:: ‘Bahia’
COM 55% DA FROTA E INTEGRAÇÃO, ÔNIBUS VOLTA A RODAR NESTA QUARTA EM ITABUNA

Fiscais da Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna (Settran) concluíram, nesta manhã de terça (16), a vistoria dos 50 ônibus que vão operar em regime emergencial em Itabuna a partir de amanhã (17). Na semana passada, a fiscalização iniciou os trabalhos com os rodoviários contratados pela Atlântico, quando explicaram como funcionará o sistema de transporte em regime emergencial. Uma das novidades será a possibilidade de integração (confira mais abaixo).
Os veículos começam a rodar nas primeiras horas de quarta com a tarifa antiga (R$ 3,70). Equipe da Settran verificou itens como funcionamento do elevador de acesso para pessoas com deficiência, cinto de segurança, campainha e abertura e fechamento das portas foram alguns dos itens observados.
Cinco pontos, no centro da cidade, foram definidos para o Sistema de Integração. O usuário poderá fazer o transbordo (pegar outro ônibus) em até uma hora a partir do momento que paga a passagem. Os pontos de transbordo serão na Praça da Laura Conceição (Catedral); Beira-Rio; Praça Otávio Mangabeira (Camacan); Centro Comercial e Avenida Amélia Amado. :: LEIA MAIS »
RUI COSTA ANUNCIA TOQUE DE RECOLHER A PARTIR DESSA SEXTA-FEIRA (19)

As restrições não serão válidas nas regiões de Irecê e Jacobina e no oeste da Bahia.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), decretou toque de recolher das 22h até as 5h na maior parte do Estado para conter as transmissões do coronavírus. A medida passa a valer nesta 6ª feira (19.fev.2021) e deve durar, inicialmente, 7 dias.
As restrições não serão válidas nas regiões de Irecê e Jacobina e no oeste da Bahia. A lista completa das cidades abrangidas consta no decreto publicado nesta 4ª feira (17.fev.2021) no Diário Oficial do Estado (íntegra – 6 MB).
Durante o período do toque de recolher estará proibida a circulação de pessoas e as atividades comerciais não essenciais. Quem desrespeitar poderá ser preso e responderá por crime contra a saúde pública. :: LEIA MAIS »
SECRETÁRIO DE SAÚDE DA BAHIA TESTA POSITIVO PARA COVID-19

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, testou positivo para a Covid-19. O resultado foi confirmado nesta terça-feira (16), tanto pelo exame RT-PCR, que é o padrão ouro para a detecção do vírus, quanto por antígeno.
“Permanecerei em isolamento, em casa, cumprindo agenda virtual de trabalho. Estou bem, com sintomas leves, com medicamentos sintomáticos. Essa doença é muito séria!”, afirma Vilas-Boas.
ILHÉUS: VEREADORES COBRAM RESPOSTA PARA DESPARECIMENTO DE CARAL HÁ UM ANO

A militante social Caroline Fernandes Miron está desaparecida há um ano em Ilhéus. Apesar das investigações, a polícia ainda não conseguiu concluir o inquérito que investiga o caso. O desaparecimento da jovem foi lembrado na sessão ordinária desta terça-feira (16) na Câmara Municipal de Ilhéus.
Membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, professora Enilda Mendonça criticou a demora para a conclusão da investigação. “Não há resposta para a pergunta ´Onde está Carol´. Não é mais possível que tenhamos que conviver com o sumiço e com a morte de mulheres pelo simples fato de ser mulher e o homem não saber receber um ´não´”, lamentou. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: POLÍCIA CIVIL DESMANTELA ESQUEMA DE ADULTERAÇÃO DE GARRAFÕES DE ÁGUA MINERAL

Nesta terça-feira (16), um esquema clandestino de adulteração de garrafões de água mineral foi desmantelado pela Polícia Civil, na zona sul de Ilhéus.
Policiais Civis deflagraram a Operação H2O onde cumpriram mandados de Busca e Apreensão, determinados pela 2ª Vara Crime da Comarca de Ilhéus, em uma revendedora de água mineral no bairro da Barreira.
Na operação a dona do estabelecimento, com as iniciais do nome M.A.D.S.S. , 46 anos, foi presa e interrogada, dando a informação que tinha como fornecedor Antônio do Cururupe, sem dar muitos detalhes. :: LEIA MAIS »
JUSTIÇA DETERMINA BLOQUEIO DE BENS DE PREFEITO QUE FUROU FILA DA VACINAÇÃO

Reginaldo Martins Prado, prefeito de Candiba é investigado por ‘furar’ fila da vacina contra a Covid-19. TRF-1 decretou o bloqueio de R$ 72 mil.
A Justiça Federal determinou o bloqueio de cerca de R$ 72 mil reais em bens de Reginaldo Martins Prado, prefeito de Candiba, sudoeste da Bahia. O gestor foi o primeiro morador da cidade imunizado contra a Covid-19, em janeiro deste ano, sem estar incluído nos grupos prioritários de vacinação. Ele é investigado por burlar os protocolos nacional e estadual de vacinação. A decisão foi assinada na quinta-feira (11).
Quando foi vacinado, o prefeito contou que tomou a iniciativa para incentivar a vacinação da população, que não compareceu ao posto de saúde porque estaria com receio de receber o imunizante.
O bloqueio foi pedido pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA). No total, o bloqueio é de R$ 72.500 mil. Os órgãos solicitaram também a condenação do prefeito por ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, como princípios da impessoalidade e da moralidade.
ITABUNA: COMÉRCIO E SHOPPING VÃO FUNCIONAR ATÉ AS 20 HORAS

Centro comercial de Itabuna.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) se reuniu com os membros da Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19. Na reunião ficou definido que o município vai adotar algumas medidas para tentar reduzir o número de ocorrências da doença na cidade.
Uma das medidas é no comércio, ficou decidido que shopping, restaurantes, bares, dentre outros estabelecimentos, só funcionaram até as 20 horas.
Um decreto deverá ser publicado com as novas determinações ainda está semana.
VEREADOR EDER JÚNIOR ESCLARECE PORQUE TOMOU A VACINA CONTRA A COVID-19

O vereador Eder Júnior (PSL), explicou o porque foi imunizado contra a covid-19. O parlamentar divulgou o momento da vacinação em sua rede social e gerou questionamentos.
De acordo com Eder, mesmo ele cumprindo a função de vereador, o mesmo continua exercendo o cargo de agende comunitário de saúde. ” todos os agentes de saúde de ilhéus, estão na linha de frente e foram imunizados”, finalizou.
O vereador e 1º secretário da atual Mesa Diretora se diz com a consciência tranquila.
SECRETÁRIO ALERTA PARA RISCO DE SOBRECARGA NO SISTEMA DE SAÚDE DA BAHIA

Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.
O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, falou na manhã desta segunda-feira (15) sobre a ocupação de leitos para o tratamento de pacientes com covid-19 na Bahia. Ele afirmou que o estado tem conseguido manter uma taxa de cerca de 70% nos grandes hospitais, mas informou que algumas unidades de saúde regionais estão saturadas.
Vilas-Boas disse que o estado tem feito a abertura de novos leitos onde é possível, mas frisou que “isso não deve servir como justificativa ou como válvula de escape para alguém achar que, como não está aumentando a taxa de ocupação, as pessoas podem ficar fazendo festas e aglomerações”. O secretário concluiu dizendo que “se nós não aumentarmos a nossa capacidade, nós vamos começar a ver as pessoas morrendo nas UPAS”.
JOVEM DE 18 ANOS MORRE AO SER BALEADA EM TENTATIVA DE ASSALTO EM SALVADOR; JOVEM ESTAVA EM CARRO DE APLICATIVO

Uma jovem de 18 anos morreu e a outra, de 19, ficou ferida após serem atingidas por tiros durante uma tentativa de assalto, na madrugada desta segunda-feira (15), enquanto voltavam para casa em um carro de transporte por aplicativo. Inicialmente, a Polícia Civil informou que as duas vítimas eram irmãs. Depois, corrigiu a informação, afirmando que elas eram amigas e que retornavam de uma festa na companhia de outras duas mulheres.
O caso aconteceu na Av. Juracy Magalhães, altura do vale das Pedrinhas, em Salvador.
Segundo a Polícia Militar (PM), por volta das 3h40 desta segunda, uma equipe da 40ª CIPM foi acionada para verificar uma tentativa de roubo a um veículo de transporte por aplicativo na avenida Juracy Magalhães.
No local, os policiais militares apuraram que o veículo transportava as quatro jovens que deram início a uma corrida no bairro da Vitória, após saírem de uma festa entre amigos.









