:: ‘Destaque3’
SETUR REALIZA DOIS NOVOS NAUFRÁGIOS CONTROLADOS NA BAÍA DE TODOS-OS-SANTOS

Foto: Camila Souza/GOVBA
Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (27), no 2° Distrito Naval, no Comércio, em Salvador, a Marinha assinou o termo de doação do casco do navio-varredor “Anhatomirim” para a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). A embarcação de 47,5 metros de comprimento foi desativada em 2016. A estrutura que restou será afundada na Baía de Todos-os-Santos, pelo Governo do Estado, por meio da Setur, para o fomento do turismo de mergulho na região. Representantes do trade turístico, da Fundação Baía Viva e da Associação dos Mergulhadores Recreativos da Bahia (Amerb) participaram da cerimônia.
“É uma satisfação para a Marinha dar essa contribuição ao turismo baiano, com a doação desse navio que atuou em operações de contramedidas de minagem e mapeamento do fundo oceânico”, declarou o comandante do 2° Distrito Naval, vice-almirante Humberto Caldas da Silveira Junior. :: LEIA MAIS »
INSCRIÇÕES DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS SÃO PRORROGADAS

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) prorrogou, até o dia 2 de maio, as inscrições para o processo seletivo de 15 mil vagas do programa Universidade Para Todos (UPT), do ano de 2022. Destinado ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes para acesso ao Ensino Superior, o programa é realizado em parceria com as quatro universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
As vagas são destinadas aos estudantes que estiverem regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular nas redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes) ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio das redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes), além de egressos do Ensino Médio das redes estadual ou municipais do Estado da Bahia.
Também serão aceitos os alunos que concluíram os estudos através do Tempo de Aprender II, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) até 2008 (concluído); do exame supletivo ou Exame Nacional do Ensino Médio ( ENEM).
Como uma das ações do governo estadual para o fortalecimento das aprendizagens e a preparação para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior, o Programa Universidade para Todos foi instituído enquanto política pública pelo Decreto nº 20.004/2020. :: LEIA MAIS »
GOVERNO ANUNCIA PUBLICAÇÃO DE EDITAL DE CONCURSO COM MIL VAGAS PARA A POLÍCIA CIVIL

Foto: Camila Souza
O Governo da Bahia anunciou que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição de quinta-feira (21), o edital de abertura de inscrições para mil vagas efetivas na Polícia Civil da Bahia. São 150 para o cargo de delegado, 150 para escrivão e 700 para investigador.
O governador Rui Costa anunciou a novidade em uma publicação nas redes sociais.
“Lançamos, nesta quinta, mais um edital de concurso para a Polícia Civil. Serão mil vagas para delegados, escrivães e investigadores que irão trabalhar nas novas delegacias que estamos construindo e reformando”, disse Rui Costa.
Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o certame será organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e Polícia Civil.
UESC PUBLICA RESOLUÇÃO PARA PREVENÇÃO DO ASSÉDIO MORAL

O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) aprovou, no dia 6 de abril, a resolução que institui normas e procedimentos a serem adotados pela instituição em casos de assédio moral, sexual e quaisquer formas de discriminação. O documento, elaborado por uma comissão criada pelo reitor com essa finalidade, foi amplamente debatido entre os conselheiros, que tiveram a oportunidade de fazer sugestões para o texto final. A Resolução foi publicada no dia 12 deste mês e passa a valer em todo o Campus com efeito sobre toda a comunidade acadêmica.
“A elaboração da Resolução é um marco importante para a nossa Universidade na defesa dos direitos humanos. O documento foi elaborado de forma representativa. O resultado é um importante avanço para proteger estudantes, servidores, servidoras, enfim, toda a nossa comunidade. Tenho certeza de que será uma referência para outras instituições e para sociedade regional”, aponta a reitor Alessandro Fernandes de Santana.
Fundamentação
A Resolução Consu/Uesc nº 03/2022 está fundamentada nos princípios constitucionais brasileiros, nos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário. Considera que o assédio moral, sexual e a discriminação de gênero, raça e quaisquer outras ocasionam desordens emocionais e psicológicas, atingem a dignidade da pessoa e interferem negativamente na qualidade de vida e na organização do trabalho. :: LEIA MAIS »
PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE E GOVERNADOR RUI COSTA FIRMAM CONVÊNIO PARA FECHAMENTO DO CANAL DO MALHADO

