:: ‘Geral’
EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, ESPECIALISTAS REVELAM QUE A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE, EM GERAL, ACONTECE NA PRÓPRIA FAMÍLIA

Em Ilhéus, estão sendo acompanhados 94 casos de violência sexual tendo como vítimas crianças e adolescentes. O trabalho de acompanhamento dos casos é feito por especialistas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
O abuso e a violência contra a criança e o adolescente têm, em geral, como principais autores os próprios agentes domésticos – pai biológico, padrasto, tio ou avô. E o espaço físico onde comumente acontece o crime é a casa da família da vítima. “Trata-se de um espaço visto como de total segurança pelo agressor, onde não há nenhum tipo de monitoramento que possa identifica-lo com autor do crime”. A declaração é do o psicólogo e psicanalista, Gustavo Pestana. Atual coordenador de abordagem social da população em situação de rua de Ilhéus, Pestana reitera que a violência é, antes de tudo, uma violação dos direitos humanos que se manifesta sob diversas formas. E destaca pelo menos três delas: física, abuso sexual e psicológico.
Em Ilhéus, estão sendo acompanhados 94 casos de violência sexual tendo como vítimas crianças e adolescentes. O trabalho de acompanhamento dos casos é feito por especialistas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Deste total já foi possível identificar que 21 delas foram vítimas do próprio pai, 16 do padrasto, 24 de amigos da família, 17 parentes e apenas um caso está relacionado à mãe da vítima. As demais ocorrências estão sob análise.
Esta realidade foi apresentada hoje, durante todo o dia, na Câmara de Vereadores de Ilhéus, com a realização da Audiência Pública que abriu a Semana Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente e de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O encontro foi uma iniciativa do vereador Gurita (PSD). O evento reuniu autoridades e especialistas que cobraram, planejaram e fortaleceram políticas públicas e estimularam atitudes de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil no município.
Rede forte
A advogada Ana Luiza Oliveira, que atua no CREAS, destaca que o abuso sexual vem junto com a violência física e psicológica. Mas alerta: apenas uma entidade atuando isoladamente não consegue resolver o problema da criança e do adolescente. “De nada adianta a rede fornecer o serviço se esses órgãos não estiveram conectados”, assegura. Outro aspecto destacado pela advogada é a necessidade de não descredibilizar as narrativas feitas pelas vítimas. “Às vezes a mãe não consegue acreditar que o pai ou padrasto é capaz de cometer tal ato”, revelou. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: SINEBAHIA OFERTA 21 VAGAS DE EMPREGO; CONFIRA

O SineBahia divulgou as vagas de emprego disponíveis para terça-feira (17/05), em Ilhéus.
Os interessados devem enviar e-mail para: sinebahia.ilheus@setre.ba.gov.br. É necessário encaminhar currículo, nome completo, número para contato, RG, CPF e PIS. O assunto da mensagem deve ser a vaga de interesse, por exemplo: ‘Vendedor’.
Imprescindível enviar por e-mail todos os dados necessários.
Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das vagas disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos.
O SAC Ilhéus fica situado na Rua Eustáquio Bastos, no centro da cidade, e funciona de 7h às 15h30, de segunda a sexta-feira.
Vagas exclusivas para Ilhéus até dia (18.05.2021)
OPERADOR DE MOTONIVELADORA
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
Possuir CNH categoria C, D ou E
01 VAGA
OPERADOR DE TRATOR DE ESTEIRA
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
Possuir CNH categoria C, D ou E
01 VAGA
OPERADOR DE ESCAVADEIRA
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
Possuir CNH categoria C, D ou E
01 VAGA :: LEIA MAIS »
MULHER CAI EM BUEIRO APÓS ACIDENTE NA ZONA NORTE DE ILHÉUS

Por volta das 20h45 deste domingo (16), um motociclista de nome não revelado sofreu um acidente no trevo da zona norte de Ilhéus, uma mulher que estava na mesma moto foi arremessada e caiu dentro de um bueiro á margens da rodovia.
Com escoriações pelo corpo, ambos foram encaminhados para o Hospital Regional Costa do Cacau.
ILHÉUS: FILAS QUILOMÉTRICA SÃO REGISTRADAS PARA APLICAÇÃO DA 2ª DOSE DA CORONAVAC NESTA SEGUNDA (17)

Fila de carros para vacinação no Drive-Thru da Avenida Soares Lopes
A manhã dessa segunda-feira (17) em Ilhéus foi marcada por enormes filas nos pontos de vacinação da segunda dose da CoronaVac. No drive-thru localizado na Avenida Soares Lopes, o fila quilométrica estava próximo a ponte Jorge Amado.
Já na zona sul, mas especificamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), as filas começaram na noite do domingo (16). Por volta das 18h30 já tinha pessoas na fila para garantir a segunda dose do imunizante. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: HOMEM PASSA MAL E MORRE EM PONTO DE ÔNIBUS

Na última sexta-feira (14), por volta das 15h30, um idoso não identificação, co a passar mal enquanto no ponto de ônibus, na Praça Coronel Pessoa, centro de Ilhéus.
Populares chegaram a chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas o idoso não resistiu, e faleceu no local.
SAC MÓVEL INICIA OFERTA DE SERVIÇOS POR AGENDAMENTO AMANHÃ (18) EM ILHÉUS

Iniciativa segue de 18 de maio a 17 de junho de 2021.
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Móvel visita Ilhéus nesta terça-feira estará oferecendo serviços do dia 18 de maio a 17 de junho de 2021, ao fundo do Posto SAC Ilhéus, no local dos táxis, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus. Com atendimento 100% agendado, os usuários podem reservar sua solicitação através do aplicativo SAC Digital e no endereço www.sacdigital.ba.gov.br, para evitar aglomerações.
Serviços como Carteira de Identidade; CPF; Antecedentes Criminais e Ouvidoria Geral do Estado serão ofertados com a iniciativa. De acordo com a direção do órgão, a emissão de primeira via desses documentos, é gratuita, e a emissão de segunda ou outras vias, custa R$ 39,39 cada.
A Guarda Civil Municipal (GCM) da Prefeitura de Ilhéus, que apoia a iniciativa com disponibilização de estrutura como toldos e equipe da GCM, dará suporte durante a oferta dos serviços.
Todas as recomendações lançadas pela OMS, Ministério da Saúde, e demais órgãos de saúde, serão respeitadas e exigidas para minimizar a propagação da COVID-19, com observância aos protocolos sanitários como uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social.
O SAC Móvel está a disposição através do telefone (71) 99296-8506.
PREFEITO RECEBE TRATORES PARA FOMENTAR AGRICULTURA FAMILIAR EM ILHÉUS

O prefeito Mário Alexandre e o vice-prefeito Bebeto Galvão receberam as máquinas na sede da Seagri, em Salvador.
Ilhéus foi contemplada com dois tratores agrícolas para melhorar a qualidade do serviço e ampliar a produtividade na zona rural do município. O prefeito Mário Alexandre e o vice-prefeito Bebeto Galvão receberam as máquinas na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri), na sexta-feira (14), em Salvador. Os equipamentos serão destinados à Associação Comunitária Rural dos Pequenos Produtores de Ilhéus (Força Rural) e Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema (ASPAIUB).
“Mais uma conquista para o povo de Ilhéus, fruto do mandato enquanto deputado federal do nosso amigo Bebeto. Junto com o governador Rui, unindo forças, nós adquirimos mais dois tratores para cuidar da agricultura familiar, produzir e mostrar que damos atenção a todos os cidadãos, dos distritos e da sede”, ressaltou Mário Alexandre.
A aquisição visa fomentar e auxiliar o trabalho desenvolvido por pequenos produtores, além de fortalecer a economia rural. “Esse é um compromisso do nosso governo com a agricultura familiar. Nós sabemos que Ilhéus em sua grande extensão rural é formada por pequenas propriedades. Alimentar a atividade agrícola, o escoamento e a comercialização dos produtos têm sido a marca do nosso governo”, explicou Bebeto Galvão. :: LEIA MAIS »
ACIDENTE GRAVE DEIXA PELO MENOS DUAS PESSOAS FERIDAS PRÓXIMO AO TREVO DO IGUAPE

Na noite deste domingo (16) o condutor de uma motocicleta acabou se envolvendo em um acidente no entroncamento da Zona Norte de Ilhéus, local que dá acesso aos bairros do Iguape, São Miguel e São Domingos.
Segundo informações divulgadas por transeuntes, o acidente teria ocorrido por volta das 21h deste domingo (16). O condutor da motocicleta teria perdido o controle do veículo e ido parar no canteiro de retorno. O condutor da motocicleta e a passageira, que teria caído em um bueiro, estavam ainda com vida quando a ambulância da SAMU foi até o local.
As circunstâncias do acidente ainda não foram divulgadas. Ainda não há informações conclusivas sobre o estado de saúde das vítimas.
Por Ilhéus 24h
EDUCAÇÃO: PAIS ENTREGAM ATIVIDADES NAS ESCOLAS EM ILHÉUS

A cada 15 dias os pais entregam as atividades dos alunos respondidas.
As cinquenta e quatro unidades da rede municipal de educação de Ilhéus seguem com a programação não presencial, conforme a proposta pedagógica da secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura de Ilhéus (Seduc).
Nesta semana, os pais dos alunos entregaram as atividades pedagógicas nas unidades escolares, de acordo com o ciclo quinzenal, momento em que recebem um novo roteiro de aprendizagem com novas tarefas para os alunos. O cronograma também é repassado pela Seduc aos pais pelas redes sociais da escola e via grupos de Whats App.
Esse planejamento pedagógico contempla a educação infantil, o ensino fundamental, a educação de jovens e adultos (EJA) e a educação especial.
As atividades compreendem roteiros de aprendizagens, livros didáticos, atividade permanente de leitura, livros de literatura infanto juvenil e atividades impressas como materiais de apoio aos estudos.
GOVERNADOR DEMONTRA PREOCUPAÇÃO COM TAXAS DA COVID- E DESCARTA REALIZAÇÃO DO SÃO JOÃO

Nesta quinta-feira (13), o governador Rui Costa disse que “não há nenhuma hipótese de acontecer nem o São João nem o São Pedro no estado da Bahia” este ano. Ele falou sobre a preocupação com os índices de contaminação da covid-19 no estado e informou que houve um aumento do número de pessoas procurando os gripários e as UPAs nos últimos dias.
O governador pediu que a população continue tomando cuidado e reafirmou que aposta na realização do carnaval em 2022 porque seguirá trabalhando pela vacina.









