:: ‘Geral’
SESAU INICIA VACINAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DO POLO INDUSTRIAL DE ILHÉUS

A vacinação atende a demanda solicitada durante reunião com o Executivo Municipal na última semana
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou nesta segunda-feira (31) a imunização dos funcionários do Polo Industrial de Ilhéus, no Iguape. O serviço também será ofertado na terça-feira (1º), no pátio da empresa Daten e visa atender nesta primeira etapa os trabalhadores das empresas vinculadas ao setor de informática, produtos eletrônicos e à produção de borracha.
A vacinação atende a demanda solicitada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Ilhéus e Região (STIM) e pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus e Itabuna (SINEC), pautada em reunião com o Executivo Municipal nas últimas semanas. Na ocasião, a categoria dialogou sobre as dificuldades impostas pela pandemia, enfatizando a importância da atividade para a retomada econômica do município.
Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, os trabalhadores da indústria estão no grupo prioritário de vacinas. Os profissionais atuam nos serviços essenciais e não paralisaram a atividade, mesmo com o avanço da doença. De acordo com a Sesau, Ilhéus é a primeira cidade baiana a vacinar os colaboradores da indústria e incluir o grupo nesta etapa da estratégia de imunização. O planejamento também insere os profissionais do turismo, conforme alinhamento realizado com o trade do município.
DETRAN-BA NOTIFICA 16 MIL CONDUTORES EM PROCESSOS DE SUSPENSÃO DIRETA DO DIREITO DE DIRIGIR

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) iniciou, nesta segunda-feira (31), o envio pelos Correios das notificações para 16 mil condutores que cometeram infrações que levaram ao processo de suspensão direta do direito de dirigir, ocorridas em 2016 e 2017.
Pilotar moto sem usar capacete, dirigir sob efeito de álcool ou se recusar a fazer o teste do bafômetro e realizar manobras perigosas estão entre as principais infrações que provocaram a punição direta, com penas que variam de três a doze meses de suspensão da carteira de habilitação (CNH). Os condutores têm 30 dias para apresentar a defesa.
Quem tem a CNH suspensa deve entregar o documento no Detran-BA, cumprir o tempo da pena e fazer o curso de reciclagem oferecido em autoescolas, para retirar a carteira e voltar a dirigir. O curso tem 30 horas de aulas teóricas sobre atualização em legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e relação interpessoal.
PARCERIA ENTRE GUARDA CIVIL DE ILHÉUS E O MPT GARANTE ENTREGA DE KITS DE PREVENÇÃO CONTRA A COVID-19

Distribuição dos kits aos guardas será feita a partir de amanhã, 1°.
Uma parceria exitosa entre a Prefeitura de Ilhéus, por meio da secretaria municipal de Mobilidade e Ordem Pública (Semop), gestora da Guarda Civil Municipal (GCM) junto ao Ministério Público do Trabalho, garantiu a entrega de kits de prevenção contra a Covid-19, para o efetivo dos 176 guardas lotados na GCM.
De acordo com o prefeito Mário Alexandre, a prevenção é ainda uma das principais formas de combater a Covid-19. “Fundamental a parceria com o MPT. Nós agradecemos a destinação dos kits de prevenção com equipamentos de proteção individual para esses profissionais que também atuam na linha de frente no combate ao coronavírus”, disse.
Cada kit vem composto por máscaras de proteção e álcool em gel, e chegará às mãos de cada servidor da GCM a partir de amanhã.
Vacinação – A categoria também tem garantida pelo município, via secretaria de saúde, a vacinação contra a Covid-19. “Todos os guardas foram vacinados com a primeira dose contra a Covid-19.
SINEBAHIA DE ILHÉUS TEM 39 VAGAS DE EMPREGO

O SineBahia divulgou as vagas de emprego disponíveis para terça-feira (01/06), em Ilhéus. [Veja lista abaixo] .
Os atendimentos já estão sendo feitos presencialmente mediante agendamento pelo SAC Digital. Site: https://www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo SACDIGITAL.
Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das vagas disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos.
O SAC Ilhéus fica situado na Rua Eustáquio Bastos, no centro da cidade, e funciona de 7h às 15h30, de segunda a sexta-feira.
Vagas exclusivas para Ilhéus até dia (01.06.2021)
CONTADOR
Ensino Superior Completo em Contabilidade
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
01 VAGA
VENDEDOR EXTERNO
Ensino Médio Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
Possuir veiculo e CNH categoria B
Disponibilidade para realizar viagens
01 VAGA
AJUDANTE DE TERRAPLENAGEM
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
17 VAGAS
MARTELETEIRO
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
01 VAGA :: LEIA MAIS »
CONTA DE LUZ VAI FICAR MAIS CARA EM JUNHO

