:: ‘Bahia’
TVE ANUNCIA TRANSMISSÃO EXCLUSIVA DO BAIANÃO

VEREADOR AUGUSTÃO FALA SOBRE SITUAÇÃO DO TRANSPORTE EM ILHÉUS

Na manhã da última quinta-feira, 11, o vereador Augustão (PT), presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade, se reuniu com o diretor geral de transporte, trânsito e mobilidade urbana da cidade de Ilhéus, George Moreno. A pauta da reunião foi a situação precária do transporte público de Ilhéus, onde as empresas São Miguel e Viametro desrespeitam o decreto municipal que determina que as empresas coloquem a serviço da população Ilheense 100% da sua frota, algo que não está sendo cumprido pelas empresas.
Outro fato que chama atenção é a qualidade do serviço prestado pelas empresas, já que observa-se pelas ruas do município de Ilhéus que boa parte dos ônibus em circulação estão sucateados, sujos, superlotados e sem cobrador, algo que obriga o motorista a exercer as duas funções, sobrecarregando o colaborador e contribuindo para o atraso do serviço, descumprindo a lei orgânica do Município, que determina o fim do motocobra na cidade desde o ano passado.
Os horários dos ônibus não estão sendo divulgados, trazendo incertezas a população em relação a esses horários, percebe-se também que a circulação está limitada até às 21 horas, enquanto os moradores das áreas mais afastadas do centro da cidade, principalmente os dos distritos, reclamam da drástica redução da frota de ônibus, além de não terem o serviço disponível aos domingos e feriados. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA DE ITACARÉ INSTALA LETREIRO PARA FOTOS NA ORLA

O objetivo é que novos letreiros possam ser colocados em breve em diferentes pontos turísticos de Itacaré.
Conhecida em todo o mundo por suas belezas naturais e por receber todos os anos turistas de diversos países, Itacaré ganha agora um novo atrativo turístico e que servirá para divulgar ainda mais o destino completo. A Prefeitura instalou na avenida Castro Alves, na orla da cidade, um letreiro com o nome de Itacaré, para que os turistas possam levar lembranças de suas viagens e férias na cidade e ao mesmo tempo divulgar nas redes sociais o potencial turístico do município.
O letreiro #Itacaré, moderno e colorido, traz em cada uma das letras um pouco da história e também os pontos turísticos da cidade. O objetivo é que novos letreiros possam ser colocados em breve em diferentes pontos turísticos de Itacaré, para que mais registros fotográficos sejam feitos e mais fotos sejam postadas nas redes sociais, atraindo os visitantes e movimentando ainda mais a economia da cidade.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que o letreiro foi idealizado antes da pandemia do coronavírus, com o objetivo de valorizar as riquezas culturais e naturais do município. “Essa é mais uma estratégia de promoção turística para nossa cidade e o nosso objetivo é fomentar ainda mais o turismo”, disse ele. “Os turistas que nos visitam já estão encantados com o letreiro, estão marcando a cidade, postando as fotos e isso é muito bom, porque a internet é um instrumento fundamental de divulgação do nosso destino turístico”, complementou.
ILHÉUS: PROPRIETÁRIO DA EMPRESA INFOR HELP SOFRE INFARTO FULMINANTE

Alexandre Lima diretor e proprietário da loja de eletrônicos Infor Help, localizada em Ilhéus, veio a óbito após sofrer um infarto fulminante, nesta segunda-feira (15).
Segundo informações repassadas pela loja, o velório acontecerá em em Ilhéus e Itapetinga, cidade natal de Alexandre.
Em Ilhéus o velório aconteceu na manhã desta terça-feira (16), na Avenida Brasil,no bairro da conquista. E pela tarde o corpo seguirá para Itapetinga.
A equipe do Blog Bahiana Notícias e Rádio Bahiana de Ilhéus, presta solidariedade aos amigos e familiares pela perda.
VEREADOR ALDEMIR ESTÁ INTERNADO NO HOSPITAL ALIANÇA APÓS TESTAR POSITIVO PARA COVID-19

O vereador e médico Aldemir Almeida (PP) testou positivo para covid-19 e está internado no hospital Aliança em Salvador. A informação foi confirmada pelo Secretário de Saúde, Geraldo Magela, durante entrevista nessa terça-feira (16) no Programa na Boca do Povo, da Rádio Bahiana.
Segundo Magela, o parlamentar que já tomou a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, está estável. ” A equipe da sesau está acompanhando de perto, o estado de saúde do vereador”, finalizou.
Geraldo magela ainda fez um apelo os ilheenses, pedindo calma. ” Tenham mais um pouco de calma, a vacina está chegando e continuem recolhidos em casa. Utilizem a mascara, álcool em gel, distanciamento, evitem aglomeração. A pandemia não acabou e os números têm aumentado” disse o secretário.
BAHIA SÓ DEVE RECEBER NOVAS DOSES DE VACINA CONTRA O CORONAVÍRUS NA PRÓXIMA SEMANA

O lote de vacinas que chegaria à Bahia na quarta-feira (17) só deve chegar ao estado no próximo dia 23. De acordo com o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, o Ministério da Saúde reagendou a distribuição dos imunizantes. A Bahia deve receber em torno de 300 mil doses, quantidade que o secretário afirma ser insuficiente e que “não permite sequer completar a primeira fase toda da imunização”.
O secretário afirma que se não houver um aporte de vacinas de outros laboratórios “nós vamos continuar em um processo arrastado e lento, dando a impressão de que estamos fazendo alguma coisa de relevante para a população, dando a impressão à população de que está sendo vacinada, quando na verdade a fração de vacinados é muito pequena”.
BAHIA: MULHER É PRESA SUSPEITA DE PRODUZIR MATERIAL PORNOGRÁFICO DE ADOLESCENTE DE 14 ANOS

Prisão aconteceu no último sábado (13) no município de Coaraci. Mulher foi encaminhada para o Conjunto Penal de Itabuna.
Uma mulher suspeita de produzir material pornográfico de uma adolescente de 14 anos foi presa no último sábado (13), em Coaraci, no interior da Bahia. Dois celulares e um notebook foram apreendidos por policiais civis e militares durante a ação.
De acordo com o Ministério Público (MP-BA), que solicitou a prisão da suspeita, a mulher ameaçava a vítima com uma faca enquanto a obrigava a posar para fotos e vídeos. Além disso, a adolescente era forçada a praticar atos sexuais.
Equipamentos eletrônicos apreendidos na ação foram encaminhados para a perícia.
PREFEITURA VAI APRESENTAR À SPU PROPOSTA PARA REGULARIZAÇÃO DE ÁREAS PÚBLICAS EM ILHÉUS

Nesta semana, o prefeito Mário Alexandre cumpre agenda na capital baiana para dialogar com os governos estadual e federal sobre projetos de melhoria da infraestrutura viária e turística de Ilhéus. Na Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU/BA), o gestor apresentará proposta para regularização de áreas públicas de interesse do Município.
De acordo com a Prefeitura, será colocada em discussão a situação das cabanas de praia na Orla Sul, visto que o trecho será duplicado até o Cururupe e o Município entende a necessidade de reordenar a referida região. Também estarão em pauta a situação dos imóveis de domínio útil da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), cujo espaço, segundo informa a Administração Municipal, será revitalizado para implementação do projeto Porto-Cidade e posterior criação de um centro cultural e gastronômico. :: LEIA MAIS »
SESSÕES NA CÂMARA DE ILHÉUS VOLTAM A SER REMOTAS POR CONTA DO CRESCIMENTO DA COVID-19 NO MUNICÍPIO

A partir desta terça-feira (16), as sessões da Câmara Municipal de Ilhéus voltarão a ser remotas, mas com transmissão ao vivo, pela TV Câmara, através das redes sociais do Poder Legislativo. A medida foi adotada hoje (15) à tarde pelo presidente Jerbson Moraes, considerando o aumento do número de novos casos e de óbitos por conta da Covid-19 em Ilhéus e a proximidade preocupante de um colapso no sistema hospitalar do município. As sessões com público só retornarão à normalidade quando houver redução dos índices.
Esta semana, mesmo com o feriado do Carnaval no calendário nacional de eventos populares, a Câmara vai manter expediente e realizar as duas sessões ordinárias previstas para terça e quarta-feira. A Câmara cumprirá o decreto assinado no último dia 5 pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, determinando a suspensão do ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro em Ilhéus, período de carnaval. Medidas semelhantes estão sendo tomadas em outras regiões do Brasil.
Enquanto as sessões estiverem acontecendo de forma remota, serão autorizadas em plenário apenas as presenças dos vereadores e dos assessores diretos que atuam no andamento dos trabalhos legislativos. Os assessores diretos dos vereadores acompanharão a transmissão através de monitores instalados nos gabinetes. “Esta é a forma que encontramos para proteger vereadores, servidores e a população que nos acompanha na Câmara, sem que haja a necessidade de interromper as sessões e o funcionamento do Poder Legislativo”, justificou Jerbson Moraes.
JUSTIÇA AUTORIZA RETORNO IMEDIATO DAS AULAS PRESENCIAIS NAS ESCOLAS PARTICULARES DE SALVADOR

Decisão foi assinada pela juíza Juliana de Castro Madeira Campos e recomenda que as instituições adotem o retorno de maneira “híbrida”, nos moldes do protocolo apresentado pelo Município.
Uma liminar expedida pela 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador autoriza o retorno imediato às aulas presenciais das escolas particulares da cidade a partir de segunda-feira (15).
A decisão foi assinada neste domingo (14) pela juíza Juliana de Castro Madeira Campos e orienta que as instituições adotem a volta às aulas de forma híbrida e facultativa.
A publicação da magistrada também recomenda a suspensão dos decretos municipal e estadual, que prorrogam o impedimento de aulas presenciais.
“Todos os Estados brasileiros já apresentaram proposta para o retorno gradual e presencial das aulas, à exceção da Bahia. Como já explanado, não existe razoabilidade e nem motivação para que se possa compreender os motivos da falta de ação estatal, uma vez que a pandemia assola igualmente o país. Entretanto, o município de Salvador apresentou protocolo para retorno às aulas, entretanto sem definir data. Tal protocolo está anexado aos autos no evento 92379065 e publicado na internet”, diz trecho da liminar.









