:: ‘Geral’
NOVO LOTE COM DOSES DA VACINA DE OXFORD CHEGA À BAHIA; DISTRIBUIÇÃO SERÁ NO SÁBADO

Todas as doses entregues nesta quinta-feira (8) são da Astrazeneca. Segundo Sesab, está prevista a chegada, no sábado, de novo lote com doses da CoronaVac.
Um novo lote com 244.200 doses da vacina contra a Covid-19 chegou à Bahia na manhã desta quinta-feira (6).
As doses, todas da AstraZeneca, chegaram em um avião da Latam, que pousou no aeroporto de Salvador, por volta das 9h40.
Em nota, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que essas só serão distribuídas aos municípios no sábado (8), junto com a chegada de uma nova remessa da Coronavac.
“Como ocorreu uma entrega na última segunda, os municípios ainda possuem estoque da primeira dose da AstraZeneca. No entanto, caso os municípios terminem as doses antes do envio no próximo sábado, faremos o despacho antecipado por via terrestre. Os Núcleos Regionais de Saúde estão monitorando a realidade de cada localidade”, diz a nota da Sesab.
Após chegarem em Salvador, as doses irão direto do avião para a unidade do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, em Simões Filho, na região metropolitana, onde ficará armazenada.
HOMEM QUE QUEBROU FACHADA DA CÂMARA DE ILHÉUS É DETIDO

Por volta das 18 horas dessa quinta-feira (07), o cadeirante que quebrou fachada da Câmara Municipal de Ilhéus, foi preso. Valério Santos, danificou à marteladas os vidros da sede do legislativo.
Em nota emitida pela Câmara, o ocorrido seria encaminhado para a polícia. Foi descartada a hipótese que o crime foi contra a instituição, e sim, em repudio a um vereador, de nome ainda não divulgado
DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO PARA VACINA NESTA SEXTA E SÁBADO EM ILHÉUS; CONFIRA O PÚBLICO

Cerca de 20% da população já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Com o recebimento de um maior número de doses da vacina de Oxford da fabricante Astrazeneca repassadas pela secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta semana, a secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus divulga novas datas para as imunizações dos idosos a partir de 60 anos que ainda não receberam a primeira dose, dos hipertensos e diabéticos a partir de 54 anos. A vacinação contra a Covid-19 acontece das 8h às 14h, nesta próxima sexta-feira, 7, por drive thru e nos pontos fixos para pessoas a partir de 60 anos, diabéticos e hipertensos que tenham idades de 57, 58 e 59 anos. No sábado, 8, as vacinas serão ofertadas também de 8h às 14h mas somente nas salas de vacinação das unidades de saúde para diabéticos e hipertensos a partir de 54 anos. Confira os locais para cada dia e o público específico.
Os drive thrus montados próximos ao Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes, Centro, e na Praça São João Batista, no Pontal, bem como os pontos fixos da Cruzada do Bem Pelo Bem e na Paróquia São João Batista, vão funcionar nesta sexta-feira, 7, das 8h às 14h para atender a vacinação para pessoas com mais de 60 anos, diabéticos e hipertensos que tenham idades de 57, 58 e 59 anos. Os diabéticos, exclusivamente, na sexta, podem receber o imunizante nas salas de vacinação das unidades de saúde, que somente vão atender este público, amanhã.
De acordo com a Sesau, no sábado, 8, as salas de vacinação das unidades de saúde vão funcionar das 8h às 14h, para atender apenas diabéticos e hipertensos a partir de 54 anos, isto porque, no sábado os drives thrus e os pontos fixos não vão funcionar. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: CADEIRANTE DESTRÓI FACHADA DA CÂMARA COM UM MARTELO

Na tarde dessa quinta-feira (05), um cadeirante, não identificado, destruiu a fachada da Câmara de Vereadores de Ilhéus, a marteladas.
Vídeos que circulam pelas redes sociais, mostra o homem alterado quebrando os vidros.
Segundo nota publicada pelo legislativo ilheense, o ataque teria sido em função de desentendimentos pessoal com um vereador. ” Lamentamos profundamente o ocorrido e encaminharemos a apuração dos fatos à Coordenadoria de Polícia do Interior, a quem caberá apurar e tomar as providências cabíveis”. Disse a nota.
PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE E GOVERNADOR RUI COSTA ENTREGAM DUPLICAÇÃO DA BA-001 E ANUNCIAM NOVAS OBRAS

O trecho duplicado possui 5,4 quilômetros de extensão, considerados os dois sentidos.
O investimento na ordem de R$ 10,5 milhões permitiu a ampliação de uma importante via do município.
O prefeito Mário Alexandre e o governador Rui Costa realizaram uma vistoria final e entregaram na manhã desta quinta-feira (6) a duplicação do primeiro trecho da BA-001, com extensão de 5,4 quilômetros, considerados os dois sentidos. A solenidade contou com a presença do secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, do vice-prefeito Bebeto Galvão, da primeira-dama, Soane Galvão, deputados e demais autoridades. O ato de inauguração foi simbólico, em atendimento às medidas e protocolos de prevenção à Covid-19.
O gestor ilheense frisou que a obra consolida o compromisso do Governo do Estado firmado com a população. Na oportunidade, ele agradeceu o dirigente baiano pelo pacote expressivo de investimentos direcionados ao município. “A duplicação era uma das obras mais esperadas, pois facilitará o deslocamento das pessoas que utilizam diariamente a rodovia. Todo trabalho realizado é o reconhecimento do governador pela história de Ilhéus e da região”.
Rui destacou a importância da recuperação e ampliação do corredor, responsável por diminuir um gargalo no trânsito da cidade. “Essa obra requalifica a zona sul de Ilhéus e não poderia ser diferente, com uma ponte bonita, que é o novo cartão-postal da cidade”. Além da entrega da via, o governador assinou ordem de serviço para a construção de um prédio escolar com 25 salas, no Centro Social Urbano (CSU), com investimentos de R$ 18 milhões. :: LEIA MAIS »
DIAS DAS MÃES: GUARDA MUNICIPAL REFORÇA RONDA NO COMÉRCIO DE ILHÉUS

Nesta quinta e sexta-feira, o comércio funcionará até às 20h. Já no sábado, os estabelecimentos abrirão as portas até às 18h.
A Prefeitura de Ilhéus vai reforçar o patrulhamento no Centro Histórico para as compras do Dia das Mães. A pedido do prefeito Mário Alexandre, os secretários Gabriel Bittencourt, Vinícius Briglia e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Rosivaldo Oliveira, se reuniram com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Anselmo Clement, para definir o horário de funcionamento das lojas e evitar aglomeração de pessoas nas ruas do centro. Nesta quinta (6) e sexta-feira (7), o comércio funcionará até às 20h. Já no sábado (8), os estabelecimentos abrirão as portas até às 18h.
De acordo com o comando da GCM, o patrulhamento ostensivo será realizado com efetivo diário composto por oito guardas municipais, que vão circular em todo o centro. Mário Alexandre explica que a operação soma-se ao trabalho de segurança realizado por meio do sistema de videomonitoramento do município.
“Estendemos o funcionamento do comércio para que as pessoas escolham o melhor horário de compra e evitem qualquer forma de aglomeração. É necessário que a população siga todas as medidas contra a Covid-19, com distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos. Os guardas estarão atentos a possíveis ocorrências para garantir a segurança de comerciantes e consumidores”. :: LEIA MAIS »
NOVO HOSPITAL MATERNO-INFANTIL DE ILHÉUS TERÁ A DENOMINAÇÃO DE “DOUTOR JOAQUIM SAMPAIO”

A Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou, em regime de caráter de urgência, na sessão desta quarta-feira (05) o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que altera a denominação do antigo Hospital Regional Luiz Viana Filho, que passará a chamar-se Hospital Materno Infantil Doutor Joaquim Sampaio.
A nova unidade hospitalar localizada no bairro da Conquista, uma obra do Estado que em breve será inaugurada pelo governador Rui Costa e pelo prefeito Mário Alexandre, vai homenagear um dos mais queridos anestesiologistas que atuou em Ilhéus por cerca de 40 anos.
Como recentemente o Posto de Saúde localizado na avenida Princesa Isabel já havia recebido o nome do médico, como forma de homenageá-lo, a partir da aprovação deste PL, passará a ter a denominação de Unidade Básica de Saúde Santa Dulce dos Pobres.
BAHIA REGISTRA 3.931 CASOS E 85 MORTES POR COVID-19 EM 24H

A Bahia registrou nas últimas 24 horas 3.931 casos de coronavírus e 85 mortes em decorrência da Covid-19, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Ao todo, a Bahia tem 916.951 casos confirmados e 18.897 óbitos desde o início da pandemia.
Dos 1.588 leitos de UTI adulto disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.278 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 80%. Vale lembrar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia.
CAPACITAÇÃO PARA GUIAS DO TURISMO LOCAL SERÁ PROMOVIDA EM ILHÉUS; INSCRIÇÕES ABERTAS

Além da capacitação, serão promovidos debates sobre a área de atuação dos guias e o turismo na cidade.
Uma capacitação para os guias de turismo local, patrimônio e museus, de Ilhéus, será promovida pela Agência para o Desenvolvimento Regional, a Agência Oikos, com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da parceria entre a secretaria Nacional de Cultura do Ministério do Turismo, e a superintendência de Turismo da secretara municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ilhéus (Secult). A capacitação, em Educação Patrimonial e o papel dos Museus locais como instrumentos importantes para difusão cultural e apoio aos turistas, terá o primeiro encontro presencial no dia 10 de maio e conclusão no dia 21 de junho. O regulamento do curso pode ser acessado no link https://bit.ly/3tk3kHT e as inscrições podem ser feitas no endereço https://forms.gle/obyCkXy4FSAWX6TB7 ou, presencialmente, na Secult e no Museu da Capitania de Ilhéus.
Além da capacitação, serão promovidos debates sobre a área de atuação dos guias e o turismo na cidade de Ilhéus; a inclusão de uma perspectiva patrimonial e histórica nos guiamentos; e o papel dos guias como agentes de salvaguarda do patrimônio e difusão cultural. :: LEIA MAIS »
CORPO DE BOMBEIROS DE ILHÉUS PROMOVE PASSEI VIRTUAL “QUARENTENA SOLIDÁRIA”

A 5ºGBM de Ilhéus, está promovendo um passeio virtual ” Quarentena Solidária”, com o objetivo de
fomentar a prática de atividade física e solidariedade, em que o praticante deve percorrer uma determinada distância e apresentar um meio de comprovação, que podem ser realizado por qualquer aplicativo que marque geolocalização e distância percorrida (STRAVA; ADIDAS; NIKE; POLAR; GARMIN; etc.).
As inscrições serão realizadas a partir do dia 01/05/21 (sábado), na sede do 5ºGBM, onde será escolhida a modalidade Caminhada, Ciclismo ou Corrida.
As modalidades serão:
1. Caminhada mínimo 4km
2. Corrida mínimo 6km
3. Ciclismo mínimo 10km
O participante levar 2kg de alimentos não-perecíveis (preferencialmente: Café, Óleo de Soja e Açúcar) e a partir desse instante, percorrer a distância relacionada com a modalidade esportiva selecionada, até a data do sorteio. Ao entregar os alimentos será dado ao participante uma numeração referente ao sorteio, que será realizado no dia 01/06/21 (terça-feira), virtualmente, pelo instagram oficial do 5ºGBM.
A partir da data de entrega do alimento e efetuação da inscrição, até o dia 15/06/21, o sorteado deverá apresentar o percurso realizado por meio do aplicativo de geolocalização. Não havendo reclamante da premiação, será realizado novo passeio virtual.
Os participantes devem publicar o seu percurso e marcar o perfil 5ºGBM nas redes sociais, com a hashtag #quarentenasolidaria5gbm









