:: ‘Geral’
PRESIDENTE JERBSON MORAES PARABENIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE ADOÇÃO REALIZADA NESTA QUARTA (26), ” É NECESSÁRIO FALAR SOBRE O TEMA” DISSE

Em 25 de maio, foi comemorado o dia nacional da adoção, e Câmara Municipal de Ilhéus realizou nesta quarta-feira (26), uma audiência pública para debater o tema. O vereador e atual presidente da casa, Jerbson Moraes (PSD) falou sobre a necessidade de debater acerca a adoção no município e a necessidade do legislativo desenvolver políticas públicas sobre.
A audiência que ocorreu de forma remota, reuniu autoridades e representantes da área, como a Juíza da Vara de Infância e Juventude, Sandra Magali Mendonça e representantes da Defensoria Pública, Coordenadores de casas de apoio e do Grupo de Apoio à Adoção (Adotarte).
Em busca de politicas públicas de qualidade, ficou decidido criar um Grupo de Trabalho para discutir como o legislativo poderá auxiliar com a questão da adoção em Ilhéus. O presidente Jerbson Moraes (PSD), anunciou a elaboração de uma resolução que visa homenagear com com o reconhecimento de “Honra ao Mérito”, pessoas e instituição que desenvolvam um trabalho voltado a adoção.
” Hoje nós pudemos aprender muito nessa audiência, porque nós políticos precisamos absorver as informações necessárias para que possamos desenvolver os devidos projetos e defesas de politicas públicas acerca o tema”, disse o vereador que assegurou que todas às questões socais estarão sendo estimuladas por sua presidência .
MOTORISTA É FLAGRADO TRANSPORTANDO LANCHA DE FORMA IRREGULAR NA BR 101

Homem foi abordado durante operação de fiscalização de trânsito da Polícia Rodoviária Federal
Um motorista foi flagrado, na manhã desta quarta-feira (26), transportando uma lancha de forma irregular na BR 101, na altura do município de Gandu, no sul da Bahia. O homem foi abordado durante uma operação de fiscalização de trânsito da Polícia Rodoviária Federal.
Segundo a PRF, o motorista transportava a lancha esportiva em um caminhão e a carga excedia em muito os limites regulamentares de tamanho, largura, altura e peso. O condutor também não comprovou possuir o curso para motoristas de veículos de transporte de cargas indivisíveis.
A polícia informou ainda que o homem foi autuado por conduzir sem autorização um veículo com carga superiores aos limites estabelecidos legalmente; conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB); transitar com o veículo em desacordo com as especificações.
ILHÉUS: TAMPINHAS PLÁSTICAS SÃO REVERTIDAS EM RECURSOS PARA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS DA ONG PLANETA DOS BICHOS

O Recicla Tampinha Pet, é um projeto inovador que utiliza tampinhas plásticas para obtenção de recursos para manutenção de animais abandonados na cidade de Ilhéus.
Idealizado pela ONG Planeta dos Bichos, o Recicla Tampinha Pet conta com o apoio de diversos parceiros, como GAP, que mobiliza inúmeros voluntários na coleta e separação, Casa Amarela, Bahia Vet, Dedal Cat Dog, A-rrisca Cia. de Dança, Maskote Pet Center e Barbearia do Mineiro, que atuam como pontos de coleta, e Leleco Bar e Restaurante e Grupo Vesúvio, que também fazem parte do projeto. As tampinhas plásticas são separadas por cor e encaminhadas para a reciclagem. A renda da reciclagem é revertida em recursos para animais da ONG Planeta dos Bichos. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA E CÂMARA VISTORIAM OBRAS DO HOSPITAL MATERNO-INFANTIL DE ILHÉUS

A comitiva percorreu as principais alas da unidade, que será entregue ainda no primeiro semestre de 2021
Acompanhados de vereadores, o vice-prefeito Bebeto e a primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão, conferiram nesta quarta-feira (26) a fase final das obras do Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio, erguido no prédio do antigo Hospital Regional Luiz Viana Filho, na Conquista. A comitiva municipal percorreu as principais alas da unidade de alta complexidade, que será entregue ainda no primeiro semestre de 2021.
“Ilhéus ingressou numa trajetória de profundas mudanças de caráter administrativo e de relação política, se reposicionando nos cenários estadual e nacional. Custou muito para que o prefeito Mário Alexandre e toda nossa equipe pudessem ter a atenção de autoridades para as demandas históricas do nosso município e isso ocorreu pelo trabalho, planejamento e pelo zelo. O resultado está materializado. Somos o terceiro polo de saúde do estado da Bahia. Com o hospital materno-infantil, as nossas parturientes terão um tratamento digno. Só uma gestão que cuida e acolhe é capaz de promover a entrega que nós fazemos”, destacou Bebeto.
A obra está entre os principais investimentos realizados pelo Governo da Bahia na área da saúde. De acordo com o vice-prefeito, a articulação com o governador Rui Costa enfatiza a importância econômica e social de Ilhéus. Ele frisou que por meio do alinhamento entre os poderes Executivo e Legislativo é possível dar sequência ao processo de reconstrução do município. :: LEIA MAIS »
BAHIA: POLÍCIA INVESTIGA DESAPERECIMENTO DE MÉDICO NO INTERIOR

Andrade Lopes Santana foi visto pela última vez na segunda-feira (24), quando saiu de casa com destino a Feira de Santana.
A polícia investiga o desaparecimento do médico Andrade Lopes Santana, de 32 anos. Ele foi visto pela última vez na segunda-feira (24). O carro dele foi encontrado nesta terça (25) pela Polícia Rodoviária Federal, às margens da BR-101, nas imediações de Conceição do Jacuípe.
Andrade mora no município de Araci e trabalha em localidas da reigião nordeste da Bahia (Tucano, Caldas do Jorro e São Domingos, além de Araci).
Ele saiu de casa sozinho, com destino a Feira de Santana, pouco depois de meio-dia de segunda, para comprar uma moto aquática. Desde então não foi mais visto e nem deu notícias.
O veículo dirigido pelo médico foi achado por policiais rodoviários na região de Conceição do Jacuípe, na BR-101. O carro estava ao lado de um barranco, trancado e sem marcas de acidente.
DNA DE FAMILIARES DE DESAPERECIDOS SERÁ COLETADO PELO DPT

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia vai participar, através da Coordenação de Genética Forense e da Rede Integrada de Perfis Genéticos (RIBPG), do Projeto da Coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas. A ação consiste na inclusão dos perfis genéticos dos familiares no Banco de Perfis Genéticos para posterior confronto com as amostras dos corpos não identificados ou ossadas que deram entrada no Instituto Médico Legal.
O projeto, de iniciativa do Ministério da Justiça (MJ) e lançado hoje (25), acontecerá em âmbito nacional. “A grande vantagem do Banco de Perfis é justamente localizar as famílias dos corpos que nós não temos nenhum indício de identificação”, pontuou Tânia Gesteira, perita criminal de Genética Forense e uma das representantes do DPT no Comitê Gestor do Projeto.
Ainda segundo Gesteira, o fato da Rede integrar vários Estados da Federação, significa dizer que se um corpo for encontrado na Bahia e seus parentes realizarem as coletas no Rio de Janeiro, por exemplo, o Banco vai apontar a confirmação do parentesco.
De acordo com o Cronograma do Projeto as coletas começarão entre os dias 14 e 18 de junho. Na Bahia, as primeiras famílias a terem seu material genético coletado serão as que já são cadastradas na Coordenação de Antropologia Forense. “Nós vamos começar com essas famílias porque elas já possuem registros no nosso sistema e já aguardam informações sobre parentes desaparecidos”, explicou Letícia Sobrinho, Coordenadora de Antropologia e parceira da Coordenação de Genética na coleta das informações e das amostras. O Departamento também irá contar com o apoio da Polícia Federal nessa Campanha.
GRUPO ILHEENSE TURISTANDO NO MARANHÃO SERÁ MONITORADO QUANDO CHEGAR A BAHIA

Lençóis Maranhenses
Um grupo de moradores de Ilhéus está fazendo turismo no Maranhão. Segundo informações chegadas à redação do O Tabuleiro, o grupo tem previsão de retornar à Bahia esta semana. O grande problema é que no estado do Maranhão já foi confirmada a presença da nova cepa, a B.1.617.2, descoberta no último dia 20, quando 6 casos foram detectados entre 24 tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi, que veio da China. A secretaria da Saúde do Maranhão confirmou que um dos 6 pacientes infectados com a variante da Índia do novo coronavírus foi entubado após uma piora em seu quadro.
O comunicador Vila Nova durante o programa O tabuleiro, chamou atenção para o risco da nova variante vir junto com os turistas e sugeriu que testes fossem feitos na chegada do grupo em Ilhéus, com o objetivo de impedir uma disseminação dessa nova variante no município. No começo do ano, em Ilhéus, já foram identificadas cepas provenientes do Reino Unido e de Manaus.
O secretário de saúde do município, Geraldo Magella, em contato com a redação do O Tabuleiro, informou que os residentes de Ilhéus irão ser monitorados no retorno.
Com informações do O Tabuleiro
JOVEM DESMAIA APÓS SER ESPANCADA NA CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO MALHADO

Uma adolescente desmaiou após levar uma surra na central de abastecimento do malhado na tarde desta terça-feira(25). Segundo conhecidos, a jovem tem entre 16 e 17 anos e mora no Basílio, zona norte de Ilhéus.
Ainda segundo informações de pessoas que a conhecem, a mesma adolescente em outra ocasião já sofreu agressão. Na época, sua mãe só teria descoberto dias depois por uma assistente social que a filha estava no Hospital Geral Costa do Cacau sem identificação.
A moça também já passou por uma casa de recuperação em Salvador, onde teria contraído doença sexualmente transmissível.
CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA QUARTA PARA DEBATER A QUESTÃO DA ADOÇÃO EM ILHÉUS

Na manhã desta quarta-feira (26), a Câmara de Vereadores de Ilhéus realiza Audiência Pública Remota para debater a Situação da Adoção no município. De iniciativa conjunta dos vereadores Enilda Mendonça (PT), Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD) e Vinícius Alcântara (PV), a audiência vai reunir a Juíza da Vara de Infância e Juventude, Sandra Magali Mendonça e representações do Ministério Público e do Grupo de Apoio à Adoção (Adotarte). O evento será transmitido ao público, à partir das 9 horas, pelas redes sociais da Câmara.
Maio é o mês dedicado à adoção. E, esta terça-feira, dia 25, a data oficialmente escolhida como Dia Nacional da Adoção. “Nada mais justo do que se debater este tema, para colocá-lo em evidência a fim de chamar a sociedade ilheense a refletir sobre a importância do ato de adotar”, justificam os três parlamentares no pedido para a realização da audiência.
Segundo os vereadores, diante do número de crianças sem lar, abandonadas nos orfanatos no Brasil, é preciso lembrar que em Ilhéus a situação não é diferente. Daí a Câmara promover um debate, não só sobre os aspectos da adoção, mas visando esclarecer e estimular a implantação e implementação de uma “cultura” permanente de adoção no município, como também discutir as condições das instituições que abrigam estas crianças.
COVID-19: ILHÉUS ABRE CADASTRO PARA VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE IMPRENSA

O grupo foi inserido na prioridade da vacinação, de acordo com a decisão da CIB-BA.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) abriu cadastro para os profissionais de imprensa com idade acima de 40 anos na vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus. Segundo a Sesau, os interessados deverão enviar planilha para o e-mail: imunizacaoilheus@outlook.com, constando as seguintes informações:
– Nome da empresa;
– Quantidade de colaboradores;
– Nome completo e função de cada colaborador;
– CPF e cartão do SUS;
– Telefone para contato
Os dados são fundamentais para planejar e organizar a aplicação da vacina, conforme novas doses forem repassadas ao município. É necessário comprovar o vínculo empregatício. O envio da planilha não garante a imunização imediata, mas agiliza o serviço, à medida que as doses estiverem disponíveis.
O grupo foi inserido na prioridade da vacinação, de acordo com a decisão da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB-BA).









