WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

EX-PRESIDENTE LULA DIZ QUE FOI DIAGNOSTICADO COM COVID-19 EM CUBA E FEZ QUARENTENA NO PAÍS

Lula diz que, para preservar a família, decidiu falar sobre o diagnóstico apenas após a chegada ao Brasil, ocorrida nesta quarta-feira (20).

O ex-presidente Lula (PT) anunciou, nesta quinta-feira (21), que foi diagnosticado com Covid-19 em Cuba e que fez quarentena no país, ao qual havia chegado em 21 de dezembro. Em nota, ele disse que não precisou ser internado e que já está recuperado da doença causada pelo coronavírus.

Em Cuba, Lula também foi submetido a um exame de tomografia, que mostrou lesões no pulmão – segundo o comunicado oficial, elas eram compatíveis com “broncopneumonia associada à Covid-19”.

A broncopneumonia é uma inflamação dos brônquios, ao passo que a pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões. Geralmente causada por bactérias mais comuns, a broncopneumonia costuma ser mais branda.

:: LEIA MAIS »

ITABUNA: MOTORISTA DE ÔNIBUS COMETE SUICÍDIO

O motorista Wallace Soares de Souza, 32 anos, cometeu suicídio na noite desta quinta-feira (21) em Itabuna. O fato aconteceu em um apartamento na rua Catarina Alves, no bairro Santo Antônio.

O corpo do motorista foi encontrado por um familiar. Segundo o blog Verdinho Itabuna, Wallace sofria de depressão, ocasionada após a separação com sua ex-mulher.

Wallace, antes de cometer o suicídio, deixou uma carta direcionada ao seu filho. O conteúdo da carta ainda não foi divulgado pela família.

Por iPolitica

ITABUNA: ALBERGUE BEZERRA DE MENEZES TEM 48 CASOS DE COVID-19 EM INTERNOS

A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, realizou testagem nos internos do albergue Bezerra de Menezes. Ao todo foram testados 111 internos, e 48 foram detectados com a covid-19.

De acordo com a supervisora da vigilância e saúde e coordenadora do Departamento de Vigilância Sanitária, Maristella Antunes, haverá um trabalho de orientação e fiscalização nas instituições de longa permanência, de acordo como pede a Organização Mundial de Saúde – OMS.

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE ILHÉUS FALA SOBRE ANO LETIVO DE 2021 EM ENTREVISTA NA RÁDIO BAHIANA

Na manhã desta quinta-feira (21), a Secretária de Educação de Ilhéus, Eliane Oliveira, concedeu entrevista ao Programa na Boca do Povo da Rádio Bahiana Am1310. Na oportunidade, a secretária falou sobre o ano letivo de 2021.

De acordo com Eliane, a matrícula da rede municipal de ensino para os remanescentes, que são os alunos que estão saindo do ensino infantil, ocorreu nos dias 13 e 15 de janeiro. Aos novos alunos a matrícula ocorrerá entre os dias 18 e 29 de janeiro. Os alunos que já estavam matriculados no ano de 2020 e que permaneceram na mesma escola foram matriculados automaticamente para o novo ano letivo, que está previsto para iniciar no dia 8 de fevereiro, de forma não presencial.

Ao ser questionada sobre como funcionará o ano letivo de 2021, Lôra, como é chamada carinhosamente, explicou que as aulas serão remotas, prezando pela saúde dos alunos e professores, contudo será um ensino contínuo. “Será um ensino de 2020 e 2021, funcionando da seguinte forma: de fevereiro à junho serão as aulas do ano 2020; de julho à dezembro – aulas respectivas ao ano de 2021”, disse a secretária que ainda informou que os professores estarão em sala de aula, para enviar e receber as atividades dos alunos que estarão em casa, destacando a importância da parceria dos pais e escola.

O calendário escolar e plano de ação foi desenvolvido pela SEDUC e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.

Reforma das unidades escolares :: LEIA MAIS »

A EXPECTATIVA É ENTREGAR NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE, DIZ SECRETÁRIO ÁTILA DÓCIO SOBRE OBRA DO CANAL DO MALHADO

Na manhã da quarta-feira (20), durante entrevista ao Programa na Boca do Povo, na Rádio Bahiana Am1310, o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil de Ilhéus, Átila Dócio, apresentou balanço das obras que estão em andamento, como a do fechamento do canal do malhado com previsão de entrega no aniversário da cidade, 28 de junho. Citou ainda a retomada das obras da Praça Santa Rita e a finalização das obras dos mirantes da Piqueira e do Plano Inclinado.

Na oportunidade, Átila esclareceu que a Praça Santa Rita, localizada na Conquista, que recebeu um recurso de R$ 190 mil reais já era para ter retomado as obras, porém a empresa justificou o atraso alegando problemas internos. As obras estão programadas para recomeçar nos próximos dias, concluindo assim o desejo dos moradores do bairro. Ocorrendo tudo como planejado, a Praça será entregue ainda no primeiro semestre de 2021.

O secretário ainda informou qual o protocolo que a secretária toma em situações como estas. “Quando situações como essas acontecem, são apresentadas três notificações à empresa. Se o problema persistir, é aberto uma Apuração de Responsabilidade, para com isso identificar os erros, chegando até a retirada da empresa”, explicou. :: LEIA MAIS »

IDOSOS DO ABRIGO SÃO VICENTE DE PAULO SÃO VACINADOS CONTRA COVID-19

Nesta quinta-feira (21), os idosos residentes na casa de acolhimento São Vicente de Paulo, no bairro da conquista, e funcionários foram imunizados contra a covid-19.

No terceiro dia de vacinação no município, 74 idosos e 51 funcionários receberam a primeira dose da Coronavac.

Infelizmente, desde o inicio da pandemia seis idosos faleceram devido ao vírus.

ENCONTRO DO TURISMO RURAL DA COSTA DO CACAU ESTRADA DO CHOCOLATE

A Estrada do Chocolate, no sul da Bahia, é tema do Encontro do Turismo Rural da Costa do Cacau, que acontece nesta quinta-feira (21), às 14h30, no Centro de Convenções de Ilhéus. Com a participação do secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, e de empreendedores do cacau da região, o evento analisará diversas propostas de roteiros, envolvendo as fazendas que já estão aptas a receber visitação. Também serão abordadas as atribuições de cada um dos três níveis de gestão – estadual, municipal e iniciativa privada -, objetivando a consolidação do projeto.

Situada no trecho da BA-262 que liga Ilhéus e Uruçuca, a Estrada do Chocolate tem por objetivo possibilitar aos turistas vivenciar as etapas de produção do cacau e do chocolate por meio de visitas a fazendas tradicionais e fábricas, além de permitir o contato com um rico acervo histórico e cultural da região.

O roteiro inclui fábricas do parque moageiro de cacau, no Distrito Industrial de Ilhéus, fazendas com fábrica de chocolate gourmet e fazendas de cacau com acervo histórico-arquitetônico, entre outros atrativos. O passeio conduz o visitante por uma região repleta de belezas naturais no sul da Bahia, dotada de rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental. :: LEIA MAIS »

COVID-19: IDOSOS ACIMA DE 80 ANOS COMEÇARÃO A SER VACINADOS EM ILHÉUS; SAIBA OS PONTOS DE VACINAÇÃO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Idosos com mais de 80 anos serão vacinados contra a Covid-19 na próxima segunda (25) e terça-feira (26) em Ilhéus. As doses serão aplicadas nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte, Sul, Vilela, Olivença e Oeste (Banco da Vitória); no PA da Zona Sul e no CEMAE (antigo Colégio Fênix), das 9h às 16h. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que a vacinação é exclusiva para idosos acima de 80 anos.

É preciso levar documento de identificação, comprovante de residência, cartão de vacina e do SUS. As unidades do CRAS atenderão o público-alvo conforme a área de abrangência. Para evitar a transmissão da Covid-19, a população deve seguir todos os protocolos de segurança sanitária, com medidas de distanciamento social e uso da máscara de proteção e álcool em gel.

Pontos de vacinação: :: LEIA MAIS »

REPRESENTANTES DO GOVERNO FEDERAL VISITAM FIOL, PORTO SUL E PORTO DE ILHÉUS

Desde o dia 19, integrantes do Governo Federal estão percorrendo o trecho I da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e as obras do Porto-Sul, bem como a área do Porto do Ilhéus. Eles também irão participar de rodadas de conversas com empresários do setor produtivo da região.

Para o coordenador-geral de Projetos Ferroviários do MInfra, Thiago Alvarenga, a agenda é uma oportunidade para avaliar obras importantes do ministério que estão a todo vapor no estado. “O volume de investimentos privados e a preocupação com o cronograma de execução demonstram que o setor privado acredita na FIOL. O projeto será bem-sucedido e trará desenvolvimento para a região e pra logística nacional”, enfatizou Thiago.

De terça a quinta-feira, a comitiva visitará a Companhia de Docas da Bahia (Codeba), os lotes de 1 a 3 da FIOL, as obras do Porto Sul e empresas produtoras de minério, commodity com forte vocação na região. “O grupo multidisciplinar que integra a comitiva desta visita técnica entende que, somente a partir do fortalecimento da intermodalidade e do fomento a parcerias entre os setores público e privado levaremos a infraestrutura nacional aos níveis de que o país precisa para se desenvolver ainda mais”, declarou o diretor-presidente da Valec, André Kuhn. :: LEIA MAIS »

PREFEITO DE ILHÉUS CONHECE ESTRUTURA DO SHOPPING JEQUITIBÁ

O prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre, Marão, visitou hoje (20) as instalações do Shopping Jequitibá em Itabuna. Ele conheceu toda a estrutura do empreendimento para avaliar como será a concepção do Shopping Jequitibá, que será construído no Litoral Sul do município, uma das áreas de maior potencial de crescimento na região. Esse potencial se deu em função de obras de infraestrutura como a nova ponte Jorge Amado, ligando o centro ao Pontal e a duplicação de um trecho do rodovia Ilhéus-Olivença , que promovem uma grande transformação na mobilidade urbana.

Acompanhado do diretor do Jequitibá, Manoel Chaves Neto e seu irmão Leandro Chaves, Mario Alexandre, visitou as lojas-âncoras, academia, cinema, espaços de lazer e serviços, praça de alimentação, hipermercado, e conversou com lojistas que também pretendem se instalar no Jequitibá Ilhéus.

A obra do Shopping Jequitibá Ilhéus está prevista para iniciar nesse primeiro semestre e terá um investimento de R$ 70 milhões. O empreendimento adotará o modelo LifeStyle, voltado para a população do Sul e Sudoeste da Bahia para os turistas com valorização da Mata Atlântica, cultura do Cacau e de Jorge Amado. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia