:: ‘Destaque3’
PRESIDENTE DA CÂMARA JERBSON MORAES MANIFESTA SUA INSATISFAÇÃO COM OS ATAQUES DA OPOSIÇÃO À GESTÃO DE MÁRIO ALEXANDRE

Nesta última quarta-feira (23), em sessão plenária, o presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Jerbson Moraes, manifestou sua insatisfação com a postura que a oposição vem adotando com relação a administração do prefeito Mário Alexandre, que está na metade do seu segundo mandato. Segundo Jerbson, Ilhéus é uma cidade difícil para se governar. Para ele não é possível organizar o município em um período de 6 anos.
De acordo com o parlamentar, Ilhéus é a cidade que mais deve precatórios no Brasil. Ele disse ainda que no ano passado, em um período de crise, auge da pandemia, o estado da Bahia arrecadou em Ilhéus mais de R$ 240 milhões. O valor foi superior ao arrecadado em Itabuna, apesar da cidade vizinha sempre ter tido um comércio mais forte. Jerbson questionou aos presentes se, diante desse cenário, pode-se dizer que há abandono do governo municipal.
Além disso, o representante do poder legislativo apresentou na bancada as ações realizadas pela gestão atual, como a requalificação da zona norte e a segunda etapa da revitalização da zona sul, ratificando o comprometimento de Mário Alexandre. O vereador colocou Mário como o prefeito que mudou a história de Ilhéus. Ele também destacou a importância da primeira dama Soane Galvão na Secretaria De Desenvolvimento Econômico, ressaltando o trabalho de excelência que a pré-candidata à deputada estadual está realizando, além da sua atuação na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.
MATRIARCA DA FAMÍLIA NEVES FAZ ANIVERSÁRIO

Adilson Neves com Dona Rita Angélica
Oito décadas de muita saúde! Sempre sorridente e com muita garra. Neste 09 de março, quarta-feira, é o aniversário de número 83 da Matriarca da Família Neves, dona Rita Angélica dos Santos Neves. Muitas felicidades nesse novo ciclo que se inicia.
Símbolo da esperança na luta contra a pandemia da Covid-19, dona Rita é uma pessoa alegre, lúcida e sempre valorizando as vitórias em sua vida e dos seus familiares.
Dona Rita Neves têm 06 filhos, Rosana Neves, Adilson Neves, Adson Neves, Ariosvaldo Neves e, in memorian Pastor Antônio Neves e Angelita Neves.
Parabéns, muito amor, saúde e bençãos divinas!
Vice-Governador da Bahia, João Leão, “fechado” como senador na chapa de ACM Neto

Do Informe Baiano
O vice-governador João Leão (PP) será o senador na chapa liderada por ACM Neto (União), nas eleições desse ano, conforme revelou ao Informe Baiano, nesta terça-feira (08/03), com exclusividade, dois políticos que participam das negociações entre União Brasil e PP, em Brasília. As conversas que sacramentaram o acordo também incluem outros estados, como por exemplo Piauí e Maranhão.
Com isso, a briga pela vaga de vice-governador aumenta, mas o favorito, nesse momento, seria o deputado federal Marcelo Nilo (sem partido). Correm por fora Félix Mendonça Júnior (PDT) e Márcio Marinho (Republicanos) . Zé Ronaldo (PDT ou UB) e João Gualberto (PSDB) estão praticamente fora da chapa.
JERBSON MORAES PEDE MELHORIAS PARA O BAIRRO DO SALOBRINHO

Na última Sessão Ordinária, na quarta-feira (23), a Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou os requerimentos do Presidente da Casa Legislativa, Jerbson Moraes (PSD), que solicitam melhorias para o Bairro Salobrinho. Além disso, o vereador também apresentou solicitações de reparos de esgoto e pavimentação na ladeira do Alto da Esperança, uma vez que o local possui grande fluxo veículos e pessoas diariamente.
Entre os pedidos realizados pelo vereador ao Chefe do Poder Executivo Municipal, o prefeito Mário Alexandre, está a instalação de Rede de Esgoto na Rua Jaqueira, localizada no Salobrinho. Jerbson explicou que o local possui uma quantidade expressiva de moradores e “a falta de rede de esgoto adequada interfere na saúde da população local, além deste ser um pedido que vem sendo requisitado há muito tempo”, declarou.
Outra solicitação feita pelo parlamentar, trata da instalação de postes de iluminação pública ao longo de toda a Rua São José, também localizada no Bairro Salobrinho. “A falta de iluminação apropriada no local interfere diretamente na segurança dos moradores”, justificou Jerbson Moraes, que explicou que este pedido também já foi apresentado anteriormente.
RUI DIZ QUE ESTÁ À DISPOSIÇÃO PARA CONCORRER AO SENADO OU CONCLUIR O MANDATO

Numa entrevista à jornalista Miriam Leitão, da GloboNews, nesta segunda-feira (21), o governador Rui Costa (PT) não descartou disputar uma vaga ao Senado Federal. A íntegra da entrevista será exibida às 23h30min de hoje no canal por assinatura.
Ele se disse disposto a ajudar o grupo político na Bahia “da melhor maneira possível” na sucessão estadual, o que incluiria cumprir todo o mandato. “Teria o maior orgulho de ficar”. Porém, afirmou que pode disputar o Senado, se o grupo assim achar melhor. “O meu nome estará à disposição”.
Nos bastidores, a informação corrente é de que o desejo do nome de Rui na corrida pela vaga ao Senado seria um desejo do próprio governador, o que levou a uma reunião dele com o ex-presidente Lula e os senadores Otto Alencar (PSD) e Jaques Wagner (PT).
Wagner, que defendeu o nome de Rui ao governo baiano em 2014, tem ouvido fortes apelos, principalmente no PT, para que não fraqueje na intenção de disputar a sucessão ao Palácio de Ondina. Caso o petista abra mão, o nome seria o de Otto Alencar (PSD) para o governo. Otto, porém deseja disputar a reeleição.
PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE E PRESIDENTE DA CÂMARA, JERBSON MORAES, APRESENTAM DEMANDAS AO SECRETÁRIO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DA BAHIA

Na última quinta-feira (17), através de uma articulação do Deputado Federal Paulo Magalhães (PSD), do prefeito Mário Alexandre e da Secretária Municipal Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soanne Galvão, o Presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), juntamente com os vereadores Abraão (PDT) e Baiano do Amendoim (PSDB), reuniram em Salvador com o Secretário Estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano, para tratar de demandas referentes ao município de Ilhéus.
Segundo o Presidente da Casa Legislativa, os vereadores levaram demandas consideradas importantes para a população ilheense. “Discutimos sobre assuntos de interesse de Ilhéus, como a melhoria do asfalto, a construção da no Policlínica e da Creche do bairro Teotônio Vilela, a requalificação da Zona Norte e a segunda etapa da duplicação da Zona Sul (BA 001) e do fechamento do canal do Malhado”, informou Jerbson. “Fomos muito bem recebidos e saímos confiantes da reunião, de que as demandas serão atendidas” concluiu o Presidente.
SITES DO GOVERNO DA BAHIA FORAM HAQUEADOS

Hacker in front of his computer. Dark face
A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Civil e com o apoio da Superintendência de Inteligência, já iniciou as investigações sobre o ataque a 21 sites institucionais do Governo do Estado, ocorrido nesta quinta-feira (20). Os criminosos atuaram redirecionando a página inicial (home) desses canais para outro site, com ataques ao Executivo baiano.
De acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), não houve alteração da estrutura interna dos sites das secretarias, órgãos e empresas estaduais, que permanecem preservados. Também não foi diagnosticado acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos. Técnicos da Prodeb, onde ficam hospedados os sites institucionais do Governo do Estado, também atuam para identificar a origem do ataque e solucionar o problema com a maior brevidade possível. Os sites atacados foram temporariamente desativados e serão reativados ao longo do dia.
Com informações do agravo.com.br
JAMESSON ARAÚJO: Sem união da direita, eleição pode terminar no primeiro turno

Jamesson Araújo, Editor-Chefe do Site Agravo
Pesquisas recentes estão forçando a direita a se movimentar no sentindo de criar uma união e diminuir o número de pré-candidatos a presidente da república. Sem essa articulação, consequentemente o Partido dos Trabalhadores voltará a comandar o país.
Apesar de muitos Bolsonaristas tentarem desacreditar as pesquisas, vale ressaltar que algumas merecerem, outras trazem números reais, principalmente para o mercado que analisa quais rumos o Brasil está propenso a seguir e o que será mais factível para a economia.
O ex-ministro e ex-juiz, Sérgio Moro, conseguiu em pouco tempo uma crescente junto ao eleitorado, o que muitos não conseguiram em um ano de pré-campanha. Segundo o jornalista, Igo Gardelha, o grupo do ex-juiz tenta convencer ao pré-candidato do PSDB e atual governador de São Paulo, João Doria, a aceitar uma eventual vice. A união formaria uma terceira via forte!
O presidente Jair Bolsonaro acredita que pode surpreender como fez em 2018, principalmente sem acreditar nas pesquisas divulgadas pela imprensa, e aposta no anti-petismo que continua em alta. Claro que existe pesquisa de consumo interno do grupo do presidente. Talvez com números melhores para ele!
O número de apoiadores de Bolsonaro, apesar do fraco desempenho à frente da presidência, continua bom, entre 25 a 30%. Isso representa de 50 a 63 milhões de pessoas, uma fatia significativa do eleitorado Brasileiro.
Falar que Bolsonaro está com a eleição perdida, é desconhecimento político. Vale lembrar que nenhum dos pré-candidatos da direita imaginam se unir a Bolsonaro. Isso é um fato que pode decidir a eleição.
Para Bolsonaro a candidatura de Moro é nociva. O ex-juiz consegue tirar voto de Bolsonaro, abraça os eleitores descontentes, diminuindo o campo de crescimento do atual presidente.
A polarização entre Lula e Bolsonaro, antes colocada como inevitável, agora ganhou novos ingredientes com o crescimento de Moro e a movimentação da direita.
Será suficiente para tirar Bolsonaro do segundo turno ou evitar que a eleição termine no primeiro turno com a vitória de Lula?
Só o tempo dirá!
“ILHÉUS E REGIÃO SUL JÁ SÃO UM CELEIRO DE EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E ECONOMIA CRIATIVA”, AFIRMA SOANE GALVÃO SOBRE O ‘CHOCOLAT BAHIA’.
Presente no maior evento de chocolate de origem do Brasil realizado em Ilhéus, a secretária de Desenvolvimento e Inovação do município, Soane Galvão prestigiou a abertura do Chocolat Bahia 2021 ao lado da comitiva do Governo do Estado com as presenças do senador Jaques Wagner, do vice-governador João Leão, do secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, e demais autoridades na 12ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau. Na ocasião, Soane defendeu Ilhéus e o Sul da Bahia como verdadeiros celeiros de empreendedorismo, inovação e economia criativa.
“Uma iniciativa brilhante de valorização das riquezas gastronômicas e agrícolas do nosso Sul da Bahia, e que Ilhéus traduz muito bem, transformadas em arte, sabores do cacau e do chocolate de origem, turismo, cultura regional, história e economia criativa. No Chocolat Bahia, vemos e sentimos as belezas da nossa região, transformadas em negócios e grandes oportunidades de empreendedorismo. Esse é o resultado de uma união de forças para alavancar a retomada econômica, gerando emprego e renda. Precisamos estimular em nós, baianos, o espírito empreendedor, de quem faz acontecer”, declarou Soane Galvão, que parabenizou a M21, na pessoa do empresário Marco Lessa, pela organização do evento.
Na oportunidade, Soane Galvão acompanhou o Senador Wagner, após uma audiência no centro administrativo de apresentação da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) do Município proposto pela Bamin, onde também se fez presente o deputado federal e amigo de Ilhéus, Paulo Magalhães.
BOLSONARO VISITA CIDADES ATINGIDAS PELAS CHUVAS NA BAHIA

SecomVC
O presidente Jair Bolsonaro chegou à Bahia por volta das 9h50 deste domingo (12) para visitar cidades atingidas por temporal. Ele desembarcou no aeroporto de Porto Seguro, no sul do estado, e seguiu de helicóptero para sobrevoar a região.
Os ministros da Cidadania, João Roma, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, também acompanham Jair Bolsonaro na visita à Bahia.
Também integram a comitiva o General Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou que vai liberar R$ 5,8 milhões aos municípios atingidos pelas fortes chuvas na Bahia. As portarias serão publicadas na segunda-feira (13) no “Diário Oficial da União”.
Os municípios baianos que tiveram o reconhecimento da situação de emergência foram: Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.
Cerca de 80 militares do Corpo de Bombeiros, além de 37 alunos e instrutores de cursos de salvamento, atuam no resgates de vítimas e no apoio às comunidades. De acordo com o governo da Bahia, comida, água, medicamentos e outros itens são levados de forma prioritária para os moradores de 13 cidades.









