:: ‘Geral’
ABERTO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO PARA SUSTENTABILIDADE DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS

Terá início na próxima segunda-feira (5) o prazo de inscrição das organizações da sociedade civil no processo eleitoral que definirá representantes para o Conselho Estadual para Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT). Serão eleitos integrantes dos segmentos de povos indígenas, de terreiros, comunidades quilombolas, de fundos e fechos de pasto, pescadores e pescadoras, povos ciganos, extrativistas, geraizeiros e marisqueiras.
O colegiado, criado recentemente através de decreto do governador Rui Costa, é vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e também contará com membros do poder público indicados por secretarias e órgãos estaduais. Já funcionando em caráter de comissão, o CESPCT agora amplia e fortalece a sua atuação, cujo objetivo é garantir os direitos dos povos e comunidades no âmbito das questões territoriais, socioambientais, econômicas e culturais, dentre outros aspectos.
As inscrições para o processo eleitoral seguirão abertas até o dia 4 de maio e deverão ser realizadas virtualmente com documentos enviados ao e-mail eleicaocespect@sepromi.ba.gov.br. O calendário completo e os detalhes da eleição estão disponíveis no edital, que pode ser acessado no site da Sepromi (www.sepromi.ba.gov.br). O mandato das organizações civis eleitas, considerando titulares e suplentes, será de quatro anos.
ILHÉUS SE DESTACA POR ATUAÇÃO NO COMBATE À COVID-19 NO SUL DA BAHIA

O Município luta incessantemente para promover uma assistência digna à população.
Na última terça-feira (20), o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Geraldo Magela, acompanhado da equipe do Centro de Atendimento Covid-19, representada por André Cezário e Daniela Navarro, recebeu a visita do prefeito de Almadina, Milton Cerqueira, para dialogar sobre a atuação da região Sul no combate à Covid-19. Na oportunidade, o gestor de Almadina elogiou o atendimento humanizado prestado em Ilhéus. O prefeito Mário Alexandre destacou que o Município luta incessantemente para promover uma assistência digna à população local e das cidades vizinhas.
“O nosso foco é salvar vidas. Agradeço ao amigo e colega prefeito Cerqueira pelo reconhecimento do serviço que vem sendo desenvolvido pela nossa equipe, com dedicação e muito esforço para cuidar da vida de cada paciente assistido. É uma grande satisfação ter o reconhecimento de gestores, que veem o nosso trabalho como sinônimo de zelo e compromisso com a saúde e o bem-estar de cada cidadão”.
Acompanhado da secretária de saúde e de Governo de Almadina, Neuza Fonseca e Alba Gleide, respectivamente; e da família Santos, que foi acometida pelo vírus, Cerqueira reconheceu o trabalho de excelência desempenhado pelos profissionais de saúde. A família, por sua vez, agradeceu o tratamento recebido. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS APLICA 1ª DOSE EM PESSOAS COM 60 ANOS E 2ª DOSE EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE NESTA QUINTA (22)

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) dará continuidade à vacinação da primeira dose contra a Covid-19 para pessoas com 60 anos nesta quinta-feira (22) em Ilhéus. A Sesau informa que é necessário ter 60 anos completos no dia da imunização, em atendimento ao calendário divulgado. O serviço será ofertado nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Cruzada do Bem pelo Bem, a partir das 8h. A vacinação da 2ª dose da vacina Oxford para profissionais da saúde também acontece na quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h, no CMAE.
Para aplicação da 1ª dose em idosos com essa faixa etária é necessária a apresentação do CPF; cartão de vacinação; cartão do SUS e comprovante de residência. As doses serão ofertadas enquanto durar o estoque do dia. À medida que novos lotes forem entregues, um novo cronograma será divulgado.
Os profissionais da saúde que estão dentro do prazo de agendamento para aplicação da 2ª dose da vacina Oxford devem procurar o CMAE. É indispensável a apresentação do CPF e do cartão de vacinação constando a primeira dose. A Sesau reitera a necessidade de completar o esquema vacinal no intervalo recomendado pelo fabricante para garantir a proteção contra a doença.
Serviço :: LEIA MAIS »
PREFEITURA DE ILHÉUS TRANSFERE FERIADO DE SÃO JORGE PARA SÁBADO (24)

O dia de São Jorge, padroeiro diocesano de Ilhéus, será celebrado, excepcionalmente neste ano, em 24 de abril. O feriado foi transferido do dia 23 para 24, conforme decisão publicada em decreto municipal. A medida visa conter o avanço de casos de Covid-19 na cidade e evitar aglomerações, visto que nesta quarta-feira (21) foi feriado nacional, em comemoração ao Dia de Tiradentes.
Sendo assim, na sexta-feira (23), o expediente nas repartições públicas municipais será mantido em horário normal. Já no feriado de Tiradentes haverá suspensão do expediente administrativo, ressalvadas as atividades e os serviços considerados de natureza essencial.
As missas solenes, por sua vez, serão celebradas na sexta-feira, dia do padroeiro. A Diocese de Ilhéus manteve a comemoração, todavia sem carreata ou procissão, em atendimento às medidas de prevenção à Covid-19.

ANVISA AUTORIZA NOVO ENSAIO CLÍNICO DE VACINA CONTRA COVID-19

Estudo terá 22 mil voluntários, sendo 12,1 mil no Brasil.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje (19) que aprovou, na última sexta-feira (16), um novo ensaio clínico de vacina contra a covid-19.

A vacina candidata terá duas doses com intervalo de 22 dias entre elas. O desenvolvimento clínico está sendo patrocinado pela empresa Sichuan Clover Biopharmaceuticals, sediada na China.
O ensaio clínico aprovado é controlado por placebo, para avaliar a eficácia, imunogenicidade e segurança da vacina, em participantes a partir de 18 anos de idade.
Nesta fase, devem ser incluídos até 22 mil voluntários distribuídos entre países da América Latina, além da África do Sul, Bélgica, China, Espanha, Polônia e Reino Unido.
No Brasil, serão 12,1 mil voluntários, distribuídos nos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.
Análise :: LEIA MAIS »
CASO HENRY: PRESA EM BANGU, MÃE DE HENRY TESTA POSITIVO PARA COVID-19

A mãe de Henry Borel, Monique Medeiros, que está presa e é investigada pela morte do menino, ocorrida no dia 8 de março, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, foi diagnosticada com covid-19 na última segunda-feira (19).
De acordo com a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), após solicitar atendimento médico, Monique foi encaminhada, ao Hospital Penal Hamilton Agostinho, no complexo de Gericinó, em Bangu, zona oeste do Rio.
No local, a mãe de Henry foi diagnosticada com a covid-19 e, inicialmente, seguirá internada para fazer o acompanhamento médico. Ainda não mais há informações sobre o estado de saúde dela.
FAMÍLIA DE ITABUNA PROCURA TAXISTA DESAPARECIDO

A família do taxista Amintas Moura, que trabalha e mora em Itabuna, tenta localizá-lo desde o início da tarde desta segunda-feira (19). As tentativas de chamada por telefone caíram na caixa de mensagens.
Moura atua na praça de táxi próxima ao Itão, no Centro Comercial. Foi visto pelos colegas pela última vez por volta das 11h30 de hoje, quando pegou uma corrida com dois clientes.
O táxi dele é um Siena (placa PKP-5028). Informações sobre o seu paradeiro podem ser enviadas por meio do telefone do Chame Táxi: (73) 3211-0080.
Com informações do Blog Pimenta
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COMEÇAM A RECEBER A 1ª DOSE DA VACINA NA BAHIA

Educadores a partir dos 55 anos estão recebendo imunizante contra a covid-19
Profissionais da Educação a partir dos 55 anos e na ativa começaram a receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus. A iniciativa faz parte da decisão do Governo do Estado para garantir a prioridade da imunização dos educadores e trabalhadores da Educação na Bahia. O cronograma para a aplicação das vacinas é divulgado pelos municípios, de acordo com o recebimento de novas remessas dos imunizantes.
O secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, afirmou que existe o compromisso em priorizar os profissionais do setor. O titular da SEC aponta que sabe da luta do governo estadual para a aquisição das vacinas e para imunizar o povo baiano, e entende que a decisão em priorizar a vacinação dos profissionais das redes estadual, municipais e privada, da Educação Básica e do Ensino Superior, é um passo importante para a volta às aulas presenciais.
“E daremos todo o suporte, (…) em parceria com as secretariais municipais de Educação e Saúde, para que este processo ocorra com o maior êxito possível”, afirmou.
RETOMADA DAS AULAS SEMIPRESENCIAIS NA BAHIA: VEJA CRITÉRIOS, REGRAS E CIDADES AUTORIZADAS

Nesta segunda-feira (19), 19 municípios podem retomar atividades. Nos outros 398 municípios, aulas continuam suspensas até 26 de abril.
O governo da Bahia autorizou a retomada das atividades letivas, de forma semipresencial, para escolas públicas e particulares e 19 cidades. Nos outros 398 municípios, as aulas continuam suspensas até 26 de abril. Veja lista completa das cidades abaixo.
O critério adotado para a autorização foi a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em percentual igual ou menor a 75%, por pelo menos cinco dias consecutivos. A retomada, por enquanto, não é obrigatória.
Em um decreto publicado em edição extra do Diário Oficial, o governo determina que as atividades letivas devem respeitar a ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula. Além disso, profissionais e estudantes têm que atender aos protocolos sanitários. São eles:
- Uso obrigatório de máscaras;
- Distanciamento de ao menos 1,5 metro entre as pessoas;
- Disponibilização de álcool gel a 70% em quantidade compatível à estrutura e número de circulantes na instituição de ensino;
- Higienização, por turno, das áreas de uso frequente, como corredores, maçanetas, bibliotecas, salas de aula e salas administrativas;
Veja quais cidades estão autorizadas:
EM ENTREVISTA À RÁDIO BAHIANA, MOTORISTA QUE DEVOLVEU BOLSA ESQUECIDA EM SEU CARRO COM R$ 2390,00 SE EMOCIONA E DECLARA: EU CREIO MUITO EM DEUS!

Na tarde do último sábado (17), o jovem Marcello Augusto, que trabalha com transporte de lotação, em Ilhéus, encontrou uma quantia de R$ 2.390,00 dentro de uma bolsa no banco traseiro de seu carro após uma corrida.
Decidido a encontrar a dona da quantia, Marcello usou de sua rede social para anunciar o item perdido. Logo após, uma pessoa próxima da família da dona da bolsa visualizou a publicação e passou contato para o motorista, que no gesto honesto, devolveu a bolsa para a mulher.
Em entrevista ao “Programa Na Boca do Povo” da Rádio Bahiana, com os radialistas Adilson Neves e Monique Madureira, na manhã desta segunda-feira (19), o motorista, bastante emocionado, disse que crê em Deus e que não esperava tamanha repercussão. “Graças a Deus que não entrou outras pessoas dentro do carro”, disse.
A dona da quantia, agradeceu o gesto de Marcello Augusto. “Esse rapaz foi de uma honestidade, integridade e caráter, que nos faz acreditar que ainda existem pessoas corretas nesse mundo. Por esse motivo que venho agradecer à Marcelo e que Deus lhe abençoe grandemente. Você é uma pessoa iluminada, um anjo de Deus. Tenho certeza que Deus vai te compensar e lhe abençoar mais e mais”, disse a mulher emocionada.









