:: ‘Bahia’
FUNCIONÁRIOS DE CLÍNICAS PARTICULARES DE ITABUNA SERÃO IMUNIZADOS NESTA SEXTA-FEIRA (29)

Nessa sexta-feira, dia 29, profissionais de 67 clínicas médicas e odontológicas de Itabuna serão vacinados contra o novo coronavírus. O trabalho será realizado no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), localizado na Avenida Inácio Tosta Filho.
A aplicação das doses nos profissionais de saúde de instituições particulares integram o Plano de Vacinação elaborado por técnicos da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A vacinação será iniciada às 8 horas e segue até às 16 horas, mobilizando equipes de vacinadores. Os imunizantes da Oxford/AstraZenica, importados da Índia e a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, serão aplicados em cerca de 700 profissionais de saúde, de acordo com a coordenação da Rede de Frio. :: LEIA MAIS »
PREFEITO DESTACA IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA DURANTE INAUGURAÇÃO DA SEDE DA TV BAND EM ILHÉUS

Inaugurada na noite desta quinta-feira (28), a sede da TV Band em Ilhéus representa o início de um ciclo promissor do mercado da comunicação na cidade. O evento reuniu entre os convidados o prefeito Mário Alexandre; o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, João Leão; o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas; executivos da emissora; políticos e autoridades locais.
Mário Alexandre ressaltou a importância da sucursal em Ilhéus e de acordo com ele, o trabalho desenvolvido pelos gestores dos municípios da região sul da Bahia tem contribuído de forma primordial para o desenvolvimento social e econômico do estado.
“Momento de gratidão, fruto de muito trabalho e da união entre todas as partes. Com isso estamos conseguindo construir o que nunca existiu na cidade. É isso que sempre preguei. Ilhéus é a mãe de uma região, então as pessoas que chegam aqui veem a diferença na infraestrutura, com o governador Rui, os senadores Otto Alencar e Ângelo Coronel, o vice-governador João Leão, todos imbuídos no mesmo projeto, que é a recuperação da nossa amada cidade. Então, fico muito feliz e agradecido. Vou continuar trabalhando pelo povo de Ilhéus, da Bahia e de toda a região”, declarou o prefeito. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS JÁ IMUNIZOU MAIS DE 5 MIL PESSOAS EM UMA SEMANA DE VACINAÇÃO

Até esta quarta-feira (27), Ilhéus já aplicou 5.573 doses da vacina contra a Covid-19. A informação é do secretário municipal de saúde, Geraldo Magela, que divulgou o balanço preliminar da vacinação ao site Fábio Roberto Notícias.
Na primeira remessa do imunizante Coronavac, o município de Ilhéus recebeu 6.017 doses, enquanto a Oxford/Astrazeneca foram 1.110 doses.
Veja o balanço parcial de vacinados: :: LEIA MAIS »
ROTARY CLUB JORGE AMADO IMPLANTA PROJETO ” BANCO DE CADEIRAS DE RODAS”

O Rotary Club Jorge Amado vai lançar na próxima semana, dia 4 de fevereiro, o projeto “Banco de Cadeiras de Rodas”, em Ilhéus. O lançamento, que será realizado no Ilhéus Hotel, às 18 horas, também será feito em clima de homenagem pelo aniversário de 15 anos do Club, com a apresentação do projeto, que tem como parceira a ONG Human Network do Brasil.
O projeto se inicia com 12 cadeiras de rodas que foram doadas pelo Rotary Club Jorge Amado e Human Network do Brasil, para apoiar pessoas com deficiências físicas, que não tem acesso e nem condições de adquirir o equipamento. :: LEIA MAIS »
NÃO HÁ PRAZO PARA VOLTAR ÀS AULAS NA BAHIA, DIZ RUI COSTA

O Governador afirmou concordar com a necessidade de retorno urgente das aulas, mas ponderou que a pandemia continua em trajetória de crescimento.
A retomada das aulas presenciais na Bahia continua sem prazo para acontecer. Segundo o governador Rui Costa, com o aumento de casos e óbitos provocados pela Covid-19 no estado, não é possível estimar data para volta das atividades.
“Eu pretendia voltar desde o mês de outubro, mas o técnicos da secretaria de Saúde nos chamaram atenção de grandes aglomerações do período eleitoral, e um certo relaxamento por parte da juventude, e que isso poderia gerar uma alta na contaminação. Infelizmente, os técnicos tinham razão, e o que vimos, não só na Bahia, foi um crescimento acelerado da doença”, disse o governador, em entrevista.
Rui afirmou concordar com a necessidade de retorno urgente das aulas, mas ponderou que a pandemia continua em trajetória de crescimento, sem perspectiva de estabilização ou baixa. :: LEIA MAIS »
ITABUNA SEDIARÁ NESTE SÁBADO (30) O CAMPEONATO NACIONAL DE MERGULHO LIVRE EM APNEIA

Itabuna sediará neste sábado, dia 30, a 8ª Edição do Campeonato Nacional de Mergulho Livre em Apneia DNF-STA. O evento acontecerá no Grapiúna Tênis Clube, das 8 às 16 horas.
Com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Saúde, a modalidade esportiva, que surgiu a partir da pesca esportiva em alto mar, será realizado pela Apneia Z, sob a chancela da Associação Internacional de Apneia (Aida Brasil).
O secretário de Esportes e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho, disponibilizou suporte para a competição quanto a Secretaria Municipal de Saúde alguns profissionais da área de apoio durante todo o campeonato. “A orientação do prefeito Augusto Castro é de incentivar e apoiar atletas e competições esportivas das mais diversas modalidades”, afirma.
“Itabuna hoje é um dos maiores celeiros de atletas nesta modalidade. Precisávamos deste reconhecimento por parte do poder público”, destacou o técnico da Seleção de Itabuna, José Luiz Freire (Zezé). Doze atletas de Itabuna vão participar do 8º Campeonato Nacional de Mergulho Livre em Apneia, nas modalidades Estática e Olímpica. :: LEIA MAIS »
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É PAUTO DE ENCONTRO COM MUNICÍPIOS DO SUL DO BAHIA

Na ocasião, o gestor ilheense defendeu o planejamento integrado para fortalecimento do Consórcio Litoral Sul.
O prefeito Mário Alexandre participou nesta quarta-feira (27) do Encontro Parcerias Municipais pelo Clima, promovido pela Associação de Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul e da Mata Atlântica. O evento discutiu temáticas referentes à gestão de resíduos sólidos; ciência e tecnologia; políticas e desenvolvimento sustentável, econômico e social e geração de emprego e renda.
Na ocasião, o gestor ilheense defendeu o planejamento integrado para fortalecimento do Consórcio Litoral Sul, principalmente em relação às ações voltadas ao tratamento de resíduos sólidos, pauta em discussão com o ente estadual.
“Esse encontro é extremamente importante, porque vai contribuir para fortalecer o trabalho desenvolvido em Ilhéus e criar um elo com as cidades que fazem parte da nossa região. A gestão dos resíduos é um desafio, mas com muita determinação vamos continuar promovendo ações para garantir avanços do desenvolvimento social e econômico, em prol da saúde e qualidade de vida do nosso povo”. :: LEIA MAIS »
VINTE SETE MUNICÍPIOS BAIANOS JÁ APLICARAM MAIS DE 90% DAS VACINAS DISTRUÍDAS

A Sesab realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.
Com 117.734 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta quarta-feira (27), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados.
Dos 417 municípios, 27 já aplicaram mais de 90% das vacinas distribuídas (Apuarema, Itagi, Itaguaçu da Bahia, Itanagra, Itapé, Jaborandi, Maiquinique, Riacho de Santana, Sapeaçu, Teofilândia, Várzea da Roça, Jitaúna, Contendas do Sincorá, Bom Jesus da Lapa, Igaporã, Mairi, Bom Jesus da Serra, Presidente Dutra, Catolândia, Queimadas, Almadina, Morro do Chapéu, Serra Dourada, Ipupiara, América Dourada, Canápolis e Itapebi).
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
SESAU ALERTA PARA ALTA TAXA DE OCUPAÇÃO EM UTIS E REFORÇA CUIDADOS PREVENTIVOS CONTRA A COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) emitiu um alerta nesta terça-feira (26) devido à alta taxa de ocupação em leitos de UTI para casos do novo coronavírus (Covid-19) em Ilhéus. De acordo com a pasta, a cidade atingiu 100% de ocupação dos leitos, o que requer cuidados redobrados e máxima importância das medidas preventivas, com uso de máscara de proteção, álcool em gel e manutenção do distanciamento social.
“A gente trabalha de forma intensa para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes de Ilhéus e de toda a região, mas é importante que a população redobre os cuidados e siga os protocolos sanitários de prevenção a essa terrível doença. Não é momento de aglomeração. Precisamos evitar qualquer forma de contágio para conter a transmissão do vírus na nossa cidade”, alertou o prefeito Mário Alexandre.
De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na segunda-feira (25), os 50 leitos existentes encontram-se ocupados, dos quais 14 abrigam pacientes residentes no município e 36 abrigam pacientes oriundos de outras cidades. Ilhéus possui 10.105 casos confirmados, com 130 pacientes em isolamento, 290 óbitos e 9.635 pacientes curados, o que representa uma taxa de recuperação de 95% em relação ao total de casos registrados. :: LEIA MAIS »
ITABUNA: NOVOS ÔNIBUS DA EMPRESA ATLÂNTICO COMEÇAM A CHEGAR NO MUNICÍPIO

Inicialmente, a empresa vai operar com veículos.
Após uma semana da assinatura do contrato emergencial com a empresa Atlântico Transportes, que vai fornecer à população os serviços de transporte coletivo, os ônibus que vão ser utilizados começaram a chegar em Itabuna nesta quarta-feira (27).
Segundo antecipou o secretário de Transporte e Trânsito, Tales Silva, inicialmente a empresa vai trabalhar na cidade com uma frota de 50 veículos, todos com acessibilidade. Parado a quase um ano, o transporte público de Itabuna começa a dar sinais de retorno.