Dando continuidade à agenda de trabalho na capital baiana, o prefeito Mário Alexandre e o governador Rui Costa celebraram nesta terça-feira (12) convênio para fechamento do Canal do Malhado e construção de uma arena esportiva com gramado sintético na Zona Sul de Ilhéus. O ato contou com as presenças do vice-prefeito Bebeto Galvão, deputados e gestores das cidades contempladas com obras do Estado.
O pacote de infraestrutura resulta das tratativas realizadas junto ao ente estadual para fomentar o desenvolvimento socioeconômico e ampliar as oportunidades no município que mais cresce na região.
“São obras que estão mudando para melhor a vida do nosso povo. Agradeço ao nosso amigo e governador Rui Costa por atender o pedido e assinar convênios para que possamos dar seguimento ao trabalho de melhoria em diversos pontos do município. Ilhéus é importante para toda a Bahia e o nosso governador reconhece isso”, frisou Mário Alexandre.
Segundo informações da plataforma Radar Sebrae, Ilhéus está entre as dez cidades do interior do estado que oferecem ambiente propício para abertura e estabelecimento de novos empreendimentos. O gestor atribui o resultado ao trabalho realizado nos últimos cinco anos, com foco na política adotada pelo Executivo para alavancar a atividade turística, científica e comercial.
PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS ABRE INSCRIÇÕES PARA 15 MIL VAGAS, NESTA TERÇA-FEIRA (12)

A Secretaria da Educação da Bahia abre, nesta terça-feira (12), as inscrições para o processo seletivo com oferta de 15 mil vagas no Programa Universidade Para Todos (UPT). O programa é destinado ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes para acesso ao ensino superior.
O Universidade Para Todos é desenvolvido em parceria com as quatro universidades estaduais (Uneb, Ueef, Uesc e Uesb) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb). As inscrições poderão realizadas até o dia 22 de abril, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
As vagas são destinadas aos estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular nas redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes) ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio das redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes), além de egressos do Ensino Médio das redes estadual ou municipais na Bahia.
Também serão aceitos os alunos que concluíram os estudos por meio do Tempo de Aprender II, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) até 2008 (concluído); do exame supletivo ou Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
PELO SEGUNDO DIA CONSECUTIVO BAHIA REGISTRA MENOS DE MIL CASOS ATIVOS DE COVID-19

Pelo segundo dia consecutivo, Bahia registra menos de mil casos ativos de Covid-19 — Foto: Divulgação/Sesab
Pelo segundo dia consecutivo, a Bahia registrou menos de mil casos ativos da Covid-19, de acordo com dados divulgados neste domingo (10) pelo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Em todo o estado, o número de casos ativos está em 907.
Na última sexta-feira (08), o governador Rui Costa anunciou a possível desobrigação do uso de máscaras em ambientes fechados. O gestor publicou nas redes sociais que a desobrigação estava sendo planejada para quando o número de infectados estivesse abaixo de mil.
O boletim epidemiológico da Sesab indica que, nas últimas 24 horas, foram registrados 35 casos de Covid-19 e 76 recuperados (taxa de crescimento de +0,01%) e mais cinco óbitos.
Em nota, a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, alerta que a vacinação é crucial para que os números da doença continuem em queda.
“Cerca de 90% da população baiana com 12 anos ou mais já iniciaram o esquema vacinal, mas há muitas pessoas ainda em atraso para completar o esquema vacinal. São 4,1 milhões de pessoas que não buscaram os postos de saúde para tomarem a segunda dose ou a dose de reforço [terceira dose].”
A Sesab informa que os dados podem sofrer alterações por conta da instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
SINEBAHIA DIVULGA VAGAS DE EMPREGO PARA ILHÉUS E ITABUNA NESTA QUINTA-FEIRA (07); CONFIRA LISTA

Interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão.
O SineBahia divulgou oportunidades de trabalho disponíveis nesta quinta-feira (7), em Itabuna, Ilhéus Há vagas para pedreiro, colorista automotivo, jardineiro, entre outras.
Interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.
Todos devem levar carteira de trabalho física ou digital; RG; CPF; comprovantes de residência, escolaridade e de vacinação contra Covid-19, além dos documentos específicos pedidos por cada vaga.
Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das vagas disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos. Confira abaixo:
VAGAS DE ITABUNA
ENGENHARIA CIVIL (ESTÁGIO)
Ensino Superior cursando Engenharia Civil a partir do 7º semestre
Desejável: Conhecimento no Pacote Office e AutoCAD
1 VAGA
AUXILIAR ADMINISTRATIVO (ESTÁGIO)
Ensino Superior cursando Administração a partir do 6º semestre
Desejável: Conhecimento em pacote Office
Obrigatório residir em Itabuna
1 VAGA
ALMOXARIFADO (PCD)
Exclusivas para Pessoas com Deficiência
Ensino Médio completo
Não exige experiência
1 VAGA
OPERADOR DE TELEMARKETING ATIVO EM VENDAS (PCD)
Exclusivas para Pessoas com Deficiência
Ensino Médio completo
Não exige experiência
1 VAGA
MONITOR DE RESSOCIALIZAÇÃO (PCD)
Exclusivas para Pessoas com Deficiência
Ensino Médio completo
Não exige experiência
1 VAGA
VEREADOR JERBSON MORAES CRIA O PROGRAMA “JIU-JITSU NA ESCOLA”

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores o Projeto de Lei de autoria do Presidente da Casa Legislativa, o vereador Jerbson Moraes (PSD), que cria o programa “Jiu-Jitsu na Escola”, que institui a modalidade como atividade extracurricular obrigatória na Rede Municipal de Ensino de Ilhéus. O Projeto foi apresentado na última Sessão Ordinária e aprovado com unanimidade pelos parlamentares. Durante a apresentação, Jerbson lembrou e agradeceu aos seus Mestres Emílio China, Magrão, Alex Bacega, Douglas Bacega, Guilherme Fubuia e Rogério Marshal.
Para Jerbson Moraes, o esporte é um meio eficaz e reconhecido de resgate de vidas da criminalidade e iniciação nas drogas. “Quando a criança recebe a oportunidade de viver a arte marcial, com certeza ela se torna um adulto melhor, cognitivamente mais desenvolvido e comportamentalmente adequado aos desafios da vida”, explicou o vereador. “Além disso, no dia a dia, os benefícios da luta, que traz disciplina, evolução física, moral e psicológica, são percebidos e automaticamente agentes de transformação do ambiente escolar e da comunidade em geral”, continuou o parlamentar.
Outro ponto importante destacado pelo edil como benefício que o Programa trará para o município é a economia de gastos hospitalares com uma população fisicamente ativa, além dos ganhos futuros em segurança pública, “visto que estaremos formando uma sociedade mais saudável e honesta por influência da arte marcial”, explicou Moraes.
De acordo com o Projeto de Lei, o profissional só estará capacitado para lecionar Jiu-Jitsu nas
escolas se for devidamente graduado e registrado por uma Federação ou Associação oficial e regulamentadora do esporte. O profissional graduado a partir da faixa roxa está habilitado a ser instrutor auxiliar e o profissional graduado na faixa marrom ou preta poderá ser professor. Em relação à seleção, o profissional que se candidatar a trabalhar no projeto “Jiu Jitsu na Escola” terá prioridade se for graduado em Educação Física.
ILHÉUS REUNIRÁ MULHERES EMPREENDEDORAS PELA 1ª VEZ COM O SEMINÁRIO “DELAS PARA ELAS”*
De forma inédita, Ilhéus promoverá um encontro de mulheres empreendedoras, por meio do I seminário “Delas para elas”, com cinco palestras que visam a promoção e o incentivo do empreendedorismo feminino. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, juntamente com o Sebrae, a iniciativa é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), e acontecerá na próxima quinta-feira, 31, no Barravento Praia Hotel.
“Pela primeira vez, a cidade vai reunir mulheres que fazem o diferencial por meio do empreendedorismo que desenvolvem. Por valorizarmos e respeitarmos o protagonismo feminino, somos parceiros junto com o Sebrae apoiando essa importante iniciativa da CDL para a nossa cidade e para as mulheres”, destacou o prefeito Mário Alexandre.
De acordo com o presidente da CDL, Anselmo Clement, essa é uma iniciativa muito relevante para o estímulo empresarial de Ilhéus. “Saímos de um momento difícil da Covid-19 e nada melhor do que fazer um evento no mês delas para elas. Um evento que vai estimular o empreendedorismo e tudo o que está ao redor para levantar a autoestima empresarial das mulheres. Um evento fantástico formatado pela CDL com o apoio da prefeitura pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e o Sebrae”.
Com a participação de cem mulheres empreendedoras da cidade e da região, o “Delas para Elas” será iniciado com um café da manhã, às 8h. Em seguida, será iniciada a rodada de palestras. Confira a programação:
8h20 – Juíza de direito Dra. Karine Silva, vai palestrar sobre as dificuldades da mulher no mercado de trabalho;
8h40 – A empresária Jaqueline Silveira vai abordar sobre a influência da mulher nas redes sociais;
9h – A gerente regional do Sebrae Bahia, Claudiana Figueiredo, vai falar sobre o impacto do empreendedorismo feminino;
9h20 – Soane Galvão, secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Ilhéus, traz o tema “Mulher, Ilhéus precisa da sua força”;
10h – Cofee break;
10h30 – Palestrante de Daniela Lacerda com a temática “Mulher empreende sim!”.
Expertise – Jovem empresária baiana, Daniela Lacerda, é integrante da Under 30 da Forbes, lista que destaca as mentes empreendedoras brasileiras mais brilhantes, criativas e visionárias abaixo dos 30 anos. Aos 20 anos, ela abriu uma distribuidora de bebidas com o marido e teve a ideia de anunciar preços melhores do que as conveniências durante a madrugada, iniciativa que fez sucesso. Com baixo movimento durante o dia, ela passou a vender também alimentos. Nasceu assim a rede o Corujão, com sete lojas em Feira de Santana, uma em Salvador e 130 em processo de franquia em cidades do Nordeste para 2022. A rede emprega 513 pessoas e faturou R$ 285 milhões em 2021.