Segundo nota da Aneel, o mês de maio foi o primeiro da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN) e registrou “condições hidrológicas desfavoráveis”.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na noite desta sexta-feira (28) que a bandeira vermelha, no patamar 2, será acionada no mês de junho. Isso representa um custo de R$ A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,06243 para cada quilowatt-hora kWh consumido, fazendo com que as contas de luz fiquem mais caras.
Segundo nota da Aneel, o mês de maio foi o primeiro da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN) e registrou “condições hidrológicas desfavoráveis”. Nesta sexta-feira, o Sistema Nacional de Meteorologia emitiu um alerta conjunto de emergência hídrica para a área da Bacia do Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
O mês de junho vai começar com os principais reservatórios do SIN em níveis mais baixos do que o ideal para esta época do ano, o que tende a significar redução da geração de energia por hidrelétricas e o aumento da geração por termelétricas, o que encarece o custo da produção. :: LEIA MAIS »
AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA AVALIA METAS FISCAIS DA PREFEITURA NO 1º QUADRIMESTRE DO ANO

Onde, quanto e como foram aplicados os recursos da Prefeitura nos primeiros quatro meses do ano? Estas informações foram prestadas hoje (28) pela manhã, por uma equipe de consultoria do Poder Executivo, durante audiência pública para demonstração e avaliação das metas fiscais referentes ao 1º quadrimestre do exercício de 2021. A iniciativa aconteceu no Plenário da Câmara. É a partir destas informações preliminares que os vereadores de Ilhéus poderão fiscalizar integralmente os valores aplicados em cada setor da gestão pública municipal.
Vice-presidente da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos, o vereador Tandick Resende (PTB) destaca que esta iniciativa é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e serve para avaliar a execução orçamentária da Prefeitura. A sociedade civil é convidada a participar. A Comissão de Orçamento da Câmara, também.
Participação popular
“O contribuinte, o cidadão, tem a possibilidade de estar atento ao que está acontecendo com as transferências federais e os convênios para o município”, explica. “Já nós que somos fiscais do Executivo e dos nossos próprios atos, temos que fazer o dever de casa, dando mais transparência a estes dados”, completa o parlamentar, sobre o papel de cada um nesta fiscalização.
Apenas duas entidades estiveram representadas na audiência: a APPI e a Força Sindical. “Como posso reclamar dos serviços prestados se não venho observar e analisar a prestação de contas?”, questiona o presidente da APPI, Osman Nogueira. A sociedade civil tem que participar destes momentos – reforça -, destacando que “o dinheiro utilizado é nosso, já que somos nós os contribuintes”. :: LEIA MAIS »
BAHIA PRORROGA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA ATÉ 30 DE JUNHO

A ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) informou, nesta quinta (27), que a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa em todo estado será prorrogada até o dia 30 de junho. A agência foi autorizada pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) a adotar a medida após solicitar a extensão do prazo, em virtude do desabastecimento do imunizante, em diversas regiões, logo na segunda semana da I Etapa de Vacinação de 2021, destinada a bovinos e bubalinos de todas as idades.
“Apesar dos efeitos da pandemia e do fechamento temporário de algumas cidades, não foi exatamente isso que motivou nossa decisão, e sim, a falta de vacinas. No entanto, o quantitativo de 1,7 milhão de doses chegará em breve para abastecer as revendas e atender à meta, que é a imunização de quase 11 milhões de animais, o que também deverá conter a especulação comercial sobre o preço final do produto, em função da insuficiência de vacina no mercado”, ressalta Carlos Augusto Spínola, diretor de Defesa Sanitária Animal da ADAB.
Até aqui, a vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia, inicialmente prevista para ocorrer entre 01 e 31 de maio, tem superado as expectativas da coordenação da Campanha, inclusive com a efetivação da declaração pelo produtor. “Estamos informando os representantes da cadeia produtiva sobre a prorrogação do prazo e todo nosso efetivo envolvido com a vacinação já está à disposição para esclarecer dúvidas e orientar os produtores para que possamos ultrapassar os 90% de imunização preconizados pelo MAPA e alcançados nas últimas etapas, o que nos confere grande possibilidade de assegurar o status de Bahia Zona Livre de Aftosa sem Vacinação, em 2023″, destaca Carlos Augusto Spínola.
Com a prorrogação da vacinação, o produtor terá até o dia 15 de julho para entregar a declaração nos escritórios da ADAB, lojas de produtos agropecuários, sindicatos rurais ou através do site www.adab.ba.gov.br .
APROVADAS PRIMEIRAS PERSONALIDADES QUE RECEBERÃO NO FINAL DESSE ANO O “TITULO DE CIDADÃO ILHEENSE”

Da primeira-dama do município à uma autoridade religiosa. De médicos e uma professora a destacada liderança sindical. Em comum, todos com serviços prestados a Ilhéus. Os primeiros “Título de Cidadão Ilheense” que serão entregues a personalidades que atuam com desenvoltura e destaque em diversos segmentos do município, foram aprovados na sessão de ontem (26) à noite, na Câmara de Vereadores de Ilhéus.
De autoria do vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD), uma das homenageadas com a comenda será a primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão. Nascida em Itapetinga, a esposa do prefeito Mário Alexandre teve atuação destacada quando ocupou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, contribuindo decisivamente para melhorar os indicadores socioeconômicos de Ilhéus, modernizando e impulsionando programas de desenvolvimento social. De acordo com o autor do pedido, Soane Galvão enquanto ativista de relevantes causas sociais é uma das maiores lideranças femininas do sul da Bahia. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA DE ILHÉUS ABRE SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS; INSCRIÇÕES COMEÇAM NESTA SEXTA (28)

A seleção visa o preenchimento de 220 vagas para a Secretaria de Gestão e Tecnologia.
A Prefeitura Municipal de Ilhéus abriu seleção para o preenchimento de 220 vagas para a Secretária de Gestão e Tecnologia, o edital publicado no Diário Oficial dessa quinta (27), visa a contratação de estagiários nas modalidades Ensino de Nível Médio/Técnico e Superior.
Serão ofertadas vagas para nível médio/técnico por área: Ensino Médio, Administração, Edificações, Informática, Logística, Turismo, outros cursos.
Para ensino superior: Administração, Arquitetura, Assistência Social, Contabilidade, Comunicação, Ciências da Computação, Direito, Economia,
Engenharias, Psicologia e Recursos Humanos.
As inscrições serão feitas a partir de um formulário digital, de 28/05/2021 à 31/05/2021.
EDITAL Nº 001/2021 – Processo Seletivo para Estágio de Nível Médio e Superior
ILHÉUS RETOMA APLICAÇÃO DA PRIMERA DOSE NESTA SEXTA (28); CONFIRA PÚBLICOS E HORÁRIOS

As doses serão ofertadas nas unidades básicas de saúde; no CMAE; na Cruzada do Bem pelo Bem e nas unidades do CRAS
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que retomará a vacinação da primeira dose contra a Covid-19 nesta sexta-feira (28) para o público com comorbidades acima de 18 anos; idosos com mais de 60 anos e pessoas com idade acima de 58 anos. As doses serão ofertadas nas unidades básicas de saúde, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade; no CMAE, das 8h às 12h e das 13h às 15h; na Cruzada do Bem pelo Bem e nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), das 8h às 14h.
É importante a apresentação do CPF, cartão do SUS, carteira de vacinação e receita ou relatório médico que comprove a comorbidade. O grupo composto por pessoas com comorbidades acima de 18 anos e idosos com mais de 60 anos será vacinado nos postos de saúde e no CMAE. Já as pessoas com idade acima de 58 anos serão imunizadas na Cruzada do Bem pelo Bem e nas unidades do CRAS.
2ª dose – O público com 2ª dose da vacina de Oxford/AstraZeneca ou CoronaVac marcada no cartão para 28 de maio de 2021 também deve comparecer ao CMAE, das 8h às 12h e das 13h às 15h. É indispensável a apresentação do CPF ou cartão do SUS e do cartão de vacinação constando a primeira dose.
As salas de vacina funcionam nas seguintes unidades:
– CAE III;
– PSF Conquista;
– UBS Joaquim Sampaio;
– UBS Euler Ázaro;
– UBS Banco da Vitória;
– UBS Posto Sarah Kubitscheck;
– PSF Nelson Costa;
– UBS Hernani Sá;
– PSF Nossa Senhora da Vitoria;
– PSF Ilhéus II;
– UBS Olivença









