:: ‘Bahia’
ANVISA APROVA MEDICAMENTO PARA TRATAMENTO DA COVID-19

O tratamento tem que ser iniciado logo após o teste positivo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou autorização emergencial em caráter experimental de um medicamento para tratamento de pacientes com covid-19, o Sotrovimabe.

O remédio foi autorizado para uso em pacientes com quadros leve e moderado e com risco de evolução para uma situação grave. Ele é contraindicado para pacientes hospitalizados, que precisem de suporte ventilatório.
O medicamento não será disponibilizado para comercialização direta ao público, mas terá uso ambulatorial, devendo ser prescrito por um médico para que seja ministrado. O prazo de validade do produto é de 12 meses, armazenado em temperaturas de 2º a 8º.
A autorização foi definida por unanimidade pelo colegiado. A diretora relatora do caso, Meiruze Freitas, destacou que as áreas técnicas avaliaram os dados enviados pela empresa responsável e consideraram eles satisfatórios. :: LEIA MAIS »
DONOS DE VEÍCULOS DE PLACAS COM FINAIS 9 E 0 TÊM ATÉ O FIM DE SETEMBRO PARA PAGAR IPVA

O pagamento pode ser feito em uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos.
A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) alerta os contribuintes para as últimas datas de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2021. Em setembro, os donos de automóveis de placas com finais 9 e 0 devem pagar a 3ª cota, para quem parcelou o tributo, ou a cota única sem desconto, até os dias 29 e 30, respectivamente. O calendário completo pode ser consultado no site da Sefaz, clicando em Canal Inspetoria Eletrônica, depois em IPVA e por fim em Calendário.
O pagamento pode ser feito em uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito devem ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela.
Mais informações sobre o IPVA podem ser consultadas no site do órgão estadual, ou pelo call center da Sefaz-BA, no 0800 071 0071 (ligações de telefone fixo) e no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).
TRÊS CASOS DA VARIANTE GAMMA DO NOVO CORONAVÍRUS SÃO DETECTADOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Os três casos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, estão em fase de investigação epidemiológica
A presença da variante Gamma (antiga P.1, originária de Manaus) do novo Coronavírus foi detectada no município de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, a partir de exames realizados em amostras de três pacientes. A informação foi relatada à Secretaria Municipal de Saúde pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN-BA), por meio do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste (NRS).
A primeira amostra refere-se a uma paciente, de 30 anos, que foi monitorada em casa e já está recuperada. Ela ainda não havia sido vacinada. A segunda amostra foi de uma paciente com 69 anos, que evoluiu para óbito, no mês de maio, em uma unidade hospitalar, por complicações da Covid-19. Ela já tinha sido vacinada com a primeira dose da Astrazeneca/Fiocruz, no dia 30 de março. A terceira foi de um paciente de 79 anos, que foi hospitalizado com quadro clínico persistente, mas evoluiu bem, recebeu alta hospitalar e já está recuperado. Ele foi vacinado com as duas doses da CoronaVac/Butantan.
Os três casos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, estão em fase de investigação epidemiológica, mas o resultado ainda não foi finalizado.
BAHIA RECEBE MAIS DE 74 MIL DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19

Com as remessas, a Bahia totaliza 17.890.118 doses de vacinas recebidas.
Um lote com 74.880 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 chegou à Bahia na tarde desta segunda-feira, 6, de acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
O avião que fez o transporte das vacinas pousou no aeroporto por volta das 16h25 e se soma às outras duas remesasas com 517.200 e 268.800 doses de Coronavac que chegaram pela manhã.
Na terça-feira, o estado receberá lotes com 69.030 e 77.220 vacinas produzidas pela Pfizer/BioNTech. As duas remessas estão previstas para chegar em um voo às 9h35.
De acordo com a Sesab, os imunizantes serão destinados para primeira e segunda aplicação. Após a conferência das cargas pela equipe de Imunização do Estado, as vacinas serão enviadas para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios. :: LEIA MAIS »
MULHER É PRESA POR NEGOCIAR ENCONTROS SEXUAIS POR MEIO DE RIFA EM SALVADOR

Casa de prostituição foi fechada no bairro do Itaigara
Uma mulher foi presa em flagrante por negociar encontros sexuais por meio de uma rifa, no bairro do Itaigara, em Salvador. A prisão aconteceu na noite da última quarta-feira, 1º, quando a polícia desarticulou uma casa de prostituição que funcionava em uma mansão no local.
De acordo com a Polícia Civil , a mulher negociava os encontros sexuais por meio de sorteios de bilhetes virtuais. As sorteadas eram obrigadas a fazer o programa. Além das mulheres, a rifa também oferecia garrafas de uísque.
A polícia também informou que o esquema era divulgado em um perfil da casa de prostituição em uma rede social, Seis garotas de programa foram encontradas no local.
“Elas eram ‘coisificadas’ ao serem tratadas como objetos, negociadas em ‘rifa’ e niveladas a bebidas alcoólicas, além da própria exploração sexual. Encontramos seis garotas de programa no imóvel, que confessaram a atividade naquele local”, explicou a titular de Dercca, delegada Simone Moutinho. :: LEIA MAIS »
EM ENTREGA DA PONTE DO COMPLEXO PORTO SUL, RUI COSTA ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS PARA REGIÃO

Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (1.º), a ponte sobre o Rio Almada, primeira obra concluída do Porto Sul, o ato contou com a presença do governador Rui Costa (PT), além de autoridades políticas da região, como o Prefeito Mario Alexandre (PSD), o Presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD) e o Deputado Federal Paulo Magalhães (PSD).
A ponte que antecede a construção do Porto Sul, é formada por nove vãos com 26 metros 234 metros de comprimento em pavimento rígido e seguro à circulação de veículos de grande porte e conecta a BA-001 à futura área industrial do Porto Sul, o conjunto das intervenções iniciais já está com 40% de conclusão.
A Rádio Bahiana de Ilhéus, por meio do repórter Thiago Raposo, foi a única emissora radiofônica presente na solenidade. E na oportunidade, pode conversar com o presidente do legislativo ilheense, Jerbson Moraes, acerca a conclusão dessa primeira etapa. Conforme o edil, a cidade de Ilhéus está na contramão da crise nacional, “Nós vivemos um novo momento, é renda, emprego, desenvolvimento. Essa ponte significa um olhar direcionado para o norte, e isso se concretiza agora, com a fala do governador quando ele deu a ordem de serviço na requalificação da zona norte de Ilhéus”, finalizou. :: LEIA MAIS »
RUI COSTA PARTICIPARÁ NESTA QUARTA (1º) DA INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA ETAPA DAS OBRAS DO PORTO SUL EM ILHÉUS

Nesta quarta-feira (1º), o governador Rui Costa (PT) estará em Ilhéus onde participará, às 10h, da entrega ponte sobre o Rio Almada, primeira etapa das obras do Porto Sul.
O investimento contou com recursos da ordem de R$250 milhões. O Porto Sul é um empreendimento realizado pelo Governo do Estado e a Bamin (Bahia Mineração) e é resultado de investimentos de R$ 2,5 bilhões.
O novo terminal portuário permitirá a ampliação do corredor logístico na Bahia viabilizando também a atração de novos negócios para a região.
AULAS SEMIPRESENCIAIS DA REDE ESTADUAL SÃO RETOMADAS COM BAIXA ADESÃO DE ALUNOS, DIZ APLB

Segundo sindicato, professores estão nas salas, mas poucos alunos foram às escolas.
As aulas semipresenciais da rede estadual de ensino foram retomadas nesta quarta-feira (1º), com baixa adesão de alunos, segundo informações da Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia (APLB).
De acordo com Rui Oliveira, presidente da APLB, diretores da entidade estão indos nas escolas, durante a manhã, para fazer um balanço da presença dos alunos.
‘VIÚVA NEGRA’, SUSPEITA DE MATAR NAMORADOS ENVENENADOS, É CONDENADA A 21 ANOS DE PRISÃO

Wane Brenda foi condenada pela morte de um companheiro e é suspeita de outro assassinato
Wane Brenda foi condenada à 21 anos de prisão na Bahia, suspeita de matar dois companheiros envenenados usando chumbinho. A decisão aconteceu por meio de júri popular na última terça-feira, 31, na cidade de Itabuna. A defesa da mulher, que está presa há quatro anos, recorreu da decisão.
A condenação de Wane Brenda Oliveira, de 34 anos, é por apenas um dos casos. A primeira vítima teria sido Edvaldo Araújo Alves, de 40 anos, que morreu em abril de 2017. Ele namorou a condenada pelo período do um ano e teria sido envenenado após ela descobrir que ele pretendia encerrar o relacionamento.
Na ocasião, Wane socorreu Edvaldo para uma unidade de saúde Itabuna após ele começar a passar mal, mas ele não resistiu e morreu. Inicialmente, a morte foi atribuída a um infarto fulminante, mas após a suspeita de envenenamento, o corpo foi exumado um ano depois e as suspeitas foram confirmadas após exames do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
De acordo com a polícia, meses após a morte de Edvaldo, Wane Brenda estava em um novo relacionamento com Evandro Bonfim de Souza, também de 40 anos, e que morreu em circunstâncias similares. Ainda não há audiência marcada para julgar a morte da segunda vítima. :: LEIA MAIS »
PÁSSAROS SILVESTRES SÃO RESGATADOS DENTRO DE ÔNIBUS NA BR-116 EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Os pássaros foram encaminhados ao órgão ambiental local, onde receberão os primeiros cuidados, antes de serem encaminhados à natureza
Em abordagem a um ônibus de turismo em frente à unidade operacional em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, na altura do quilômetro 830 da BR-116, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou 12 pássaros silvestres no distrito de bagagem do veículo.
De acordo com os policiais, os animais estavam presos e amontoados em gaiolas, em distrito escuro e sem condições, e que, entre as espécies apreendidas, havia cardeais, azulões e papa-capim.
Durante a fiscalização, o responsável pelo transporte ilegal das aves disse aos policiais que estava levando os pássaros para criação própria, em São Paulo. O infrator responderá judicialmente por crime contra o meio ambiente previsto na Lei nº 9.605 / 98.
Os pássaros foram encaminhados ao órgão ambiental local, onde receberão os primeiros cuidados, antes de serem encaminhados à natureza.









