionadas pela Anvisa. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: REUNIÃO COM A CODEBA DISCUTE PROJETO DE EXPANSÃO DOS SERVIÇOS PORTUÁRIOS

O aumento na profundidade do calado integra o pacote de investimentos para o modal
O pacote de projetos para a expansão portuária foi um dos assuntos pautados nesta terça-feira (21), durante reunião realizada entre a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, e a diretoria do Porto de Ilhéus. Na oportunidade, foi a realizada a apresentação da titular da pasta à gerência da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), além de visita técnica à unidade.
Preocupada com a mão de obra local, Soane destacou a necessidade de capacitação de pessoal. “É importante buscarmos parcerias para a qualificação do trabalhador. Precisamos pensar de forma macro. O que é bom, tem que ser realizado pensando em Ilhéus, no nosso povo e na nossa região”. :: LEIA MAIS »
BAHIA É O 2º ESTADO COM MAIS EQUIPAMENTOS AEROVIÁRIOS

Conforme o Governo do Estado, o avanço se deu após investimentos na infraestrutura desses equipamentos e também no incremento da malha aérea
Com mais de 50 aeródromos sob responsabilidade do Estado, a Bahia é o segundo estado brasileiro em quantidade de equipamentos aeroviários, atrás apenas de Minas Gerais. Conforme o Governo do Estado, o avanço se deu após investimentos na infraestrutura desses equipamentos e também no incremento da malha aérea.
Entre as obras mais recentes, estão o Aeroporto de Guanambi, no sudoeste do estado, que passou a receber voos comerciais da Azul Linhas Aéreas Brasileiras após ser requalificado. A rota entre Belo Horizonte e o município baiano tem quatro frequências semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras e aos domingos, com partidas da capital mineira às 13h, via aeroporto de Confins, e chegadas às 14h50, em Guanambi.
Já as viagens reversas estão previstas para às 15h35, com pouso na cidade mineira às 17h25. Os voos, com passagens à venda desde o início de setembro, são operados por aeronaves turbo-hélice ATR/72, com capacidade para 70 passageiros. :: LEIA MAIS »
ITABUNA: PREFEITURA FECHA HOSPITAL DE CAMPANHA DE ITABUNA DEPOIS DE MAIS DE 400 ATENDIMENTOS

Seis meses depois de atender mais de 400 pacientes acometidos por complicações do Covid-19, o Hospital de Campanha de Itabuna será fechado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A decisão tem como parâmetro os baixos índices de ocupação de leitos UTI Covid.
A unidade que conta com 40 leitos, sendo 20 clínicos e 20 para Unidades de Terapia Intensiva (UTI), terá seus leitos desmobilizados em razão do progresso da vacinação e da melhora nos casos graves do novo coronavírus no município. Também, pelo fim do contrato com a empresa.
O Hospital de Campanha de Itabuna (HCI) foi inaugurado em 29 de março pelo prefeito Augusto Castro (PSD) quando a cidade vivia uma situação grave com relação ao Covid-19, iniciado com a segunda onda de casos.
Naquele período, as ocupações de leitos UTI variavam de 70% a 100% de ocupação no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) e no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), acumulando filas de espera por uma vaga de leito. Nestes seis meses, 257 pacientes foram internados na enfermaria e 176 nos leitos de UTI. :: LEIA MAIS »
AÇÕES DA CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS PASSARÃO A SER MAIS TRANSPARENTES, ÁGEIS E SUSTENTÁVEIS COM IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DIGITAL

Em oito meses e meio de trabalho, a atual Câmara de Vereadores de Ilhéus já registrou uma produção recorde de atividades legislativas. Foram protocolados na Secretaria da Casa, quase 800 requerimentos, 2 mil e 200 indicações, 105 Projetos de Lei, 60 Projetos Legislativos e 18 Projetos de Resolução, entre outros documentos. Esta quantidade de procedimentos administrativos, se comparada à média mensal de legislaturas que antecederam a esta, só seria atingida em 48 meses de trabalho. Esse atual recorde de produção traz, entretanto, uma preocupação administrativa para a Casa: como acompanhar uma produção parlamentar tão intensa com um sistema de funcionamento administrativo ultrapassado, ainda à base de muito papel, carimbo – e mais carimbo – e burocracia?
Modernizar o funcionamento da Câmara tem sido um foco permanente do presidente Jerbson Moraes (PSD). Em breve, um passo importante e decisivo para chegar à esta modernidade será colocado em prática para dinamizar os trabalhos. Mais que isso: o Poder Legislativo de Ilhéus oferecerá mais transparência em suas ações, mais rapidez em suas respostas, muita tecnologia e será uma das primeiras instituições públicas da cidade a se alinhar a um valioso programa de preservação ambiental e de sustentabilidade.
Através de um acordo assinado com o senado Federal, a Câmara aderiu ao USAPL, um sistema de apoio ao processo legislativo fornecido para casas legislativas de todo o Brasil. Mas ainda hoje utilizada por poucas. O sistema consiste em substituir tudo que é feito de forma física, protocolados na secretaria, pelo formato digital. Assessorias, gabinetes de vereadores e até algumas instâncias administrativas poderão tramitar documentos desta forma. E todos os encaminhamentos passarão a ser acompanhados pela população em tempo real. A medida, entre inúmeros outros benefícios, facilita o trabalho da secretaria, muda a rotina da Casa e economiza papel. Somente na Secretaria Legislativa deixarão de ser gastos, semanalmente, 2 mil folhas de papel atualmente usadas para produzir respostas através ofício e construir textos de redação final e atas. :: LEIA MAIS »
SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO: AÇÕES EDUCATIVAS SÃO REALIZADAS PELA PRF EM TODA BAHIA

No último sábado (18), A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou em todo país as ações da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente de 18 a 25 de setembro. Com o tema “Compartilhe o Trânsito!”, os policiais estão engajados em conscientizar a sociedade sobre os perigos no trânsito, além de ressaltar o protagonismo de cada individuo na construção de um trânsito mais seguro.
Durante toda a semana, serão desenvolvidos, em trecho de maior acidentalidade, os comandos de fiscalização educativa de motocicletas, velocidade, carga, alcoolemia, dentre outros, visando prevenir e reduzir a quantidade de acidentes graves e de mortos e feridos. Além disso, os PRFs promoverão uma reflexão a respeito da prevenção de acidentes de trânsito. Nesse contexto, serão disponibilizados cards para publicações em redes sociais ou envio de mensagens a amigos e parentes, compartilhando as orientações e formando uma grande rede de educação de trânsito, por todo o Brasil.
As ações ocorrerão em rodovias federais, aeroportos, terminais rodoviários e outros locais, de forma integrada e coordenada com demais órgãos de trânsito. Dentre os eventos desenvolvidos durante o período, destaca-se a ação pedal legal, a ser realizada no encerramento das atividades, no dia 25, na BR 324. Essa iniciativa consiste em sensibilizar ciclistas e promover orientações para o trânsito seguro de bicicletas em vias federais.
Na tarde de ontem (20), ocorreu na Superintendência, um evento com demais órgãos participantes, para apresentação da programação das ações da polícia rodoviária federal na Bahia durante a Semana Nacional de Trânsito, com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o Cel Adalberto Oliveira Piton, representando o Comandante Geral da Polícia Militar na Bahia (PM); o Inspetor Marcelo Silva, Superintendente da Guarda Civil Municipal (GCM); Marcus Passos, Superintendente da Transalvador; Cláudio Rissardi, Superintendente Adjunto de Operações na Via Bahia, e demais participantes. :: LEIA MAIS »
LACEN DETECTA MAIS 10 CASOS DA VARIANTE DELTA NA BAHIA

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou, por meio de sequenciamento genético, mais dez amostras da variante Delta da Covid-19, no estado. Estes novos casos foram identificados em pacientes diagnosticados com Covid-19 residentes nos municípios de Senhor do Bonfim (2), Sapeaçu, Conceição do Almeida, Salvador (2), Vereda, Medeiros Neto (2) e Vitória da Conquista. Um dos casos evoluiu para óbito. A idade dos pacientes varia de 1 a 45 anos. São três homens e sete mulheres.
Com estes novos registros, a Bahia tem ao todo 14 casos da variante, com dois óbitos. Os quatro primeiros foram identificados em residentes dos municípios de Feira de Santana, Vereda e Prado, além de um tripulante de um navio ancorado em Salvador. Apesar da detecção desses novos casos da Delta, a variante Gamma (antiga P.1, originária em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado.
A escolha das amostras para o sequenciamento foi baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos. :: LEIA MAIS »









