WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

COM COVID-19, SECRETÁRIO FÁBIO VILAS-BOAS VOLTA PARA UTI

Segundo nota divulgada pela Sesab, Fábio Vilas-Boas segue estável, sem febre e com oxigênio em baixo fluxo. Transferência para UTI ocorreu a fim de proporcionar fisioterapia respiratória mais intensa.

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que desde a última sexta-feira (19) está internado com Covid-19, voltou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança, nesta quinta-feira (25). Na noite de segunda (22), ele já havia sido levado para a UTI, mas voltou para o quarto na terça (23).

Através de nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que Vilas-Boas segue estável, sem febre, com oxigênio em baixo fluxo.

A Sesab destacou que a transferência do secretário para a UTI foi feita, com a finalidade proporcionar fisioterapia respiratória mais intensa. Ele permanece em uso de medicamentos e ainda não há previsão de alta.

:: LEIA MAIS »

GOVERNADOR RUI COSTA NÃO DESCARTA LOCKDOWN PARA CONTER AVANÇO DA COVID-19: ” CHEGANDO NO LIMITE”

Segundo boletim da Sesab, 5.025 novos casos foram confirmados em 24h. Pelo quinto dia consecutivo, a Bahia registrou o maior número de pacientes internados em UTIs.

O governador da Bahia, Rui Costa, disse nesta terça-feira (23) que se o cenário da pandemia não melhorar no estado, serão necessárias medidas mais rígidas para conter o avanço da Covid-19 no estado, como o lockdown.

Anúncio foi feito durante o Papo Correria, encontro virtual em que o Rui Costa responde a perguntas da população em uma transmissão online.

“Há possibilidade, sim, de haver fechamento total, que é o que o povo chama de lockdown. Eu quero que as pessoas compreendam que nós estamos indo progressivamente para tentar ir ganhando a consciência e a colaboração de todo mundo. Então, iniciamos com 22h, puxamos para 20h, e o funcionamento de bar e restaurante até as 18h. Se nada surtir resultado, nós vamos ampliando isso, chegando no limite a fechar tudo”, disse.

Quem também participou da transmissão ao vivo foi a subsecretária estadual da Saúde, Tereza Cristina Paim. Ela falou sobre o aumento do número de casos de Covid-19 na Bahia. Nesta terça, o estado completou o quinto dia consecutivo com maior número de pacientes internados em UTIs Covid.

:: LEIA MAIS »

SALVADOR ENTRA EM LOCKDOWN A PARTIR DE SEXTA-FEIRA (26)

Bruno Reis – Prefeito de Salvador.

Salvador e região metropolitana vão entrar em lockdown a partir das 20h de sexta-feira (26), até as 5h de segunda-feira (1º), para conter o avanço da Covid-19. A medida foi divulgada nesta quinta (25) pelo prefeito Bruno Reis e pelo governador Rui Costa.

O lockdown é o confinamento e fechamento total das atividades, uma medida mais rígida de proteção, para assegurar o isolamento social. Com isso, a circulação de pessoas fica proibida, exceto para compra de alimentos, transporte de doentes ou realização de serviços de segurança.

Esta é a primeira vez que a medida é tomada na capital baiana, desde o início da pandemia. Nesta quinta, Salvador tem 84% de taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos.

:: LEIA MAIS »

VOLTA ÀS AULAS: ANO LETIVO NA BAHIA COMEÇA DIA 15 DE MARÇO DE FORMA REMOTA

O governador Rui Costa e o secretário da Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciaram o início do ano letivo 2020/2021 na rede estadual de ensino para o próximo dia 15 de março, de forma 100% remota. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (23) durante o “Papo Correria”,  transmitido nas redes sociais.

A volta do ensino no modo presencial não tem data prevista e está condicionada aos parâmetros sanitários relacionados à Covid 19 no Estado. O governador destacou que o início das aulas com atividades remotas irá contemplar todos os alunos da rede estadual.

Rui informou que o governo da Bahia adotou uma estratégia que irá atender a todos os alunos da rede estadual. “Desde o início da pandemia, eu afirmei que não iria aceitar uma solução que alcançasse um número pequeno de alunos. Temos muitos estudantes que moram na zona rural e que não têm sequer sinal de celular. Por isso, estamos implementando esse início remoto das aulas, que não se trata de aula virtual por entender que não contemplaria os alunos que não têm sinal de telefone ou banda larga”, afirmou Rui. :: LEIA MAIS »

GOVERNADOR DA BAHIA COMEMORA APROVAÇÃO DE USO DEFINITIVO DA VACINA DA PFIZER

Em postagem nas redes sociais, Rui cobrou da Anvisa a autorização de outros imunizantes contra a Covid-19, como a vacina Sputnik V.

O governador da Bahia, Rui Costa, se manifestou nas redes sociais na manhã de hoje (23), após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o pedido de registro definitivo da vacina contra a Covid-19 da Pfizer. Na postagem, o chefe do Executivo baiano ainda voltou a cobrar a autorização de outros imunizantes, como a vacina russa Sputnik V.

“Finalmente, a Anvisa concedeu registro definitivo para a vacina da Pfizer. Como eu tenho dito, o órgão não pode dificultar o acesso a novas vacinas diante da maior pandemia dos últimos 100 anos. É inaceitável continuar perdendo vidas humanas para a burocracia. Agora, precisamos que outras vacinas, a exemplo da Sputnik V, também sejam autorizadas para garantir a imunização em massa. A situação é dramática. Só a vacina vai garantir nossa vitória contra o coronavírus”, publicou o governador.

LACEN IDENTIFICA VARIANTE PERUANA DE SARS COV 2 EM CIRCULAÇÃO NA BAHIA

Mais uma cepa foi sequenciada e identificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-Ba).Trata-se da linhagem peruana C.14, que foi introduzida no estado a partir de um viajante que aportou em Salvador de navio, em fevereiro.

Desde que começou a realizar o sequenciamento genético do vírus Sars Cov 2, responsável pela infecção pandêmica que já fez mais de onze mil vítimas fatais na Bahia, o Lacen-Ba já identificou 13 diferentes linhagens do vírus em cerca de 1 ano, provavelmente vinculadas a múltiplos eventos de importações ocorridas simultaneamente e que justificam o alto número de infecções registradas no estado.

Os estudos indicam que o número de linhagens circulantes mudou com o tempo desde a identificação da linhagem B.1.1.162, a primeira confirmada por testes de sequenciamento genético em fevereiro de 2020, marcando a introdução primária de casos importados da Europa.

Em janeiro 2021 foram também detectadas no estado as novas variantes do SARS-CoV2 recentemente identificadas no Brasil, sendo elas a variante P.1 e P.2 isoladas pela primeira vez no Norte e no Sudeste do país. :: LEIA MAIS »

PROFISSIONAIS DO HOSPITAL COSTA DO CACAU COMEÇAM A RECEBER A 2ª DOSE DA CORONAVAC

Profissionais do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, começaram a receber na terça-feira, dia 16 de fevereiro, a segunda dose da CoronaVac, vacina de uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por determinação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) todos os funcionários das unidades de saúde do estado devem receber a vacinação contra a Covid-19.

As primeiras doses da CoronaVac foram aplicadas no HRCC, a partir do dia 20 de janeiro e seguiu o fluxo de acordo com os protocolos estabelecidos de aprazamento para a segunda dose, que compreende o período de 14 a 28 dias para a sua aplicação. Estudos do Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, apresentaram uma eficácia geral de 50,38% para casos muito leves, 78% para leves e 100% para moderados e graves.

No mês de janeiro parte dos funcionários do HRCC recebeu a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca, a segunda dose está prevista para ser aplicada, conforme aprazamento de 90 dias. O imunizante é desenvolvido pela farmacêutica indiana AstraZeneca em parceria com a universidade de Oxford, da Inglaterra, e teve seu uso emergencial também autorizado pela Anvisa. :: LEIA MAIS »

EM NOVO DECRETO, RUI COSTA SUSPENDE REALIZAÇÃO DE CULTOS, MISSAS E OUTROS EVENTOS RELIGIOSOS

Como medida de prevenção para não alcançar os 100% dos leitos hospitalares em decorrência ao avanço do novo coronavírus, o Governador Rui Costa publicou neste domingo, 21, um novo decreto proibindo a realização de cultos, missas e encontros religiosos, até dia 28 de fevereiro. A orientação para que todos cumpram isolamento social também está entre as medidas. A determinação, que considera nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde, já está em vigor.

Este decreto publicado nesta semana com medidas restritivas em 381 municípios do Estado da Bahia. Agora, no Estado da Bahia registrou 2.146 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.233 recuperados (+0,4%) nas últimas 24h, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesab). Dos 655.481 casos confirmados desde o início da pandemia, 627.674 já são considerados recuperados e 16.553 encontram-se ativos.

Quem desrespeitar o Decreto, o cidadão pode ligar para a polícia militar no 190, ou polícia civil 197. A identidade será mantida no mais absoluto sigilo.

COVID-19: ILHÉUS PRORROGA VACINAÇÃO DA 2ª DOSE PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE E IDOSOS ACIMA DE 80 ANOS

Idosos com mais de 80 anos e profissionais da Saúde que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, mas que ainda não conseguiram tomar a segunda dose imunizante deverão se dirigir ao CMAE, no antigo Colégio Fênix, até a próxima sexta-feira (26), das 8h às 12h, para concluir o esquema vacinal.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que está ampliando o período de vacinação devido à baixa procura em Ilhéus e para facilitar o acesso das pessoas que integram o público-alvo desta primeira fase da campanha. É indispensável a apresentação do RG e do cartão de vacinação comprovando que a primeira dose já foi tomada. Todos os protocolos de segurança sanitária, com medidas de distanciamento social e uso de máscara de proteção e álcool em gel são obrigatórios.

Local de vacinação:

CMAE – antigo Colégio Fênix

Endereço: Avenida Canavieiras, 275 – Cidade Nova

Dias: 24, 25 e 26 de fevereiro

Horário: das 8h às 12h

COVID-19: PREFEITURA DE ILHÉUS E PM CUMPREM COM RIGOR A FISCALIZAÇÃO DO NOVO TOQUE DE RECOLHER

Com adesão ao decreto estadual que ampliou o horário de restrição de circulação noturna de pessoas das 20h às 5h, a Prefeitura de Ilhéus, apoiando a Polícia Militar, no primeiro dia de vigência do novo decreto iniciado nesta última segunda-feira, 22, está cumprindo rigorosamente a fiscalização do toque de recolher.

Os efetivos das 70ª, 69ª e da 68ª Companhias Independentes de Policiamento Militar, começaram a fiscalização mais cedo, às 18h, juntamente com fiscais ambientais e de posturas das secretarias de Meio Ambiente e de Mobilidade e Ordem Pública, em razão de ser este o horário em que bares e restaurantes devem estar fechados.

“Encerramos um baile realizado em um hotel da zona sul de Ilhéus, que foi interditado e autuado com multa, além de mais dois estabelecimentos comerciais, também da zona Sul, que foram multados pelo desrespeito ao decreto. Mas no geral, a maioria das pessoas em Ilhéus está respeitando o novo toque de recolher das 20h às 5h, e essa obediência deve ser mantida porque vamos continuar fiscalizando. O objetivo é a saúde e a redução da transmissão da Covid-19”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Mozart Aragão. As equipes de fiscais realizam as rondas e adentram a madrugada de acordo com a jornada da Polícia Militar, informou o secretário.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia