WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

COVID-: DOENÇAS NEUROLÓGICAS CRÔNICAS SÃO INCLUÍDAS NA VACINAÇÃO

Lista de enfermidades com prioridade na imunização foi atualizada hoje

As doenças neurológicas crônicas foram incluídas no grupo prioritário de pessoas com comorbidades entre os segmentos passíveis de imunização dentro do plano de operacionalização da campanha de vacinação contra a covid-19. O Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da vacinação foi atualizado hoje (20).

Entre as condições neurológicas crônicas estão doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular) e doenças neurológicas crônicas que impactem a função respiratória.

Também fazem parte desse grupo doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral e esclerose múltipla ou condições similares.

As pessoas com comorbidades já começaram a ser vacinadas. Elas entraram na ordem de prioridade após idosos em instituições de longa permanência, profissionais de saúde, idosos e parte dos trabalhadores de forças de segurança. :: LEIA MAIS »

EDUCAÇÃO: “CASINHAS DAS INFÂNCIAS” É TEMA DA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR

Seduc participará do evento.

A Semana Mundial do Brincar (SMB), da Aliança pela Infância, traz o tema “Casinhas das Infâncias” para evidenciar o brincar de casinhas, eixo das abordagens pedagógicas entre os dias 22 a 29 de maio. A secretaria municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) da Prefeitura de Ilhéus participará do evento com as equipes da educação infantil e anos iniciais, sob as coordenações pedagógicas de Valquíria Góes e Viviane Castro. A proposta desta edição é o brincar de casinha, a casa e as tradições de brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração.

De acordo com a titular da Seduc, Eliane Oliveira, trata-se de uma campanha para sensibilizar as pessoas do quanto o brincar é importante para a criança, que tem o direito a ter uma infância e de brincar, mesmo na pandemia, o que deve ser respeitado por todos.

O Desafio das Famílias vai envolver os pais e familiares em diversas atividades a serem realizadas em casa. O que se busca é despertar o olhar amoroso dos adultos para um brincar que produz o sentido de acolhimento e proteção.

Com contribuição à iniciativa, a Seduc vai realizar uma live no YouTube para tratar sobre a importância do cuidado e da convivência, na próxima quarta-feira, 26, às 16h.

No dia Mundial do Brincar, 28 de maio, a exposição “Casinhas na Escola” será a atividade especial com a exibição dos objetos construídos pelas crianças e trazidos às escolas, com a construção coletiva de um memorial.

PRESIDENTE DA CÂMARA PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DE TORRE DE TREINAMENTO PARA SALVAMENTO EM ALTURA, DO CORPO DE BOMBEIROS

O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador Jerbson Moraes (PSD).

O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador Jerbson Moraes (PSD), participou hoje (20) da solenidade de inauguração da Torre de Treinamento para Salvamento em Altura construída recentemente no 5º Grupamento de Bombeiros Militares, com sede em Ilhéus.

O evento contou com a presença do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Cel BM Adson Marchesini; do Comandante do Interior da Bahia, Cel BM Miguel Filho, Coronel do Exército Júlio Renó e o Capitão-de- Corveta da Marinha e Comandante da Capitania dos Portos de Ilhéus, Giovani Andrade.

A estrutura é a simulação de um prédio, com escadas, janelas, sacadas, sistema de hidrante tudo pensado para simular o cotidiano de um prédio convencional. “Este tipo de equipamento melhora a qualidade de atuação do Corpo de Bombeiros e amplia a capacidade técnica de enfrentamento a incêndios em prédios de toda a cidade”, elogia Moraes.

NOTA DE REPÚDIO O ATO RACISTA SOFRIDO PELA SERVIDORA DA PREFEITURA DE ILHÉUS

O prefeito Mário Alexandre destacou que ações racistas devem ser repudiadas e combatidas por todas as pessoas.

A Prefeitura de Ilhéus vem a público repudiar veementemente o ato racista praticado contra a servidora Thaís Carvalho Silva Santos, na segunda-feira (17), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Savoia. A voluntária auxilia na estratégia de imunização do município. Durante a prestação do serviço, ela se dirigiu a um idoso para aplicar a dose do imunizante contra a Covid-19, mas foi surpreendida pela recusa do homem, que afirmou com todas as letras que não seria vacinado por uma pessoa negra.

O idoso, que é cadeirante, estava dentro de um veículo. Thaís informou que poderia ministrar a dose, para evitar que ele se deslocasse até um ponto de drive-thru, ainda assim ele manteve a postura abominável. Após o episódio, Thaís tentou manter contato mais uma vez com o autor da injúria, contudo ele se afastou e “virou a face”. “Eu não acreditei nas coisas que ouvi. Ele se recusou a ser vacinado por mim, porque sou negra. Isso tirou o meu chão, eu fiquei em estado de choque”, disse.

O prefeito Mário Alexandre destacou que ações racistas devem ser repudiadas e combatidas por todas as pessoas.

“Deixo minha solidariedade à Thaís. Atitudes como essa são inaceitáveis, em um país cuja maioria da população é autodeclarada negra. Infelizmente, ainda nos deparamos com comportamentos mesquinhos, que humilham as pessoas. Mas não vamos parar de lutar por uma sociedade justa e igualitária, combatendo qualquer tipo de violência e crimes de ódio e discriminação”.

Incumbe no momento aos órgãos competentes as demais providências legais. A Administração Municipal continuará empenhada para combater a discriminação, a intolerância e o preconceito racial em todas as esferas sociais.

Racismo é crime!

POLÍCIA CIVIL LIBERA MAIS UM LOTE DE ISENÇÃO DA TAXA DA CNH; CONFIRA LISTA

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC) comunica que a Polícia Civil liberou mais um lote aos policiais civis que serão beneficiados com a isenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os policiais contemplados terão até 60 dias para proceder a renovação. Caso o prazo da gratuidade expire, será necessário solicitar o benefício novamente ao setor de habilitação do DEPAF da Polícia Civil.

Caso o prazo de renovação do beneficiado expire ou haja algum policial civil que queira reivindicar a gratuidade, é necessário que o servidor envie seu nome, matrícula, cargo e cópia da CNH escaneados para o e-mail dpaf.transportes@pcivil.ba.org.br.
Em caso de dúvidas, basta ligar para o número 3116-6454 ou 3116-6455.

Clique aqui para conferir a lista dos beneficiados.

BAHIA: GOVERNADOR ANUNCIA NOVOS SECRETÁRIOS DA SETUR, SEAGRI E SERIN

O anunciou, ocorreu no programa Papo Correria desta terça-feira (18).

O governador Rui Costa anunciou, no programa Papo Correria desta terça-feira (18), três mudanças no secretariado. O ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano assume a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) no lugar de Jonival Lucas.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) passará a ser comandada por João Carlos Oliveira, que até então estava na Secretaria da Meio Ambiente (Sema). A diretora-geral do Inema, Márcia Teles, vai responder cumulativamente pelo cargo de secretária do Meio Ambiente.

Já na Secretaria do Turismo (Setur) quem assume no lugar de Fausto Franco será Maurício Bacelar, que estava na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Segundo o governador, outras alterações devem ocorrer nos próximos dias.

VICE-PREFEITO DE ILHÉUS FOI O ENTREVISTADO DESSA TERÇA (18) NA RÁDIO BAHIANA

Vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, foi o convidado do Programa Falando Direito dessa terça (18)

Na edição dessa terça-feira (18), o Programa Falando Direito da Rádio Bahiana de Ilhéus AM1310, comandado pelo advogado e vereador Jerbson Moraes e pela advogada e jornalista Anna Karenina, recebeu o Vice-prefeito de Ilhéus, diretor da Força Sindical Nacional, senador suplente e dirigente do Sintepav BA, Bebeto Galvão (PSB)

Cumprindo seu primeiro mandado como vice-prefeito de Ilhéus, ao lado do prefeito Mario Alexandre (PSD) , Bebeto Galvão (PSB) trouxe consigo sua experiência e liderança política para alavancar ainda mais município, o mesmo denominada essa parceria como compreensão política,” São duas lideranças que souberam o seu tempo para ter a temperança necessária para que Ilhéus não perdesse para a briga de seus líderes, por isso tem dado certo”, disse.

Questionado pelos apresentados acerca os  recursos e investimentos que prefeito e vice veem buscando em viagens a capital federal e estadual, Bebeto afirma que atualmente Ilhéus vive um momento particular a despeito de toda crise econômica que assombra todo país. Segundo o vice-prefeito o aumento dos investimentos do Governo do Estado na cidade, puxa automaticamente outros investimentos no setor privado, colocando Ilhéus em um dos eixos com maiores investimentos públicos e privados na Bahia, ficando atrás apenas da macrorregião metropolitana, que engloba a capital Salvador, Feira de Santana e todo recôncavo baiano, e do Sistema Viário do Oeste (SVO). :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: PREFEITO SANCIONA LEIS QUE VALORIZAM OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE COMBATE DE ENDEMIAS

Sancionados a Lei de Incentivo de 2020 e a Lei do Piso Salarial; e autorizados também os pagamentos de 50% do incentivo e de 50% do auxílio fardamento para a categoria.

O mês de maio é de boas notícias para os agentes comunitários de Saúde e de combate de endemias de Ilhéus. O prefeito Mário Alexandre sancionou o projeto de Lei de Incentivo de 2020, Lei do Piso Salarial, autorizou os pagamentos de 50% do incentivo e de 50% do auxílio fardamento para a categoria, ao lado do vice-prefeito Bebeto Galvão e representantes das categorias.

O ato foi selado no gabinete da sede administrativa, com as presenças do vereador Eder Júnior, que contribuiu para o diálogo entre a gestão e a categoria, da presidente SINDIACS/ACE Sindicato dos Agentes Comunitário de Saúde de Combate às Endemias do Sul da Bahia Sindiacs/ACE, Zilar Portela, e agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

“Quero desde já agradecer em nome de todos os agentes comunitários de saúde e de endemias do município, pelo acolhimento dos gestores de ouvirem as nossas demandas. Temos conhecimento que a gente não vai conseguir resolver tudo de uma vez. Se a gente já consegue resolver parte dos pleitos da categoria, já é um passo. A gente precisa parabenizar pelo fato desse acolhimento e olhar para a categoria, o que reflete na melhoria do serviço prestado à população”, declarou a representante da classe e presidente do Sindiacs/ACE, Zilar Portela. :: LEIA MAIS »

TREMOR DE TERRA É REGISTRADO EM AMARGOSA; ABALO É NONO NA BAHIA EM 2021

Situação ocorreu à noite, por volta das 20h27, com magnitude preliminar calculada em 1,8 mR.

Mais um tremor de terra foi registrado no município de Amargosa, no recôncavo baiano, nesta segunda-feira (17). A informação foi divulgada pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo o LabSis, o abalo ocorreu à noite, por volta das 20h27, com magnitude preliminar calculada em 1,8 mR.

No início deste mês, no dia 3 de maio, o laboratório registrou outro tremor em Amargosa, com magnitude de 1,4 mR. No total, aconteceram, apenas em 2021, nove eventos sísmicos na Bahia. As outras cidades atingidas foram Jacobina, Maracás, Ubatã, Caldeirao Grande, Dias d’Ávila, Ipiaú e Curaçá.

TRE LISTA MAIS DE 89 MIL TÍTULOS CANCELADOS EM ILHÉUS, TEIXEIRA E CONQUISTA

Já em Ilhéus são 26.178 eleitores com títulos cancelados (excluindo óbitos).

Mais de 89 mil pessoas tiveram o título de eleitor cancelado em Vitória da Conquista, no Sudoeste; Ilhéus, no Litoral Sul; e Teixeira de Freitas, no Extremo Sul baiano. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Em Conquista, terceiro maio colégio eleitoral do estado, foram 33.888 eleitores com o título cancelado [com a exclusão dos óbitos]. Em números de títulos cancelados, a cidade só perde para Salvador (269.568 cancelamentos), Feira de Santana (45.884) e Itabuna (36.332).

No caso de Teixeira de Freitas, o TRE-BA apurou que 28.946 eleitores estão com títulos cancelados (excluindo óbitos). Já em Ilhéus são 26.178 eleitores com títulos cancelados (excluindo óbitos). Segundo o tribunal baiano, em todo o estado há 1.637.999 casos semelhantes.

O título fico cancelado quando os cidadãos com idade entre 18 e 70 anos, para quem o voto é obrigatório, deixam de votar por três eleições consecutivas sem justificar as ausências. Cada turno de votação é considerado uma eleição. Outra situação em isso ocorre é quando o eleitor não comparece à revisão do eleitorado promovida pela Justiça Eleitoral, no município em que vota.

Conforme o TRE-BA, o título de eleitor cancelado acarreta ao cidadão situações como: não ser empossado em concurso público, não obter passaporte ou CPF, nem renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, além de veto a empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, negativa em participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, por exemplo.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia