WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

SENADO APROVA LEI DE INCENTIVO AO PRIMEIRO EMPREGO

Projeto prevê redução de tributos no primeiro ano de contratação.

O Senado aprovou hoje (25) um projeto de lei (PL) que incentiva as empresas na contratação de jovens de 16 a 29 anos sem experiência no mercado de trabalho. O projeto prevê, a título de incentivo às empresas, a redução do INSS patronal de 20% para até 1%, e da alíquota do FGTS de 8% para 1% no primeiro ano de contratação. O projeto segue para a Câmara.

Para o autor do projeto, senador Irajá (PSD-TO), a regra vem tratar os desiguais de forma diferente. “[Esses jovens] não possuem experiência profissional e exatamente por essa razão que as oportunidades minguam. E o papel do estado brasileiro é conduzir os desiguais a um tratamento especial que estimule o mercado de trabalho a dar oportunidade para esses jovens”, disse Irajá. “A empresa tem como contrapartida nesse primeiro ano de emprego capacitar e qualificar o jovem e isso requer investimento, é importante que isso fique claro. É apenas um ano em que o jovem poderá ser contemplado por uma série de esforços de empresas, do governo e dele próprio”.

A ideia do projeto é submeter os jovens e as empresas a um contrato mais simplificado, menos oneroso para a empresa, e que garanta uma remuneração ao jovem e, uma experiência de trabalho. Os jovens contemplados pelo projeto devem estar matriculados em cursos superior ou profissionalizante.

Mas o relator, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) incluiu no projeto as pessoas que não estão nem trabalhando, nem estudando, a chamada “geração nem-nem”. “Trata-se de grupo que deve estar na base de toda atuação do Poder público, dadas suas características difíceis e do desamparo social que o acompanham”, disse o relator.

Os contratos previstos no projeto só poderão ser firmados em até 5 anos após a publicação da lei, caso seja aprovada também na Câmara. O projeto, que se chamava “Lei do Primeiro Emprego” mudou de nome. Agora, se chama “Lei Bruno Covas”, em homenagem ao prefeito de São Paulo, falecido em 16 de maio vítima de câncer.

 

INDÚSTRIA BAIANA REGISTRA SALDO DE 16 MIL EMPREGOS EM TRÊS MESES

A indústria baiana apresentou, no primeiro trimestre deste ano, saldo positivo de 16,4 mil novos postos de trabalho formais. Em março, o segmento gerou cerca de 4,2 mil empregos, que foram puxados pelos setores de produtos derivados do petróleo e de Bicombustíveis, além dos produtos de metal.

“Nos últimos 12 meses, os números também foram positivos. O informe executivo apresenta que o segmento gerou mais de 18 mil empregos, mesmo diante da crise causada pela Covid-19, que completou um ano em março. Apesar disso, desde o início da pandemia, uma das prioridades do Governo da Bahia tem sido a preservação dos empregos e da renda das famílias baianas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal. :: LEIA MAIS »

SEBRAE-BA ABRE PROCESSO SELETIVO PARA ANALISTA; SALÁRIO PODE CHEGAR A R$ 7,2 MIL

As inscrições podem ser feitas até 13 de junho, no site http://bit.ly/selecaosebrae2021.

O Sebrae Bahia abriu processo seletivo para contratação de  Analista I e II. Além de contratação para vagas abertas, a seleção formará cadastro de reserva para analistas.

As inscrições podem ser feitas até 13 de junho, no site http://bit.ly/selecaosebrae2021. As provas serão aplicadas pela Fundação Cefet Bahia.

As vagas são para as áreas de Compras e Licitação; Administrativo e Financeiro; Gestão de Projetos/Atividades; Atendimento e Orientação Empresarial; e Tecnologia da Informação e Comunicação – Sistemas e Infraestrutura de TI.

O edital completo pode ser acessado também no site. Os salários variam de R$ 4.532,72 a R$ R$ 7.234,57 e incluem benefícios. O processo seletivo terá três etapas (prova de conhecimentos, prova de títulos e entrevista individual), cada uma delas com caráter eliminatório.

PSICÓLOGO É VÍTIMA DE GOLPE E PERDE R$ 18 MIL EM ILHÉUS

 

Em Ilhéus, o psicólogo Ernesto Rego afirma ter sido vítima de R$ 18.000, após ter se comprometido a patrocinar um campeonato de Futvolei  na cidade. Na carta aberta divulgada nas redes sociais, Ernesto relata que o prejuízo sofrido teve a participação de um dos praticantes do esporte, cuja identidade não foi revelada na carta.

Ao fim, após informar que já tomou as medidas judiciais cabíveis, ele se propõe a fazer “do limão uma limonada”, se comprometendo a reinvestir o valor no prejuízo no desenvolvimento do esporte em Ilhéus e, caso não consiga reaver o valor o, se compromete a organizar o “melhor campeonato de futevôlei da Bahia”, com data e lugar já definidos.

Confira aqui a carta completa

Com informações do O Tabuleiro

“O GLAUCOMA É UMA DAS MAIORES CAUSAS DE CEGUEIRA IRREVERSÍVEL NO MUNDO”, AFIRMA A OFTALMOLOGISTA FLAVIANE ESPÍRITO SANTO

Entrevista hoje (24), com o apresentador Adilson Neves, a oftalmologista Flaviane Espírito Santo, com a participação de Sônia Jordão, proprietária da BigÓtica Ilhéus.

 

Na próxima quarta-feira (26) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, e o “Programa na Boca do Povo”, da  Rádio Bahia de Ilhéus am 1310, trouxe na edição de hoje (24), a médica oftalmologista Dra. Flaviane Espírito Santo, com o intuito de conscientizar e alertar sobre a doença que pode levar à cegueira total.

“O Glaucoma é geralmente causado pela pressão ocular elevada, a pressão de dentro do olho. Essa pressão do olho alta vai danificando o nervo ótico, que  em sua grande maioria não apresenta sintomas em seu tipo mais comum. Então, quando os sintomas aparecem, a doença já está em fase avançada”, disse a médica que salientou que hoje, o glaucoma é uma das maiores causas de cegueira irreversível no mundo.

Segundo a Dra. Flaviane, as consultas frequentes com um oftalmologista são necessárias para um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, que podem resultar na melhora significativa da doença que possui três tipos.

O glaucoma primário de ângulo aberto, o mais comum nas pessoas, não apresenta sintomas geralmente. O glaucoma de ângulo fechado é um tipo diferente, que ocasiona pressão alta e outros sintomas como: olhos muito vermelhos e dores no olho e na cabeça. E o congênito, sendo hereditário, é detectado nos primeiros dias de vida dos bebês e é tratado através de uma cirurgia para evitar uma cegueira futura.

Questionada sobre os tratamentos, a oftalmologista Flaviane explicou que o tratamento para o glaucoma é individual, ou seja, varia de acordo com cada caso. “O tratamento mais utilizado é com colírios, mas nem todo colírio serve para qualquer pessoa, então em alguns casos são associados dois tipos de tratamento”, disse.

Além do uso dos colírios, existe também, em último caso, a indicação de intervenção cirúrgica para baixar a pressão ocular.

Confira aqui a entrevista completa

COM 70% DOS PULMÃO COMPROMETIDO, SECRETÁRIO DE CULTURA DE ILHÉUS É TRANFERIDO PARA HOSPITAL DE GOIÂNIA

Secretário de Cultura e Turismo, Fábio Júnior.

O secretário de Cultura e Turismo do governo Mário Alexandre, Fábio Júnior, está internado no Hospital Anis Rassi, em Goiânia. Diagnosticado com covid-19, ele está respirando com ajuda de aparelhos e tem 70% do pulmão comprometido.

Segundo informações, o secretário deu entrada no Hospital Regional Costa do Cacau na sexta-feira (21) com dor de cabeça, falta de ar e dores intensas pelo corpo, mas devido o agravamento no estado de saúde, fretou uma UTI aérea para Goiânia, sua terra natal.

 

ILHÉUS: PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO SERÁ CONCLUÍDO NESTE SEMESTRE

O estudo contemplará o projeto dos 20% que faltam para integralizar os 100% da cobertura do saneamento básico de Ilhéus, incluída a projeção de crescimento da cidade.

Em continuidade com a agenda executiva na cidade de Salvador, o prefeito Mário Alexandre teve garantido por Leonardo Góes, titular da secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) do Governo do Estado, de que o Plano Municipal de Saneamento Básico será concluído ainda neste primeiro semestre de 2021, em reunião na manhã de hoje, 21. O estudo contemplará o projeto dos 20% que faltam para integralizar os 100% da cobertura do saneamento básico de Ilhéus, incluída a projeção de crescimento da cidade.

Com a operacionalização da primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto de Ilhéus, a cidade saltou de 40% para 60% de cobertura do saneamento. Com a segunda etapa da ETE, a cobertura saltará para 80%.

“Mais saneamento básico, é mais saúde pública para a população. A saúde começa desde os hábitos mais básicos de higiene e com uma política pública que privilegia os serviços de saneamento. São obras que não dão nas vistas da população, porque estão embaixo da terra, mas que refletem em qualidade de vida e saúde para o nosso povo. Isso nós temos feito em parceria com o Governo do Estado. Enquanto alguns criticam, nós trabalhamos em parceria com o governo baiano”, declarou o prefeito Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »

REATIVAÇÃO DO TIRO-DE-GUERRA EM ILHÉUS É DEFENDIDA PELO PRESIDENTE DA CÂMARA

A reativação do Tiro-de-Guerra na 18ª Circunscrição do Serviço Militar, com sede em Ilhéus, está sendo reivindicada pelo presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD). O Tiro-de-Guerra é uma pequena unidade militar do Exército Brasileiro encarregada de formar atiradores e cabos da segunda categoria da reserva. A organização de um TG ocorre em acordo firmado com os municípios e o Comando da Região Militar.

Há anos o serviço foi desativado em Ilhéus, deixando de convocar centenas de jovens para receber instrução militar, conciliando a atividade militar com o trabalho e o estudo. No Tiro-de-Guerra, o atirador permanece por um período de 6 a 10 meses participando de atividades específicas das Forças Armadas. Ao término do período, o jovem é licenciado das fileiras do Exército, mas leva consigo experiências de estímulos e aprendizados sobre disciplina e respeito.

“Neste momento social conturbado, a reativação do TG pode ser importante para a formação dos nossos jovens, especialmente os que dispõem de poucas oportunidades para se tornar um cidadão protagonista de sua geração e especialmente da sua comunidade”, destaca Moraes. O Tiro-de-Guerra sempre foi uma das principais vertentes do trabalho realizado pela 18ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM) – com sede em Ilhéus – que completou, no último dia 20, 75 anos de serviços prestados à região. :: LEIA MAIS »

VACINAS DA PFIZER E ASTRAZENECA SÃO EFETIVAS CONTRA VARIANTE INDIANA

Estudo da agência de saúde pública do Reino Unido apontou que os dois imunizantes oferecem alta proteção contra casos sintomáticos da mutação indiana do coronavírus, duas semanas após a segunda dose.

As vacinas contra a covid-19 desenvolvidas pela Pfizer e pela AstraZeneca são altamente efetivas contra a variante indiana do coronavírus, segundo um estudo divulgado pela agência de saúde pública do Reino Unido, Public Health England (PHE), na noite de sábado (22/05).

A pesquisa, realizada entre 5 de abril e 16 de maio, apontou que os dois imunizantes, ambos em uso nas campanhas de vacinação do Brasil e do Reino Unido, se mostraram quase tão eficazes contra a cepa indiana quanto contra a variante britânica após a segunda dose.

A fórmula da Pfizer, desenvolvida em parceria com a alemã Biontech, apresentou efetividade de 88% contra a doença sintomática causada pela mutação indiana duas semanas após a segunda dose – contra a variante britânica, a efetividade foi de 93% no mesmo estudo.

Já o imunizante da AstraZeneca, desenvolvido com a Universidade de Oxford, se mostrou 60% efetiva contra a variante indiana – ante 66% contra a cepa britânica – também duas semanas após a aplicação da segunda dose da vacina.

Além disso, ambos os imunizantes apontaram efetividade de 33% contra a doença sintomática causada pela variante indiana já três semanas após a primeira dose, em comparação com 50% de efetividade contra a cepa britânica no mesmo período. :: LEIA MAIS »

MÃE E FILHA PROCURAM POR PARENTES QUE NÃO VEEM HÁ MAIS DE 50 ANOS EM ILHÉUS

Edna Maria Moreira, foi levada ainda criança (tinha cinco ou sete anos na época) pela sua madrinha, a senhora Judete, de Ilhéus para o Rio de Janeiro. Edna hoje tem 65 anos e nunca mais retornou à Bahia. Seu maior sonho é encontrar e conhecer seus parentes que ficaram na cidade.

Como era muito nova, Edna não se lembra de muita coisa, e quem procura por parentes ou qualquer informação sobre a sua família, é a sua filha Sheyla Moreira.

O pouco que ela sabe é que tinha irmãos, dos quais não se lembra os nomes, ela também acha que ela era a mais velha dos filhos.

O nome dos pais ela sabe, pois carrega registrados em sua certidão de nascimento. Seu pai é Valdemar Moreira e sua mãe Teresa Lopes Moreira.

Segundo Sheyla, sua mãe tem muitos problemas de saúde, mas nunca perdeu as esperanças em achar seus familiares. “A única coisa que ela lembra é que minha avó plantava e ia pra feira vender. E que ela era branca e meu avô negro.”

As duas moram no interior do Rio de Janeiro, em Araruama, cidade que fica à 124km da capital Fluminense. Elas pedem para quem tiver qualquer informação sobre a família, que entre em contato com a nossa redação.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia