:: ‘Geral’
DELAÇÃO 2.0 TAMBÉM NÃO PASSOU? PF REJEITA NOVA PROPOSTA DE DANIEL VORCARO

Parece que a segunda tentativa também não convenceu. A Polícia Federal rejeitou nesta quinta-feira (11) uma nova proposta de delação apresentada pela defesa do ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.
A situação já começa a ganhar contornos de “segunda chamada”. Em maio, a primeira versão da proposta já havia sido descartada. Agora, a segunda tentativa também recebeu sinal vermelho das autoridades.
Nos bastidores, a pergunta que fica é: o que está faltando para que a colaboração seja considerada suficiente? Enquanto isso, Vorcaro segue tentando encontrar uma fórmula capaz de convencer os investigadores, mas, pelo visto, a receita ainda não agradou.
A rejeição da nova proposta aumenta a pressão sobre o banqueiro, que vê suas tentativas de acordo esbarrarem novamente na avaliação rigorosa da Polícia Federal.
Por enquanto, o placar está definido: duas propostas apresentadas, duas propostas rejeitadas.
E a novela parece estar longe do capítulo final.
Bahia recebe tomógrafos e novos equipamentos para ampliar oferta de cirurgias no SUS

Bahia será contemplada com 19 combos cirúrgicos e três tomógrafos dentro das ações do Novo PAC Saúde, em uma entrega nacional que teve nova etapa de contratos assinada nesta quarta-feira (3) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Nesta fase, o Ministério da Saúde prevê a aquisição de 150 novos combos cirúrgicos e 20 tomógrafos. Ao todo, serão entregues 300 combos cirúrgicos e 40 tomógrafos, destinados a 185 municípios em todos os estados do país, com investimento de R$ 546 milhões. No estado, o investimento total é superior a R$ 35 milhões.
Em todo o país, os combos viabilizam a realização de 428 mil cirurgias eletivas por ano e contribuem para a redução das filas e do tempo de espera por procedimentos especializados, além de promover a modernização tecnológica da rede pública de saúde.
Do total destinado à Bahia, há combos de cirurgia geral e oftalmológica que já estão em uso e promovem mais agilidade e segurança em procedimentos de média e alta complexidade. Foram beneficiadas instituições de saúde de Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itororó, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. Os três tomógrafos reforçarão os atendimentos do SUS em Salvador, Camaçari e Irecê.
Alinhada ao programa Agora Tem Especialistas, a distribuição de mais de 1.700 equipamentos garante a estruturação de novas salas cirúrgicas em todo o país. A ação reforça a estratégia do Ministério da Saúde de ampliar o acesso à saúde, especialmente em regiões historicamente menos assistidas, aumentar a eficiência da rede hospitalar do SUS e fortalecer a indústria nacional. A iniciativa fortalece ainda mais o desempenho do programa, responsável por 14,9 milhões de cirurgias eletivas em 2025 (42% a mais do que em 2022), além de 1,6 bilhão de consultas com especialistas (+30%) e 1,3 bilhão de exames (+22%).
Os combos destinados à cirurgia geral são compostos por seis equipamentos cada e foram estruturados para ampliar a realização de procedimentos como vasectomias, laqueaduras e outras cirurgias de baixa e média complexidade. Já os combos oftalmológicos reúnem cinco equipamentos cada, voltados à qualificação e expansão da oferta de cirurgias especializadas, especialmente procedimentos de maior complexidade, como as cirurgias de catarata.
Nos 185 municípios beneficiados, em todas as unidades da federação, os equipamentos serão destinados a hospitais públicos e filantrópicos, com foco na descentralização da oferta de serviços especializados e a redução das desigualdades regionais no acesso à saúde. Em algumas regiões historicamente mais carentes de serviços especializados, o impacto será ainda maior. Na Região Norte, por exemplo, a ampliação potencial da capacidade de cirurgias oftalmológicas chega a 134%.
Além de ampliar o acesso à saúde, a compra centralizada dos combos cirúrgicos gerou economia superior a R$ 281 milhões para os cofres públicos, o equivalente a uma redução de 37,9% em relação ao valor estimado. Na aquisição dos equipamentos, o Ministério priorizou produtos fabricados no Brasil, em linha com o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
As remessas começaram em fevereiro deste ano, e seguem até o fim de junho. A doação inclui entrega, instalação, treinamento das equipes e garantia estendida de 36 meses, o que assegura condições para utilização imediata dos equipamentos.
Lula abre seis pontos sobre Flávio Bolsonaro no 2º turno, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (10)

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) indica uma mudança no cenário da disputa presidencial de 2026. Em uma simulação de segundo turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 44% das intenções de voto, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 38%, abrindo uma vantagem de seis pontos percentuais.
Com a diferença superior à margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois deixam de figurar em situação de empate técnico, quadro que vinha sendo observado nas rodadas anteriores do levantamento.
A pesquisa ouviu 2.004 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 5 e 8 de junho, por meio de entrevistas presenciais realizadas em todas as regiões do país. O nível de confiança é de 95%.
Os números mostram uma recuperação do presidente em relação aos levantamentos mais recentes. Em maio, Lula aparecia com 42% das intenções de voto, contra 41% de Flávio Bolsonaro. Em abril, o senador tinha vantagem numérica, com 42% ante 40% do petista. Já em março, ambos registravam 41%, configurando empate.
Apesar do crescimento de Lula nesta rodada, o cenário segue mais equilibrado do que o observado no início da série histórica da Quaest. Em agosto de 2025, o presidente mantinha uma vantagem de 16 pontos percentuais sobre Flávio Bolsonaro. Em dezembro do mesmo ano, após a confirmação da pré-candidatura do senador à Presidência da República, a diferença caiu para dez pontos.
Os dados apontam para uma disputa ainda competitiva, mas mostram que Lula retomou parte da vantagem perdida ao longo dos últimos meses, voltando a abrir uma distância acima da margem de erro em relação ao possível adversário do PL.
Câmara de Ilhéus promove segunda audiência pública para debater tarifa zero no transporte

Screenshot
A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) promove, na sexta-feira (12), às 9h, a segunda audiência pública para discutir a implantação da tarifa zero no transporte público do município. O objetivo é dar sequência aos debates sobre o tema, iniciados no mês passado.
A atividade é fruto do Requerimento nº 300/2026, aprovado pelo Plenário da CMI e de autoria do vereador Adilson José (PT). Segundo o edil, o novo encontro pretende ampliar as discussões sobre a viabilidade da concessão da gratuidade no acesso ao transporte público.
“[A nova audiência pública visa] ampliar a participação popular e contribuir para a construção de propostas voltadas à melhoria da mobilidade urbana no município”, justificou Adilson José.
A audiência pública acontece no plenário da Câmara (Rua Araújo Pinho, nº 19, Centro), com transmissão ao vivo pelo canal da TV Câmara de Ilhéus no YouTube (https://www.youtube.com/@camarailheus4494).
Bebeto Galvão completa 64 anos mantendo o legado em defesa dos trabalhadores baianos

Sua trajetória é marcada pela origem simples e pelo vínculo com Ilhéus, onde construiu sua vida pessoal e carreira política_
Nascido no distrito de Rancho Cacau, no dia 9 de junho de 1962, Adalberto Souza Galvão, o querido Bebeto Galvão, completa 64 anos nesta terça-feira com um sorriso que ainda carrega o sabor da infância simples e a marca de quem aprendeu cedo o valor do trabalho. Pré-candidato a deputado federal pelo PSD, Bebeto é hoje uma das vozes mais respeitadas da política e do movimento sindical no Brasil.
Cresceu em Ilhéus, onde começou a trabalhar ainda jovem nas indústrias de beneficiamento de cacau. Conciliando as atividades laborais com os estudos, ingressou no curso de História da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Sua vida pública teve início na década de 1980, como líder estudantil e organizador do movimento sindical na cidade.
Em 1992, foi eleito o vereador mais jovem de Ilhéus. Mais tarde, atuou como assessor de Relações Institucionais do governo municipal. Assumiu como suplente o mandato de deputado federal pela Bahia na legislatura 2011-2015 e foi reeleito em 2014. Na Câmara dos Deputados, em 2017, votou contra a Reforma Trabalhista.
Em 2018, tornou-se primeiro suplente do senador Jaques Wagner e, dois anos depois, foi eleito para o cargo de vice-prefeito de Ilhéus. Bebeto também é diretor da Força Sindical Nacional, diretor do Sintepav Bahia, vice-presidente regional da ICM para América Latina e Caribe, além de ter sido membro do Conselhão do presidente Lula.
O nosso aniversariante do dia carrega o afeto de quem sempre ouviu o trabalhador, o morador do interior, a mulher que chefia o lar, o jovem que vê na sua trajetória um exemplo a ser seguido. Bebeto aprendeu com os pais o valor do trabalho e ensina aos filhos e aos netos, com o mesmo gesto firme e afetuoso, que respeito se conquista com presença e diálogo. Em sua casa, a política nunca tirou o lugar do abraço. A família é o alicerce por trás de cada luta.
“A minha mente pensa onde os meus pés pisam”, costuma declarar para deixar em evidência que nunca se esqueceu de onde veio. Aos 64 anos, seu nome segue à disposição do eleitorado baiano para as eleições deste ano, com base na experiência sindical e legislativa acumulada ao longo de mais de três décadas.
Parabéns, Bebeto. A Bahia te abraça!
“Coincidência ou roteiro já conhecido? Saúde de Bolsonaro piora às vésperas de decisão sobre prisão domiciliar”

Screenshot
Um novo boletim médico sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a agitar o cenário político nacional. Segundo o relatório divulgado nesta semana, Bolsonaro apresentou aumento das crises de soluço nos últimos dias, justamente quando se aproxima o prazo para o fim da prisão domiciliar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes.
O documento aponta agravamento dos episódios e manutenção de cuidados médicos intensivos. Até aí, uma informação de saúde como qualquer outra. O que chamou atenção foi o timing. Nas redes sociais e nos bastidores políticos, a divulgação do boletim reacendeu debates sobre a coincidência entre o agravamento do quadro e a proximidade de uma decisão que pode definir os próximos passos do ex-presidente.
Enquanto aliados afirmam que a situação exige cautela e acompanhamento constante, críticos ironizam o episódio e questionam por que os relatórios mais preocupantes costumam surgir em momentos decisivos do processo judicial. Para eles, o novo boletim acabou alimentando ainda mais as suspeitas e a desconfiança de parte da opinião pública.
O quadro cardiovascular de Bolsonaro, segundo os médicos, permanece estável, mas o ex-presidente segue sob tratamento e observação. A expectativa agora gira em torno da análise que deverá ser feita pelo Supremo Tribunal Federal ao fim do período de prisão domiciliar.
Nas redes, o assunto virou combustível para memes, críticas e teorias de todos os lados. Entre apoiadores, a narrativa é de preocupação com a saúde. Entre opositores, a pergunta que mais circula é: “o soluço vai durar até quando?”
Enquanto a decisão não sai, o debate segue acalorado. E, no Brasil, onde política e polêmica quase sempre caminham juntas, até um simples soluço acaba ganhando contornos de crise nacional.
Lula aparece à frente em levantamento de intenção de voto com 42%

Screenshot
Um levantamento nacional de intenção de voto divulgado nesta quinta-feira aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança, com 42% das preferências do eleitorado. No cenário apresentado, o segundo colocado registra 33%, consolidando uma vantagem de nove pontos percentuais para o atual chefe do Executivo.
Os números refletem um cenário de forte polarização política no país, mas indicam que Lula mantém uma posição confortável na disputa, alcançando percentual superior ao dos demais concorrentes considerados no levantamento.
A diferença registrada supera a margem de erro informada pela pesquisa, o que reforça a vantagem do presidente no retrato eleitoral apresentado. O resultado também evidencia a permanência de sua força política em âmbito nacional, mesmo diante dos desafios enfrentados pela gestão federal.
Os índices de indecisos, votos brancos e nulos aparecem em patamares reduzidos, demonstrando que grande parte do eleitorado já possui uma definição sobre sua preferência política.
Embora pesquisas representem apenas o cenário do momento em que são realizadas, os números mostram que Lula segue como um dos principais protagonistas da política brasileira e mantém ampla competitividade em qualquer debate sobre as próximas eleições.
*Créditos a postagem de Rosemberg Pinto
Lula sancionou lei que instituiu o Dia Nacional da Marcha para Jesus

Screenshot
Uma informação pouco conhecida voltou a circular nas redes sociais e chamou a atenção de milhares de pessoas: foi durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que foi sancionada a lei que criou oficialmente o Dia Nacional da Marcha para Jesus.
A data passou a integrar o calendário nacional por meio da Lei nº 12.025, sancionada em 3 de setembro de 2009. A legislação estabelece a realização da comemoração anualmente, no primeiro sábado após os 60 dias da Páscoa.
A Marcha para Jesus é considerada um dos maiores eventos cristãos do país, reunindo milhões de fiéis em diversas cidades brasileiras. A celebração conta com momentos de oração, apresentações musicais e manifestações públicas de fé, atraindo participantes de diferentes denominações evangélicas.
A sanção da lei ocorreu em um contexto de reconhecimento da pluralidade religiosa existente no Brasil. A Constituição Federal garante a liberdade de crença e de culto, assegurando que diferentes manifestações religiosas possam ser realizadas de forma livre e democrática.
Atualmente, a Marcha para Jesus faz parte do calendário de centenas de municípios e estados brasileiros, movimentando multidões e reforçando sua relevância no cenário religioso nacional.
A lembrança da sanção da lei por Lula tem gerado debates nas redes sociais, especialmente entre apoiadores e críticos do presidente, evidenciando como temas ligados à fé e à política continuam despertando interesse e repercussão entre os brasileiros.
Marão e Soane reúnem lideranças para discutir o fortalecimento da região

Marão e Soane reúnem lideranças
para discutir o fortalecimento da região
Lutar e permanecer unidos para que Ilhéus e o Sul da Bahia possam continuar com representantes na Assembleia Legislativa, conseguindo obras e serviços para toda a região. Esse foi o objetivo do encontro realizado na manhã desta quinta-feira(04) pela deputada estadual Soane Galvão e pelo pré-candidato a deputado estadual Marão com lideranças políticas de Ilhéus.
Durante a reunião, a deputada estadual Soane Galvão falou da trajetória iniciada pela ex-deputada Ângela Sousa, que conseguiu obras importantes, como a construção do Departamento de Polícia Técnica, a reforma da Ponte Lomanto Júnior, além de emendas para a saúde, educação e segurança pública. Também falou do trabalho realizado pelo ex-prefeito Mário Alexandre, muito importantes para o desenvolvimento da cidade, e das emendas e parcerias com o Governo do Estado que ela tem firmado através do seu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia.
De acordo com Soane Galvão, Ilhéus recebeu nos últimos anos importantes obras que mudaram a cara do município, promoveu o desenvolvimento, garantiu mais saúde, impulsionou o turismo, a educação, trouxe mais segurança e foram fundamentais para garantir uma melhor qualidade de vida para os ilheenses. Tudo isso graças às emendas e a parceria firmada pelo então prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (Marão) com o Governo do Estado da Bahia.
Marão falou da importância da sua pré-candidatura como forma de continuar o trabalho desenvolvido e buscar novas conquistas para Ilhéus, a região e toda a Bahia. Ele também falou dos investimentos feitos pelo Governo do Estado nos últimos anos em Ilhéus, a exemplo da nova Ponte Jorge Amado, do Hospital Regional Costa do Cacau, da Policlínica Regional de Saúde, do Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio, da duplicação da zona sul, urbanização do Canal do Malhado e da contenção de encostas no morros.
“Todas essas obras e serviços fomos nós solicitamos durante a nossa gestão enquanto prefeito de Ilhéus, juntamente com a deputada estadual Soane Galvão, e que foram e estão sendo concretizadas graças a sensibilidade e a parceria que temos com o Governo da Bahia”, informou Marão. “Nossa missão agora é continuar esse trabalho, garantir a representatividade da região na Assembleia Legislativa para que essa parceria permaneça e a região possa continuar crescendo e se desenvolvendo”, complementou
Trabalhadores do setor de infraestrutura da Bahia conquistam vitória histórica e encerram greve no estado
Screenshot
A greve dos trabalhadores das obras de infraestrutura da Bahia foi encerrada nesta quarta-feira (3), após assembleia realizada no Campo da Pólvora, em Salvador. O sindicato patronal fechou o acordo por volta das 11h30, aceitando a última proposta deixada pelo Sintepav. Ao final da deliberação, os trabalhadores realizaram uma marcha em direção à Praça da Piedade, como gesto de união e força da categoria.
As obras do setor voltam à normalidade a partir desta quinta-feira, 4 de junho. Os principais pontos da convenção coletiva vitoriosa incluem reajuste linear de 5% para todos os trabalhadores; cesta básica no valor de R$ 560; manutenção do contrato de experiência de 30 dias; aviso prévio indenizado; reajuste do valor do ticket alimentação para o café da manhã e almoço; direito do sindicato de participar das eleições da CIPA; e a tabela salarial, que será discutida em até 60 dias, com cláusula assegurada na nova convenção coletiva. Todas as conquistas são retroativas ao mês de março com pagamento no salário do mês de junho.
“O Sintepav compreende que foi um resultado possível a partir da maturidade das partes. Eu posso dizer seguramente que um dos melhores acordos de convenção coletiva está feito, um dos melhores do Brasil no setor da construção pesada”, explicou Irailson Gazo, presidente do Sintepav.
Segundo o dirigente, ainda que instaurado um movimento grevista, a mesa de negociação é único ponto de convergência entre os interesses das partes. Para Bebeto Galvão, diretor do Sintepav, a paralisação foi legítima, necessária e cumpriu seu papel.
“O movimento grevista não é um fim em si mesmo. Ele existe para forçar o diálogo quando a via da negociação se esgota. Neste caso, reequilibrou a relação de forças e trouxe o patronato de volta à mesa com disposição real para acordar. O resultado é um dos acordos mais completos do setor no Brasil”, ressaltou.
Presente na assembleia, Cézar Silva, trabalhador da construção civil, defendeu a importância da mobilização. Ele também avaliou positivamente o acordo construído entre os sindicatos laboral e patronal, demonstrando otimismo com os rumos das negociações. “Agradeço muito ao Sintepav por estar junto nessa campanha, porque sem eles não somos nada. Que o patrão acerte conosco, atendendo às necessidades do nosso setor de trabalho.”
Os três dias de greve serão compensados apenas com o feriado de Corpus Christi.









