WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

STF AUTORIZA REMARCAÇÃO DE CONCURSO POR CRENÇA RELIGIOSA

Decisão foi tomada após três sessões de julgamento.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (26) autorizar a realização de provas de concursos públicos em datas e horários que não constam nos editais por motivos de crença religiosa. A discussão envolve a participação dos adventistas nas etapas das seleções, cuja crença estabelece que o dia de sábado deve ser guardado, ou seja, não deve ser dedicado a atividades como trabalho, entre outras.

Após três sessões de julgamentos, por 7 votos a 4, a Corte entendeu que as provas podem ser remarcadas para outra data que não consta no edital, desde que a mudança não cause prejuízos para a administração pública e à preservação da igualdade na seleção dos candidatos. :: LEIA MAIS »

OBRAS INICIAS DO PORTO SUL DEVEM SER CONCLUÍDAS EM ABRIL DE 2022

As obras iniciais do Porto Sul devem ser concluídas em abril de 2022, que representa o sistema viário interno com ligação a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol).

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e o vice – prefeito eleito, Bebeto Galvão, estiveram na manhã desta quarta-feira (25) acompanhando o governador Rui Costa durante uma visita histórica que selou o início oficial das obras do Porto Sul, no km 10 da BA-001, acesso para Vila Juerana, litoral norte de Ilhéus. O equipamento, com investimentos de 2,5 bilhões, vai ampliar o corredor logístico e conectar a Bahia com diversos outros Estados e com o mundo, estreando um novo ciclo de desenvolvimento para Ilhéus, a região Sul e para diversos municípios do interior baiano.

As obras iniciais do Porto Sul devem ser concluídas em abril de 2022, que representa o sistema viário interno com ligação a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). O cronograma das duas obras está sendo realizado em sincronia. “Hoje é um marco para o início das obras. A ponte será a primeira edificação desse projeto e, a partir daqui, teremos todo o sistema viário que vai conectar o Porto Sul às diversas rodovias que dão acesso a essa região. Essas obras internas serão concluídas até meados de 2022. Paralelo a esse início de obras, estamos acompanhando outra obra importante. Esta semana estive com o ministro da Infraestrutura para acompanhar o processo de leilão de licitação para a conclusão da Fiol, que falta 25% das obras a serem concluídas, entre Ilhéus e Caetité”, destacou o governador. :: LEIA MAIS »

COVID-19: GOVERNO FEDERAL APRESENTA NA PRÓXIMA SEMANA PLANO DE VACINAÇÃO

Ministério afirma que deverão ser levadas em consideração diferentes variáveis sobre a vacina para definir quem poderá receber o tratamento primeiro.

O Ministério da Saúde pretende entregar até o final da próxima semana aos Estados e municípios o plano de vacinação para a Covid-19, que deve prever uma campanha nacional, inicialmente direcionada a grupos prioritários como profissionais de saúde, idosos e pessoas com comorbidades, a partir de janeiro de 2021.

Coordenador do grupo sobre vacinas do Fórum de Governadores, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), explica que a intenção inicial era que o planejamento estivesse pronto até o final desta semana, mas o atraso fez com que a proposta, que está sendo elaborada por um comitê formado pelo governo federal, Estados, municípios e outras entidades associadas, fosse adiada para a primeira semana de dezembro.

Ainda assim, o plano deverá ficar pronto antes da aprovação e registro das vacinas mais adiantadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que pode levar a adaptações posteriores. O governador diz que a expectativa é de que o país tenha, já em janeiro, imunizantes para 40 milhões de pessoas, o que seria o suficiente para cobrir os grupos prioritários, contando todas as propostas hoje existentes das vacinas em estágio mais avançado.

:: LEIA MAIS »

ESTUDANTES DA UESC CONQUISTAM PRÊMIO “EXIBIÇÃO AUDIOVISUAL”

Capa do documentário premiado.

Estudantes do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz  conquistaram, no último dia 17 de novembro, o Estudantes do Curso de Comunicação Social da UESC conquistaram, no último dia 17 de novembro, o Prêmio de Exibição Audiovisual 2020, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A premiação é resultado do edital Nº 04/2020, lançado por meio do Programa Aldir Blanc Bahia, com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Com o documentário “Îandê Yby: Nós somos a terra Tupinambá”, a equipe da UESC composta pelos graduandos Ariane Santos Santana, Brenda Ferreira Dos Santos, Gabriel Albuquerque, Gabriel Alves Luz, Stéfhany Alencar e Julio César de Andrade Rodrigues concorreu com outros 70 trabalhos, na modalidade curta-metragem, alcançando o 4º lugar na classificação geral. Isto demonstra a relevância e qualidade da produção realizada pelos discentes.

:: LEIA MAIS »

TSE IMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE SUPOSTOS VOTOS DUPLICADOS EM ILHÉUS

São falsas postagens nas redes sociais que afirmam que candidatos tiveram votos alterados pela Justiça Eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que são falsas postagens nas redes sociais que afirmam que candidatos pelo país tiveram votos duplicados ou alterados pela Justiça Eleitoral.

Na última segunda-feira (23/11), durante uma atualização dos dados, ocorreu em algumas cidades e por poucas horas a visualização de dados sobrepostos referentes a votos de candidatos a prefeito e vereador.

A situação foi constatada nas cidades de Curitiba (PR), Ilheus (BA) e Garanhuns (PE). O TSE informou imediatamente a todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) a respeito do caso e fez as atualizações necessárias.

Houve portanto, momentaneamente, uma sobreposição de dados e não uma duplicação de votos.

A apuração dos votos é conferível e auditável. Depois da votação, a urna emite um comprovante impresso chamado Boletim de Urna (BU), com a quantidade de votos a cada candidato. Os boletins são impressos em 5 vias e entregues a partidos. Além disso, é possível pedir acesso ao juiz da respectiva zona eleitoral. Os dados podem ser conferidos no site do TSE.

HEMOCENTRO DE ILHÉUS REALIZA AÇÃO NO DIA DO DOADOR VOLUNTÁRIO

O processo de doação é simples, basta o voluntário portar um documento com foto, realizar o cadastro e, em seguida, será encaminhado para uma sala de triagem.

Hoje 25 de novembro é comemorado o dia do Doador de Sangue Voluntário, e o hemocentro de Ilhéus realizará uma ação especial para comemorar a data. Será oferecido lanches e sorteio de brindes aos doadores. O objetivo desta ação é agradecer aos doadores de sangue pelo ato e conscientizar a população para a importância da doação.

“Uma única doação pode salvar até três vidas”, destaca o coordenador de captação de sangue da unidade, Dalme Ramos.  A expectativa do Hemocentro de Ilhéus é de receber, neste dia, 300 doadores entre os já cadastrados e convidados que irão doar pela primeira vez. A equipe ganhará reforços disponíveis para receber os doadores voluntários durante todo o dia.

O banco de sangue  funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h e sábado das 08h às 12h, no anexo da Santa Casa de Misericórdia, na ladeira da Rua do Café, no centro.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

BRASIL: TAXA DE TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS NO PAÍS É MAIOR DESDE MAIO

Índice que mede o ritmo de contágio (Rt) passou de 1,10, em 16 de novembro, para 1,30 no balanço divulgado nesta terça-feira (24).

taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus (Sars-CoV-2) para esta semana no Brasil é a maior desde maio, apontam dados do Imperial College de Londres, no Reino Unido. A atualização da estimativa foi divulgada nesta terça-feira (24) e se refere à semana que começou na segunda (23).

O relatório mostra que o índice está em 1,30. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 130 pessoas. Pela margem de erro das estatísticas, essa taxa pode ser maior (Rt de até 1,45) ou menor (Rt de 0,86). Nesses cenários, cada 100 pessoas com o vírus infectariam outras 145 ou 86, respectivamente.

A última vez que a taxa máxima de transmissão no país foi maior do que a vista nesta semana foi na semana de 17 de maio. Naquela data, o Rt estava, de novo, em 1,30, mas o valor máximo podia chegar até 1,47, segundo a margem de erro.

:: LEIA MAIS »

DÍVIDAS PODEM SER RENEGOCIADAS E PARCELADAS COM INSTITUIÇÕES PELA INTERNET ATÉ FIM DESTE MÊS

Plataforma do Governo Federal disponibiliza serviço até dia 29 de novembro. Empresas de setores como operadoras de telefonia, de internet, transporte aéreo, água e luz participam da ação.

As pessoas que têm algum tipo de dívida com instituições financeiras poderão renegociar a quantia e parcelar através da internet até o próximo dia 29 de novembro. A iniciativa é do Governo Federal.

Toda a negociação será feita através de uma plataforma, sem a necessidade da instauração de processo administrativo ou judicial. Atualmente, estão cadastradas na plataforma empresas de setores como operadoras de telefonia, de internet, transporte aéreo, comércio eletrônico, vestuário, água e energia.

A ação, segundo o governo, integra a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira que busca conscientizar os cidadãos sobre como lidar com o dinheiro.

Além disso, o governo explicou que disponibilizar o serviço para que o cidadão possa renegociar as dívidas pode contribuir para a redução do endividamento do consumidor.

:: LEIA MAIS »

PREFEITURA DE ILHÉUS REALIZA NOVA ETAPA DE CONCRETAGEM NO CANAL DO MALHADO

A obra está aproximadamente 40% concluída.

A Prefeitura de Ilhéus iniciou nesta segunda-feira (23) a nova etapa de concretagem do Canal do Malhado. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), responsável por fiscalizar a obra, o serviço consiste na superestrutura composta por parede e laje de fundo em concreto armado.

“Essa obra é um sonho meu e de toda a população ilheense, que vai gerar conforto e bem-estar aos comerciantes e toda comunidade que frequenta a localidade. É isso que quero e vamos continuar trabalhando para desenvolver a nossa cidade e dar qualidade de vida ao nosso povo”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »

PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS TERMINA NESSA TERÇA-FEIRA (24)

Os estudantes interessados em participar do programa Universidade para Todos têm até a próxima terça-feira (24) para efetivar a inscrição. Voltado para os alunos da rede pública de ensino matriculados no 3º ano do Ensino Médio, 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio e egressos no segmento de ensino, o edital dispõe de 12.105 vagas. A inscrição deve ser realizada no Portal da Educação, através do link: www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos .

Para a seleção e preenchimento das vagas serão observadas as opções formuladas pelo candidato no requerimento de inscrição quanto ao município, local de funcionamento, turno que deseja cursar e o aproveitamento escolar resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, transcritas pelo candidato no ato da inscrição. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia