:: ‘Destaque3’
JUNTAS, ILHÉUS E ITABUNA RECEBERAM R$ 76,8 MILHÕES EM CONSTRUÇÕES DE DUAS NOVAS ESCOLAS ESTADUAIS E AMPLIAÇÃO DE OUTRAS 7 UNIDADES

Para fortalecer a aprendizagem dos estudantes, potencializar a oferta da educação em tempo integral e de diferentes modalidades, como a Educação Profissional e Tecnológica, por exemplo, cerca de R$ 200 milhões estão sendo investidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (SEC), nos municípios do Território Litoral Sul da Bahia. Somente em Ilhéus e Itabuna, R$ 76,8 milhões foram aplicados na construção de duas novas escolas estaduais e na modernização e ampliação de outras sete unidades. A região está incluída no conjunto de recursos superiores a R$ 3,5 bilhões realizados pelo Governo da Bahia para melhorar a educação em todo o estado.
O secretário da Educação, Danilo de Melo, informou que o novo ensino médio já prevê a ampliação da jornada escolar, com mais tempo dos estudantes nas escolas. “Com isso, eles vão desenvolver as habilidades básicas e diversas outras, inclusive para o mercado de trabalho. O que o Governo do Estado vem fazendo é uma série de estratégias para que as escolas possam se adequar a esse novo tempo, com mais espaço e educação para nossos jovens. Por isso, é preciso haver mais laboratórios, piscinas, auditórios, quadras e outros ambientes, além da segurança alimentar. Este é o foco da educação integral idealizada pelo governador Rui Costa que tem como objetivo construir a qualidade da educação que a gente precisa para todo o nosso povo”. :: LEIA MAIS »
SESAB E UNIDADES DE SAÚDE EM ITABUNA RECEBEM NOTA TÉCNICA SOBRE ABORTO LEGAL

Sesab e unidades de saúde do sul da BA recebem nota técnica sobre de aborto legal — Foto: Divulgação/DPE-BA
O Hospital Manoel Novaes e a Maternidade Otaciana Pinto, que ficam no sul da Bahia, e a Secretaria Municipal de Saúde local, receberam uma nota técnica com orientações sobre o aborto legal elaborada pela Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) e pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).
De acordo com o DPE-BA, o objetivo foi assegurar um atendimento seguro, qualificado, humanizado e acolhedor às mulheres que buscam o procedimento, em especial às vítimas de violência sexual.
O documento foi elaborado neste mês de maio, após deliberação do Fórum Estadual sobre Aborto Legal, integrado pela Defensoria da Bahia.
Por parte da DPE/BA, assinaram a nota técnica as defensoras públicas Lívia Almeida e Eva Rodrigues, coordenadoras de Direitos Humanos, e Luanna Ramalho, coordenadora da 4ª Regional, sediada em Itabuna.
PREFEITURA DE ILHÉUS INICIA CICLO DE OFICINAS DO PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO

A Prefeitura de Ilhéus divulgou o cronograma de ações referente ao primeiro ciclo de oficinas do processo de revisão do Plano Diretor Participativo (PDP). As oficinas estão organizadas a partir do território do município e compõem a etapa inicial de participação popular no processo.
A Prefeitura explica que estão previstas 17 atividades, distribuídas pelos distritos e pela Sede, de modo a possibilitar uma leitura social inclusiva e atenta às diferentes realidades.
A leitura objetiva, sobretudo, compreender as diversas formas, demandas e potencialidades de utilização do território pelas comunidades locais.
As atividades estão sendo organizadas pelo Poder Executivo, sob a liderança do Comitê Executivo e apoio do Comitê Técnico, e são focadas na participação das lideranças comunitárias atuantes em cada uma das localidades de abrangência.
GOVERNO FEDERAL FLEXIBILIZA PRAZOS DE LICITAÇÕES PARA MEDIDAS A ESTADOS COM ALAGAMENTOS

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma portaria nesta terça-feira (31) que encurta os prazos de análises jurídicas nos ministérios para temas relacionados ao enfrentamentos das chuvas em Pernambuco e Alagoas.
A portaria da AGU (Advocacia-Geral da União) determinou que matérias sobre este assunto tramitem em regime de urgência nas pastas. O objetivo da medida é agilizar processos burocráticos para atender às tragédias nos estados do Nordeste.
Desta forma, manifestações jurídicas sobre processos licitatórios vão passar a tramitar em até 72 horas ao invés de 15 dias, e de dispensa de licitação, até 48 horas, ao invés de 5 dias, como funciona hoje. :: LEIA MAIS »
LANÇAMENTO DO ‘VIVA ILHÉUS 2022’ ACONTECE NESTA QUARTA (1º)

Acontece nesta quarta-feira (1º) o lançamento do ‘Viva Ilhéus 2022’, no Hotel Jardim Atlântico. Na coletiva de impressa serão divulgadas as atrações do evento, que visa o aniversário da cidade, junto ao São Pedro, evento tradicional da região.
Essa será a primeira grande festa que o município realizará após dois anos de pandemia. Há expectativas de grandes nomes nacionais e regionais para o evento.
CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS DISCUTE COM MINISTÉRIO PÚBLICO A REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO

Nesta sexta-feira, 27, aconteceu na sede do Ministério Público do Estado da Bahia uma reunião entre componentes da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Ilhéus – o presidente Jerbson Moraes e o primeiro secretário Abrão – com a promotora de Justiça do Estado da Bahia, Alicia Violeta Botelho, para discutir a melhor forma para a realização de um concurso público para compor o quadro de efetivos da instituição e estar dentro da constitucionalidade.
Também participaram da reunião o procurador geral da Câmara, Michael Neves, e o assessor jurídico, Carlos Junior. A reunião que aconteceu nesta sexta já é o segundo encontro que acontece entre as instituições, que já vêm estudando a viabilidade da ação. O próximo encontro acontecerá no dia 07 de junho, com todos os vereadores e a promotora para continuidade da discussão.
De acordo com Jerbson Moraes, esses encontros têm sido muito importantes e “vimos que a realização do concurso público pela Câmara de Vereadores já é possível. É uma promessa minha resolver essa situação dialogando com os órgãos envolvidos”, declarou o vereador. Ainda neste semestre serão definidos os compromissos e prazos que a Câmara deverá cumprir e assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para definitivamente o concurso ser uma realidade para a população de Ilhéus. “É uma discussão nova na Câmara e pela primeira vez na sua história teremos um concurso público na instituição, organizando toda a estrutura da Casa Legislativa, fazendo com que exista sempre a continuidade dos trabalhos através dos funcionários efetivos, independente dos vereadores que estejam em mandato”, concluiu Jerbson.
HMIJS UTILIZA TÉCNICA DA REDE NA INCUBADORA PARA ATENDIMENTO HUMANIZADO AOS BEBÊS PREMATUROS

Recém-nascidos que se encontram internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, estão podendo contar com a Redeterapia, um método de humanização do cuidado neonatal no qual os bebês com o quadro clínico estável são colocados em pequenas redes adaptadas ao tamanho do paciente dentro da incubadora. A iniciativa ajuda a criança a adquirir uma posição mais confortável durante o tratamento.
“O uso da rede consegue deixar o bebê mais aconchegado, simulando a posição intrauterina. Além disso, como o tecido é mais macio, exerce menos pressão sobre a pele, evitando lesões. Os bebês até provocam um balanço suave na rede quando mexem as perninhas, ficando mais calmos e adormecendo com facilidade”, ressalta a coordenadora da Neonatologia do HMIJS, a médica Luiza Visconti. As redes nas incubadoras da UTI Neonatal assemelham-se à posição intrauterina, esclarece a médica. :: LEIA MAIS »
Governo avalia plano de racionamento de diesel após alerta da Petrobras

Após a Petrobras ter alertado o governo federal sobre o risco de o Brasil sofrer desabastecimento de diesel, o Palácio do Planalto avalia sugestão da estatal para elaborar plano de racionamento emergencial do combustível.
O diesel está com alta demanda no mercado internacional. No Brasil, atingiu o maior valor da série histórica, iniciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2004. :: LEIA MAIS »
VEREADOR JERBSON MORAES DESISTE DA REELEIÇÃO NA PRESIDÊNCIA DO LEGISLATIVO ILHEENSE

Nesta quarta-feira (25), o presidente da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), desistiu de protocolar o projeto para mudar a Lei orgânica do Município que viabilizaria a sua reeleição.
Para aprovar eram necessários 14 votos. Jerbson já teria o documento assinado por mais de 7 vereadores, que automaticamente permitiria o protocolo e andamento do processo no legislativo.
Um vereador que já teria assinado o documento pela reeleição, protocolou um requerimento solicitando a retirada de sua assinatura. Outros vereadores da base também foram procurados para desistirem da ideia, inviabilizando o planejamento de Moraes.
Segundo informações colhidas, pelo Blog Agravo, setores do governo articularam diretamente contra o projeto político de Jerbson, analisando que o movimento de reeleição poderia antecipar e fortalecer o atual presidente da Câmara, no caminho para o Palácio Paranaguá.
Essa quebra de braço é apenas um aperitivo do jogo político na base, visando sucessão do prefeito Mário Alexandre (PSD).
Por Blog Agravo

É fake! Novamente a Prefeitura de Ilhéus tornou-se alvo de informações falsas e distorcidas. Desta vez, os funcionários da Secretaria de Saúde (Sesau), encarregados de organizar os ajustes finais para inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Esperança, foram vítimas de acusações infundadas.
A Sesau vem a público repudiar veementemente o vídeo que circula nos aplicativos de mensagem. Nas imagens, os profissionais retiram algumas cadeiras de rodas do estabelecimento de saúde, a fim de encher os pneus dos equipamentos que serão utilizados para locomoção dos pacientes. A ambulância que transportou as cadeiras de rodas precisou ficar estacionada na parte externa da unidade, visto que a via recebe serviços de requalificação asfáltica, impossibilitando a entrada do veículo na UPA.
As cadeiras de rodas foram retiradas unicamente para esta finalidade. Os pneus foram enchidos no posto de gasolina mais próximo e logo em seguida, os equipamentos retornaram à unidade, onde já se encontram disponíveis para utilização. A secretaria informa que o vídeo não passa de um factoide e que os autores das fake news serão identificados e responsabilizados.
A Sesau lamenta a postura de pessoas que disseminam informações falsas, com o intuito de atrapalhar o andamento da gestão e inviabilizar o trabalho dedicado e comprometido que a administração municipal vem realizando nos últimos cinco anos.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já está ciente do fato ocorrido.









