WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

CÂMARA DE ILHÉUS CONSTITUI A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS POVOS TRADICIONAIS, INDÍGENAS E DE MATRIZES AFRICANAS

Durante a Sessão Especial Indígena, momento histórico para a Câmara Municipal de Ilhéus, o presidente da casa, Jerbson Moraes, constituiu a Frente em Defesa dos Povos Tradicionais, Indígenas e de Matrizes Africanas. O ato atendeu o requerimento, número 131, nos termos da Constituição Federal, encaminhado pelos vereadores Cláudio Magalhães, Enilda Mendonça e Carlos Augusto Cardoso da Silva (Augustão).

Jerbson Moraes informou que aguardou a sessão especial para constituir a frente parlamentar. “A mesa diretora da Câmara Municipal de Ilhéus, nesse momento aqui, ato número 006 de 29 de abril de 2021, no uso das suas atribuições e com os poderes que eles são conferidos no inciso 16 do artigo 29 do regimento interno e no artigo nono da resolução nº 921 de 3 de maio de 2021 que trata do funcionamento das frentes parlamentares suprapartidárias, resolve: artigo primeiro – fica registrada a frente parlamentar mista em defesa dos direitos dos povos tradicionais, indígenas e de matrizes africanas; artigo segundo – a frente parlamentar mista em defesa dos direitos dos povos tradicionais indígenas e de matrizes africanas, fica assim constituída”, legitimou. :: LEIA MAIS »

BAHIA: PESSOAS COM DOENÇAS CRÔNICAS JÁ PODEM SER VACINADAS NA BAHIA

Neste sábado (1º), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) autorizou a inclusão de pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente nos grupos a serem vacinados contra a Covid-19. Em sintonia com o Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, a imunização será escalonada, por faixa etária.

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a decisão será publicada no Diário Oficial da próxima terça-feira (4), mas já vale para todo o estado neste domingo (2). “Esses grupos representam mais de 1,7 milhão de baianos e, no Brasil, 28 milhões de pessoas. Diante desse quantitativo expressivo, se faz necessário escalonar, por faixa etária, a imunização desse público”, afirma o secretário.

Na primeira fase, a vacinação ocorrerá em pessoas com doenças crônicas de 59 a 55 anos e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 59 a 55 anos. Também está autorizada a imunização das gestantes e puérperas que comprovem a existência de comorbidades, independentemente da idade, ressalvada a indicação clínica dos fabricantes dos imunobiológicos, que são para maiores de 18 anos.

CARLOS FREITAS É DENUNCIADO MAIS UMA VEZ POR AMEAÇAR OUTRA EX COMPANHEIRA

Carlos Samuel Freitas Costa Filho agrediu com 11 socos ex-companheira

Após uma jovem de 24 anos desistir de dar prosseguimento à denúncia contra Carlos Samuel Freitas Costa Filho, que já responde a uma ação penal ao ser flagrado desferindo 11 socos na ex-namorada, em Ilhéus, o Ministério Público do Estado da Bahia concluiu que a mulher foi coagida a interromper o procedimento.

Desde forma, o promotor de Justiça José Botelho Almeida Neto ofereceu, em 16 de abril, denúncia contra Carlos Samuel, que foi aceita uma semana depois, pela juíza Emanuelle Vitae Leite Armede, da 1ª Vara Criminal de Ilhéus, que deu dez dias para o denunciado apresentar defesa por escrito nos autos do processo.

O caso da desistência foi contado no ano passado, quando a jovem, 16 de outubro, ao prestar depoimento, comunicou que havia desistido de dar prosseguimento às denúncias, ainda na fase de inquérito.

De acordo com ocorrência lavrada em 19 de março na DEAM de Ilhéus, Carlos Samuel e a suposta vítima tiveram um relacionamento de quatro meses durante o ano de 2019, mas, após o término, o réu voltou a procurar a ex por meio de mensagens de Whatsapp e, segundo o MP-BA, a teria ameaçado fisicamente de agressão. :: LEIA MAIS »

DEFESA CIVIL DE ILHÉUS ALERTA PARA GRANDE VOLUME DE CHUVAS

Previsão é de chover 43 mm até domingo.

A Defesa Civil da Prefeitura de Ilhéus, vinculada à secretaria de Infraestrutura, alerta para a grande possibilidade de um alto volume de chuvas entre hoje, 30, e terça-feira, 4 de maio.

De acordo com informações do setor, a previsão do índice pluviométrico é que até domingo chova 43 milímetros. “Pode ser que aconteça a mesma quantidade de chuva que caiu na semana passada”, destacou o titular da Seinfra, Átila Dócio, que informou que será publicado ainda hoje um decreto de situação de emergência.

DIRETOR REGIONAL DA CLARO FALA SOBRE NOVO SERVIÇO DE INTENERT OFERTADO PELA EMPRESA EM ENTREVISTA A RÁDIO BAHIANA DE ILHÉUS

Marco Aurélio, Diretor Regional da CLARO, junto aos apresentadores Jerbson Moraes e Anna Karenina

Na edição do programa “Falando Direito” da Rádio Bahiana de Ilhéus, dessa sexta-feira (30), comandado pelo vereador e advogado Jerbson Moraes, e pela jornalista e advogada Anna Karenina, foi entrevistado o Diretor Regional da CLARO, Marco Aurélio. Na oportunidade, o diretor falou sobre a expansão da empresa na região, que trouxe mais conectividade e velocidade de internet após a implantação da modalidade fibra ótica.

A empresa Claro de telefonia oferece agora em Ilhéus, seu novo projeto de internet’ a CLARO FIBRA, que promove pacotes de internet a todo território ilheense, com a tecnologia da fibra ótica.

“Estamos presentes nos 417 municípios da Bahia, com telefonia móvel, e agora nesse processo de expansão da fibra para diversas cidades da Bahia, começamos aqui por Ilhéus, na próxima semana Itabuna e na sequências as cidades de Feira de Santana, Alagoinhas, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Eunápolis, e varias outros municípios que fazem parte do nosso plano de expansão” explicou o Diretor Regional (Bahia e Sergipe).

O serviço de fibra ótica oferecida pela empresa, ofertará planos de 120, 240 e 500 megas de internet. ” Nossa oferta para Ilhéus e Itabuna é diferente para outras localidades, exatamente para tornar o serviço mais acessível, com planos a partir de R$ 79,00 reais”, disse Marco. :: LEIA MAIS »

DIRETOR REGIONAL DA CLARO É O ENTREVISTADO DO PROGRAMA FALANDO DIREITO DESSA SEXTA (30)

Na edição do programa “Falando Direito” da Rádio Bahiana de Ilhéus, dessa sexta-feira (30), comandado pelo vereador e advogado Jerbson Moraes, e pela jornalista e advogada Anna Karenina, o entrevistado será Diretor Regional da CLARO, Marco Aurélio.

A pauta será sobre a expansão da empresa na região, que trouxe mais conectividade e velocidade de internet, após a implantação do serviço de internet de fibra ótica.  Com essa nova modalidade, serão ofertadas pacotes de 120, 240 e 500 megas de internet.

Além da internet, a empresa introduzira ainda em 2021, o projeto Fala Bahia 1 e 2, com telefonia móvel de de tecnologia 3G para alguns distritos da cidade.

A entrevista é a partir das 12horas, e poderá sem acompanhada através do Facebook e YouTube  da Rádio Bahiana de Ilhéus.

ITABUNA: BARES, RESTAURANTES,CINEMA, BEBIDA ALCOÓLICA E SOM AO VIVO ESTÃO LIBERADOS ATÉ ÁS 22 HORAS

A Prefeitura de Itabuna cedeu à pressão de donos de bares e restaurantes e liberou a abertura destes estabelecimentos até as 22h, com venda de bebidas alcoólicas e som ambiente ao vivo. O município também liberou a reabertura das salas de cinema do Shopping Jequitibá. A decisão foi tomada em reunião nesta quinta (29) da qual nenhum representante da área de Saúde do município participou.

Negociaram com os donos de bares e restaurantes os secretários Ricardo Xavier (Indústria, Comércio, Emprego e Renda), Josué Brandão Junior (Governo) e Almir Melo Jr (Infraestrutura e Urbanismo), encarregados de receber a comissão de representantes do segmento econômico pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). Os empresários fizeram protesto saindo do Jardim do Ó até o Centro Administrativo Firmino Alves, sede da Prefeitura.

:: LEIA MAIS »

EM SESSÃO HISTÓRICA, REPRESENTAÇÃO TUPINAMBÁ PRESIDE CÂMARA DE ILHÉUS PARA DESTACAR O “MÊS ABRIL INDÍGENA”

A história, as lutas, conquistas e desafios dos povos indígenas do sul da Bahia foram tema de debate na sessão especial realizada hoje pela Câmara de Ilhéus. Um dos momentos mais simbólicos da audiência foi quando a sessão passou a ser presidida, pela primeira vez na história, por uma representação indígena, o vereador Cláudio Magalhães (PCdoB).

A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD) que destacou a importância da representação indígena na composição do Poder Legislativo de Ilhéus, através do mandato do vereador Cláudio Magalhães (PCdoB). “É um mandato que ajudará bastante o povo Tupinambá a mostrar sua forma de viver e valorizar esta sua história”, afirmou. Jerbson fez questão de destacar ainda a contribuição efetiva que os índios do sul da Bahia deram para a chegada de outros povos ao Brasil.

Durante a sessão, Jerbson Moares autorizou e oficializou a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Tradicionais Indígenas e de Matriz Africana, requerimento que já tramitada na Câmara, de autoria dos vereadores que compõem a bancada da minoria da Casa – Augusto Cardoso e Enilda Mendonça, do PT, e o próprio Cláudio Magalhães, que vai coordenar a frente.

Resistência :: LEIA MAIS »

BAHIA: OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS CONTRA SONEGAÇÃO

Operação contra empresas do setor supermercadista é deflagrada em Irecê — Foto: Natália Verena/Polícia Civil

Uma operação conjunta da Polícia Civil, Ministério Público Estadual (MP-BA) e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) cumpriu, na manhã desta quinta-feira (29), mandados de prisão e busca e apreensão contra empresas do setor supermercadista de Irecê, norte da Bahia, suspeito de sonegação de R$ 12 milhões.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a Operação Marca-Passo visa coletar provas para instruir investigação que apura a prática de sonegação fiscal. Ainda de acordo com a SSP-BA, os investigados criaram empresas em nome de “laranjas”, com o intuito de reduzir ou suprimir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido.

“As empresas envolvidas vinham sendo monitoradas pelos órgãos fazendários desde o ano de 2017, sendo que, desde então, foram remetidas três notícias-crime relativas ao grupo”, informou o diretor do Draco, delegado José Alves Bezerra Júnior.

:: LEIA MAIS »

HILQUIAS DEIXA PRESIDÊNCIA DO JUVENTUDE DEMOCRATAS DE ILHÉUS

Hilquias Pereira, então presidente da Juventude Democratas em Ilhéus, divulgou carta aberta, entregando o cargo e faz críticas à condução política da cidade.

Veja abaixo a carta na íntegra:

Sou Hilquias Pereira, jovem atuante, batalhador e um sonhador , estive durante anos da minha vida envolvido direta e indiretamente com política , onde passei a compreender esse fenômeno como um instrumento que deve ser utilizado a favor dos menos favorecidos e não da classe dominante. Motivado por esses ideais, guiado por meus sonhos de oportunidades e de crescimento social e pessoal , aceitei nas últimas eleições o convite para ocupar o cargo de Presidente da Juventude Democratas de Ilhéus, através do então pré candidato e coordenador da sigla no município, Valderico Júnior , aceitei a proposta imaginando que teríamos um partido aberto as discussões , ao diálogo e a execução da “ nova política “ de fato , pensei que levantaria a bandeira da ética , da possibilidade de um novo modelo de gestão que fosse capaz de transformar e pelas boas práticas políticas , mais infelizmente , todo esse sonho não passou de um sonho .
O resultado das eleições de 2020, nos impôs a duras penas, ter um olhar diferenciado acerca da realidade da conjectura política local e talvez , posso afirmar por razões óbvias que os Ilheenses, tenham feito a melhor escolha, e seguido o melhor caminho , com isso um pensamento de Santo Agostinho: “mesmo que já tenha feito uma caminhada sempre haverá mais um caminho a percorrer “ .
Nesse sentido , entrego o cargo de Presidente do Juventude Democratas de Ilhéus , em carta aberta , por não ser envolvido nas decisões , por não ter o direito sequer de envolvimento nas discussões internas referente a condução da sigla da cidade . Para nós militantes , que estávamos nas ruas, praças , altos , distritos e povoados para vermos uma Ilhéus pujante , esse sonho ficou preso na evidência da falta de compromisso com o grupo , na falta de habilidade política . O fracasso nas urnas , representa para mim , o triste momento pelo qual passa e passará o Partido Democratas (DEM) em ilhéus , autoritarismos, decisões isoladas e falta de diálogo além falta de um líder para condução do projeto político DEM Ilhéus , foram os motivos relevantes para minha decisão de sair do partido e da presidência da juventude Democratas.
Agradeço a juventude pelo trabalho de garra e esforço que realizamos , agradeço os momentos vivenciados , as caminhadas, as buscas para atingir um sonho que não passará disso ! Finalizo com o pensamento de Franco Montoro que diz : “ mais grave que a miséria dos famintos é a inconsciência dos fartos “ .

Hilquias Pereira
Militante Político .



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia